Estudo da Sentinela, Por que devemos temer a Jeová?, Semana de 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, Por que devemos temer a Jeová?, 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, Comentários e Respostas.

“A amizade íntima com Jeová é para aqueles que o temem” (Sl. 25:14).

1, 2. De acordo com o Salmo 25:14, o que precisamos fazer para ter uma amizade achegada com Jeová?

Aqueles que desejam ter uma amizade achegada com Jeová devem temê-lo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com Salmos 25:14, Jeová nos convida a nos achegar a ele, ele quer que sejamos seus amigos e também promete nos achegar a nós. Portanto devemos temê-lo, pois só poderemos ter uma amizade íntima com ele se nos tornarmos pessoas tementes a Deus.

E isso apesar do fato de estarmos na verdade há tanto tempo quanto alguns de nós, sempre temos que manter isso em mente.

Sim, como os irmãos já comentaram, alguns podem pensar que é arrogância, mas é a verdade, pois no texto diz para se aproximar de Jeová e ele se aproximará de você, e nós que estamos aqui sabemos que se nos tornarmos Servos de Jeová é porque Jeová nos escolheu, e é por isso que ele nos trouxe aqui, porque ele nos encontrou.

Na Bíblia de Estudo sobre esta expressão do Salmo de Davi, somos informados que a expressão amizade íntima transmite a ideia de dois bons amigos tendo conversas confidenciais. E assim foi no caso de Jeová com Abraão, eles tinham uma relação estreita e é que com Jeová podemos ter a honra de ser seus amigos porque ele tornou isso possível e é por isso que queremos valorizar esse privilégio.

E neste artigo vamos responder algumas perguntas como: o que significa temer a Deus? O que nos ajudará a cultivar esse medo saudável? E a terceira e última é que os exemplos de um mordomo chamado Obadias, do Sumo Sacerdote Joiada e do Rei Jeoás nos ensinam sobre o temor de Deus?

O QUE SIGNIFICA TEMER A DEUS?

3. Como o medo nos protege?

Esse tipo de medo é saudável para nós. Claro, porque esse medo nos ajuda a agir com prudência e é o que devemos sempre fazer para agir com prudência.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O medo nos protege porque nos ajuda a agir com prudência para evitar danos a nós mesmos. Por exemplo, o medo de cair de um penhasco nos impedirá de chegar muito perto da borda, e esse mesmo medo nos afastará de situações perigosas. Da mesma forma, o medo de perder uma amizade que valorizamos muito nos impedirá de dizer ou fazer algo que magoe essa pessoa e prejudique a nossa amizade.

Quando você está com medo é porque sabe que essa coisa pode te machucar. Então é por isso que é um medo bom, porque nos faz agir de uma forma que não nos prejudica.

No parágrafo vimos que o medo de perder uma amizade é algo que valorizamos muito e consideramos muito importante, pois nos fará evitar cometer erros ou dizer coisas ou fazer coisas que possam prejudicá-los, porque é o mesmo com Jeová , teremos aquele medo de não perder aquela amizade que para nós é algo muito valioso. 

4. Como Satanás quer que nos sintamos para com Jeová?

Pois bem, ele quer que tenhamos medo dele e esse medo chega a nos paralisar e a deixarmos de servir a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O objetivo de Satanás é fazer com que as pessoas tenham medo de Jeová e, como Elifaz, todos passam a pensar que Jeová é um Deus vingativo, cheio de ira, que nunca está satisfeito conosco. Seu objetivo é nos paralisar de medo e parar de servi-lo. Daí a importância de sermos pessoas tementes a Deus para não cairmos nessa armadilha.

Na verdade, o medo é uma coisa e o medo é outra, obviamente não queremos cair nesta armadilha como a que Elifas disse a Jó, que Jeová é um Deus vingativo que está cheio de raiva e que nunca ficará feliz com o que queremos é ter medo de desagradá-lo e fazer algo que possa prejudicar nossa amizade com ele.

Portanto, se não quisermos cair na armadilha que Satanás nos arma, o que temos que fazer é cultivar o temor de Deus, ou por assim dizer, o medo de desagradar a Jeová, que como vimos é um fator positivo, não é uma qualidade negativa.

5. O que significa temer a Deus?

Temer a Deus é sentir profundo amor e respeito por Jeová. De tal forma que esse amor e respeito nos levem a não fazer ou dizer nada que ponha em risco a nossa amizade com ele, ou o deixe triste.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus com seu exemplo nos ensinou como é uma pessoa temente a Deus. Ele mostrou que o que sentia por Jeová não era terror, mas um amor tão profundo que o levou a obedecê-lo e a respeitá-lo, de modo que nunca fez nada que o deixasse triste.

Sim, conforme mencionado no parágrafo, temer a Deus está relacionado a respeitá-lo e amá-lo. Portanto, se o virmos como ele é, um Deus amoroso e nosso amigo, esse medo nos fará não fazer nada que possa prejudicar nosso relacionamento com ele.

E temos um exemplo lindo em Jesus, porque ali vemos que Jesus temia ao Senhor, em João 14:31 vemos que para o mundo saber que amo meu pai faço exatamente o que o pai me ordenou, ele foi um perfeito homem, mas a motivação para obedecer a Jeová era o seu amor.

Gosto muito do que diz o final do parágrafo, que Jeová não é indiferente. As ações que fazemos são muito importantes para ele. Por exemplo, no Salmo 78 ele diz que os israelitas o entristeciam com as suas versões, mas em Provérbios 27 ele diz-nos que podemos alegrar o coração de Jeová. Então o que fazemos é muito importante, por isso devemos pensar antes de agir e o melhor é temer a Jeová.

E como é bom saber o que é temer a Jeová e o que não é, como vimos no parágrafo anterior, o medo que Satanás explica nos paralisa, mas o medo baseado no amor, que é o que Jeová realmente quer de nós ter, isso nos ajuda a agir e deixa Jeová muito feliz.

O QUE NOS AJUDARÁ A CULTIVAR O TEMOR DE DEUS?

6. Qual é uma maneira de cultivar o temor de Deus? (Salmo 34:11).

Bom, não nascemos com essa qualidade, mas temos que cultivá-la e, por exemplo, observando a criação, percebemos o seu amor por nós, e assim cresce o respeito e o amor por ele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Não é uma qualidade inata, não nascemos com ela e temos que aprender a cultivá-la.

O texto destaca que ouvir a Jeová implica que ele quer nos ensinar a temê-lo. E o que ele faz é nos unir a ele e nos fazer amá-lo mais.

E parte desse processo de aprendizagem está na criação, como já foi dito, adoro que o Salmo 111:2 diz que todos aqueles que gostam deles os estudam e é verdade se olharmos com outros olhos, por exemplo neste verão o conhecido Perseidas Assim como as lágrimas de San Lorenzo, são uma prolífica chuva de meteoros anual durante os meses de julho e agosto, podem ser vistas na Espanha. Talvez eu não saiba, mas quando alguém vê isso, Jeová sente o quão grande você é e você me notou. Isso provoca naturalmente em nós, eu te amo, quero te servir, não quero fazer nada que te desagrade, que infunda medo em Deus.

No Salmo 34:11, ele nos incentiva a ouvi-lo e nos ensinará o temor de Jeová. O que implica que embora não nasçamos com as qualidades, nascemos com a capacidade de aprender, desenvolvê-las e refleti-las com as nossas ações. E uma maneira de cultivá-los é observar a criação e perceber em todas as coisas criadas as diferentes qualidades de Jeová. Entre eles, sua sabedoria, seu poder e seu amor por nós. Dessa forma, nosso amor e respeito por Jeová aumentarão, tornando-nos pessoas tementes a Deus.

Temos um exemplo disso na Irmã Adrienne. Ela disse que quando olha para a criação de Jeová e vê quão sábio ele é, fica impressionada e convencida de que ele é o melhor para ela. A irmã acrescenta que, depois de meditar sobre esse assunto, chegou à conclusão de que, por nada no mundo, ela iria querer fazer algo que a afastasse de Jeová, o Deus que lhe deu a vida.

Parando um pouco e meditando em algum aspecto da criação, há coisas tão lindas que isso nos ajudará a respeitar e amar mais a Jeová a cada dia.

7. Como a oração nos ajuda a temer a Jeová?

A oração nos ajuda a temer a Deus, porque quanto mais falamos com ele, mais real para nós. Além disso, quando lhe pedimos forças para suportar uma provação, lembramo-nos do seu poder. Quando lhe agradecemos pelo resgate, lembramos o quanto ele nos ama, e quando lhe pedimos orientação, lembramos de sua sabedoria. Tudo isso nos faz respeitá-lo e amá-lo mais e também nos torna muito mais determinados a evitar qualquer coisa que possa prejudicar nossa amizade com ele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, quanto mais tempo passamos conversando com ele através de nossas orações e conversamos com ele, como se estivéssemos fazendo isso com um amigo que amamos muito, mais nos aproximamos dele e isso nos ajuda a respeitá-lo e esteja ainda mais determinado a evitar qualquer coisa que possa prejudicar nossa amizade.

Quando estamos na estrada e temos problemas com o carro, sabemos exatamente para quem ligar e o que fazer. Neste caso, quando temos um problema na nossa vida ou precisamos, como já foi dito, de buscar forças para suportar uma prova, também podemos saber o que devemos fazer, o que é ir a Jeová, mas isso só acontecerá. seja real se praticarmos, se colocarmos em prática a nossa vida conversando com ele. Dessa forma, será um recurso ao qual poderemos sempre recorrer com segurança.

Ao orar tantas vezes para vê-lo como alguém real, será como se tivéssemos um amigo que realmente está presente e não queremos prejudicá-lo, porque para nós ele é nosso amigo. Aí Jeová tem que vir fazer isso, para nós um amigo tão real que podemos conversar com ele todos os dias, e que temos aquele medo de fazer algo ou dizer algo que ele não gosta.

E quando oramos por coisas diferentes, desde pedir força até agradecer e pedir orientação, todos esses diferentes pedidos também nos mostram diferentes qualidades de Jeová, seu poder, sua sabedoria, seu amor, então, quando oramos dessas diferentes maneiras, lembramos também que Jeová tem essas qualidades.

Então como vemos e a oração é tão importante para demonstrar esse temor a Jeová, devemos analisar como são as nossas orações, se simplesmente oramos várias vezes ao dia para agradecer pelo alimento ou se as nossas orações são sinceras, expressamos a Jeová como é o que nos acontece que nos preocupa desta forma porque estaremos sempre dispostos a não fazer nada que desagrade a Jeová.

8. O que precisamos fazer para não pararmos de temer a Jeová?

O estudo aprofundado da Bíblia nos ajudará a não deixar de temer a Jeová da maneira correta e em todos os momentos, pois em suas páginas podemos encontrar bons e maus exemplos de personagens bíblicos.

Sim, então quando estudamos a Bíblia, temos que olhar para os bons exemplos que estão na Bíblia e seguir o que eles fizeram e também olhar para os maus exemplos, mas não fazer o que eles fizeram.

SEJAMOS CORAJOSOS COMO OBADIAS

9. Como o temor de Deus ajudou Obadias? (1 Reis 18:3, 12).

O temor de Deus ajudou Obadias a se tornar uma pessoa honesta e confiável. Graças a isso, o rei o nomeou responsável pela casa real. Seu temor a Deus também o ajudou a encontrar uma coragem extraordinária e muito necessária em seu tempo, já que ele viveu durante o reinado dos ímpios aqui que ninguém mais era casado com Jezabel, que odiava a Jeová com todo o seu ser, minha tolice vai acabar com pura duração em Israel e matou muitos dos profetas do verdadeiro Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

1 Reis 18:3,12 mostra que Obadias adorava a Jeová com discrição, mas sem transigência. Seu temor a Deus era tão excepcional que incutiu nele uma coragem extraordinária, que foi provada quando Jezabel matou os profetas de Jeová.

Sim, bem, vemos que isso o ajudou muito porque fez dele um homem honesto e confiável, tanto que foi nomeado administrador da casa real, o rei Acabe e sua esposa Jezabel, que eram ambos os piores.

E Obadias demonstrou esse temor a Jeová mesmo sabendo que poderia perder a vida, na verdade uma das coisas que Jezabel fez foi matar muitos dos profetas de Jeová porque ela estava determinada que a adoração de Baal seria a única em Israel, então apesar disso, este homem que temia a Jeová tinha medo suficiente para sempre fazer a vontade de Jeová.

10. Como Obadias demonstrou uma coragem extraordinária?

Obadias mostrou uma coragem extraordinária quando Jezabel começou a perseguir os profetas de Jeová para matá-los. É por isso que ele escondeu 100 profetas em cavernas em grupos de 50 e se encarregou de lhes dar pão e água, mesmo que sua vida estivesse em risco, porque se Jezabel descobrisse ela o executaria. Como qualquer ser humano, Obadias certamente tinha muito medo de morrer, mas o amor que sentia por Jeová e pelos seus servos era maior do que o amor que sentia pela sua própria vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando Jezabel começou a perseguir os profetas de Jeová para matá-los, Abdias escondeu 100 deles em cavernas em grupos de 50 e ficou encarregado de lhes dar pão e água. Se Jezabel tivesse descoberto, Adbias teria sido executado, mas o amor que ela sentia por Jeová e seus servos eram maiores do que o amor que ele tinha pela sua própria vida.

Ele menciona que demonstra uma coragem extraordinária porque se você pensar bem, se você colocar 100 deles todos em um só lugar, tudo bem, mas ter que distribuir daqui para lá, depois alimentá-los, dar-lhes deveres, isso mostraria que ele colocaria sua vida em perigo em diversas ocasiões.

E esse exemplo também pode nos ajudar muito porque estão chegando tempos muito difíceis, não sabemos o que vai acontecer conosco, talvez tenhamos que ajudar nossos irmãos, temos que esconder nossos irmãos, talvez também tenhamos que nos encontrar e pregar de forma prudente e depois vai ser preciso muita coragem, então esse exemplo me fez pensar, quer dizer, é maravilhoso ter isso em mente porque vai nos ajudar muito.

Na verdade, podemos imaginá-lo porque não é a mesma coisa colocar algo no bolso e carregá-lo para poder levar comida e água, dia após dia ele tinha que ir com um carro pelo menos cheio de comida para dois diferentes Em alguns lugares, qualquer um poderia tê-lo traído, porque era isso que ele fazia dia após dia e arriscava a vida, mas descaradamente.

11. Como muitos servos de Jeová seguem o exemplo de Obadias? (Veja também imagem).

Muitos servos de Jeová que vivem em locais onde o nosso trabalho é proibido, seguem o exemplo de Obadias, respeitando as autoridades, mas sem deixar de prestar a Jeová a adoração que só lhe corresponde, obedecendo antes aos homens, pregando sem chamar a atenção, reunindo-se discretamente e certificando-se de que seus irmãos recebam o alimento espiritual de que tanto necessitam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Temos um exemplo disso no irmão Henri, que serve num país africano. Nosso trabalho foi proibido. Durante esse tempo, o irmão Henri ofereceu-se voluntariamente para levar publicações bíblicas aos irmãos. Ele diz que é muito tímido, por isso está convencido de que foi o profundo respeito que sente por Jeová que o ajudou a ser corajoso. Como vemos, a coragem é uma qualidade que se cultiva através do temor de Deus.

Muitos de nossos irmãos estão morando em locais onde o trabalho é proibido, então esses irmãos estão arriscando suas vidas todos os dias talvez tentando, como vimos na imagem, levar publicações para seus irmãos, é difícil para eles consegui-las, mas se esses irmãos tiverem uma fé forte, souberem tudo o que Jeová pode fazer e souberem que se acontecer o pior, que pode ser perder a vida, Jeová a ressuscitará e os trará de volta ao paraíso, então eles não precisam temer qualquer coisa que o homem possa fazer.

Extraímos deste subtítulo uma lição muito bonita e é que o medo, se for baseado no amor a Jeová e aos nossos irmãos, pode nos levar a fazer coisas incríveis que não poderíamos fazer de outra forma. Vimos o exemplo de Abdias, moderno exemplos de irmãos dos nossos tempos que agem com coragem e sempre porque têm um temor reverente a Jeová, mas que é baseado no amor.

Um exemplo, assim como você também pode seguir o exemplo de Atos 5:29, que Pedro e os outros Apóstolos disseram aqui, o que eles responderam, temos que obedecer a Deus como governante e não aos homens.

Algo que me chamou a atenção no parágrafo é que mencionou que as autoridades são respeitadas mas que em Mateus 22:21 nos diz para pagar a César o que é de César mas a Deus o que é de Deus e o temor de Deus está acima dessas autoridades , então sempre temos que respeitá-los mas Jeová está sempre à frente de tudo isso e o nosso medo de não decepcioná-lo e não falhar com ele nos fará é tirar essa coragem nas ocasiões que vamos contra o que as autoridades dizem. dizem as autoridades naquele momento porque temos que dar a Jeová o que corresponde a ele.

ILUSTRAÇÃO

A imagem é a que você vê, o jovem tímido reúne coragem e faz um ato quase heróico em um país onde hoje é proibido e a irmã segundo Mateus 10 está sendo cautelosa.

Na imagem podemos ver o irmão Henri visitando corajosamente alguns irmãos mais velhos para levar-lhes as publicações. Embora nosso trabalho fosse proibido neste país, o irmão, sabendo da importância e da necessidade de todos os irmãos receberem alimento espiritual, ofereceu-se corajosamente para esta missão. Seu amor a Jeová o motivou a superar sua fraqueza e a assumir o risco que isso implicava para sua própria segurança. Como vemos, as pessoas tementes a Deus cultivam outras qualidades. Como Obadías, o Irmão Henri cultivou a coragem.

Um irmão entra na casa de um casal de Testemunhas de Jeová. Ele dá uma publicação ao marido enquanto a esposa vigia a entrada da casa. Num lugar onde nosso trabalho é proibido, um irmão cria coragem e leva publicações bíblicas a outras Testemunhas. (Ver parágrafo 11).

SEJAMOS LEAIS COMO JEOYADAH

12. Como Joiada e sua esposa mostraram que eram muito leais a Jeová?

Jeoida e sua esposa provaram sua lealdade a Jeová quando Atalia, filha de Jezabel, tomou ilegalmente o trono de Judá. Athalía era uma mulher temível e cruel, com tanta sede de poder que tentou matar os próprios netos porque eram herdeiros do rei.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeoidah e sua esposa Jeosabeat salvaram um desses meninos, Jeoás, e o esconderam e cuidaram dele, protegendo assim a linhagem de Davi, da qual viria o Messias prometido. Sem dúvida, seu temor a Deus o levou a agir em vez de Atalia ficar paralisada de medo.

No trono estava uma mulher cruel e temível como Atalia, Joiada e sua esposa não apenas demonstraram grande fidelidade, mas também que seu temor a Jeová era muito maior do que o medo do homem, estando dispostos a arriscar suas vidas escondendo-se e cuidando de Joiada quando ele era apenas uma criança.

Vimos desde o início que o medo é algo que paralisa, porém, o temor de Jeová é o que nos leva a fazer coisas positivas, coisas boas para permanecermos leais, por isso ele diz que Joiada foi leal a Jeová mas não ficou sentado de braços cruzados perto, esse temor a Jeová o levou a fazer coisas neste caso para salvar a vida do menino.

E como ele diz em Provérbios 29:25, tremer diante dos homens é uma armadilha, mas quem confia em Jeová será protegido, por isso é tão importante orar e que Jeová nos dê coragem.

Sim, adoro ver o exemplo de Joiada de que esse medo e lealdade a Jeová ajudaram sua esposa a demonstrar medo e lealdade a Jeová, então isso me ensina que se temermos a Jeová, isso também pode ajudar outros membros da congregação ou nossa família ter um temor tão saudável de Jeová. 

13. Como Joiadá provou novamente sua lealdade?

Joiadá continuou a demonstrar sua lealdade a Jeová de muitas maneiras. Primeiro ele elaborou um plano para que Jeoás se tornasse um rei comum, por ser o legítimo herdeiro do trono de Davi. Este plano poderia ter-lhe custado a vida, mas, graças à bênção de Jeová e ao apoio dos chefes das casas paternas e dos levitas, foi bem-sucedido. 

Joiada também ordenou que a iníqua Atalia fosse morta e fez um pacto entre Jeová, o rei e o povo, segundo o qual permaneceriam como povo de Jeová. Ele também colocou os porteiros junto aos portões da casa de Jeová, para que ninguém impuro entrasse.

Pois bem, quando Jeoas tinha 7 anos, Joiada mais uma vez demonstrou sua lealdade a Jeová e traçou um plano para Jeoas ser o rei legítimo que lhe pertencia, porém, se o plano desse certo, ele seria rei, mas se falhasse , ele possivelmente perderia a própria vida, sem. No entanto, o plano deu certo porque recebeu o apoio de Jeová.

E este foi um ato muito corajoso porque ele manteve Ageu escondido por 7 anos, provavelmente poucas pessoas sabiam de sua existência ou ninguém, e a história diz que ele teve que percorrer todo Judá para reunir os levitas, os chefes dos casas paternas, ele não sabia se iriam concordar se não nessa nomeação e fazê-lo porque a vida dele estava em jogo.

E a sua lealdade foi até aos mínimos detalhes porque o versículo 19 também nos diz que colocou porteiros junto às portas da casa para que ninguém que fosse impuro entrasse, o que no meio de toda a situação que ele já vivia lhe parecia um detalhe simples, mas não era para adoração verdadeira e até nisso ele teve cuidado.

Quem ler a história pode pensar que foi uma daquelas conspirações que existe em todos os reinos, coloquei agora a minha mas neste caso não foi assim, o que ele fez foi fazer o que Jeová havia ordenado que houvesse um rei do dinastia do rei Davi e por isso ele manteve Jeoás porque se todos os descendentes de Davi não tivessem morrido e o que ele fez quando o fez rei foi justamente restaurá-lo novamente à dinastia davídica, então vemos que o temor de Jeová o levou até aquele ponto até que arriscou a vida para que houvesse um rei daquela dinastia.

14. Que honra recebeu Joiadá por honrar a Jeová?

Jeová cumpriu a promessa registrada em 1 Samuel 2:30 e honrou Joiada por honrá-lo. Jeová providenciou para que as coisas boas que este sumo sacerdote fizesse fossem escritas na Bíblia para que não servissem de exemplo e, quando Joiada morreu, ele recebeu a honra especial de ser enterrado na cidade de Davi junto com os reis. Honra que ele recebeu por todo o bem que fez a Israel e à casa do verdadeiro Deus.

E além do que aprendemos com o seu exemplo, diz também que recebeu uma honra muito especial porque quando morreu, diz que foi sepultado na cidade de David junto com os reis, pois está com todos aqueles que o fizeram. coisas boas ou apoiou Deus, verdadeiro e seu povo.

15. O que a história de Joiada nos ensina? (Veja também fotos).

Ensina aos anciãos da congregação que devem estar vigilantes para proteger fielmente o rebanho de Deus.

Bom, uma delas é que assim como Jeová usou e deu a Joiada a honra de dar seu exemplo na Bíblia para que hoje possamos aprender com ele, os irmãos mais novos podem olhar para os irmãos mais velhos que têm uma longa história na verdade e aprender. deles e que nos ensinem com a sua experiência talvez a enfrentar certos problemas e isso para nós também é uma bênção hoje.

Sim, esta história também me ensina como devo realmente apoiar aqueles que lideram a congregação, não como Hebreus 13:17 diz que devo ser obediente e submisso àqueles que lideram.

Outra lição que aprendemos é que Joiada talvez tivesse 100 anos quando tudo isso aconteceu, ele era um homem muito idoso, porém, Jeová o usou para cumprir seu propósito, assim como Jeová pode atualmente usar irmãos mais velhos para cumprir sua vontade.

Ele ensina aos irmãos mais velhos que, enquanto forem pessoas leais e tementes a Deus, Jeová continuará a usá-los para realizar a sua vontade.

Vemos também que Joiada arriscou a vida para que o caminho e a adoração pura continuassem como Jeová queria. Graças a esse medo de Joiada, os anciãos também têm um bom exemplo ao permanecerem atentos para proteger lealmente o rebanho de Deus e cumprir sua comissão.

Ensina aos jovens que podem imitar a maneira digna e respeitosa como Joiada tratou os irmãos mais velhos, especialmente aqueles que têm um longo e fiel histórico de serviço sagrado.

E a todos os servos de Jeová, ensina-nos que devemos apoiar legalmente e obedecer àqueles que nos lideram.

ILUSTRAÇÃO

Bom, podemos ver que eles estão compartilhando sua experiência, estão demonstrando o carinho que têm por Jeová e estão fazendo isso com alegria, e ao mesmo tempo vemos como os jovens estão demonstrando o respeito, carinho e apreço que recebem deles, e é isso que eles fazem, é para nos distinguirmos do mundo, porque o mundo não tem essa afinidade entre jovens e velhos, mas o que faz é mostrarmos o amor e o medo devidos a Jeová.

O que é interessante ver nas imagens também é como esses irmãos são totalmente válidos para Jeová, como diz o parágrafo, não os exclui, Jeová está esperando que ele lhe dê o melhor e embora às vezes eles se sintam mais velhos e sintam que não podemos dar o melhor, mas Jeová não vê as coisas dessa forma.

Na ilustração deste parágrafo vemos uma jovem irmã aprendendo a pregar ao telefone observando um irmão mais velho. Vemos também um irmão mais velho mostrando coragem por participar no testemunho público e um irmão com muita experiência ensinando outros irmãos a fazer manutenção no Salão do Reino. Isto nos ensina que podemos apoiar uns aos outros e que podemos fortalecer e crescer espiritualmente com a ajuda daqueles que são espiritualmente maduros. Mas também nos ensina que para que este ciclo continue, devemos nos esforçar para sermos pessoas espirituais. Caso contrário, não seremos capazes de apoiar ninguém e nós próprios poderemos ficar fracos.

Se temermos a Jeová como Joiada, o sumo sacerdote, seremos leais aos nossos irmãos e os ajudaremos. (Ver parágrafo 15).

NÃO SEJAMOS COMO JEOÁS

16. Como Jeoás mostrou que era espiritualmente fraco?

Jeoás mostrou que era espiritualmente fraco porque só se esforçou para agradar a Jeová enquanto estava sob a influência de Joiada. Mas quando Joiada morreu, Joás deu ouvidos aos príncipes apóstatas e tanto ele como o povo começaram a servir aos postes sagrados e aos ídolos. Além disso, quando Jeová lhe enviou profetas para trazê-lo de volta à adoração pura, ele não deu ouvidos. Ele nem prestou atenção ao profeta e sacerdote Zacarias, que era filho de Joiada e seu primo. E embora esta família lhe devesse a própria vida, Jeová foi tão ingrato que mandou matá-lo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, enquanto Jeoidad viveu e graças à orientação e instrução que ele lhe deu, ele permaneceu fiel a Jeová, mas no momento em que faltou essa orientação e esse apoio, então ele começou a se desviar, ele ouviu os príncipes que eram apóstatas e começou fazer coisas tão sérias quanto servir aos postes sagrados e aos ídolos, isso nos ensina que não podemos basear nossa espiritualidade na figura de qualquer pessoa, por isso ela era espiritualmente fraca. A força espiritual deve ser baseada no relacionamento que temos com Jeová.

Quando Jeoas caiu em práticas apóstatas, outro detalhe de que ele era espiritualmente fraco foi que apesar de Jeová ter repetidamente enviado profetas para fazê-lo mudar, ele o rejeitou e até mandou matar um deles por Zacarias, isso nos mostra como ele havia permitido esses sentimentos ruins cresceram e se arraigaram no seu coração porque ele não tinha um forte temor de Jeová.

17. Como Jeoás acabou?

Por ter parado de temer a Deus, Jeoás pagou caro. 1 Samuel 2:30 declara que você despreza a Jeová e será desprezado. Portanto, Jeoás, apesar de ter um grande exército, foi derrotado e ferido por um pequeno exército sírio. E então, gravemente ferido, foi morto pelos seus próprios servos por ter matado Zacarias. Além disso, por causa de sua maldade, ele nem sequer foi enterrado no túmulo dos reis, ao qual pertencia.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O exemplo de Jeoás é um exemplo claro da diferença entre temer aos homens e temer a Jeová, ele temia e agradava aos homens porque fazia coisas ruins e isso acabou porque ele não podia confiar neles porque no final eles mesmos o mataram mas temiam a Jeová o que ele dá nós somos bênçãos e uma vida boa.

Se o parágrafo, por outro lado, lembra o bom exemplo de Zacarias de que Jeová se lembra, o próprio Jesus disse que Zacarias era um homem justo e uma nota interessante aparece aqui porque Jesus se refere a Zacarias como filho de Malaquias, bem, poderia ter sido outro nome para ele ou talvez simplesmente que ele era um ancestral em qualquer caso ele fala de Zacarias Jesus se lembra dele na Bíblia está escrito e seu exemplo perdurou ao longo do tempo ao contrário de Jeoas.

18. De acordo com Jeremias 17:7, 8, o que precisamos fazer para não sermos como Jeoás?

De acordo com Jeremias 17:7,8, para não sermos como Jeoás, devemos confiar em Jeová. Nossa verdadeira paz, segurança e salvação dependem de Jeová. Portanto, não devemos confiá-los a mais ninguém. A história de Jeová nos ensina que não podemos temer a Jeová só porque outros irmãos ou parentes nos fazem ou nos incentivam a servi-lo. Para sermos fortes espiritualmente, precisamos nutrir nosso amor e respeito por Jeová por estudar a Bíblia, meditar nela e orar regularmente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, bom, como vimos, não queremos de forma alguma nos parecer com Jeoas, queremos ser uma árvore que tenha raízes fortes que não desmorone diante de nenhuma tempestade, então para isso temos que alimentar nossos fé o amor e respeito que sentimos por Jeová e isso vamos conseguir estudando, meditando e orando regularmente.

Não podemos só temer a Jeová porque temos familiares ou amigos ou parentes que, graças a eles, são o nosso apoio e graças a eles vamos às reuniões e para nós que pregamos, isso não funciona assim porque em algum momento eles não estão lá ou vão servir em outro lugar ou algo acontece, então vai acontecer conosco que não teremos uma raiz bem fundamentada e é aí que nosso relacionamento com Jeová estará em perigo, então nós nós mesmos temos que nos tornar fortes e engordar as nossas raízes.

E é claro que podemos dizer sem dúvida que este parágrafo é ideal para guardar na nossa biblioteca pessoal porque, como foi dito, contém uma lição muito valiosa: cada um de nós deve fortalecer-se espiritualmente individualmente, se quisermos ter uma medo do Jeová Saudável, uma referência baseada no amor, não podemos estar, como já foi comentado, apegados a coisas externas que não há problema em nos apoiarmos na nossa família, nos nossos irmãos, mas é nossa responsabilidade crescer espiritualmente por nós mesmos porque é isso que vai acontecer, fazer a diferença no futuro, quando as coisas ficarem muito mais complicadas e tivermos que usar nossos próprios recursos para sermos fiéis a Jeová.

19. O que Jeová espera de nós?

Bem, isso resume muito bem Eclesiastes 12:13, onde diz que o verdadeiro Deus obedece aos seus mandamentos porque isso é tudo que o homem deve fazer. 

Eclesiastes 12:13 resume isso da seguinte maneira: O que Jeová razoavelmente espera de nós é que sejamos pessoas tementes a Deus e que obedeçamos aos seus mandamentos. Isto é razoável porque está ao alcance de todos nós e também é para nosso próprio benefício. A pessoa obediente e temente a Deus pode enfrentar qualquer dificuldade com a firmeza que Obadias e Joiada demonstraram, e também ter uma amizade indestrutível com Jeová como eles tiveram, apesar de todas as dificuldades que tiveram que enfrentar.

ELE LEMBRA?

O que significa temer a Jeová?

É o profundo respeito e amor por Jeová que nos motiva a não fazer nada que possa colocar em risco a nossa amizade com ele.

Quem teme ou respeita profundamente a Deus o ama e não quer fazer nada que prejudique sua amizade com ele. Um bom exemplo de alguém que temia a Deus foi Jesus.

Que lições valiosas podemos aprender com Obadias e Joiada?

Aprendemos que podemos ser leais e corajosos, em locais onde o trabalho é proibido, aprendemos também que podemos apoiar nossos irmãos apoiando pregações, reuniões e ajudando-os a terem alimento espiritual e alimento físico.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aprendemos com Obadias que ele não era um super-homem, tinha medo de ser capturado e morto como nós teríamos sido, mas o temor de Jeová deu-lhe forças para superar o medo do homem.

No caso de Joiada, esse medo não entende a idade que qualquer irmão pode ter coragem para continuar cumprindo a vontade de Jeová de continuar tendo esse medo e não importa quantos anos Jeová continuará a usá-lo.

O que precisamos fazer para não sermos como Jeoás?

Não podemos temer a Jeová só porque outros irmãos ou parentes o fazem e nos dão seu apoio. Para sermos fortes espiritualmente, precisamos nutrir nosso amor e respeito por Jeová, e fazemos isso por estudar, meditar e orar regularmente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, como vimos no parágrafo 18, temos que ter raízes fortes para qualquer tempestade, qualquer problema que tivermos, então seja forte e firme com Jeová para não cair como aconteceu.

Vimos que para fazer isso temos ferramentas suficientes para ter raízes fortes, uma por exemplo é orar regularmente a Jeová, fazer orações significativas, também estudar e meditar. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário