Estudo da Sentinela, Por que devemos temer a Jeová?, Semana de 4 a 10 de setembro de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, Por que devemos temer a Jeová?, 4-10 de setembro de 2023, Comentários e Respostas. 

“Aquele que anda retamente teme ao Senhor” (Pv. 14:2).

1, 2. Em que sentido a nossa situação é semelhante à de Ló?

A nossa situação é semelhante à de Ló, pois vivemos num mundo que tem pouco ou nenhum respeito pelos padrões morais de Deus. Assim como os servos de Jeová hoje, ficamos angustiados com a conduta descarada das pessoas ao nosso redor, assim como Jeová, odiamos o comportamento imoral.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, como vivemos uma situação semelhante, nos dias de Ló as pessoas eram muito morais, como mencionado em Segunda Pedro 2:7 e 8, diz que Ló estava angustiado com o comportamento vergonhoso dos ímpios e também que sua alma estava atormentada. Por causa de todas as coisas ruins que vi e ouvi, no nosso caso é a mesma coisa neste momento da história, há uma degradação moral tão grande que é difícil viver neste mundo.

Mas assim como Ló, ele tinha muito amor por Jeová, neste momento vemos todas as coisas mas Jeová está sempre à nossa frente.

Destaca-se o texto de Provérbios 14:2 onde diz que quem anda na justiça teme a Jeová mas quem anda por um caminho tortuoso o despreza e isso porque se estivermos dispostos a amar a Jeová e acima de tudo tivermos medo de desagradá-lo, nós Vamos nos manter limpos neste mundo imoral em que vivemos. 

TEMER A DEUS NOS PROTEGE

3. Que razão nos dá Provérbios 17:3 para guardarmos o nosso coração? (Veja também fotos).

Cada um de nós deseja que, quando Jeová examinar nossos corações, ele veja um coração que não tenha nada tóxico do mundo de Satanás.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A razão que Provérbios 17:3 nos dá é que Jeová examina os corações e conhece tudo o que há dentro de nós. Portanto, se Jeová perceber que valorizamos seus conselhos, ele nos amará. Mas se, pelo contrário, ele vir que os nossos corações estão cheios de mentiras tóxicas e das regras corrompidas de Satanás e do seu mundo, ele sentir-se-á magoado e afastar-se-á de nós.

Olhando a foto que chega aqui, a do lado direito me chamou a atenção, que é a hora de sair do trabalho, mas não há nada que indique um feriado como o Natal ou algo assim, pode ser muito óbvio que não posso ir comemorar o Natal com eles mas eles estão convidando ele para algo agora tenho que começar a pensar no que é esse algo, então é uma meditação muito profunda que tenho que fazer no meu coração para evitar esse tipo de companhia e depois entristecer a Jeová.

E uma coisa que nos ajudará a fortalecer o nosso coração é desenvolver amor pelo nosso pai. Jeová levanta o primeiro texto de João capítulo 4 versículo 9 que menciona que Jeová estava até disposto a dar seu filho por nós, por cada um de nós. Quando amamos Jeová pelo que fez por nós, podemos nos fazer a pergunta colocada no final do parágrafo: como posso machucar alguém que fez tanto bem para mim com minhas ações?

Jeová examina nossos corações, é uma ideia muito boa porque não precisamos dar muitos passos para agradar a Jeová e para que Jeová fique feliz conosco, só pensar nisso e avaliar se o que vamos fazer é certo ou errado vai nos faça felizes a Jeová e é muito boa essa ideia que a levemos em consideração.

Chama a minha atenção a ilustração do lado esquerdo onde o irmão que está sentado no intervalo e aquela companheira é muito gentil, até trazendo um café para ela e como ela está vestida ela até parece uma cristã mas como mencionei a epígrafe diz que não procuramos amigos que não temam a Deus, por isso queremos agradar a Jeová para que, quando ele examinar nosso coração, ele realmente veja que somos leais.

ILUSTRAÇÃO

Na Ilustração vemos um jovem irmão em seu local de trabalho. Por ser uma pessoa temente a Deus, ele não aceita convites para participar em atividades que possam entristecer a Jeová. O mesmo vale para o resto da irmandade. Quanto mais nos aproximamos de Jeová, mais o amamos e respeitamos. Portanto, não queremos fazer nada que possa ferir seus sentimentos. Conseqüentemente, odiamos até mesmo a ideia de pecar contra ele.

Série de imagens: 1. Um irmão está almoçando em seu local de trabalho e um colega lhe oferece um café. 2. A mesma colega convida o irmão para sair com ela e outros colegas depois do trabalho. No trabalho, não buscamos a amizade de quem não teme a Deus nem aceitamos seus convites para participar de atividades que te deixam triste. (Ver parágrafo 3).

4. Como o temor de Deus protegeu uma irmã?

Marta, uma irmã da Croácia, sentiu-se tentada a fazer algo imoral. Essa tentação turvou tanto seu pensamento que foi muito difícil para ele lutar contra o desejo de desfrutar temporariamente do pecado. Mas, graças ao fato de Marta ser uma pessoa que teme a Jeová, ela pôde meditar nas consequências de tomar uma decisão errada e isso a protegeu. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O exemplo da Irmã Marta nos ensina que para nos protegermos da tentação devemos meditar sobre as consequências de tomar uma decisão errada. A pessoa temente a Deus pensará antes de fazer algo que entristeceria a Jeová e a faria perder a sua aprovação e o privilégio de adorá-lo para sempre.

É interessante que Irmã Marta diz que naquela situação em que foi tentada a fazer algo imoral, ela não conseguia pensar com clareza, seu coração e sua mente não estavam claros, mas ela diz que o temor de Jeová a ajudou a pensar no que acontece se vou fazer algo imoral. É assim que Jeová reage aos meus irmãos, à minha família, e isso o ajuda a tomar a decisão certa.

E chegou até ela o texto de Gênesis 6:5 e 6 que diz que Jeová viu que o mal que o homem fazia na terra e que os pensamentos do seu coração estavam inclinados para o mal o tempo todo, vemos que esta irmã talvez fosse uma irmã espiritual pode ter sido uma irmã que estava centrada, mas como diz o texto, o mal estava crescendo na terra e todos nós podemos estar sujeitos a esse mal e ele pode nos afetar a qualquer momento, mas vemos como estar acordado e ter esse medo presente Jeová o fez reagir na hora certa e não cometer erros.

E o versículo 6 nos diz que Jeová agora ficou triste ao ver a situação que o versículo 5 nos contou, então pensar que Jeová, como seus sentimentos serão bons, como serão quando ele nos vir pecando e fazendo o mal , bem, com certeza faremos para não querermos perder a amizade com ele e escolher bem. 

5. O que você aprendeu com o que aconteceu com Leo?

Com a experiência de Leo, posso aprender a importância de escolher meus amigos com sabedoria e de não subestimar o impacto que eles podem ter nas minhas decisões e no meu comportamento. Aprendo também que é fundamental lembrarmos dos valores e ensinamentos que nossos pais cristãos nos incutiram e que devemos buscar a ajuda dos mais velhos quando nos desviamos do caminho certo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aprendo que não devo justificar o mau comportamento nem minimizar o perigo de ter más companhias. Leo achava que, desde que não fizesse nada de errado, não estaria pecando contra Jeová, mesmo tendo más companhias. Leo esqueceu que as más empresas exercem uma influência negativa sobre as outras. Portanto, não demorou muito para que ele bebesse excessivamente e praticasse a imoralidade. Felizmente, ele se lembrou do que seus pais lhe ensinaram e de como sua vida era feliz antes. Com a ajuda dos pais, que são Testemunhas de Jeová, e dos anciãos da congregação, Leo conseguiu recobrar o juízo e hoje serve a Jeová como ancião e pioneiro especial.

Pois bem, não podemos minimizar o perigo que as más amizades podem representar para nós porque este irmão Leo pensou que não lhe iria acontecer que pudesse continuar a manter estas más companhias desde que pessoalmente não fizesse nada de mal porque não era iria acontecer com ele, mas nada, embora ele pensasse que eles não iriam influenciá-lo, eles o fizeram e ele começou a mudar seu comportamento.

Também estamos vendo aqui o perigo de nos justificarmos ou de tentarmos minimizar a importância de seguir o conselho de Jeová, e é por isso que devemos observar o raciocínio dos nossos corações porque, por um lado, como vimos, Jeová se preocupa muito com o que é em nossos corações e por outro lado porque como tanto somos avisados ​​​​na Bíblia, é muito traiçoeiro e propenso ao pecado, por isso pode nos desviar.

E também podemos analisar a importância de que nosso temor a Jeová permaneça constante. Aqui não se diz que Leão começou a se reunir como as companhias antes de ser batizado ou logo depois, mas que se passaram 4 anos, então é muito importante que isso o medo seja constante e que nunca baixemos a guarda. 

6. De quais duas mulheres simbólicas falaremos neste artigo?

Sobre duas coisas que obcecam o mundo hoje: sexo e pornografia.

Neste artigo falaremos sobre duas mulheres simbólicas: Uma representa a sabedoria e a outra representa a tolice. Essas mulheres simbólicas dirigem-se aos inexperientes e oferecem convites diversos, com resultados muito diversos.

Essas duas mulheres se dirigem a pessoas inexperientes e o que vamos ver são as consequências. Essas mulheres convidam pessoas tolas para sua casa e há pessoas que reagem às instruções da mulher sensata e depois há outras pessoas que não reagem às convites da outra mulher que é tola, então veremos as consequências. 

RECUSAMOS O CONVITE DA “MULHER TOLA”

7. De acordo com Provérbios 9:13-18, como vão parar os convidados da “mulher tola”? (Veja também imagem).

De acordo com Provérbios 9:13-18, os convidados da mulher tola acabam na sepultura. Esta mulher tola é descrita como escandalosa, ignorante e sem conhecimento. Ela convida os homens para sua casa, como vemos na imagem, prometendo-lhes prazer e satisfação, mas na realidade o seu caminho leva à morte e à destruição.

Pois bem, eles acabam na sepultura como lemos no final do versículo 18, então no final é um desastre que é a morte para quem ouve os conselhos desta mulher tola.

E também nos capítulos anteriores de Provérbios são mencionadas coisas semelhantes sobre mulheres semelhantes e todos os finais são semelhantes, como em 2:8 e 19 fala sobre sua casa se juntando à morte ou seus pés descendo para a morte. é bom obedecer ou ouvir esse tipo de mulher. 

ILUSTRAÇÃO

Bom, você vê essa mulher tola que está chamando a atenção de alguém que passa, como vimos e continuaremos vendo, agora tem uma questão que é colocada na frente da pessoa, ela olha e vê porque ela é não é cego, mas vai parar. Ele vai aceitar esse convite ou vai continuar caminhando como parece que está fazendo? Ele não para para perguntar e ver o que quer e todas essas coisas, mas por enquanto parece que ele tomou a decisão de seguir em frente.

Também fica um pouco longe da cidade porque não é uma rua normal e se virmos que também é ao anoitecer, isso significa que também temos que pensar em certos locais onde não devemos viajar em determinados horários porque pode estar confuso. 

Uma prostituta dos tempos bíblicos está na entrada de sua casa convidando um homem a entrar. Aceitar o convite da “mulher tola” tem consequências trágicas. (Ver parágrafo 7).

8. Que decisão têm de tomar aqueles que ouvem a voz da “mulher tola”?

Quando alguém ouve a voz da mulher tola e se depara com a tentação de cometer algum pecado sexual ou se depara com uma imagem pornográfica, a decisão que deve tomar é rejeitar categoricamente esse convite e resistir à tentação.

Pois bem, se aceitarem ou rejeitarem o convite, e por exemplo no nosso caso, pode acontecer que às vezes não fiquemos tentados a cometer algum pecado imoral ou, como dizem, apareça alguma imagem de pornografia, bom, o que decidimos fazer nesses momentos.

9, 10. Por que devemos evitar conduta sexual imoral?

Bem, a primeira carta aos Coríntios 6:9, 10 está provando que estamos certos porque se praticarmos qualquer uma dessas coisas, não herdaremos o reino de Deus. Estamos dizendo que amamos e queremos temer a Jeová e que por nós seria o pior, uma morte espiritual, mas também existe uma morte literal porque ao não obedecer você pode contrair doenças que podem até levar à morte literal.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos evitar o comportamento sexual imoral por diversas razões convincentes. Primeiro, as águas roubadas representam relações sexuais imorais que violam a lei de Deus. Estas ações muitas vezes são realizadas em segredo, mas Jeová vê tudo e não podemos enganá-lo. Além disso, levar uma vida sexualmente imoral pode levar a sentimentos de culpa, vergonha, perda de auto-estima, gravidez indesejada e destruição da família. Portanto, aqueles que caem na imoralidade sexual não só sofrem uma morte espiritual, mas também podem contrair doenças que levam à morte literal.

Em suma, podemos dizer que devemos evitar comportamentos sexuais imorais para preservar a nossa integridade emocional, espiritual e física. Bem como para manter a aprovação de Jeová.

Essas relações sexuais só são corretas quando são dentro do casamento, Jeová instituiu assim e é isso que deve ser respeitado, portanto qualquer outra relação sexual fora do casamento viola a lei de Jeová e é algo que não lhe agrada.

E quando o versículo 9 de 1 Coríntios 6 diz para não se deixarem enganar, é verdade porque muitos pensam que realizando esse mau comportamento em segredo, ninguém os verá quando sabemos que Jeová vê tudo e ninguém o engana, então o que temos O que devemos ter em mente é que, ao fazer isso, você pode perder a aprovação de Deus e isso não é nada agradável.

E, além disso, estas pessoas que vivem vidas imorais, embora a oferta seja geralmente essa, não podem ser felizes porque não podem viver uma vida feliz, não podem ter famílias estáveis, não podem ter filhos, não podem ter relações familiares normais, mas no pelo contrário, vivem vidas. As pessoas tristes não sentem autoestima pelo tipo de vida que levam e obviamente podem ocorrer situações mais complexas como ter uma gravidez indesejada e algumas poderiam dar um passo além na tentativa de esconder esta situação, causando até abortos .

11. Por que é tão ruim assistir pornografia?

É muito ruim porque além de degradante, vicia. A pornografia faz com que imagens imorais fiquem gravadas na mente e alimentem desejos ruins, com os quais uma pessoa pode facilmente cair na imoralidade sexual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque como diz o parágrafo, é uma armadilha prejudicial, degradante e viciante. Além disso, quando você vê esse tipo de imagens, é muito difícil esquecê-las porque ficam bastante gravadas na mente e por isso faz surgir maus desejos. vivo e pode ser a consequência de acabar caindo na imoralidade sexual.

Por exemplo, aquele na carta de Colossenses 3:5 diz para matar os membros do seu corpo que estão na terra no que tem a ver com imoralidade sexual. Se assistirmos pornografia, não estamos matando esses sentimentos, pelo contrário. pelo contrário, estamos encorajando e fazendo com que caiamos neles.

E o outro texto, Tiago 1:14 e 15, menciona o processo que acontece quando alguém é testado e atraído pelo próprio desejo. No final, esse desejo é realizado e produz a morte e é isso que acontece com as pessoas. Quando você assiste pornografia é um desejo que o torna cada vez mais viciante e no final as consequências são lamentáveis ​​porque, como foi referido, podem levar à prática de outros actos piores.

12. Se nos aparecer uma imagem que possa despertar em nós desejos imorais, o que devemos fazer?

Bem, devemos parar de olhar para isso imediatamente e algo que pode nos ajudar a reagir é lembrar que para nós não há nada mais valioso do que Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos parar imediatamente de ver imagens pornográficas ou que possam despertar em nós pensamentos imorais, visto que valorizamos muito a nossa amizade com Jeová. Portanto, não queremos cometer adultério nem mesmo em nossos corações. Nesse sentido, o exemplo do irmão David pode nos ajudar, pois quando certas imagens lhe apareceram, ele imediatamente se perguntou se Jeová aprovaria que ele continuasse a olhar para elas e isso o fez tomar boas decisões.

Devemos também evitar qualquer tipo de imagens pornográficas, mas também aquelas imagens que, embora não sejam consideradas diretamente pornográficas, despertam em nós maus desejos, pois esses sentimentos perigosos podem crescer até se enraizarem em nossos corações.

A reação tem que ser tão imediata como quando estamos cozinhando e pegamos alguma coisa ou pegamos um objeto quente e largamos de repente, porque se não nos queimarmos, acontece a mesma coisa com essas imagens. eles passam de repente, deixamos de vê-los, evitamos o risco de nos queimarmos.

Continuando com os comentários relacionados a não ver imagens que podem não ser pornográficas ou que não são pornográficas e ainda assim não vê-las, isso está muito relacionado com o que guardamos em nossos corações, Cristo disse muito bem em Mateus capítulo 5. Versículo 28 , 29 Se já abrigamos em nossos corações desejos que não são apropriados, temos que tirá-los de nossas mentes. Portanto, temos que ir mais longe. Não queremos apenas ficar com o óbvio, mas como a experiência daquele irmão mostra, nos perguntamos se o que estamos vendo é que Jeová realmente gosta de nós.

E a verdade é que não vamos saltar se não nos prepararmos previamente e não nos prepararmos antes que aconteça, se passarmos um tempo meditando sobre como reagiríamos a esta situação ou como nos prepararíamos, poderíamos então seguir o conselho de Mateus 5:29 se sabemos que temos uma fraqueza ou temos um problema em determinado momento. É melhor arrancar os olhos, ou seja, é melhor tomar medidas antes que aconteça para que quando acontecer nós estamos preparados. 

13. O que nos ajudará a tomar boas decisões?

Algo que pode nos ajudar será aplicar Provérbios 9:10, visto que este texto nos incentiva a cultivar um medo saudável de desagradar a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, uma coisa que nos ajudará é cultivar um medo saudável de desagradar a Jeová, certo, e assim poderemos tomar boas decisões. Como disse o parágrafo anterior, não temos nada que seja mais valioso do que a nossa amizade com Jeová. e não queremos estragar tudo por algo assim, por isso, mesmo que o mundo de Satanás promova isto em todo o lado, sem dúvida tomaremos boas decisões.

E se realmente amarmos a Jeová, perceberemos que todos os seus conselhos são para o nosso bem. O capítulo 9 de Provérbios é citado em geral e há alguns versículos, por exemplo, o 12 que diz que se você se tornar sábio, será sábio para seu próprio benefício se você são uma zombaria Bem, você só sofrerá as consequências se realmente percebermos que tudo o que Jeová nos diz é para o nosso bem, porque não vai dar certo.

ACEITAMOS O CONVITE DA “VERDADEIRA SABEDORIA”

14. Que outro convite encontramos em Provérbios 9:1-6?

Encontramos um convite de Jeová, nosso criador e fonte de sabedoria. Ele nos convida a seguir seus sábios conselhos; se o fizermos, ele nos acolhe com prazer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, aí ele nos convida a abandonar essa inexperiência e a confiar em todas as coisas que Jeová nos diz porque ele realmente é a fonte da sabedoria, um Deus generoso que quer o bem para nós, então se ouvirmos seremos sábios. mas se continuarmos pelo contrário, teremos que sofrer as consequências.

E isso nos faz pensar na generosidade de Jeová, que é um Deus que recebe com alegria o que quer para seguir conselhos sábios e temos que fazer o que ele diz e ser sempre leais a ele.

E os resultados da mulher que vimos antes desta são completamente opostos.O versículo 6 diz que agora ela fala sobre viver, viver, abandonar a inexperiência, então este é o caminho ou esta é a mulher que queremos ouvir. 

15. Que convite Deus nos faz?

Pois bem, para proteger os seus filhos, ou seja, para nos proteger e nos dar sabedoria, ele nos convida, como diz Provérbios 9:2, a comer do seu banquete.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová nos convida a aceitar a sabedoria que ele nos oferece. Jeová quer nos proteger por nos dar sabedoria para que não tenhamos de aprender da maneira mais difícil ou de nos arrepender dos erros do passado. Se aceitarmos o convite seremos obedientes aos seus sábios conselhos, tementes a Deus e muito felizes.

Se algum dos que não têm experiência, principalmente os jovens, embora hoje os jovens saibam muitas coisas como os outros, também por um momento de prazer, alguns perderam a vida no sentido espiritual e também no sentido físico porque através dessas relações , bem, certas doenças são transmitidas e nunca têm cura.

Se percebermos que tudo está interligado, não porque Jeová disse que nossa felicidade é quando temos Jeová, essa é a base para a sabedoria e a verdade é que a sabedoria vai nos fazer felizes, então vemos que o que Jeová realmente precisa é nos proteger e a nossa felicidade e ele Ele realmente nos mostrou que é generoso e que sempre nos dá coisas boas quando o ouvimos.

Se no caso da mulher tola vimos que não só resultou a morte, mas ao longo da sua vida aqueles que tomam essas decisões têm más consequências, então esta outra mulher tem sabedoria porque nos ajuda não só a ter vida no futuro, mas também a ter vida no futuro. as decisões que tomamos agora também nos ajudam a ser felizes e a não ter que nos arrepender.

Se observarmos no caso das duas mulheres o convite é o mesmo, venham todos aqueles que são inexperientes vêm aqui mas vemos o pano de fundo enquanto em uma o que está por trás é imoralidade pornografia etcetera nesse caso aqui não tem um bem preparado mesa e comida Há coisas deliciosas para desfrutar, há sabedoria, e essa é a diferença entre escolher a diversão do mundo ou temer a Jeová. 

16. Visto que Alain teme a Jeová, que boa decisão tomou ele e qual foi o resultado?

Como Alain não é apenas professor, mas também Tesoureiro Congregacional, ele rejeitou a crença de seus colegas de trabalho de que os filmes pornográficos são úteis para a educação sexual. Portanto, ele se recusou terminantemente a assistir a esses filmes, embora tenha explicado seus motivos. O resultado foi que alguns de seus companheiros ficaram tão impressionados com sua postura firme que começaram a estudar a Bíblia e a assistir às reuniões.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se conseguirmos que ele não cedeu à pressão que seus colegas poderiam exercer sobre ele no sentido de ministrar aulas de educação sexual usando pornografia, e era necessário ter a sabedoria, a fé e o medo necessários, posso enfrentar isso e posso explicamos seu raciocínio e graças a isso vemos como até mesmo alguns de seus companheiros puderam começar a estudar a Bíblia e a assistir às reuniões.

Bom, o fato de convidar você para essa mulher sensata e sábia não só nos beneficia mas também o nosso exemplo, as pessoas que nos observam de fora podem dizer olha como ela está bem ou que bom raciocínio e podemos ajudar os outros também. esta mulher.

Também nos ensina, como já comentamos em alguns parágrafos anteriores, que para tomar essa decisão é preciso estar preparado com antecedência, odiá-la desde o início e negá-la desde o início no coração, então quando isso acontecer é mais fácil tomar essa decisão e ele o fez, ele teve coragem suficiente para fazê-lo.

Também vivemos agora em tempos em que vemos muitas relações sexuais em nosso ambiente neste país pelo menos e os especialistas já dizem que isso vem do resultado dessa pornografia. Ainda ontem uma professora falou sobre as letras das músicas, foi bastante marcante então quando nos expomos muitas vezes que o que pensamos sobre tudo isso atrai essas pessoas que estão percebendo que isso é ruim e como aconteceu com o irmão, pode ser que tragamos à verdade pessoas que vejam que esses valores ​​que Jeová infunde em nós são muito positivos e muito bons. 

17, 18. O que já usufruem aqueles que aceitam o convite da “verdadeira sabedoria”? E o que os espera no futuro? (Veja também imagem).

Quem aceita o convite da verdadeira sabedoria desfruta de um banquete espiritual bem preparado, com muitos pratos deliciosos e saudáveis ​​como vemos no Iluminismo. Além disso, aprendem a amar o que Jeová ama e a odiar o que ele odeia. Eles sentem satisfação ao convidar outros a se beneficiarem dessa sabedoria. E tanto eles quanto aqueles que aceitam o convite não só receberão esses benefícios no presente, mas também serão beneficiados no futuro, pois poderão viver eternamente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Desfrutamos de um banquete espiritual bem preparado, com muitos pratos deliciosos e saudáveis, e, como menciona o Salmo 97:10, aprendemos a amar o que Jeová ama e a odiar o que ele não ama.

E como podemos ver na imagem, está diante de nós um banquete de comidas excelentes, são alimentos nutritivos bem preparados que permitem que nós, cristãos, sejamos saudáveis ​​no sentido espiritual com a expectativa de receber mais bênçãos de Jeová no futuro. embora pudéssemos dizer que a mulher tola, o tipo de comida que ela nos oferece é junk food ou junk food que não fornece nenhum nutriente e que pelo contrário pode destruir a nossa saúde espiritual.

E dado que este alimento espiritual tão nutritivo nos dá vida no final, é normal que queiramos partilhá-lo com os outros, por isso convidamos outras pessoas a também se alimentarem no sentido espiritual para que possam tomar boas decisões em suas vidas. É curioso que em provérbios Ele fala das empregadas que estão contando tudo ao povo, ele manda os inexperientes irem ao banquete, ele não está falando de comida literal para os inexperientes que precisam saber o que Jeová diz. vontade é. 

ILUSTRAÇÃO

Uma mulher do antigo Israel convida um casal para desfrutar de uma refeição saudável e deliciosa em sua casa. Aqueles que aceitam o convite da “verdadeira sabedoria” podem ser felizes agora e viver para sempre. (Ver parágrafos 17 e 18).

19. De acordo com Eclesiastes 12:13, 14, o que devemos fazer? (Veja também a barra lateral “Benefícios de temer a Deus”.)

Temos de temer a Jeová, proteger o nosso coração e manter-nos moralmente puros e próximos dele. Vivemos nos últimos dias, por isso estamos rodeados de muito mal. É por isso que é tão importante amar e respeitar profundamente a Jeová. Além disso, devemos continuar a convidar o maior número possível de pessoas a buscar e aproveitar ao máximo a verdadeira sabedoria.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, como acabamos de ler, temos de continuar a temer a Jeová e a obedecer-lhe e, ao fazermos isso, estaremos protegendo os nossos corações, mantendo-nos moralmente limpos e, assim, estaremos mais perto de Jeová.

Bem, isso se encaixa perfeitamente em Provérbios 11. Quem permanece firme a favor da justiça está a caminho da vida, mas quem segue o mal está a caminho da morte. Resumindo, Jeová nos ensina a ser firmes porque essa firmeza dará nossa vida para poder ver o reino de Jeová.

Uma delas é que nos aproxima de Jeová. O Salmo 25 diz que a amizade íntima com Jeová é para quem o teme e o melhor modelo que temos é o de Jesus, ele amava e temia seu pai acima de tudo.

Também torna a obediência a Jeová um grande prazer, como diz o Salmo 112:1, e também diz que isso nos traz felicidade.

Além disso, como diz o provérbio 8:13, ajuda-nos a tornar os homens sábios mais humildes e a odiar o mal, tal como Jeová.

De acordo com o quadro, devemos buscar sabedoria aproximando-nos de Jeová e obedecendo, porque a sabedoria nos ajudará a ser humildes e sábios, a odiar o que é mau, a ser corajosos, a ter força para fazer o que é certo e a ser motivados e inclinadas a ser boas pessoas e pessoas confiáveis ​​que vivem de acordo com os princípios bíblicos e os padrões de Jeová.

Benefícios de temer a Deus

Isso nos aproxima de Jeová (Sl 25:14; Hb 5:7).

Isso faz com que obedecer a Jeová seja “um grande prazer” (Sal. 112:1).

Ajuda-nos a ser humildes e sábios e a odiar o mal (Jó 28:28; Pv 8:13).

Isso nos dá coragem e força para fazer o que é certo (Êxodo 1:15-17, 21).

Isso nos motiva a sermos pessoas boas e confiáveis ​​(Ne 5:15; 7:2).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como temer a Deus nos protege?

Bem, isso nos ajuda a evitar tudo o que põe em risco o nosso relacionamento com ele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ao lembrarmos constantemente das consequências espirituais das nossas ações e priorizarmos o nosso relacionamento com Deus, podemos fortalecer a nossa decisão de viver de acordo com os princípios e valores que Jeová nos ensina.

É uma qualidade muito importante porque o temor a Deus se baseia no respeito ao amor e à obediência e ele nos ajuda a proteger o nosso coração e a não cair no pecado, principalmente na pornografia e na imoralidade sexual.

E também ajuda pensar nas consequências do pecado.

Sim, também ter temor a Jeová nos ajuda porque sabemos que Jeová é quem examina os corações, por isso sempre tentaremos cuidar do nosso coração.

O que podemos fazer para recusar o convite da “mulher tola” e evitar muitos problemas?

Temos de cultivar um medo saudável de desagradar a Jeová, priorizando a nossa relação com ele acima de outras considerações. Isso nos ajuda a tomar decisões que estão de acordo com nossos valores espirituais e com nosso desejo de manter uma amizade íntima com Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, vimos que se, por exemplo, uma imagem erótica ou pornografia aparecer diretamente para nós, devemos parar de olhar imediatamente e lembrar que não temos nada mais valioso do que a nossa amizade com Jeová e podemos perdê-la.

Provérbios 9:10 estava nos dizendo que o temor de Jeová era o começo da sabedoria, então temos que fazer todo o possível para cultivar esse medo, porque então tomaremos boas decisões.

Estávamos analisando os desejos sexuais em relação à pornografia porque diz precisamente que a pornografia leva ao pecado porque não mata os maus desejos, pelo contrário, os alimenta. 

De que forma é que aceitar o convite da “verdadeira sabedoria” nos beneficia?

Beneficia-nos porque desfrutamos de um banquete bem preparado e saudável, que simboliza a satisfação espiritual emocional no presente. Isso se traduz em uma vida plena e significativa, repleta de sabedoria e conhecimento que vêm de Deus, o que nos permite tomar decisões sábias e morais na vida e no futuro aqueles que aceitaram o convite receberão benefícios, como a possibilidade de viver para sempre.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, aceitando a verdadeira sabedoria podemos ser felizes agora e viver para sempre no futuro.

Sim, podemos ter hoje e no futuro também um relacionamento muito bom e lindo com Jeová e também podemos ter uma consciência limpa. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário