Estudo de A Sentinela, Semana de 14 a 20 de agosto de 2023, Anciãos, siga o exemplo de Gideão, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 14-20 de agosto de 2023, Anciãos, siga o exemplo de Gideão, Respostas sublinhadas.


Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

"Eu não teria tempo para falar com você sobre Gideão" (HEB. 11:32).

1. De acordo com 1 Pedro 5:2, que honra os presbíteros cristãos têm?

JEOVÁ encarregou os anciãos cristãos da responsabilidade de cuidar de suas amadas ovelhas. Eles valorizam a honra de servir a seus irmãos e se esforçam para ser bons pastores (Jeremias 23:4; leia 1 Pedro 5:2). É bom que haja irmãos tão trabalhadores nas congregações!

2. Que desafios alguns idosos enfrentam?

2 No cumprimento de suas responsabilidades, os idosos enfrentam muitos desafios. Por exemplo, para cuidar da congregação, eles têm que trabalhar muito. Considere o que aconteceu com Tony, um homem idoso nos Estados Unidos. Ele percebeu que tinha que ser mais modesto quando se tratava de aceitar responsabilidades. Tony explica:“Quando começou a pandemia do COVID-19, havia muito trabalho para organizar as reuniões e o trabalho de pregação, e eu não dizia não a nada. Mas não importa o quanto eu tentasse, sempre havia algo mais para fazer. Com o tempo, comecei a negligenciar a leitura da Bíblia, o estudo pessoal e minhas orações.” Ilir, um ancião de Kosovo, enfrentou uma situação diferente. Ele vivia em uma zona de guerra e achava muito difícil seguir as instruções da organização. Ele diz: “Quando o ramo me pediu para ajudar os irmãos que moravam em um lugar perigoso, fiquei com medo. Ser corajoso não era tão fácil e, além disso, as instruções não pareciam muito práticas. E um missionário da Ásia chamado Tim estava lutando para cumprir todas as suas obrigações. Ele confessa: "Às vezes eu estava mental e emocionalmente exausto."O que os idosos podem fazer para superar situações como essas?

3. Por que é bom para todos nós observarmos o exemplo de Gideão?

 3 Os anciãos podem aprender muito com o exemplo do juiz Gideão (Hebreus 6:12; 11:32). Ele protegeu e pastoreou o povo de Deus (Juízes 2:16; 1 Crônicas 17:6). Os anciãos de hoje, como Gideão, têm a responsabilidade de cuidar do povo de Deus em um momento muito difícil (Atos 20:28; 2 Tim. 3:1). Portanto, eles podem tirar lições valiosas observando a modéstia, humildade, obediência e perseverança de Gideão. Além disso, o exemplo desse juiz ajudará o restante da congregação a apreciar cada dia mais o trabalho dos presbíteros e apoiá-los de todo o coração (Hb 13:17).

QUANDO É DIFÍCIL SER MODESTO E HUMILDE

4. Como Gideão mostrou que era modesto e humilde?

4 Gideão era modesto e humilde. Informado por um anjo que Jeová o havia escolhido para libertar os israelitas do controle dos poderosos midianitas, Gideão respondeu humildemente: “Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da casa de meu pai” ( Juízes 6:15 ). Ele pensou que não estava à altura do trabalho. Mas Jeová sabia que ele poderia fazer isso e, com sua ajuda, Gideão conseguiu.

5. Que situações podem testar a modéstia e a humildade dos anciãos?

5 Os anciãos fazem o possível para serem sempre modestos e humildes (Miq. 6:8; Atos 20:18, 19). Eles não se gabam de suas habilidades ou realizações e não são muito duros consigo mesmos quando erram ou algo não dá certo. Mas há situações que podem testar sua modéstia e humildade. Vamos dar alguns exemplos. Talvez um velho aceite muitas responsabilidades e depois descubra que não pode lidar com todas elas. Você pode receber críticas pela forma como lidou com um problema ou elogios por um trabalho bem feito. Em casos como esses, como o exemplo de Gideão pode ajudar os idosos?

6. Como os idosos podem ser modestos como Gideão? (Veja também a imagem).

6 Peça ajuda. A pessoa modesta sabe que não pode dar conta de tudo. Por ser modesto, Gideão pediu ajuda a outros (Jz 6:27, 35; 7:24). Os anciãos sábios fazem o mesmo. Tony, mencionado no parágrafo 2, explica: “Por causa da minha criação, eu costumava fazer mais trabalho do que realmente podia dar conta. Então decidi falar sobre modéstia em nosso culto familiar e pedi a opinião de minha esposa. Também assisti a um vídeo no jw.org chamado Assim como Jesus, capacite e confie nos outros.” Tony começou a pedir ajuda a outros e nos conta qual foi o resultado: “Tudo está resolvido na congregação, e agora tenho mais tempo para fortalecer minha amizade com Jeová.”

ILUSTRAÇÃO

Um ancião mostra a outro irmão onde ficam os carrinhos de pregação. Assim como Gideão, os anciãos modestos pedem ajuda, por exemplo, para organizar a pregação com as carroças. (Ver parágrafo 6).

7. Como os anciãos podem imitar Gideão quando alguém os critica? (Tiago 3:13).

7 Fique calmo se for criticado. Ser criticado pode testar um ancião. Mais uma vez, o exemplo de Gideon pode ser útil. Ele tinha em mente que não era perfeito, e quando os homens de Efraim o criticavam, ele permanecia calmo (Jz 8:1-3). Ao invés de ficar bravo, ele foi humilde e os ouviu, e com muita gentileza conseguiu acalmar as coisas. Os velhos sábios são como Gideão. Quando alguém os critica, eles ouvem com atenção e respondem com moderação (ver Tiago 3:13). Ao fazer isso, eles contribuem para o reino da paz na congregação.

8. Como os presbíteros devem reagir quando recebem elogios? Dê um exemplo.

8 Dê todo o crédito a Jeová. Quando Gideão foi homenageado por derrotar os midianitas, ele concentrou a atenção do povo em Jeová (Jz 8:22, 23). Como os anciãos podem seguir seu exemplo? Dando toda a glória a Jeová quando realizam algo (1 Cor. 4:6, 7). Por exemplo, se um ancião é elogiado por seu ensino, ele pode responder que o que ele disse vem da Palavra de Deus e que todos nós aprendemos muito com a educação que a organização de Jeová nos dá.É bom que às vezes os anciãos se perguntem se sua maneira de ensinar honra a Jeová ou apenas a eles. Vamos pensar no que aconteceu com um irmão chamado Timóteo. Quando se tornou ancião, ele adorava fazer discursos públicos. Ele conta: “Eu costumava preparar apresentações e exemplos longos e elaborados, e para isso os irmãos me enchiam de flores. Infelizmente, o centro das atenções era eu, e não Jeová ou a Bíblia.” Com o tempo, Timóteo descobriu que precisava fazer mudanças em seus ensinamentos para não atrair muita atenção (Pv 27:21). Como foi? Ele explica: “Agora, alguns irmãos me dizem que minhas palavras os ajudaram a lidar com um problema, suportar uma provação ou se sentir mais próximos de Jeová. Fico mais feliz com esses comentários do que com os elogios que recebi anos atrás”.

QUANDO É DIFÍCIL OBEDECER E SER CORAJOSO

9. Em que situações a obediência e coragem de Gideão foram testadas? (Veja o desenho da capa.)

9 Depois que Jeová designou Gideão como juiz, sua obediência e coragem foram postas à prova. Ele recebeu uma missão muito perigosa: destruir o altar de Baal que seu pai tinha (Jz 6:25, 26). Mais tarde, Gideão formou um grande exército, e em duas ocasiões Jeová lhe disse que ele deveria reduzi-lo (Jz 7:2-7). Finalmente, por ordem de Jeová, ele teve que atacar o acampamento inimigo no meio da noite (Jz 7:9-11).

ILUSTRAÇÃO

Gideon observa enquanto alguns homens israelitas bebem água. Um deles leva a água à boca com a mão. Os outros se ajoelham e bebem água lambendo-a. Gideon foi obediente e reduziu o tamanho de seu exército; ele ficou com 300 homens que mostraram estar alertas. (Ver parágrafo 9).

10. Como a obediência de um presbítero pode ser testada?

10 Os presbíteros devem estar prontos para obedecer (Tiago 3:17). Quando um ancião é obediente, ele segue de bom grado a orientação das escrituras e a organização de Deus, dando assim um exemplo para outros. Mas nem sempre é fácil para você obedecer. Às vezes, você pode ter dificuldade em acompanhar todas as instruções que estão chegando. Às vezes, você pode se perguntar se seguir uma determinada diretriz é a coisa mais prática ou sensata a se fazer. Ou você pode ser solicitado a fazer algo que coloque em risco sua liberdade. Em situações como essas, como os anciãos podem imitar a atitude obediente de Gideão?

11. O que pode ajudar os anciãos a serem obedientes?

11 Preste atenção às instruções e siga-as. Deus disse a Gideão como destruir o altar de seu pai, onde construir um altar para Jeová e que animal sacrificar. Gideon não questionou as instruções; Ele os seguiu sem pensar duas vezes. Hoje, os anciãos recebem instruções da organização de Jeová por meio de cartas, anúncios e orientações. Tudo isso é para nos cuidarmos física e espiritualmente. Visto que nossos anciãos seguem a orientação da organização de Jeová ao pé da letra, nós os amamos muito. Graças à sua obediência, toda a congregação se beneficia (Sl 119:112).

12. Como os anciãos podem colocar em prática Hebreus 13:17 quando a organização de Jeová recomenda uma mudança?

12 Esteja disposto a se adaptar às mudanças. Lembremos que Jeová disse a Gideão que ele deveria manter menos de 1% de seus soldados (Jz 7:8). Talvez você tenha pensado: “Mas será necessário fazer essa mudança? As coisas vão dar certo?" Apesar de tudo, Gideon obedeceu. Como os anciãos seguem seu exemplo? Aplicar as mudanças recomendadas pela organização de Jeová (leia Hebreus 13:17).Por exemplo, em 2014, o Corpo Governante mudou a forma de financiar Salões do Reino e Salões de Assembleias (2 Coríntios 8:12-14). No passado, as congregações recebiam um empréstimo para construir o salão e depois tinham de devolver o dinheiro. Mas agora há uma reserva de dinheiro de todas as congregações do mundo para construir locais de reunião onde eles são necessários, não importa o quanto as congregações locais possam contribuir.Quando um velho chamado José ouviu falar dessa mudança, ele teve suas dúvidas. Ele pensou: “Isso funcionará em outras partes do mundo, mas não aqui. Você verá, nem um único Salão do Reino será construído.” No entanto, ele apoiou esta nova medida. Porque? Ele conta: “Lembrei-me do que está escrito em Provérbios 3:5, 6, que devo confiar em Jeová. E os resultados têm sido incríveis! Não apenas construímos mais Salões do Reino, mas também aprendemos a fazer a nossa parte para que a compensação aconteça.”

13. a) Do que Gideão estava convencido? b) O que os presbíteros podem fazer para serem como Gideão? (Veja também a imagem).

13 Faça a vontade de Jeová com coragem. Gideão obedeceu a Jeová apesar dos perigos e de seus próprios medos (Jz 9:17). Depois que Jeová confirmou seu apoio, a). Gideão estava totalmente convencido de que Deus o ajudaria a proteger seu povo . Os idosos que moram em locais onde nossas atividades são proibidas são como Gideão. Corajosamente, eles organizam reuniões e lideram a obra de pregação, apesar de poderem ser presos, interrogados, demitidos de seus empregos ou tratados com violência. Durante a grande tribulação,  b). os mais velhos terão que ser muito corajosos para seguir as instruções, não importa o perigo que correm.Talvez as instruções tenham a ver com a proclamação da mensagem de condenação simbolizada por grandes pedras de granizo. Ou talvez se relacionem com o que temos de fazer para sobreviver ao ataque de Gog de Magog (Ezequiel 38:18; Apoc. 16:21).

ILUSTRAÇÃO

Um irmão vestido casualmente prega para um homem que está esperando o ônibus. Ao fundo, um policial. Podemos pregar com ousadia mesmo em lugares onde nossas atividades são proibidas. (Ver parágrafo 13).

QUANDO É DIFÍCIL SEGURAR

14. Como foi testada a resistência de Gideão?

14 Como juiz de Israel, Gideão teve de se desgastar fisicamente. Quando os midianitas fugiram naquela batalha noturna, ele os perseguiu desde o vale de Jezreel até o rio Jordão, que provavelmente tinha suas margens ladeadas por matagais espinhosos (Jz 7:22). O que ele fez então? Se deteve? Claro que não! Embora ele e seus 300 homens estivessem cansados, eles cruzaram o rio e continuaram a perseguição. No final, eles alcançaram os midianitas e os derrotaram (Jz 8:4-12).

15. O que pode testar a resistência de um ancião?

15 Cuidar da congregação e da família pode desgastar um ancião fisicamente, mentalmente ou emocionalmente. Como os anciãos que se sentem assim podem seguir o exemplo de Gideon?

16, 17. (a) O que ajudou Gideão a perseverar? (b) De que podem os anciãos ter certeza? (Isaías 40:28-31; veja também a foto).

16 a ). Confie que Jeová lhe dará forças. Foi isso que Gideão fez, e Jeová não falhou com ele (Jz 6:14, 34). Em certa ocasião, Gideão e seus homens perseguiram a pé dois reis midianitas que pareciam estar fugindo em seus camelos (Jz 8:12, 21). Mas, com a ajuda de Jeová, esses perseverantes israelitas os alcançaram e os derrotaram. b). Os anciãos de hoje também podem confiar em Jeová, o Deus que “nunca fica cansado ou esgotado”. Ele lhe dará forças sempre que precisar (leia Isaías 40:28-31).

17 Vejamos a experiência de Matthew, que é membro de uma Comissão de Ligação com Hospitais. O que o ajuda a perseverar? Ele diz: “Vivi em primeira mão o que Filipenses 4:13 diz. Muitas vezes, quando estou cansado e sinto que não aguento mais, oro intensamente a Jeová e imploro que ele me dê a força física e mental necessária para sustentar os irmãos. Nesses momentos, sinto que Jeová me dá uma injeção de energia para perseverar.” Como Gideão, os anciãos se esforçam para pastorear o rebanho com amor, apesar dos obstáculos.Claro, eles têm que ser modestos e perceber que nem sempre podem fazer tudo o que gostariam de fazer. Mas, de qualquer forma, os anciãos confiam que Jeová ouvirá suas orações e lhes dará forças para continuar (Sl 116:1; Fp 2:13).

ILUSTRAÇÃO

Num quarto de hospital, um idoso consola um casal com a Bíblia. Ao lado deles está uma jovem na cama. Os anciãos fortalecem amorosamente aqueles que precisam de apoio. (Ver parágrafos 16 e 17).

18. Pelo que vimos, como podem os anciãos imitar Gideão?

18 Como vimos, os anciãos podem aprender muito com o exemplo de Gideão. Devem ser modestos e humildes ao aceitar mais responsabilidades e ao receber críticas ou elogios. Eles também devem ser obedientes e corajosos, especialmente agora que o fim deste sistema está próximo. E precisam confiar que, aconteça o que acontecer, Jeová lhes dará forças para perseverar. Sem dúvida, apreciamos muito e “sempre temos em alta estima” esses pastores que trabalham arduamente (Fp 2:29).

COMO OS ANCIÃOS PODEM IMITAR ESSAS QUALIDADES DE GIDEÃO?

Sua modéstia e sua humildade

A pessoa modesta sabe que não pode dar conta de tudo. Visto que Gideon era modesto, ele pediu ajuda a outros. Os anciãos sábios fazem o mesmo.

Gideon, ao invés de se irritar, foi humilde e ouviu, e com muita gentileza conseguiu acalmar as coisas. Os velhos sábios são como Gideão. Quando alguém os critica, eles ouvem com atenção e respondem com moderação.

Dando toda a glória a Jeová quando realizam algo.

Sua obediência e sua coragem

Eles imitam o exemplo de Gideon Prestando atenção às instruções e seguindo-as ao pé da letra. 

Hoje, os anciãos recebem instruções da organização de Jeová por meio de cartas, anúncios e orientações. Tudo isso é para nos cuidarmos física e espiritualmente. Nossos queridos anciãos seguem a orientação da organização de Jeová ao pé da letra.

Durante a grande tribulação, os anciãos terão que ser muito corajosos para seguir as instruções, não importa o perigo que correm. 

Talvez as instruções tenham a ver com a proclamação da mensagem de condenação simbolizada por grandes pedras de granizo. Ou talvez tenham a ver com o que temos que fazer para sobreviver ao ataque de Gog de Magog.

sua resistência

Cuidar da congregação e da família pode desgastar um ancião fisicamente, mentalmente ou emocionalmente. Mesmo assim, podem confiar em Jeová, o Deus que “nunca se cansa nem esgota”. Ele vai te dar forças sempre que você precisar.

Devem ser modestos e humildes ao aceitar mais responsabilidades e ao receber críticas ou elogios. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário