Estudo de Livro de Congregação, Semana de 11 a 17 de setembro de 2023, Lição 57, O que aconteceria se eu cometesse um pecado grave? Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 11 a 17 de setembro de 2023, Lição 57, O que aconteceria se eu cometesse um pecado grave?, Respostas.


Estudo bíblico de congregação (30 minutos): lff lição 57.

1. O que precisamos fazer para que Jeová nos perdoe?

Devemos nos arrepender de coração. Isto significa lamentar profundamente o erro que cometemos, parar de fazer o que é errado e pedir perdão a Jeová. Isaías 55:6,7 nos ensina que se buscarmos a Jeová, orarmos a ele e abandonarmos nosso mau caminho e maus pensamentos, Jeová nos mostrará misericórdia e nos perdoará generosamente.

2. Se cometermos um pecado, que ajuda Jeová nos dá por meio dos anciãos?

Jeová usa os anciãos da congregação para ajudar os que pecam a restabelecer a amizade com ele. Os anciãos são homens designados pelo espírito santo que amam a Jeová e às suas ovelhas. Portanto, Tiago 5:14-15 diz que se alguém estiver doente na congregação, chame os anciãos e eles orarão por ele em nome de Jeová, e essa oração de fé curará o doente e Jeová o ressuscitará. se levantar, e se houver cometido um pecado grave, ele será perdoado.

Os anciãos, além de serem designados pelo espírito santo, foram treinados para ajudar o pecador a entender, à base da Bíblia, por que o que ele está fazendo ou o que fez é errado. Os mais velhos dão conselhos e encorajamento à pessoa para que ela não volte a pecar. Mas eles também são treinados para disciplinar e expulsar o pecador impenitente, a fim de proteger a congregação da sua influência maligna.

VAMOS APROFUNDAR O TEMA

Entenda e aprecie o que Jeová faz para nos ajudar se cometermos um pecado grave.

3. Confessar nossos pecados nos ajuda a recuperar

Qualquer pecado que cometemos afeta diretamente a Jeová, e é por isso que devemos confessar-Lhe as nossas ofensas. Leia Salmos 32:1-5 e fale sobre o seguinte:

Por que é bom confessarmos os nossos pecados a Jeová em vez de tentarmos escondê-los?

É bom porque a confissão alivia no sentido emocional, espiritual e até físico. O salmo deixa claro que os pecados ocultos causam angústia. O rei Davi foi afetado mental e fisicamente por não confessar seu pecado. Ele perdeu a alegria e ficou fraco. Mas, por confessar o seu pecado a Jeová, ele não só recebeu o perdão, mas também o alívio de que tanto precisava. Hoje, Jeová usa amorosamente os anciãos para ajudar alguém que pecou a se recuperar espiritualmente. 

As palavras deste salmo indicam que os esforços de David para suprimir a sua consciência culpada não o levaram a sentir-se tão cansado como uma árvore que perde a sua humidade durante uma seca severa. Mas, depois de confessar o seu pecado, ele não só recuperou uma relação correta com Jeová, mas também a paz ou a sensação de alívio que havia perdido.

Além de confessarmos nossos pecados a Jeová, ficamos aliviados se pedirmos ajuda aos anciãos. Assista ao VÍDEO e fale sobre o seguinte:

VÍDEO: Jeová disciplina aqueles que ama (3:01)

Para que Canon voltasse para Jeová, que ajuda lhe deram os anciãos?

Canon procurou os anciãos porque queria voltar para Jeová. Canon procurou os anciãos porque queria voltar para Jeová. Ele entendia que os presbíteros eram como médicos espirituais, treinados para usar a Bíblia para ajudar as pessoas a curarem suas feridas. Os mais velhos o trataram com bondade e paciência. Fizeram-no também ver que a disciplina de Jeová era para o seu bem e que, embora no início pudesse ter sido dolorosa, no final os resultados seriam muito bons. Graças a esta ajuda, Canon conseguiu recuperar a sua amizade com Jeová e o seu lugar na congregação.

É importante sermos honestos e dizer a verdade aos idosos, porque eles estão lá para nos ajudar. Leia Tiago 5:16 e discuta o seguinte:

Você acha que se formos honestos será mais fácil para os idosos nos ajudar? Porque?

Sim, sem dúvida. O homem justo mencionado em Tiago 5:16 poderia ser um ancião da congregação. Embora o presbítero não possa absolver ninguém dos pecados cometidos contra Deus, ele é capaz de corrigir e disciplinar o pecador. Ele também é capaz de ajudar o pecador a reconhecer a magnitude do seu pecado e a importância do arrependimento. Logicamente, tudo isso se torna muito mais fácil se formos totalmente honestos com eles.

ILUSTRAÇÃO

Na ilustração vemos como um irmão que cometeu um pecado grave fica angustiado com o peso da sua culpa. Mas ele ora a Jeová, contata os anciãos, confessa sinceramente suas faltas, recebe disciplina amorosa de Jeová por meio deles e, por fim, com a consciência limpa, volta à congregação.

Série de imagens: 1. Um irmão muito angustiado cobrindo o rosto com as mãos. 2. O irmão orando a Jeová. 3. O irmão conversando com um velho ao telefone. 4. O irmão reunido com três anciãos no Salão do Reino. 5. O irmão sorrindo porque sua consciência foi limpa. Confesse seu pecado, seja honesto com os anciãos e aceite a ajuda amorosa de Jeová.

 4. A expulsão é para o bem de todos

Se alguém que cometeu um pecado grave se recusar a obedecer às normas de Jeová, não poderá continuar a fazer parte da congregação. Então ele é expulso. Então paramos de sair com ele, paramos até de falar com ele. Leia 1 Coríntios 5:6, 11 e 2 João 9–11 e discuta o seguinte:

Considerando que o fermento fermenta toda a massa de pão, você acha que isso afetaria a congregação se nos associássemos com um pecador impenitente? Porque?

Acredito que sim, porque assim como um pouco de fermento fermenta toda a massa do pão, um pecador impenitente pode corromper toda a congregação. Embora alguns dos que compõem a congregação já tenham cometido pecados antes, eles já foram purificados. Portanto, 1 Coríntios 5:6-11 diz que se alguém na congregação cometer um pecado grave e não se arrepender, ele deve ser expulso para que toda a congregação pareça limpa, e 2 João 9:11 adverte que não devemos receber ele em nossas casas e nem sequer cumprimentá-lo.

Muitos que foram expulsos voltaram para a congregação, por que motivo? Porque, embora a disciplina fosse dolorosa, ela os ajudou a reconsiderar (Salmos 141:5). Assista ao VÍDEO e fale sobre o seguinte:

VÍDEO: Apoiemos lealmente a justiça de Jeová (9:28)

Como a expulsão ajudou Sônia?

A expulsão ajudou Sónia a ver claramente as consequências dos seus actos e más decisões. Também lhe deu a oportunidade de refletir sobre seu comportamento. Além disso, estar separada da congregação e dos seus pais levou-a a sentir um profundo sentimento de perda e a desejar o perdão de Jeová, bem como o desejo de voltar para a congregação.

Como você consegue a expulsão…

…honrar o nome de Jeová?

Ele a honra porque protege tanto a sua reputação como a reputação do seu povo, mantendo a pureza espiritual da congregação.

…mostra que Jeová é justo e nos ama?

A expulsão do pecador impenitente mostra que Jeová é justo e nos ama, porque procura o bem-estar tanto do pecador como de toda a congregação. O pecador expulso terá a oportunidade de se arrepender e retornar a Jeová, que lhe mostrará amor e misericórdia. Da sua parte, a congregação será mantida limpa e protegida das más influências de um pecador impenitente.

5. Jeová nos perdoa se nos arrependermos

Jesus contou uma parábola que nos ajuda a entender como Jeová se sente quando alguém se arrepende. Leia Lucas 15:1-7 e fale sobre o seguinte:

O que esta parábola nos ensina sobre Jeová?

Esta parábola nos ensina a comparação e o amor de Jeová para com os pecadores arrependidos. Nesta história Jesus compara uma ovelha perdida com um pecador que se afastou de Deus. Salienta também que Jeová se preocupa com cada pessoa e está disposto a procurar e resgatar aqueles que estão espiritualmente perdidos.

Por outro lado, esta parábola nos ensina que há mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por 99 justos que não precisam se arrepender. Desta forma, Jesus ilustra o amor e a misericórdia de Jeová e o seu desejo de que ninguém pereça, mas antes volte para ele em arrependimento.

Leia Ezequiel 33:11 e discuta o seguinte:

Que passo importante precisamos dar para mostrar que estamos arrependidos?

A medida mais importante é abandonar o mau caminho e mudar de rumo. O que significa abandonar as más ações e atitudes que nos levaram a distanciar-nos de Jeová e demonstrar uma firme vontade de viver de acordo com os seus princípios e padrões justos.

ILUSTRAÇÃO

Um pastor enfaixando ternamente uma ovelha ferida. Jeová é como um pastor: ele se preocupa muito com as suas ovelhas.

O QUE ALGUNS DIZEM: “Tenho medo de falar com os idosos. “Se eu contar a eles o que fiz, eles vão me expulsar.”

O que você diria para alguém que pensa isso?

Eu lhe diria que é normal sentir medo, mas ele deveria lembrar-se de que os anciãos estão ali para nos ajudar a nos reconciliarmos com Jeová. Por outro lado, conversar com os presbíteros não significa automaticamente que a pessoa será desassociada, pois os presbíteros são treinados para lidar com esses assuntos com amor e Justiça e Jeová é compreensivo e misericordioso com o pecador que confessa arrependimento e deseja voltar. para ele. Portanto, você não deve ter medo de conversar com os mais velhos, pelo contrário, conversar com eles será um passo importante para receber o perdão de Deus e recuperar a paz e a saúde espiritual.

 RESUMO

Se cometermos um pecado grave, mas realmente nos arrependermos e estivermos decididos a não repeti-lo, Jeová nos perdoará.

Análise

Por que é bom confessarmos os nossos pecados a Jeová?

É bom porque isso nos ajudará a recuperar espiritualmente e porque nos sentiremos aliviados. Mas acima de tudo, porque confessar é um passo importante para Jeová nos perdoar. 

O que precisamos fazer para que Jeová perdoe os nossos pecados?

Temos de arrepender-nos de coração, lamentar profundamente o erro que cometemos, parar de fazer o que é errado e pedir perdão a Jeová.

Se cometermos um pecado grave, por que deveríamos pedir ajuda aos anciãos?

Devemos pedir ajuda aos anciãos, porque eles foram designados pelo espírito santo, porque amam a Jeová e às suas ovelhas e porque estão qualificados para nos ajudar a restaurar a nossa amizade com Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário