Estudo de Livro de Congregação, Semana de 18 a 24 de setembro de 2023, Lição 58, Seja Sempre Leal a Jeová, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 18 a 24 de setembro de 2023, Lição 58, Seja Sempre Leal a Jeová, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 minutos): lff lição 58.

1. O que outros podem fazer para testar a nossa lealdade a Jeová?

A nossa lealdade a Jeová será testada pelas mentiras que os apóstatas contarão contra a organização para destruir a nossa fé. As informações falsas sobre nós que os líderes religiosos espalharão farão com que os mais ingênuos se distanciem da verdade. E também haverá aqueles que tentarão debater conosco no interesse de nos impedir de servir a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Portanto, Jesus, em Mateus 15:14, disse que todos aqueles que tentam enfraquecer o nosso desejo de sermos leais a Jeová são apenas guias cegos, caminhando para a ruína espiritual e a morte. Por isso, aconselhou que saíssemos, pois não valia a pena debater com eles.

Outra coisa que pode testar a nossa lealdade é quando alguém muito próximo de nós decide que não quer mais servir a Jeová, e essa situação pode nos forçar a escolher entre ele e Jeová. Mas se obedecermos à ordem de 1 Coríntios 5:11, seremos leais a Jeová acima de tudo. Portanto, estaremos dispostos a parar de interagir com esse tipo de pessoa, mesmo que sejam nossos parentes próximos.

Pessoas que abandonaram a verdade, o que fazem? Estão contando mentiras contra a organização de Jeová para acabar com a nossa fé e são os apóstatas.

Existem também líderes religiosos que espalham informações falsas sobre nós para que os ingênuos fiquem longe da verdade.

Sim, existe também outro perigo de ler coisas que eles próprios escrevem ou blogs ou páginas da internet.

Também é possível que digamos bem, então vou defender o nome de Jeová mas o estudo é claro porque diz que é perigoso até debater com essas pessoas e até tentar defender Jeová porque as ideias que elas dizem ou que eles se espalham podem permanecer profundamente em nossas mentes e podemos até mesmo entregá-los.

Os apóstatas também podem receber vídeos ou páginas que chamam a atenção, talvez eles façam correntes, tem vídeos que nós, da organização, ou eles pegam pedaços de cada coisa, eles montam e às vezes alguém compartilha ingenuamente, então a gente também tem ter cuidado nisso porque vimos que a organização repetiu repetidamente que todas as informações oficiais estão na página.

1 Coríntios 5:11 | E recusar-se a ter comunhão com essas pessoas que não obedecem aos padrões de Jeová significará que a pessoa será leal e obediente às suas ordens.

Ele está falando de pessoas que decidem por si mesmas fazer coisas que Jeová diz para não fazer como pecados graves e também decidem deixar a organização com pessoas com quem não temos que lidar.

Pois bem, com base no que já foi mencionado e no que é mencionado em Primeira Coríntios, a intenção de Jeová é proteger a nós e a nós em relação ao nosso relacionamento com ele para que não percamos essa luz. 

2. Que decisões pessoais poderiam testar a nossa lealdade a Jeová?

As decisões que podem testar a nossa lealdade a Jeová são aquelas relacionadas com o nosso trabalho ou com organizações às quais pertencemos e que podem ser influenciadas ou contaminadas com religiões falsas. Daí o aviso de Revelação 18:2-4, sobre por que temos de deixar Babilônia na Grande completamente, para não sermos cúmplices de seus pecados e para não recebermos parte de suas pragas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, tomar a decisão pessoal de não ter nada a ver com religiões falsas, por exemplo, se o nosso trabalho ou uma organização à qual pertencemos tem algo a ver com religiões falsas, devemos tomar a firme decisão de sair dela como Revelação. diz.

Muito simplesmente, deixar Babilônia significa estar longe da condenação de Jeová à religião falsa.

Claro, porque o aviso que ele nos dá para sairmos disso é porque o texto menciona por que aquele lugar se tornou um lugar de demônios. 

 VAMOS APROFUNDAR O TEMA

Discuta o que você pode fazer para garantir que ninguém enfraqueça sua lealdade a Jeová. Além disso, veja por que ficar longe de Babilônia, a Grande, é um sinal de lealdade.

3. Cuidado com os falsos mestres

Como devemos reagir se comentários negativos sobre a organização de Jeová chegarem aos nossos ouvidos? 

Pois bem, como temos visto, existem pessoas mal intencionadas que divulgam informações incompletas, falsas ou fora de contexto. Ainda hoje com a Inteligência Artificial podem ser feitas imagens ou vídeos de pessoas que dizem ou fazem algo que não fizeram. realmente fazemos, então, se aplicarmos o conselho de Provérbios, seremos cautelosos se não acreditarmos imediatamente no que vemos, especialmente nesses comentários negativos, mas antes colocaremos isso à prova se primeiro analisarmos e verificarmos se essas coisas são verdadeiros.

Se realmente recebi alguma notícia, uma mensagem de um grupo de irmãos com supostas informações, obrigado, mas sabemos que nossa primeira fonte de comunicação é nosso site e ao mesmo tempo nossos irmãos mais velhos que nos darão as informações correspondentes, então quando temos Você tem que passar por essas coisas de ter que reagir a certos comentários e aqui se refere a comentários negativos sobre a organização de Jeová.

Leia Provérbios 14:15 e fale sobre o seguinte:

Por que deveríamos ser cautelosos e não acreditar em tudo que ouvimos?

Provérbios 14:15 nos incentiva a analisar o que as pessoas dizem, em vez de aceitar cegamente tudo o que ouvimos. Por isso, devemos medir bem todos os nossos passos e reunir todos os factos antes de agir, para o fazermos com pleno conhecimento dos factos.

Importante quando as coisas começam a ficar complicadas quando podemos estar passando pela grande tribulação porque aqui não temos que procurar informações nem acreditar no que os outros estão dizendo que não é correto, mas pode acontecer que talvez em algum momento na televisão, que é uma coisa que é para todos os públicos, começam a ser contadas informações falsas sobre a organização e essas informações podem chegar aos nossos ouvidos sem que a gente procure, então também temos que ter cuidado aí.

Leia 2 João 10 e discuta o seguinte:

Que relacionamento devemos ter com os apóstatas?

Provérbios 14:15 nos incentiva a analisar o que as pessoas dizem, em vez de aceitar cegamente tudo o que ouvimos. Por isso, devemos medir bem todos os nossos passos e reunir todos os factos antes de agir, para o fazermos com pleno conhecimento dos factos.

Porque na verdade o texto é claro, diz que ele nem cumprimenta, então quando a pessoa não se relaciona com alguém ele nem cumprimenta, assim deve ser o relacionamento com os apóstatas.

Podemos não ter contacto direto com apóstatas; Mas ainda assim, como as ideias deles poderiam nos influenciar?

Suas ideias poderiam nos influenciar e semear dúvidas, se visitarmos suas páginas na Internet, se assistirmos a seus vídeos ou se lermos seus livros ou seus blogs, pois isso enfraqueceria nosso desejo de continuar contando-lhes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Hoje é muito comum ter redes sociais, então esses comentários que os apóstatas muitas vezes dizem como mentira sobre a organização de Jeová podem levar um irmão que, por seu zelo em defender a verdade, começar a comentar esta publicação, então haverá bastante alguns problemas porque essa pessoa não quer aprender de Jeová ou ensinar sobre ele, ela só quer deixá-la em uma situação ruim, então, como falar com uma parede nunca significará nada, é melhor ignorar essa informação e bloquear aquela pessoa.

E esses apóstatas, como já visto, têm apenas um objetivo, que é semear dúvidas em nós e acabar abandonando a Jeová. Não devemos nos expor ou relaxar porque não é algo cara a cara, temos sempre que levantar o alerta mais do que nunca. 

Se prestássemos atenção aos comentários negativos sobre Jeová ou sua organização, como você acha que ele se sentiria?

Jeová tem sentimentos, o comportamento dos seus servos pode causar alegria ou profunda tristeza. Portanto, se prestarmos atenção aos comentários negativos sobre ele ou a sua organização, seria desleal da nossa parte. Assim, Jeová se sentiria ferido no coração.

Não estaríamos alegrando o coração de Jeová porque quando Paulo deu esta exortação para não nos cumprimentarmos e não nos associarmos com as pessoas porque sabia que esses apóstatas iriam atacar diretamente a fé dos irmãos cristãos, então se prestarmos atenção seria uma forma de poder que em algum momento teremos um lugar que poderia enfraquecer a nossa fé e Jeová claramente não ficaria feliz. 

4. Seja leal a Deus quando um irmão cometer um pecado

Se soubermos que alguém na congregação cometeu um pecado grave, que responsabilidade teremos? 

Conforme indicado neste versículo, se descobrirmos que uma pessoa cometeu um pecado grave, devemos contar aos redatores o que sabemos, mas primeiro devemos conversar com a pessoa e dizer-lhe que ela precisa se aproximar de um presbítero se não o fizer. considere isso aí. Teríamos que conversar com os mais velhos.

Temos que fazer isso porque senão também seríamos cúmplices do que o irmão ou irmã estaria fazendo, então também temos que ajudá-los a se aproximar dos mais velhos para conversar e contar o que estão fazendo e desta forma também estamos sendo leais e fiel a eles: Jeová.

Discuta um princípio que encontramos na Lei que Deus deu ao antigo Israel. Leia Levítico 5:1.

Conforme indicado neste versículo, se soubermos que uma pessoa cometeu um pecado grave, devemos contar aos presbíteros o que sabemos. É claro que, antes de fazer isso, o mais gentil seria encorajar a pessoa que cometeu o pecado a conversar com os presbíteros e confessar o que fez. Mas se não o fizer, então nós, por lealdade a Jeová, contaremos aos anciãos. Por que estes passos são um gesto de amor e lealdade para com…

…Jeová?

Jeová espera que mostremos essa lealdade.

São um gesto de amor e lealdade a Jeová, porque exigem obediência da nossa parte aos princípios bíblicos e às suas normas justas.

Bem, porque amamos a Jeová e à sua organização, queremos que a congregação permaneça limpa.

…a pessoa que pecou?

São um gesto de amor e lealdade para com as pessoas que pecaram, porque desta forma os encorajamos a corrigir o seu comportamento e a procurar a ajuda dos mais velhos para que possam reconciliar-se com Jeová e obter o seu perdão.

Porque desta forma os incentivamos a corrigir o seu comportamento e a procurar a ajuda dos mais velhos para que possam reconciliar-se com Jeová e obter o seu perdão. 

…o resto da congregação?

São um gesto de amor e lealdade à congregação, porque queremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para mantê-la limpa, santa e sem mácula. E porque também não queremos que a congregação seja participante dos pecados dos outros ou responsável pela conduta errada do pecador.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Que quando alguém se torna parte da congregação cristã, faça um voto de lealdade e amor para manter a congregação limpa, tanto pelo que se pode fazer como por ajudar outros a permanecerem limpos.

E a pessoa percebe o espírito de Jeová, a ideia é que quando essas coisas acontecem, a espiritualidade da congregação também se mantém limpa e alguém como irmão como parte da congregação também sente isso, vê como as coisas fluem conforme o espírito de Jeová é também na congregação, quando as coisas vão bem.

ILUSTRAÇÃO

Imagens de um irmão ajudando outro que fez algo ruim: 1. O irmão escandalizado com as imagens que está vendo em seu celular. 2. O irmão mostrando o telefone para o outro irmão. Ele rejeita o conselho que lhe dá. 3. O irmão mostrando o telefone para dois idosos e conversando com eles. Se um irmão estiver em apuros, ajude-o!

 5. Fique longe de Babilônia, a Grande

Assista o vídeo.

VÍDEO: Saia de Babilônia, a Grande! (5:06)

Uma cena do vídeo 'Saia da Babilônia, a Grande!'. Uma estudante da Bíblia abandonando um padre depois de largar o emprego em uma igreja.

Leia Lucas 4:8 e Apocalipse 18:4, 5 e discuta estas questões:

Meu nome ainda aparece nos registros de alguma religião falsa?

Não, porque ao fazer a minha dedicação e ao ser batizado como Testemunha de Jeová, fiz um pacto com Jeová e uma declaração pública prometendo que viveria de acordo com os princípios e as suas normas justas, o que significou cortar todos os laços com a religião falsa.

Pertenço a alguma organização relacionada a outra religião?

Não, porque isso seria como participar dos seus pecados. Portanto, não pertenço a nenhuma organização relacionada com outra religião, nem a nenhuma organização que seja de alguma forma influenciada por Babilônia, a Grande.

Meu trabalho apoia de alguma forma religiões falsas?

Não, embora seja verdade que devemos sustentar-nos e prover o sustento da família, nada justifica da minha parte ter um emprego que de alguma forma apoie as falsas religiões.

Devo me separar das religiões falsas em algum outro aspecto da minha vida?

Não. Porque adoro e sirvo somente a Jeová e, portanto, estou firmemente determinado a manter-me livre de todos os vestígios de religião falsa.

Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for “sim”, que mudanças devo fazer?

Neste caso, eu deveria fazer o que Apocalipse 18:4,5 ordena, e deixar a grande Babilônia. Isto é, separar-me completa e definitivamente de qualquer organização e emprego que esteja relacionado ou contaminado com a grande Babilônia. Da mesma forma, você deve abandonar quaisquer tradições ou costumes relacionados às religiões falsas ou que promovam suas práticas.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã saindo de um supermercado com seu filho. Eles passam por uma mulher que está pedindo doações para uma instituição de caridade religiosa. O que você faria se alguém lhe pedisse para ajudar uma instituição de caridade ligada a uma religião?

O QUE ALGUNS DIZEM: “Mas se não sei o que os apóstatas dizem sobre as Testemunhas de Jeová, como posso defender a verdade?”

Isso seria sensato? Porque?

Não seria sensato, porque isso significaria que estamos a lidar com apostasia. Além disso, isso nos causaria sérios danos. Hoje, graças a Jeová, podemos proteger-nos das mentiras de Satanás. Portanto, devemos rejeitar a apostasia e evitar a todo custo os seus enganos e as suas tentativas de semear dúvidas. Por outro lado, para defender a verdade, não se deve saber o que os apóstatas dizem, mas antes pregar e obedecer a Jeová.

Como vimos neste estudo, não é prudente atender a essas pessoas porque elas podem semear dúvidas em nossas mentes, em nossos corações. O que é prudente é que nos esforcemos para estudar a verdade e estudando a verdade, o mentiras surgirão.

 RESUMO

Se quisermos ser leais a Jeová, temos de evitar a companhia daqueles que lhe dão as costas. Além disso, temos que nos separar completamente das falsas religiões.

Análise

Por que não deveríamos ver, ler ou ouvir o que os apóstatas dizem?

Não deveríamos fazer isso porque é muito perigoso. Fazer essas coisas pode enfraquecer nosso desejo de ser leais a Jeová.

Pois bem, porque são pessoas que procuram semear dúvidas sobre Jeová e a sua organização e vão tentar fazer-nos parar de servir a Jeová, por isso não devemos ouvir. 

Que relacionamento devemos ter com aqueles que não querem mais continuar sendo Testemunhas de Jeová?

Não podemos ter qualquer relação com eles ou cumprimentá-los como diz o texto.

Segundo 2 João 10, não devemos ter nenhum tipo de relacionamento, nem cumprimentá-los com um simples bom dia, pois simplesmente cumprimentando-os estaríamos nos tornando cúmplices de seus atos.

Devemos ter em mente que quando uma pessoa não quer mais continuar sendo Testemunha de Jeová significa que ela está rejeitando a Jeová portanto se entendermos que ela está rejeitando a Jeová ela não fará nada do que Jeová pede portanto ela não poderá ser nossa companhia. 

O que precisamos fazer para obedecer à ordem de nos separarmos completamente das religiões falsas?

Para obedecer à ordem de separação completa, nosso nome não deve ser registrado vinculado a nenhuma religião falsa. Também não devemos pertencer ou apoiar qualquer organização que esteja relacionada com outras religiões. Da mesma forma, não deveríamos ter um emprego que apoiasse a grande Babilónia. Devemos também separar-nos completamente das celebrações e tradições influenciadas pelas falsas religiões.

Bom, como ficou? Não, não precisamos ter cuidado com trabalhos que tenham relação com a falsa religião, pois nosso nome não tem nenhum registro que pertença à falsa região, e também como ficou lá em um foto, cuidado com o dinheiro que você pede porque também pode ser para a região falsa. 

propor isso

Se você tiver alguma coisa a ver com alguma religião falsa, tome medidas para se distanciar dela.

Mais objetivos:

Um objetivo poderia ser examinar se estou participando de alguma forma em celebrações ou tradições familiares relacionadas ou influenciadas por religiões falsas. Se assim for, terei que terminar definitivamente com eles, mesmo que isso cause desentendimentos com a minha família.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário