TEXTO DIÁRIO, Hoje, domingo, 13 de agosto de 2023, Alegrem-se com os que se alegram; chore com os que choram (Romanos 12:15).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023
Domingo 13 de agosto
Alegrem-se com os que se alegram; chore com os que choram (Romanos 12:15).
Você sente uma dor profunda porque um ente querido foi expulso? O que você pode fazer se um irmão lhe diz algo que o faz se sentir pior? Realisticamente, não podemos esperar que todos sempre nos digam as palavras ideais (Tiago 3:2). Somos todos imperfeitos, então não se surpreenda se alguns não souberem o que dizer ou até mesmo disserem algo que te machuque sem querer. Lembre-se do conselho do apóstolo Paulo: “Suportem-se uns aos outros e perdoem generosamente, mesmo que alguém tenha motivos para reclamar” (Cl 3:13). Vamos continuar a apoiar os parentes fiéis. Eles precisam de nosso amor e encorajamento agora mais do que nunca (Hb 10:24, 25). Às vezes, alguns familiares de expulsos notaram que certos irmãos deixaram de falar com eles, como se eles também tivessem sido expulsos. Nunca façamos isso! Especialmente os jovens que têm pais desassociados precisam de encorajamento e parabéns. w21.09 29 pars. 13, 14; 30 parágrafos 16.
Como podemos ajudar os parentes de alguém que foi recentemente expulso?
Vamos tratar os familiares fiéis com bondade e carinho. Uma irmã chamada Míriam admite que ficou com um pouco de medo de ir às reuniões depois que seu irmão foi expulso. Ele confessa: “Tive medo do que os outros diriam. Mas havia amigos muito bons que também ficaram tristes e não falaram nada negativo sobre meu irmão. Graças a eles, não me senti sozinho." Outra irmã relembra: “Quando nosso filho foi expulso, queridos irmãos vieram nos consolar. Alguns admitiram que não sabiam o que dizer. Eles choraram comigo ou me escreveram algumas palavras. O que eles fizeram me ajudou muito.”
O que os idosos podem fazer para consolar os que sofrem?
Élderes, aproveitem todas as oportunidades para fortalecer os familiares fiéis. Você tem a responsabilidade especial de consolar os irmãos com entes queridos que deixaram a Jeová (1 Ts 5:14). Tome a iniciativa e incentive-os antes e depois das reuniões. Visite-os e ore por eles. Você também pode pregar com eles ou, de vez em quando, convidá-los para o culto familiar. Os pastores espirituais precisam mostrar às ovelhas sofredoras de Jeová a compaixão, o amor e o cuidado de que precisam. — 1 Tes. 2:7, 8.
De acordo com 2 Pedro 3:9, o que Jeová quer que façam aqueles que pararam de servi-lo?
Jeová “não deseja que ninguém seja destruído, mas que todos cheguem ao arrependimento” (leia 2 Pedro 3:9). Mesmo que uma pessoa cometa um pecado grave, sua vida ainda é muito valiosa para Deus. Lembre-se de que Jeová pagou um preço muito alto por cada um de nós: a vida de seu Filho amado. Com amor, Deus tenta ajudar aqueles que o deixaram a voltar para ele. E espere que eles decidam fazer isso, como podemos aprender na parábola de Jesus sobre o filho perdido (Lucas 15:11-32). Muitos que abandonaram a verdade voltaram para seu amoroso Pai celestial, e a congregação os recebeu de braços abertos. Elizabeth, que mencionamos anteriormente, ficou muito feliz quando seu filho foi readmitido. Ela diz: "Sinto-me muito grata por todos aqueles que nos encorajaram a não perder a esperança."
Por que podemos continuar a confiar em Jeová?
Sempre podemos confiar em Jeová. Ele nunca nos dirá para fazer algo que nos prejudique. Ele é um Pai generoso e compassivo que tem um amor profundo por todos os que o amam e o adoram. Tenhamos certeza de que Jeová não nos abandonará nos momentos mais difíceis (Hb 13:5, 6). Marcos, mencionado no parágrafo 12, diz: “Jeová nunca nos abandonou. Ele está sempre ao nosso lado quando passamos por momentos difíceis.” Deus continuará a nos dar “poder além do comum” (2 Coríntios 4:7). Isso mesmo, podemos manter a fé e a esperança mesmo quando um ente querido deixa Jeová.
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário