TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, “Mostre que você é leal a Jeová escolhendo seus amigos”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 28-3-agosto-setembro-2023, “Mostre que você é leal a Jeová escolhendo seus amigos”, Discurso Preparado. 

“Mostre que você é leal a Jeová por escolher seus amigos” (10 min.)

Queridos irmãos e pessoas de bom coração que nos visitam, pensemos nestas questões: Por que devemos evitar más companhias? Como podemos apoiar a organização de Deus? O que nos ajudará a dar prioridade às coisas espirituais e a não perder a nossa identidade cristã? 

As respostas a estas perguntas são muito importantes e razoáveis ​​com base no que aconteceu no tempo de Neemias e na lei sobre amizades com aqueles que não serviam a Jeová.

Para entender melhor vejamos o contexto, Neemias retorna a Jerusalém, descobre que um estrangeiro foi autorizado a ter um lugar reservado no templo. Os levitas estão abandonando o seu trabalho. Os mais velhos da cidade fazem negócios aos sábados. E muitos israelitas estão caçando com amonitas e moabitas que eram adversários do povo.

Diante disso, Tobias é expulso do templo e foi necessário rever a lei que os lembrava sobre o assunto: Procuremos na Bíblia a palavra de Deus, o registro bíblico de Neemias, capítulo 13, versículo 1 e 2, por favor me acompanhe com a leitura, diz o seguinte:

VAMOS LER NEEMIAS 13:1,2.

Naquele dia o livro de Moisés foi lido ao povo. E viram que dizia que nem os amonitas nem os moabitas deveriam jamais ser admitidos na congregação do verdadeiro Deus, visto que não haviam recebido os israelitas com pão e água. Em vez disso, pagaram a Balaão para amaldiçoá-los. Mas nosso Deus transformou essa maldição em uma bênção.

Os amonitas e moabitas influenciaram tanto o povo que até mesmo os sacerdotes Eliasib tiveram privilégios dentro do templo, devido à aliança matrimonial, até eram parentes. Como Neemias menciona no capítulo 13, versículo 4 e 5 que vamos ler diz:

VAMOS LER NEEMIAS 13:4,5.

Antes disso, o sacerdote encarregado dos depósitos* da casa* do nosso Deus era Eliasibe, que era parente de Tobias. 5 Eliasibe havia fornecido a Tobias um grande depósito.* A oferta de cereais, o incenso, os utensílios, e um décimo* dos cereais, o vinho novo e o azeite que pertencia aos levitas eram anteriormente guardados ali. os porteiros. Ali também ficava guardada a contribuição para os sacerdotes.

Estes laços de parentesco ilegais talvez expliquem por que o sumo sacerdote Eliasib se permitiu ser influenciado por um adversário pagão. Em vez disso, Neemias demonstrou sua lealdade a Jeová por remover todos os móveis de Tobias da sala de jantar. Vamos ver por favor agora o texto de Neemias capítulo 13 Mas desta vez os versículos de 7 a 9 Você achou? Vamos ver Juntos por favor diz assim:

VAMOS LER NEEMIAS 13:7-9. 

Então voltei para Jerusalém e percebi a barbárie que Eliasibe havia feito para agradar a Tobias: ele havia lhe dado um depósito no pátio da casa do verdadeiro Deus. 8 Isso me irritou tanto que joguei todos os móveis de Tobias fora do depósito.* 9 Então ordenei que os depósitos fossem limpos* e guardei os utensílios da casa do verdadeiro Deus, a oferta de cereais e o incenso.

Neemias mostrou lealdade a Jeová, pois pôs fim ao acordo entre Eliasibe e Tobias, o amonita, inimigo de Deus. Como povo dedicado a Deus, tinham de ser leais a ele, visto que era imperativo que acatassem seus padrões justos.

Isto nos lembra que nunca devemos colocar os laços familiares acima dos princípios bíblicos. E também que os anciãos sempre devem ser guiados pelos critérios de Jeová, e não pelas suas próprias opiniões ou sentimentos. Eles têm que garantir que não façamos nada que nos faça perder a aprovação de Deus.

Isto é o que dita o espírito da palavra lealdade, daí a pergunta: Se escolhermos como amigos pessoas que não amam a Jeová, estaremos realmente sendo leais? Muito provavelmente a resposta é não, e por que temos tanta certeza? Por que a Bíblia em Tiago 4:4 diz que “A amizade com o mundo é inimizade com Deus, e quem quiser ser amigo do mundo está se tornando inimigo de Deus”. 

Por isso queremos demonstrar a mesma lealdade que o rei Davi manifestou ao dizer estas palavras em relação às amizades, vejamos o texto Salmos capítulo 139 e versículos 21 e 22.

VAMOS LER SALMOS 139:21,22.

Ó Jeová, não odeio eu os que te odeiam e não detesto os que se rebelam contra ti? 22 Ódio é tudo o que sinto por eles; eles se tornaram verdadeiros inimigos para mim.

Se imitarmos este grande exemplo, Deus nunca se esquecerá daqueles que o admiram e amam o seu nome. E fazemos isso evitando más companhias, apoiando a organização de Deus, dando prioridade às coisas espirituais e nunca perdendo a nossa identidade cristã. 

Se passarmos com louvor no teste de lealdade, participaremos na vindicação da soberania de Jeová. Desta forma obteremos o seu favor e receberemos o dom da vida eterna. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário