Estudo de A Sentinela, semana de 21 a 27 de agosto de 2023, “Esteja sempre preparado” para o dia de Jeová, respostas sublinhadas

Estudo da Sentinela, 21-27 de agosto de 2023, "Esteja sempre preparado" para o dia de Jeová, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo escuro: resposta adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“O dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (1 TES. 5:2).

1. O que temos de fazer para sobreviver ao dia de Jeová?

 NA BÍBLIA, a expressão “o dia de Jeová” refere-se ao período em que ele destrói seus inimigos e salva seu povo. Isso já aconteceu no passado, quando Jeová executou suas sentenças (Is. 13:1, 6; Ez. 13:5; Sof. 1:8). O vindouro “dia de Jeová” começa com o ataque a Babilônia, a Grande, e termina com a batalha do Armagedom. Para sobreviver a esse “dia”, temos que nos preparar agora. Na verdade, Jesus ensinou que devemos estar “sempre prontos” para a “grande tribulação”, indicando que é um processo contínuo (Lucas 12:40; Mateus 24:21).

2. Por que é bom analisarmos a Primeira Carta aos Tessalonicenses?

2 Na Primeira Carta aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo usou diversas comparações para ajudar os cristãos a prepararem-se para o grande dia de Jeová. Paulo sabia que esse dia ainda demoraria muito (2 Tessalonicenses 2:1-3). No entanto, ele disse que era muito importante se preparar como se estivesse chegando. Nós também podemos seguir esse conselho. Vejamos o que ele tinha a dizer sobre 1) como chegaria o dia de Jeová, 2) quem não sobreviveria e 3) o que podemos fazer para nos preparar.

COMO VIRÁ O DIA DO SENHOR?

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. O Apóstolo Paulo escreve num pergaminho. 2. Um ladrão entra furtivamente em uma casa à noite enquanto o dono da casa está dormindo profundamente. Quando o apóstolo Paulo escreveu 1 Tessalonicenses, ele usou comparações que nos ajudam muito. (Ver parágrafo 3).

3. Em que sentido o dia de Jeová chega como um ladrão à noite? (Veja também fotos).

3 “Como um ladrão de noite” (1 Tessalonicenses 5:2). Esta é a primeira das três comparações que Paulo usa para descrever como o dia do Senhor virá. Os ladrões costumam roubar rapidamente e na calada da noite, quando ninguém os espera. De modo similar, o dia de Jeová chegará rapidamente, pegando quase todo mundo de surpresa. Até mesmo os verdadeiros cristãos podem ficar surpresos com a rapidez com que as coisas vão acontecer. Mas não seremos destruídos; os ímpios fazem.

4. Em que sentido o dia de Jeová chega como as dores do parto?

4 “Como as dores de parto de uma mulher grávida” (1 Tessalonicenses 5:3). Uma mulher que espera um bebê não sabe o momento exato em que o trabalho de parto começará. Mas ela tem certeza de que esse dia chegará e, geralmente, quando chega, é repentino, doloroso e imparável. Da mesma forma, embora não saibamos o dia nem a hora em que começará o dia de Jeová, estamos convencidos de que ele chegará. Sabemos que ele cumprirá sua sentença repentinamente e que os ímpios não terão escapatória.

5. Em que sentido a grande tribulação é semelhante à aurora?

5 Como o amanhecer. Pablo, em sua terceira comparação, volta a falar de ladrões que roubam à noite, mas desta vez dá uma pequena reviravolta. Parece que ele compara a chegada do dia de Jeová com o amanhecer (1 Tes. 5:4). Os ladrões podem estar tão concentrados em roubar que perdem a noção do tempo. Eles podem nem perceber que o amanhecer começou e que a luz poderia expô-los. Algo assim acontecerá na grande tribulação. Pessoas que agem no escuro, como ladrões, e que insistem em fazer coisas que desagradam a Deus serão expostas. Não somos como eles, mas mostramos que estamos preparados para o dia de Jeová.Como? Rejeitar qualquer comportamento que Jeová condene e esforçar-se para continuar andando “em toda espécie de bondade, justiça e verdade” (Efésios 5:8-12). Paulo segue então com duas comparações que descrevem aqueles que não sobreviverão ao dia de Jeová.

 QUEM NÃO SOBREVIVERÁ AO DIA DE JEOVÁ?

6. Em que sentido quase todas as pessoas dormem? (1 Tessalonicenses 5:6, 7).

6 “Aqueles que dormem” (leia 1 Tessalonicenses 5:6, 7). Paulo disse que aqueles que não sobreviverão ao dia de Jeová são como os que dormem. Quando uma pessoa está dormindo, ela não tem consciência do que está ao seu redor ou de como o tempo passa. Ele também não percebe a importância de certos acontecimentos nem consegue reagir bem. A mesma coisa acontece no sentido espiritual: a maioria das pessoas está dormindo (Romanos 11:8). Ignoram a evidência de que vivemos nos “últimos dias” e de que a grande tribulação está muito próxima. Quando ocorrem grandes mudanças no mundo, há quem abra um pouco os olhos e se interesse pela mensagem do Reino.Mas muitos deles têm interesse de curta duração e imediatamente adormecem novamente. E há até pessoas que acreditam num dia de julgamento, mas parece-lhes que ainda vai demorar muito até que ele chegue (2Pe 3:3, 4). Em vez disso, sabemos que o conselho para ficar acordado é mais importante a cada dia que passa.

7. Em que sentido as pessoas que Deus eliminará são como bêbados?

7 “Aqueles que ficam bêbados.” O apóstolo Paulo comparou as pessoas que Deus eliminará a bêbados. O bêbado perde parte da capacidade de reação e toma decisões erradas. Da mesma forma, os iníquos não respondem às advertências de Deus e escolhem um modo de vida que leva à destruição. Mas o apóstolo aconselha os cristãos a manterem o bom senso, a serem sóbrios e não bêbados (1 Tessalonicenses 5:6). Um erudito bíblico diz que estar sóbrio significa ter “um estado de espírito calmo e estável, que pesa e calcula bem os assuntos, permitindo-nos tomar a decisão certa”.Mas por que precisamos ter calma e estabilidade? Porque é muito fácil envolver-se nos assuntos políticos e sociais deste mundo. Além disso, à medida que se aproxima o dia de Jeová, aumentará a pressão para tomar partido nestas questões. Mas não precisamos nos preocupar em como reagir, porque o espírito de Deus nos dará calma e estabilidade e nos ajudará a tomar boas decisões (Lucas 12:11, 12).

COMO PODEMOS PREPARAR-NOS PARA O DIA DO SENHOR?

ILUSTRAÇÃO

Um soldado romano com armadura completa. Ele está montando guarda na entrada de uma tenda. Atrás dele estão alguns soldados que não usam armadura e que bebem e riem. A maioria das pessoas vive sem dar importância ao que está acontecendo, mas estamos sempre prontos para o dia de Jeová: usamos a couraça da fé e do amor, e o capacete da esperança. (Ver parágrafos 8 e 12).

8. De acordo com 1 Tessalonicenses 5:8, do que precisamos para permanecer despertos e manter os sentidos? (Veja também imagem).

8 “Vamos colocar a armadura […] e o capacete”. Paulo nos comparou a soldados que estão vigilantes e usam armadura (leia 1 Tessalonicenses 5:8). Em tempos de guerra, um soldado deve estar sempre pronto para a batalha. O mesmo aconteceu conosco. Mostramos que estamos preparados para o dia do Senhor se vestirmos a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança. Essas qualidades são muito úteis.

9. Como a fé nos protege?

9 Assim como a couraça protegia o coração do soldado, a fé e o amor protegem o nosso coração simbólico. Estas qualidades ajudam-nos a continuar a servir a Jeová e a seguir a Jesus. Graças à fé, estamos convencidos de que Jeová recompensa aqueles que o buscam sinceramente (Hb 11:6). Além disso, a fé nos motiva a ser leais ao nosso Líder, Jesus, apesar das dificuldades. Para fortalecer a nossa fé e enfrentar os problemas, vejamos como os irmãos conseguiram ser íntegros diante das perseguições ou das crises econômicas. E, para não ficarmos presos ao desejo de ter coisas materiais, podemos seguir o exemplo de quem leva uma vida simples e coloca o Reino de Deus em primeiro lugar. 

10. Como o amor a Deus e ao próximo nos ajuda?

10 Para permanecermos acordados e mantermos o bom senso, também precisamos de amor (Mateus 22:37-39). Por exemplo, o amor a Deus ajuda-nos a continuar a pregar mesmo quando surgem dificuldades ao fazê-lo (2 Timóteo 1:7, 8). Porque também amamos pessoas que não partilham as nossas crenças, fazemos tudo o que podemos para transmitir a nossa mensagem, mesmo por telefone ou carta. Não os consideramos perdidos. Em vez disso, esperamos que um dia eles mudem e comecem a fazer o que é certo (Ezequiel 18:27, 28).

11. Como o amor pelos nossos irmãos nos ajuda? (1 Tessalonicenses 5:11).

11 Nós também amamos nossos irmãos e demonstramos isso encorajando e edificando uns aos outros (leia 1 Tessalonicenses 5:11). Soldados que lutam juntos apoiam-se mutuamente. Mas, estando no meio da batalha, poderiam inadvertidamente ferir um camarada; eles nunca fariam isso de propósito. Da mesma forma, nunca prejudicaríamos conscientemente nossos irmãos ou retribuiríamos mal com mal (1 Tessalonicenses 5:13, 15). Outra forma de mostrar que amamos os irmãos é respeitando aqueles que lideram a congregação (1 Tes. 5:12).Considere a congregação em Tessalônica. Quando Pablo escreveu esta carta, ela estava em funcionamento há menos de um ano. Os mais velhos provavelmente eram inexperientes e cometeram erros, mas tinham que ser respeitados. À medida que a grande tribulação se aproxima, talvez precisemos confiar mais nos anciãos da congregação do que agora, pois poderemos perder contato com a sede mundial e a filial, e talvez não tenhamos a orientação deles. Portanto, é muito importante que aprendamos agora a amar e respeitar os presbíteros da nossa congregação. Não importa o que aconteça, vamos manter o bom senso e não nos concentrar em suas falhas. Em vez disso, tenhamos em mente que Jeová usa Cristo para guiar estes homens fiéis.

12. Como a esperança protege os nossos pensamentos?

12 Assim como o capacete protegia a cabeça do soldado, a esperança da salvação protege os nossos pensamentos. Porque mantemos a nossa esperança em mente, consideramos que o que este mundo oferece é inútil (Fp 3:8). A esperança também acalma nossos corações e nos dá estabilidade.Foi o que aconteceu com Wallace e Laurinda, que servem na África. Em apenas três semanas, um perdeu o pai e o outro a mãe. E não puderam regressar ao seu país para estar com a família por causa da pandemia da COVID-19. Ele escreveu: “A esperança da ressurreição me ajuda muito. Não penso em como eles estavam em seus últimos dias neste mundo, mas em como estarão em seus primeiros dias no novo mundo. Graças a esta esperança, sinto-me mais calmo. A tristeza de tê-los perdido é mais suportável”.

13. O que podemos fazer para que Jeová nos dê espírito santo?

13 “Não apagueis o fogo do espírito” (1 Tessalonicenses 5:19). Paulo comparou o espírito santo a um fogo que arde dentro de nós. Graças a esse espírito, ficamos cheios de fervor e temos o desejo de fazer o que é certo e a força para trabalhar arduamente para Jeová (Romanos 12:11). O que podemos fazer para que Jeová nos dê espírito santo? Pergunte-lhe, estude a sua Palavra e una-se à sua organização. Se fizermos isso, cultivaremos “o fruto do espírito” (Gálatas 5:22, 23).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um irmão está lendo a Bíblia. 2. O mesmo irmão está pregando com sua esposa. Pergunte-se: “Será que minhas ações mostram que quero que Jeová continue a me dar seu espírito?” (Ver parágrafo 14).

14. O que devemos evitar se quisermos continuar a receber o espírito de Deus? (Veja também fotos).

14 Jeová nos dá seu espírito, mas precisamos ter cuidado. Não queremos fazer algo que apague “o fogo do espírito”. Para que Jeová nos conceda o seu espírito, a nossa conduta e os nossos pensamentos têm de ser puros. Se permitirmos que pensamentos impuros criem raízes em nós e sejamos levados por eles, perderemos o seu espírito (1 Tessalonicenses 4:7, 8). O que mais devemos levar em conta? Paulo disse: “Não desprezeis as profecias” (1 Tessalonicenses 5:20). Neste versículo, a palavra “profecias” refere-se às mensagens que Deus dá através do seu espírito. Entre elas estão as mensagens sobre o dia de Jeová e como ele está próximo.Não achamos que o dia de Jeová esteja muito longe ou que não veremos o Armagedom. Pelo contrário, aceleramos o dia de Jeová na nossa mente, isto é, mantemo-lo bem em mente. É por isso que atribuímos grande importância à nossa conduta e realizamos “obras de devoção a Deus” todos os dias (2Pe 3:11, 12).

“VERIFIQUE TUDO”

15. O que devemos fazer para que ninguém nos engane? (1 Tessalonicenses 5:21).

15 Num futuro próximo, os inimigos de Deus declararão de alguma forma "Paz e segurança!" (1 Tes. 5:3). Mensagens inspiradas pelos demônios começarão a circular por toda parte, enganando quase todo mundo (Ap 16:13, 14). E nós? Seremos enganados? Isso não acontecerá conosco se seguirmos este conselho: “Testem tudo” (leia 1 Tessalonicenses 5:21). A palavra grega aqui traduzida como “verificar” tem a ver com confirmar a autenticidade de metais preciosos. Temos que fazer algo semelhante: verificar se o que ouvimos ou lemos é verdade. Era importante que os tessalonicenses fizessem isso, mas será ainda mais importante que o façamos à medida que a grande tribulação se aproxima.Em vez de sermos ingênuos e acreditarmos em tudo que nos dizem, usamos nosso raciocínio para comparar o que lemos ou ouvimos com o que a Bíblia e a organização de Jeová dizem. Assim, nenhuma mensagem astuta de demônios nos enganará (Provérbios 14:15; 1 Timóteo 4:1).

16. Que esperança maravilhosa temos, e o que temos de fazer agora?

16 Sabemos que os servos de Jeová, como grupo, sobreviverão à grande tribulação, mas não sabemos o que acontecerá com cada um de nós amanhã (Tiago 4:14). Quer passemos pela grande tribulação, quer morramos primeiro, Jeová nos recompensará com a vida eterna se formos fiéis. Os cristãos ungidos estarão com Cristo no céu, e as outras ovelhas viverão no paraíso na Terra. Enquanto isso, concentremo-nos na nossa maravilhosa esperança e estejamos sempre prontos para o dia de Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como chegará o dia de Jeová?

“Como ladrão de noite” (1 Tessalonicenses 5:2).

“Como as dores de parto de uma mulher grávida” 

“Como pela manhã” (1 Tessalonicenses 5:4).

Quem não sobreviverá ao dia de Jeová?

“Aqueles que dormem” (Tessalonicenses 5:6, 7). Quando uma pessoa está dormindo, ela não tem consciência do que está ao seu redor ou de como o tempo passa. Ele também não percebe a importância de certos acontecimentos nem consegue reagir bem. 

A mesma coisa acontece no sentido espiritual: a maioria das pessoas está dormindo (Romanos 11:8). Ignoram a evidência de que vivemos nos “últimos dias” e de que a grande tribulação está muito próxima.

“Aqueles que se embriagam” (1 Tessalonicenses 5:6). O bêbado perde parte da capacidade de reação e toma decisões erradas. Da mesma forma, os iníquos não respondem às advertências de Deus e escolhem um modo de vida que leva à destruição.

Como podemos nos preparar para o dia de Jeová?

Paulo nos comparou a soldados que estão vigilantes e usam armadura (leia 1 Tessalonicenses 5:8). Em tempos de guerra, um soldado deve estar sempre pronto para a batalha.

Mostramos que estamos preparados para o dia do Senhor se vestirmos a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança.

A fé e o amor protegem nosso coração simbólico. Estas qualidades ajudam-nos a continuar a servir a Jeová e a seguir a Jesus. 

Também demonstramos isso estando despertos e mantendo o bom senso.

Também precisamos de amor (Mateus 22:37-39). Por exemplo, o amor a Deus ajuda-nos a continuar a pregar mesmo quando surgem dificuldades ao fazê-lo (2 Timóteo 1:7, 8).

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário