Estudo do Livro da congregação, Semana de 14 a 20 de agosto de 2023, Lição 54, O papel do "escravo fiel e prudente", Respostas.

Estudo do Livro da congregação, 14-20 de agosto de 2023, Lição 54, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 54.

1. Quem é “o escravo fiel e prudente”?

O escravo fiel e prudente, é um pequeno grupo de anciãos, que são cristãos ungidos que dirigem a congregação das Testemunhas de Jeová e fornecem alimento espiritual, este é conhecido como Corpo Governante.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Após a morte de Jesus, esse grupo era formado pelos apóstolos e anciãos de Jerusalém que lideravam a congregação. Hoje ela é composta de irmãos ungidos que aguardam o tempo em que reinarão com Cristo em seu reino celestial, quando terminar sua vida na terra.

Jeová sempre ocupou um grupo de homens para dirigir seu povo, e em Atos 15:2 e depois da morte de Jesus ele menciona que Paulo e outros apóstolos outros anciãos estavam encarregados de dirigir a congregação, então agora Jeová usa os fiéis e prudentes escravo que seria um pequeno grupo de anciãos o corpo governante encarregado de fornecer alimento espiritual e dirigir a pregação.

Sim, eles são anciãos, mas também são cristãos ungidos e agora ajudam a liderar o trabalho aqui na terra e, no futuro, sua esperança é governar o céu com Jesus.

2. Qual é o alimento espiritual fornecido pelo escravo fiel?

O alimento espiritual fornecido pelo Escravo fiel é um guia baseado na palavra de Deus, que nos dá forças para sermos leais a Jeová e cumprirmos a obra que Jesus nos confiou. Esse alimento espiritual chega até nós por meio de reuniões, assembléias, publicações e vídeos baseados na Bíblia.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É o alimento que nos mantém fortes e saudáveis ​​no sentido espiritual, e que chega até nós na hora certa por meio de reuniões, assembleias, publicações e vídeos baseados na Bíblia. Todo lo cual funciona como una guía basada en la palabra de Dios para darnos fuerzas para mantenernos leales a Jehová, y cumplir con la labor que Jesús nos encargó, para ayudarnos a entender lo que Jehová quiere de nosotros y para que podamos tener una amistad fuerte com ele.

Como podemos ver nas gravuras, precisamos que o escravo ou corpo governante fiel e prudente nos forneça, no devido tempo, o alimento espiritual, as instruções e a ajuda prática de que necessitamos. Que chega até nós por meio de reuniões, publicações como o livro A Sentinela e Aproveite a Vida, e vídeos transmitidos por meio de nosso site jw.org e nosso aplicativo jw library.

Assim como o alimento físico que consumimos para nos mantermos vivos, o alimento espiritual é o guia baseado na palavra de Deus que nos ajuda a permanecer reais e a cumprir a obra que Jesus confiou a todos nós.

E esse alimento chega até nós através de reuniões como hoje, também através de publicações em vídeo e especialmente assembleias como as que tivemos recentemente quando ouvimos um programa como o que tivemos percebemos que este escravo fiel realmente nos dá comida na hora certa .

VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO

 ILUSTRAÇÃO

Sim, como vimos, eles se encarregam de preparar o alimento espiritual, mas também de dar instruções a toda a organização, por isso podemos nos orgulhar de nossa organização estar unida em todos os sentidos, transmitindo, por exemplo, um programa mundial encarregado principalmente dos membros do corpo governante o escravo fiel e prudente as obras de construção a pregação os manuais usamos revistas panfletos vídeos tudo sob supervisão, até mesmo as designações na reunião porque por exemplo para uma palestra pública tem um esboço que tem supervisionado pelo escravo fiel e prudente.

Imagens das Testemunhas de Jeová ao redor do mundo recebendo e seguindo a orientação do Corpo Governante: 1. Uma família assistindo a um programa da JW Broadcasting. 2. Testemunhas de voluntários carregando um caminhão com suprimentos de emergência. 3. Duas Testemunhas de Jeová pregando ao lado de um carrinho de publicações. 4. Um ancião lendo uma carta em uma reunião congregacional. O Corpo Governante fornece nutrição espiritual, instruções e ajuda prática para as Testemunhas de Jeová em todo o mundo.

3. O povo de Jeová deve ser organizado

Jesus orienta o Corpo Governante a organizar as atividades das Testemunhas de Jeová. No primeiro século, a congregação cristã funcionava de modo similar. Assista o vídeo.

VÍDEO: Jeová organiza seu povo (6:18)

Leia 1 Coríntios 14:33, 40 e discuta o seguinte:

De acordo com esses versículos, Jeová quer que suas Testemunhas sejam organizadas? Porque você acha isso?

Claro que sim, porque indica que Deus não é um Deus de confusão, mas de paz, e que todas as coisas devem ser feitas de maneira ordenada e harmoniosa. Portanto, pode-se entender que Jeová deseja que suas testemunhas sejam organizadas para que possam realizar sua obra de pregação e ensino de maneira eficaz e sem confusão. Além disso, a organização nos permite apoiar uns aos outros e trabalhar juntos para alcançar nossos objetivos espirituais.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, de fato a Bíblia mostra que os primeiros cristãos estavam se organizando. Atos 15:2 descreve uma situação que surgiu na congregação do primeiro século, que é resolvida graças ao fato de os cristãos serem organizados. Por sua vez, Atos 16:14 nos mostra que os apóstolos e os anciãos em Jerusalém deram alimento espiritual, orientação e ajuda prática ao povo de Deus e, como resultado, as congregações ficaram felizes, cresceram e se uniram. o mesmo está acontecendo hoje.

1 Coríntios 14:33,40, nos mostra que para adorar a Jeová como ele quer, devemos ser organizados. Visto que, graças à organização, é possível reunir-se, ter as mesmas crenças, formar uma fraternidade mundial, pregar as boas novas em todo o mundo e realizar trabalhos de socorro entre irmãos o mais rápido possível no momento de uma emergência.

Sim, porque, como vemos nos textos, ele quer que o adoremos com ordem, em paz e com dignidade, não para que cada um siga o seu caminho e faça o que lhe parece certo, mas com ordem e, sobretudo, tudo, digno dele.

Uma das vantagens, por exemplo, é que podemos nos reunir para adorar a Jeová, se não houvesse organização ou ordem, talvez todos os membros das cinco congregações estivessem presos aqui apertados e desordenados, também nos permite ter as mesmas crenças todos os dias. As Testemunhas de Jeová em todo o mundo têm as mesmas crenças. Isso também nos permite formar uma irmandade global para poder pregar a mesma mensagem em todo o mundo e fazer trabalhos de socorro.

Como aconteceu com o primeiro século que os cristãos se beneficiaram de uma boa orientação e união, vemos como eles resolveram um problema que tinham e o resultado de como seguiram as instruções que podemos ver em 1 Coríntios 16:5 que contribuiu para sua felicidade. contribuiu para a unidade, paz e crescimento espiritual da congregação e fortaleceu sua fé.

4. O escravo fiel organiza nossa pregação

Para os primeiros cristãos, a pregação era a atividade mais importante. Leia Atos 8:14, 25 e discuta o seguinte:

No primeiro século, quem liderou a pregação?

No primeiro século, os apóstolos lideraram a pregação.

A pregação foi conduzida pelos Apóstolos e pelos presbíteros de Jerusalém que realizaram o trabalho do Corpo Governante naquela época.

O que Pedro e João fizeram com as instruções que os outros apóstolos lhes deram?

Eles imediatamente obedeceram e saíram para pregar.

Pedro e João seguiram as instruções dadas pelos outros apóstolos e realizaram seu trabalho de pregação e ensino de forma eficaz e em harmonia com os outros líderes cristãos.

Eles seguiram as instruções e foram para Samaria. E depois de dar um testemunho completo e pregar a palavra de Jeová, voltaram a Jerusalém anunciando as boas novas em muitas aldeias dos samaritanos.

A pregação é a atividade mais importante organizada pelo Corpo Governante. Assista o vídeo.

VÍDEO: Nós nos concentramos na pregação (1:24)

 Jesus enfatizou como é importante pregar. Leia Marcos 13:10 e discuta o seguinte:

Por que o Corpo Governante dá tanta importância à pregação?

Porque eles fazem parte do que Jesus mandou fazer, faz parte das profecias bíblicas e é o trabalho mais importante e eles, como corpo governante, também participam desse trabalho.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Marcos 13:10 vemos que Jesus enfatizou a importância de pregar a mensagem do reino a todas as nações antes que chegue o fim, por isso o corpo governante dá tanta importância à pregação, porque considera que é uma responsabilidade fundamental de os cristãos e uma maneira de cumprir o mandamento de Jesus de fazer discípulos de todas as nações. Além disso, a pregação é uma forma de compartilhar a mensagem de esperança e salvação encontrada na Bíblia e de ajudar outras pessoas a conhecer a Jeová e seu propósito para a humanidade.

Porque o fim deste sistema maligno de coisas está muito próximo, e a mensagem das Boas Novas do reino tem que alcançar todas as pessoas, como menciona Marcos 13:10.

Por que precisamos do “escravo fiel e sábio” para organizar esta obra mundial?

Para dar uma mensagem completa e assim poder chegar a todas as pessoas.

Precisamos do escravo fiel e prudente para organizar esta obra mundial porque é uma tarefa enorme e complexa. A pregação do Evangelho requer planejamento estratégico, coordenação e direção para garantir que todas as nações sejam alcançadas e todas as pessoas sejam alcançadas de forma eficaz.

Porque para qualquer ser humano seria impossível fazer uma obra tão grandiosa como é pregar as boas novas do reino oportuno na terra de forma eficaz. E graças ao fato de sermos organizados pelo escravo fiel, obtemos a orientação que vem de Jeová para podermos levar a mensagem do Reino às pessoas.

5. O escravo fiel nos guia

O Corpo Governante guia os cristãos em todo o mundo. Como você decide quais instruções dar? Veja como o corpo governante dos primeiros cristãos fazia isso. Leia Atos 15:1, 2 e discuta o seguinte:

Que questão causou desacordo entre alguns cristãos do primeiro século?

A questão da circuncisão, o texto menciona que um grupo de homens começou a ensinar aos crentes daquele lugar que, a menos que fossem circuncidados, não poderiam ser salvos.

No texto é mencionado que alguns homens que chegaram ensinaram aos irmãos que, para se salvar, era necessário ser circuncidado e guardar a Lei de Moisés. Isso causou desacordo entre alguns cristãos do primeiro século, pois alguns acreditavam que a salvação era obtida somente pela fé em Jesus, enquanto outros acreditavam que era necessário seguir as leis e costumes judaicos para serem salvos.

A questão que causou desacordo entre alguns cristãos do primeiro século foi que alguns homens que desceram da Judéia começaram a ensinar aos irmãos que, a menos que fossem circuncidados de acordo com a Lei mosaica, eles não poderiam ser salvos, mas Paulo e Barnabé não concordavam. . Portanto, surgiu uma discussão sobre isso.

A quem Paulo, Barnabé e outros cristãos recorreram para esclarecer esse assunto?

Paulo, Barnabé e alguns outros cristãos foram a Jerusalém para discutir esse assunto com os apóstolos e os anciãos da congregação. Eles queriam esclarecer se era necessário que os gentios fossem circuncidados e guardassem a Lei de Moisés para serem salvos. Esta reunião do primitivo corpo governante cristão em Jerusalém foi convocada para considerar este assunto e chegar a uma decisão em harmonia com os ensinos bíblicos.

Depois de muita discussão, eles foram a Jerusalém para levar o assunto aos apóstolos e aos anciãos de Jerusalém que funcionavam como o corpo governante.

Vemos lá que eles subiram onde os apóstolos mais velhos estavam para falar sobre esse assunto, então eles foram até o corpo governante da época. 

Leia Atos 15:12-18 e 23-29 e discuta o seguinte:

Antes de tomar uma decisão, o que fez o corpo governante do primeiro século para obter a orientação de Deus nesse assunto? (Veja os versículos 12, 15 e 28.)

Ele menciona que eles ouviram atentamente, depois viram nas escrituras o que as escrituras continham e também foram a Jeová, depois também oraram.

Antes de tomar uma decisão, o corpo governante do primeiro século buscou a orientação de Deus ouvindo testemunhos, considerando as escrituras e buscando a orientação do Espírito Santo antes de tomar uma decisão importante. Isso demonstra a importância de buscar orientação divina na tomada de decisões, e o corpo governante do primeiro século se esforçou para fazer isso.

Conforme lemos no relato, eles se reuniram e pediram a Jeová, o Espírito Santo, que os guiasse. Eles também analisaram o que as escrituras dizem para tomar uma decisão de acordo com a vontade de Jeová.

Leia Atos 15:30, 31 e 16:4, 5 e discuta o seguinte:

Como os primeiros cristãos reagiram quando receberam instruções do corpo governante?

Eles a obedeciam e isso ajudava ou contribuía para que o povoado continuasse crescendo.

Vemos ali que eles usaram cartas e usaram irmãos responsáveis ​​para dar instruções.

No versículo 31 de Atos 15 diz que ao lerem as cartas os cristãos se sentiram felizes por causa da clareza do tema da discussão e também pelas palavras de encorajamento que receberam.

Eles reagiram alegremente, pois as instruções serviram como fonte de incentivo para continuar.

Em Atos 15:30, é mencionado que quando os irmãos em Antioquia receberam a carta, eles ficaram alegres e encorajados. Isso indica que eles aceitaram e seguiram as instruções do corpo governante com alegria e gratidão.

Em Atos 16:4, é mencionado que, enquanto Paulo e Silas visitavam as congregações, eles entregavam as decisões tomadas pelo corpo governante para as congregações observarem. Isso mostra que os primeiros cristãos obedeceram e seguiram com diligência e respeito as instruções do corpo governante.

Como sabemos que Jeová abençoou sua obediência?

Relata como os primeiros cristãos aceitaram com alegria as orientações do corpo governante e as executaram, culminando no fortalecimento de sua fé e no aumento de congregações. Esta ilustração destaca como Jeová abençoou a obediência dos primeiros seguidores cristãos às diretrizes do corpo governante.

Menciona-se que os primeiros cristãos recebiam com alegria as instruções do corpo governante e as colocavam em prática, resultando no fortalecimento da fé e no aumento do número de congregações. Este exemplo nos mostra que Jeová abençoou a obediência dos primeiros cristãos às instruções do corpo governante.

Sabemos disso porque com o passar do tempo eles foram ficando mais firmes na fé e crescendo a cada dia, o que nos permite ver as vantagens de obedecer às instruções que a organização de Jeová nos dá.

Leia 2 Timóteo 3:16 e Tiago 1:5 e discuta o seguinte:

Quando o Corpo Governante hoje precisa tomar decisões, o que você faz para receber a orientação de que precisa?

Sim, conforme mencionado na referência bíblica, eles buscam a orientação de Jeová, pedem a Jeová Deus sabedoria constante por meio da oração e, como sabemos, nosso pai atenderá aos seus pedidos de forma que os pedidos sejam baseados em sua vontade .

Quando o corpo governante de hoje tem que tomar decisões, ele confia nas escrituras para obter a orientação de que precisa, pois é inspirado por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça. Além disso, o corpo governante também pode pedir sabedoria a Deus, conforme mencionado em Tiago 1:5, confiando que ele lhes dará a sabedoria de que precisam para tomar decisões sábias e justas.

Ao tomar decisões, o corpo governante de hoje recorre a Jeová em oração, pedindo-lhe que lhes dê sabedoria para tomar as decisões certas. Eles expressam suas preocupações a ele e buscam sua orientação, e o espírito santo de Jeová os faz entender melhor as passagens e os princípios bíblicos que precisam analisar. Dessa forma, eles têm sua aprovação e podem tomar as decisões certas.

O QUE ALGUNS DIZEM: "Obedecer ao Corpo Governante é realmente seguir os homens."

O que o convence de que Jesus está liderando o Corpo Governante?

Embora o Corpo Governante seja composto de homens imperfeitos, seu papel como escravo fiel e sábio escolhido por Cristo e sua busca por orientação divina por meio das escrituras e da oração são evidências de que Jesus está guiando o Corpo Governante.

RESUMO

O Corpo Governante é “o escravo fiel e prudente” que Cristo escolheu. Este escravo dá instruções e nutrição espiritual aos cristãos em todo o mundo.

Análise

Quem escolheu o “escravo fiel e prudente”?

O "escravo fiel e prudente" foi nomeado pelo próprio Jesus.

Como o Corpo Governante cuida de nós?

Bem, ela nos fornece nutrição espiritual e orientação prática para nos ajudar a viver de acordo com os princípios bíblicos. Também nos fornece ajuda em situações práticas, como desastres naturais ou emergências médicas.

Você acredita que o Corpo Governante é “o escravo fiel e prudente”?

Claro, porque até agora ele cuidou bem do povo de Jeová, sempre nos fornecendo o que é necessário e no tempo certo.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário