NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, “Mostremos amor leal como o de Jeová”, Análise e Respostas.

NOSSA VIDA CRISTÃ, 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, "Vamos mostrar amor leal como o de Jeová", Análise e Respostas.

“Mostremos amor leal igual ao de Jeová” (10 min): Análise com o público e vídeo.

De que maneiras podemos mostrar amor leal?

De acordo com o vídeo que assistimos, há muitas maneiras de demonstrar Amor Leal. Por exemplo, uma maneira é passar tempo com outras pessoas, especialmente quando estão sozinhas ou precisam de companhia. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma maneira é aproveitar as oportunidades que se apresentam para sermos gentis com todas as pessoas, mas especialmente com nossos irmãos mais necessitados. Por exemplo, o irmão Ben perdeu esta oportunidade, quando não reservou tempo para visitar o irmão Carl, que estava em fase terminal de sua doença, no hospital, certamente algumas palavras de encorajamento e uma demonstração de gentileza de Ben teriam ajudado. ele, muito fortalecido.

Os anciãos da Congregação têm muitas maneiras de demonstrar amor leal aos outros. Por exemplo, quando um irmão ou uma irmã comete um pecado grave, fica desanimado ou está passando por uma situação difícil, os anciãos talvez pensem no que é melhor para essa pessoa, querendo que ela receba e aceite a disciplina ou o consolo que Jeová oferece com muito amor Por isso, o ancião se esforçará a encontrar tempo para fazer visitas de pastoreio. O irmão Ben, depois de meditar, entendeu que estava falhando nesse ponto, e por isso começou a fazer esse tipo de visita aos irmãos da congregação que precisavam.

Uma maneira de demonstrar amor leal é apoiar e confortar aqueles que estão passando por uma doença grave, ou talvez aqueles que têm familiares doentes ou que perderam um ente querido na morte. No vídeo vemos como o irmão Ben convida esta irmã que acaba de ficar viúva para ir à sua casa para um culto familiar e com este pequeno gesto ele lhe mostra seu amor leal. Portanto, ele é um exemplo a imitar para todos nós.

O irmão Ben foi confrontado com muitas novas responsabilidades e foi absorvido por todas elas. A tal ponto que, quando o irmão Kevin veio até ele e perguntou se eles poderiam conversar, Ben disse que talvez mais tarde. Com esta ação ele a negligenciou. Talvez por ser criança, Ben não via urgência em atendê-lo. Mas o irmão que tem amor leal aos outros fará esforço para ouvir, assistir e apoiar todos os irmãos na congregação, independentemente da idade. O amor leal será o que o levará a estar atento, a dedicar tempo e até a tomar a iniciativa, pois o amor leal se demonstra com ações, não com meras palavras, ou bons votos.

Podemos fazê-lo de várias maneiras, por exemplo prestando a devida atenção aos que nos rodeiam, ou seja, passando tempo com eles, visitando-os quando estão doentes, porque às vezes estamos tão absortos nas nossas responsabilidades e ocupações que claro que são importantes , mas começamos a negligenciar a demonstração do amor leal que caracteriza os servos de Jeová 

Outra forma é visitar pessoas doentes ou idosas, pois pode tornar-se um gesto significativo para elas, desta forma sentirão que estamos verdadeiramente interessados ​​no seu bem-estar. No vídeo, podemos ver como Ben e outro irmão visitam uma irmã na casa dela. Esta é também uma forma de demonstrar Amor Leal, pois demonstra preocupação genuína com o bem-estar espiritual e emocional dos outros. 

Nossa comunhão e visitas regulares aos nossos irmãos doentes ou idosos fortalecerão a união e o encorajamento na congregação.

Além disso, também pudemos ver no vídeo o ato de Ben dar comida a um irmão doente na prisão, o que é um excelente exemplo de amor leal em tempos difíceis. Este exemplo nos ensina que nós também podemos demonstrar amor leal dando apoio emocional e material àqueles que enfrentam situações difíceis. Por exemplo, irmãos que estão presos por causa de suas crenças ou também aqueles que estão doentes ou com necessidades financeiras.

Outra maneira de demonstrar amor leal é sermos pacientes e perdoarmos aqueles que nos magoaram ou cometeram erros. Daí a importância de não guardar rancor ou ressentimento e de estarmos dispostos a perdoar livremente nossos irmãos e dar-lhes a oportunidade de demonstrar-lhes amor leal.

Também dar ajuda tangível a quem está passando por momentos difíceis é uma forma concreta de demonstrar Amor Leal, o que pode envolver oferecer apoio emocional ou espiritual, fornecer recursos materiais ou ajudar em tarefas práticas. 

Conforme mencionado no vídeo, meditar nos atos de amor leal de Jeová nos motiva a imitá-lo. E uma maneira importante de mostrar amor leal é manter uma forte ligação espiritual com Jeová por meio do estudo da Bíblia e da reflexão sobre seu amor e misericórdia. Isso nos incentivará a refletir seu amor em nossa vida diária.

Em suma, mostrar amor leal envolve mostrar um apego profundo e duradouro aos nossos irmãos e irmãs na fé, assim como Jeová fez com o seu povo ao longo da história. O resultado de mostrarmos amor leal é que as congregações serão fortalecidas e assim refletiremos os princípios de amor e compaixão que Jeová nos ensina por meio da Bíblia.

Por que às vezes é necessário fazer sacrifícios para demonstrar amor leal?

No vídeo é dito que o irmão Carl foi hospitalizado várias vezes e o irmão Ben o visitou e o apoiou. Mas perto do fim da doença do irmão Carl, Ben deixou que suas ocupações o absorvessem. De tal forma que ele não estava presente quando Carl mais precisava dele. Isto nos ensina que demonstrar Amor verdadeiro às vezes exige que façamos sacrifícios. Especialmente quando se trata do nosso tempo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A experiência do irmão Ben é interessante, pois nos ensina que demonstrar amor leal agora aos nossos irmãos nos prepara para demonstrar amor leal mais tarde, quando chegarem a perseguição e a grande tribulação. Será o amor leal que cultivamos agora que nos impedirá de trair os nossos irmãos ou de os trair, mesmo que a nossa própria liberdade ou a nossa vida estejam em jogo. Portanto, isso deve nos levar à reflexão e ao auto-exame. É por isso que devemos perguntar-nos se demonstramos este amor leal com imparcialidade, se o demonstramos com as nossas ações, se tomamos a iniciativa ou se, pelo contrário, não o fazemos como somos obrigados, para que haja há muito para meditar.

O irmão Ben aprendeu que para demonstrar amor leal é preciso fazer sacrifícios. Mas no final do vídeo ele disse que estava feliz por nunca ter parado de aprender a demonstrar esse tipo de amor. Isso nos ensina que podemos aprender a cultivar essa qualidade. Pois é um assunto e uma decisão pessoal.

No vídeo vemos que o irmão Ben foi encarcerado junto com outros irmãos, mas em vez de se concentrar em si mesmo, ele continua a se esforçar para mostrar amor leal aos outros, por isso os incentiva e apoia onde pode. O amor leal pelos seus irmãos o motivou a fazer sacrifícios e a colocar os interesses deles em primeiro lugar. O que é um grande exemplo para cada um de nós.

É muito encorajador saber que todos os nossos atos de amor leal para com os outros não serão apenas as nossas memórias para nos fortalecer agora, mas também nos prepararão para continuarmos a demonstrar amor leal no novo mundo. Isso nos ensina que os sacrifícios que temos que fazer agora para podermos mostrar esse amor leal aos outros e principalmente aos nossos irmãos, não é realmente um sacrifício, faz parte da nossa formação e do nosso crescimento espiritual.

É necessário porque caso contrário poderemos estar perdendo oportunidades de demonstrar Amor Leal, ou podem até acontecer coisas que nos façam arrepender de não ter demonstrado esse amor na hora certa, também como somos lembrados no vídeo, demonstrar amor hoje prepare-se para quando no futuro temos que fazer sacrifícios maiores.

Quando um de nossos irmãos enfrenta dificuldades ou desafios Mostrar amor leal implica estar disposto a dar ajuda prática, como tempo, recursos ou esforço, para aliviar sua carga. Isto pode exigir o sacrifício do nosso tempo e recursos pessoais. 

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO

Olhando para trás, admito que achava que sabia o que era demonstrar amor, mas ainda tinha muito que aprender. Vamos, você está com isso há horas, precisa dormir. Apenas 5 minutos. Ben, Carl ligou para você, você deveria visitá-lo novamente, Greace disse que ele piorou. Eu vou, eu prometo, deixar esse discurso passar. 

Conheço Carl e Grace, desde os 17 anos, Carl era meu pai no sentido espiritual, ele sempre me apoiou, Carl foi internado várias vezes, e eu tentei ser um bom amigo, mas ele estava muito ocupado. Tive muitas novas responsabilidades que recaíram sobre mim de uma só vez. Irmão Ben, podemos conversar, uh Kevin, talvez mais tarde, tudo bem.

Mas pensei que quando me libertasse um pouco, teria mais tempo para todos, inclusive para Carl. O que não percebi é que às vezes o tempo voa. Grace me disse que ninguém poderia saber que Carl iria morrer tão cedo e não se sentir culpado, mas eu sabia que me arrependeria dessa decisão por muito tempo, não querendo perder uma oportunidade de demonstrar amor novamente.

Irmão Ben, podemos conversar? Oi Kevin, como você está? Entendi que aprender a demonstrar mais amor naquele momento nos prepararia para o que estava por vir. Mais tarde, demonstrar amor exigiria sacrifícios ainda maiores.

Onde está? Me responda, você sabe onde fica? Estou muito feliz porque nunca parei de aprender a mostrar amor e Jeová nunca me abandonou. Agora compartilho séculos de boas lembranças com Car, porque passei centenas de anos demonstrando amor leal a ele e a todos os meus irmãos. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário