Estudo de A Sentinela, Semana de 7 a 13 de agosto de 2023, Você pode alcançar seus objetivos espirituais, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 7-13 de agosto de 2023, Você pode alcançar seus objetivos espirituais, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Não deixemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gl 6:9).

1. Que luta muitos de nós temos?

JÁ ESTABELECEU alvos espirituais pelos quais tem lutado para alcançá-los? Se assim for, você não é o único que teve essa luta. Por exemplo, Philip queria orar com mais frequência e fazer orações mais profundas, mas achava difícil encontrar tempo para conversar com Jeová. Erika fazia questão de chegar pontualmente às reuniões para pregar. Mas mesmo assim, ele se atrasou para quase todos eles. Tomáš tentou várias vezes ler a Bíblia inteira. Ele diz: “Eu simplesmente não gostava de ler a Bíblia. Fiz três tentativas, mas não consegui passar de Levítico.

2. Por que não devemos desanimar se temos uma meta espiritual que ainda não alcançamos?

2 Se você está tentando atingir uma meta, mas não consegue, não desanime. Leva tempo e esforço para alcançar até mesmo os menores objetivos. O fato de não ter desistido mostra que valoriza muito sua amizade com Jeová e quer lhe dar o melhor. Jeová vê isso e não lhe pede o impossível (Sl 103:14; Mq 6:8). Portanto, você deve garantir que seu objetivo seja realista, que seja algo que você possa realmente alcançar. Se você tem certeza de que sua meta é razoável, o que pode fazer para alcançá-la? Vejamos algumas sugestões.

É MUITO IMPORTANTE ESTAR MO

IVADO

3. Por que é importante estar motivado?

3 Para alcançar objetivos espirituais, é muito importante que estejamos motivados. Porque? Porque se estivermos determinados a alcançar o que nos propusemos, faremos o nosso melhor. A motivação é como o vento que empurra um veleiro. Se o vento continuar soprando, o veleiro provavelmente chegará ao seu destino. E, se soprar forte, pode até chegar antes do esperado. Da mesma forma, quanto mais motivados estivermos, maior a probabilidade de atingirmos nossos objetivos. Um irmão de El Salvador chamado David diz: “Quando você se sente motivado, você se esforça mais. Você faz todo o possível para que nada o impeça de alcançar seu objetivo . Então, o que o ajudará a ficar mais motivado?

4. O que podemos pedir a Jeová? (Filipenses 2:13; veja também a imagem.)

4 Peça a Jeová para ajudá-lo a ficar mais motivado. Por meio de seu espírito, Jeová pode lhe dar a motivação necessária para atingir seu objetivo. — Leia Filipenses 2:13. Às vezes, estabelecemos uma meta porque sabemos que é nosso dever e não há nada de errado nisso. Mas talvez no fundo não tenhamos vontade de fazer isso. Foi o que aconteceu com Norina , uma irmã de Uganda. Ela havia decidido dar um curso bíblico, mas estava menos motivada porque achava que não era uma boa professora. O que a ajudou? ela conta:“Comecei a pedir a Jeová todos os dias para me ajudar a ter mais vontade de ensinar a Bíblia a alguém. E também fiz a minha parte, porque procurei ser uma professora melhor. Depois de alguns meses, percebi que estava mais motivado. Nesse mesmo ano, iniciei dois cursos bíblicos . ”

ILUSTRAÇÃO

Um homem em um pequeno barco com as velas cheias. Peça a Jeová mais motivação. (Ver parágrafos 3 e 4).

5. Em que podemos meditar para ficarmos mais motivados?

5 Medite no que Jeová fez por você (Sal. 143:5). O apóstolo Paulo meditou sobre a benignidade imerecida que Jeová tinha mostrado a ele, e isso o moveu a servi-lo com toda a sua alma (1 Cor. 15:9, 10; 1 Tim. 1:12-14). Da mesma forma, quanto mais você refletir sobre o que Jeová fez por você, mais motivado ficará para alcançar seu objetivo. — Sal. 116:12. Veja o que ajudou uma irmã em Honduras a se tornar pioneira regular. Ela diz: “Pensei no quanto Jeová me ama. Ele me trouxe para sua cidade, ele cuida de mim e me protege. Ao meditar nessas coisas, passei a amar mais a Jeová, e meu desejo de ser pioneiro ficou mais forte.”

6. O que mais nos ajudará a ficar mais motivados?

6 Concentre-se nos benefícios de alcançar seu objetivo. Voltemos ao exemplo de Erika, mencionado no parágrafo 1. O que a ajudou a ser pontual? Ela diz: “Percebi que, por estar atrasada para a pregação, estava perdendo muito. Mas, se chegasse cedo o suficiente, poderia cumprimentar os irmãos e conversar com eles. Também pude ouvir sugestões práticas que me ajudariam a melhorar e a gostar mais do ministério.” Como Erika se concentrou nos benefícios de ser pontual, ela alcançou seu objetivo. Em quais benefícios você pode se concentrar? Se seu objetivo envolve ler a Bíblia ou orar, pense em como sua amizade com Jeová será fortalecida. — Sal. 145:18, 19. Se você deseja cultivar uma qualidade cristã, concentre-se em como isso o ajudará a se relacionar melhor com os outros (Colossenses 3:14).O que mais você pode fazer? Anote todos os motivos pelos quais você deseja atingir esse objetivo e revise-os de tempos em tempos. Tomáš, também citado no início, diz: “Se vejo que tenho muitos motivos para atingir um objetivo, tenho menos chances de desistir”.

7. O que Julio e sua esposa fizeram para alcançar seu objetivo?

7 Ande com pessoas que o encorajam (Prov. 13:20). Julio e sua esposa queriam se mudar para um lugar carente. Ele conta o que os ajudou a alcançá-lo: “Buscamos amigos que nos apoiassem e conversamos com eles sobre nossos planos. Como muitos deles já haviam alcançado objetivos semelhantes, eles poderiam nos dar bons conselhos. Eles também nos perguntaram como estavam os preparativos e, quando precisávamos, nos incentivaram a continuar.”

QUANDO NÃO NOS SENTIMOS MOTIVADOS

8. O que pode acontecer se nos esforçarmos apenas quando nos sentirmos motivados? (Veja também a imagem).

8 Para ser honesto, todos temos dias em que não nos sentimos muito motivados. Isso significa que devemos desistir de nosso objetivo? Não. Voltemos ao exemplo do vento e do veleiro. Embora o vento possa empurrar o veleiro para o seu destino, a verdade é que nem sempre sopra com a mesma força; e alguns dias não há nem vento. Isso significa que o marinheiro não pode ir mais longe? Não necessariamente. Por exemplo, alguns veleiros têm motor e outros remos. Assim, o marinheiro pode usá-los para continuar sua viagem. Da mesma forma, haverá dias em que estaremos mais motivados do que outros. E às vezes não teremos vontade de tentar. Portanto, se dependesse apenas da nossa motivação, talvez nunca chegássemos a lugar algum.Mas, assim como o marinheiro encontra uma maneira de continuar quando não há vento, nós também podemos continuar lutando por nosso objetivo mesmo quando não temos motivação. Claro, isso exige esforço, mas vale a pena. Antes de discutirmos o que nos ajudará nessa situação, vamos responder a uma pergunta que alguns podem fazer.

ILUSTRAÇÃO

O mesmo homem remando para continuar sua jornada. Continue tentando. (Ver parágrafo 8).

9. Está tudo bem lutarmos por uma meta se não tivermos vontade de fazê-lo?

 9 Jeová quer que o sirvamos com alegria e de coração (Salmos 100:2; 2 Coríntios 9:7). Então, por que se esforçar para alcançar um objetivo espiritual se, no fundo, você não tem vontade de fazê-lo? Considere o exemplo do apóstolo Paulo. Ele disse: “Eu disciplino severamente o meu corpo e o faço meu escravo” (1 Coríntios 9:25-27, nota). Paulo se obrigou a fazer o que Jeová esperava dele, mesmo quando não se sentia muito motivado. Jeová ficou satisfeito com o serviço de Paulo? Claro. E ele o recompensou por seu trabalho árduo (2 Tm 4:7, 8).

10. Quais são as vantagens de lutar por uma meta mesmo quando não nos sentimos motivados?

10 Jeová também fica feliz quando vê que nos esforçamos para alcançar um alvo, mesmo que não estejamos motivados. Porque? Porque fazemos por amor a ele, embora nem sempre gostemos da atividade que nos propusemos a fazer. Jeová abençoou Paulo e também nos abençoará se nos esforçarmos (Sl 126:5). E ao vermos Jeová abençoar nossos esforços, podemos começar a nos sentir mais motivados. Uma irmã da Polônia chamada Lucyna conta: “Às vezes não quero ir pregar, especialmente quando estou cansada. Mas a felicidade que sinto quando volto para casa não tem preço; É um grande presente." Vejamos agora o que podemos fazer quando estamos desmotivados.

11. Como Jeová nos ajuda a ter mais autodomínio?

11 Peça a Jeová para ajudá-lo a adquirir autodomínio. A pessoa que tem autocontrole sabe controlar seus sentimentos e suas ações. Essa qualidade não apenas nos impede de fazer coisas ruins. O outro lado da moeda é que ela nos leva a fazer o que é certo, especialmente quando achamos difícil ou não estamos motivados. Lembremo-nos de que o domínio próprio faz parte do fruto do espírito. Portanto, se pedirmos a Jeová seu espírito santo, podemos cultivar essa qualidade tão importante (Lucas 11:13; Gálatas 5:22, 23). David, mencionado no parágrafo 3, fez questão de ser mais consistente em seu estudo pessoal. Para ele, a oração era muito importante. Ele diz: “Pedi a Jeová que me ajudasse a adquirir autodomínio. E ele me ajudou. Iniciei um bom programa de estudo pessoal e estou cumprindo-o.”

12. Como Eclesiastes 11:4 nos ajuda a alcançar nossas metas espirituais?

12 Não espere pelas circunstâncias perfeitas. Neste mundo é muito improvável que os tenhamos. Se esperarmos de braços cruzados que cheguem, talvez nunca alcancemos nosso objetivo (ver Eclesiastes 11:4). Um irmão chamado Dayniel disse o seguinte: “Não existem circunstâncias perfeitas. Mas, quando você dá o primeiro passo, cria as melhores circunstâncias possíveis.” Paulo, um irmão de Uganda, dá outro motivo para não procrastinar: “Quando você persevera apesar das circunstâncias difíceis, dá a Jeová algo para abençoar” (Mal. 3:10).

13. Quais são as vantagens de ir de menos para mais?

13 Vá de menos para mais. Às vezes podemos não ter motivação porque nosso objetivo parece grande demais. Se esse for o seu caso, por que não transformar a grande meta em várias pequenas? Por exemplo, se você quer desenvolver uma qualidade, que tal tentar demonstrá-la com pequenas coisas? Se você deseja ler a Bíblia inteira, por que não agendar períodos de leitura mais curtos? Tomáš, mencionado no início deste artigo, achou difícil ler a Bíblia em um ano, como havia proposto. Ele diz: “Percebi que ler tudo em um ano era demais para mim. Resolvi então recomeçar, mas desta vez num ritmo que conseguisse acompanhar. Eu lia alguns parágrafos por dia e meditava sobre o que estava aprendendo.Eu estava gostando cada vez mais de ler. À medida que Tomáš se sentia mais feliz, ele começou a passar mais tempo lendo a Bíblia. E acabou lendo tudo. 

NÃO SE DESANIME COM OS OBSTÁCULOS

14. Que obstáculos podemos enfrentar?

14 A triste realidade é que, mesmo que tenhamos toda a motivação do mundo, ainda podemos encontrar obstáculos em nosso caminho. Por exemplo, um "imprevisto" pode tirar o tempo que precisamos para dedicá-lo ao nosso objetivo (Eclesiastes 9:11). Também podemos ter um problema que nos desencoraja e nos rouba forças (Provérbios 24:10). Além disso, por sermos imperfeitos, cometemos erros que podem nos desviar de nosso objetivo (Rm 7:23). Ou talvez tudo o que acontece é que estamos cansados ​​(Mateus 26:43). O que pode nos ajudar a seguir em frente ou superar um dia ruim?

15. Por que não desistimos dos obstáculos? (Salmo 145:14).

15 Lembre-se de que um passo atrás não é uma derrota. De acordo com o que a Bíblia diz, provavelmente passaremos por muitos problemas. Mas também nos diz que, com a ajuda de Jeová, podemos prosseguir e alcançar nosso objetivo. — Leia Salmo 145:14. Philip , mencionado no primeiro parágrafo, vê assim: "Para mim, o importante não é quantas vezes você cai, mas quantas vezes você se levanta e continua". Vamos voltar ao exemplo de David. Ele diz: “Quando as coisas ficam complicadas ou eu tenho um dia ruim, não vejo essas situações como obstáculos. Para mim, essas são oportunidades de dizer a Jeová o quanto o amo.” Sim, quando continuamos em frente apesar dos problemas, mostramos a Jeová que queremos agradá-lo.Você pode imaginar o grande sorriso de Jeová ao vê-lo lutando para alcançar seu alvo?

16. O que os obstáculos podem nos ensinar?

16 Veja os obstáculos como oportunidades para aprender. Analise a situação e pergunte a si mesmo: “O que eu poderia mudar para que nenhum obstáculo me pare novamente?” (Pv 27:12). Por outro lado, se não conseguimos atingir nosso objetivo apesar das tentativas, não será que o que precisa ser mudado é o objetivo? Para saber se esse é o seu caso, pense se o que você propôs é realmente razoável para você. Jeová não vai pensar que você falhou por não atingir uma meta que estava além do seu alcance (2 Coríntios 8:12).

17. Por que devemos ter em mente o que já realizamos?

17 Tenha em mente o que você já realizou. A Bíblia diz que “Deus não é injusto e não Se esquece das vossas obras” (Hb 6:10). Portanto, também não os esqueça. Pense nas metas que você já alcançou, como tornar-se amigo de Jeová, pregar ou ser batizado. As metas espirituais que você alcançou no passado mostram que você pode continuar a progredir e alcançar o que se propôs a fazer agora (Fp 3:16).

18. O que você deve fazer ao se mover em direção ao seu objetivo? (Veja também a imagem).

18 Com a ajuda de Jeová, você pode alcançar seu objetivo, assim como o marinheiro que chega ao seu destino e se sente feliz. Além disso, muitos marinheiros aproveitam o passeio. Você também pode se divertir enquanto avança em direção ao seu objetivo por notar como Jeová o ajuda e o abençoa ao longo do caminho. — 2 Cor. 4:7. Se você não desistir, bênçãos ainda maiores o aguardam (Gálatas 6:9).

ILUSTRAÇÃO

O mesmo homem observa do barco um grupo de golfinhos que saltam ao pôr do sol. Aproveite o passeio. (Ver parágrafo 18).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que nos ajudará a ficar mais motivados para atingir uma meta?

Vimos que o que nos ajudará a refletir são as manifestações de amor de Jeová. Então isso vai gerar em nós um desejo de gratidão, e esse desejo de gratidão vai se transformar em motivação que vai nos ajudar a servir a Jeová.

Outra coisa que pode nos ajudar é focar nas vantagens e benefícios que obteremos ao atingir nossas metas espirituais, pois podemos fortalecer nossa motivação e manter um compromisso constante com nosso crescimento espiritual e serviço ao próximo.

O que podemos fazer quando nos falta motivação?

O que podemos fazer é orar, pedindo a Jeová que nos dê a motivação necessária para alcançar objetivos espirituais. Isso pode nos influenciar como o desejo e a determinação de realizar o que nos propusemos.

Como devemos ver os obstáculos?

Devemos vê-los como oportunidades para desenvolver a perseverança. Aprender a superar desafios nos ajuda a fortalecer nossa determinação e enfrentar os obstáculos futuros com mais confiança. Eles também nos desafiam a encontrar soluções criativas e nos adaptar a situações em mudança. À medida que enfrentamos desafios, aprendemos a pensar fora da caixa e a encontrar maneiras diferentes de abordar os problemas.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário