Estudo de A Sentinela, “Esteja Sempre Preparado” para o Dia do Senhor, Semana de 21 a 27 de agosto de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, “Esteja sempre preparado” para o dia de Jeová, 21-27 de agosto de 2023, Comentários e Respostas.

“O dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (1 TES. 5:2).

1. O que temos de fazer para sobreviver ao dia de Jeová?

O dia de Jeová está chegando. E começará com o ataque da grande Babilônia e terminará na batalha do Armagedom. Então, para sobreviver, temos que nos preparar agora. Na verdade, Jesus ensinou que devemos estar sempre preparados para a grande tribulação e assim nos indicou que é um processo contínuo, para o qual devemos estar sempre prontos e alertas se quisermos sobreviver.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, como diz Lucas 12:40, devemos estar sempre preparados porque não sabemos que dia chegará.

E estar sempre preparado inclui partir de agora, desde este momento ter consciência de que pode chegar a qualquer momento, depois estar preparado sem esperar ver mais sinais para se preparar.

E não é a primeira vez que Jeová destrói os seus inimigos. Portanto, podemos ver exemplos do passado de como eles foram preparados para esta situação e este evento e podemos copiar o seu exemplo.

E não é que nos preparemos agora, mas sim que ele diz que estar sempre preparado é um processo contínuo.

Começará com o ataque à grande Babilônia e terminará com a batalha do Armagedom e entre esses dois eventos há muitas outras coisas que também devem acontecer de acordo com as profecias. 

2. Por que é bom analisarmos a Primeira Carta aos Tessalonicenses?

É bom porque, através desta carta, o apóstolo Paulo usou várias comparações para ajudar os cristãos a se prepararem para o grande dia de Jeová, e embora soubesse que esse dia ainda demoraria muito, ele deixou claro que era muito importante preparar-se o máximo possível. se estivesse ao virar da esquina. A partir daí, o que fazemos bem é analisar esta carta e seguir este conselho.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, porque nesta carta o apóstolo Paulo usa diversas comparações para nos ajudar a estarmos sempre preparados para o dia do Senhor e embora soubesse que ainda faltava muito tempo, ele falou da importância de nos prepararmos como se o o dia do Senhor estava sempre ao virar da esquina.

E em 2 Tessalonicenses 2 ele explica muito bem porque o que ele diz ali é que não devemos perder o bom senso ou ficar com medo e que não devemos ser enganados por alguma mensagem ou carta dizendo que o dia do Senhor chegará mais cedo porque como diz que no final do dia de Jeová não virá a menos que a apostasia venha primeiro e o filho da destruição seja revelado. 

COMO VIRÁ O DIA DO SENHOR?

ILUSTRAÇÃO

Pois bem, vemos a vítima que está dormindo tranquilamente e o ladrão aproveita esse momento, ele faz isso rápido e quando ninguém espera, como aconteceu com o Dia de Jeová, pode ser que estejamos com a nossa rotina diária e de repente o mundo muda de um dia para o outro e mesmo que saibamos o que dizem as profecias bíblicas, isso se desenvolverá repentinamente.

Série de imagens: 1. O Apóstolo Paulo escreve num pergaminho. 2. Um ladrão entra furtivamente em uma casa à noite enquanto o dono da casa está dormindo profundamente. Quando o apóstolo Paulo escreveu 1 Tessalonicenses, ele usou comparações que nos ajudam muito. (Ver parágrafo 3).

3. Em que sentido o dia de Jeová chega como um ladrão à noite? (Veja também fotos).

Bem, isso virá rapidamente e pegará quase todo mundo de surpresa e pode até nos surpreender como verdadeiros cristãos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em 1 Tessalonicenses 5:2, o apóstolo Paulo usa a primeira comparação “Como um ladrão de noite” para descrever como chegará o dia de Jeová. E ele fez isso para ensinar que, assim como os ladrões roubam rapidamente na calada da noite, quando ninguém os espera, o dia de Jeová chegará rapidamente e pegará quase todos de surpresa. Até mesmo os verdadeiros cristãos podem ficar surpresos com a rapidez com que tudo acontecerá.

Então desde que começamos a estudar a Bíblia sabíamos que isso seria rápido como um ladrão, mas acho que a experiência da pandemia nos tornou mais sensíveis ao que poderia ser uma coisa rápida porque de um dia para o outro nos encontramos com uma situação que não esperávamos, então da mesma forma podemos estar preparados porque da mesma forma também pode acontecer.

4. Em que sentido o dia de Jeová chega como as dores do parto?

O apóstolo Paulo, em 1 Tessalonicenses 5:3, compara a vinda do dia do Senhor com as dores de parto de uma mulher grávida. E com este exemplo ele quis transmitir que assim como a mulher está esperando o bebê, mas ela não sabe o momento exato em que vai começar o trabalho de parto e tem muita certeza que esse dia vai chegar e ela também sabe que é geralmente repentino, doloroso e imparável. Da mesma forma, não sabemos o dia nem a hora em que começará o dia de Jeová, mas estamos convencidos de que ele virá para executar o julgamento contra os iníquos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, sabemos que as dores do parto têm que vir, não sabemos quando mas temos muita certeza que virão, porque acontece a mesma coisa com isso, não sabemos quando mas temos certeza que o dia do Senhor chegará sem dúvida.

Bom, assim como quando uma mulher está grávida, ela tem certeza que em algum momento da gestação, mais no final, o bebê vai nascer, não se sabe o dia, mas será algo rápido e algo imparável, porque assim será o dia de Jeová, quero dizer, certamente chegará. 

5. Em que sentido a grande tribulação é semelhante à aurora?

Em sua terceira comparação, o apóstolo Paulo fala novamente de ladrões que roubam à noite, mas desta vez compara a chegada do dia do Senhor com o amanhecer, no sentido de que é possível que os ladrões estejam tão focados em roubar que perdem dinheiro, a noção do tempo e não percebem que já passou do amanhecer e que a luz do dia pode expô-los. Isto significa que quando chegar o dia de Jeová, as pessoas que fizerem coisas que desagradam a Jeová serão expostas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Assim como um ladrão que sempre aproveita a noite para passar despercebido, como mencionado aqui no parágrafo, talvez ele se divirta e a madrugada o pegue porque é mais fácil que suas obras sejam descobertas, pois aqui ele também menciona que as pessoas que agem nas trevas o que tem a ver com fazer a vontade do Senhor ou que insistem em fazer o que agrada ao Senhor porque mais cedo ou mais tarde nesta madrugada quando chegar o dia do Senhor porque a sua obra será descoberta.

Os ladrões que vão roubar à noite esperam até tarde da noite quando a madrugada está muito próxima porque é quando as pessoas estão dormindo mais profundamente, então é o mesmo com essa grande tribulação quando ela irrompe é quando as pessoas estão quase amanhecendo e isso é por que devemos ter cuidado para não adormecer.

Se o parágrafo dá duas ideias em contraste, de um lado estão as pessoas deste mundo que, como percebemos, estão engajadas nas suas lutas sociais, lutas políticas de qualquer tipo, bem como na sua própria conduta contrária à opinião de Deus, mas como diz um parágrafo muito bom não somos como eles porque Porque estamos ou temos consciência não estamos absorvidos nas coisas deste mundo assim como um ladrão está absorvido no que está roubando e agora chega aquele dia e expõe isso, gente será exposto, descoberto, mas ficaremos felizes graças ao ensino de Jeová que tem que acontecer conosco.

E isso está muito bem escrito pelo texto de Efésios que é mencionado, até mesmo alguns de nós poderíamos em algum momento estar nesta escuridão de não fazer as coisas que Jeová nos pede, mas quando já conhecemos a Deus somos como filhos de luz e nós O que precisamos fazer é continuar a ter certeza de que estamos nesta luz e continuar a magnificar a Jeová.

QUEM NÃO SOBREVIVERÁ AO DIA DE JEOVÁ?

6. Em que sentido quase todas as pessoas dormem? (1 Tessalonicenses 5:6, 7).

De acordo com 1 Tessalonicenses 5:6,7. Quase todas as pessoas estão dormindo no sentido espiritual. Eles ignoram as provas que estamos enfrentando nos últimos dias e que a grande tribulação está próxima. Embora seja verdade que quando ocorrem grandes mudanças no mundo, alguns abrem um pouco os olhos e se interessam pela mensagem do Reino, o interesse dura muito pouco quando pensamos que embora possa haver um dia de julgamento, vai demorar muito para chegar. Eu cheguei. Portanto, eles adormecem novamente no sentido espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando alguém está dormindo não sabe de nada, em Romanos 11:8 diz que olhos que não vêem e ouvidos que não ouvem dormem profundamente e agora vemos que as pessoas não querem ver as provas de que estamos vivendo nos últimos dias e que a grande tribulação está muito próxima e quando ocorre uma mudança algumas pessoas abrem um pouco os olhos mas depois de pouco tempo adormecem novamente.

Há também outro perigo quando estamos dormindo mesmo acordando, mas quando uma pessoa está dormindo e a acorda inesperadamente, ela não sabe como reagir, ou seja, ela não tem condições de reagir bem, isso é por isso que devemos ou devemos ter isso em mente e não cair nessa armadilha porque chegará um momento e nos pegará sem saber o que fazer.

E há o texto de 2 Pedro 3:13 de pessoas que zombariam da mensagem que está sendo levada e até diriam onde está aquela prometida presença dele porque desde o dia em que nossos ancestrais adormeceram na morte todas as coisas seguem exatamente o mesmo que desde o início da criação e nada poderia estar mais longe da realidade, as coisas não permanecem as mesmas, o mundo está agora numa angústia global que muitas pessoas reconhecem que podem restar algumas décadas para a terra entre as alterações climáticas, as pandemias, as guerras, mas As pessoas ainda estão dormindo quando pregamos para elas, não percebem que tudo isso cumpre o sinal de que estamos nos últimos dias e que Deus vai agir. 

7. Em que sentido as pessoas que Deus eliminará são como bêbados?

Jeová compara as pessoas que ele eliminará aos bêbados, porque os bêbados perdem parte da capacidade de reagir e de tomar decisões erradas. Da mesma forma, os iníquos não respondem às advertências de Deus e escolhem um modo de vida que leva à destruição. Portanto, 1 Tessalonicenses 5:6 aconselha os cristãos a manterem o bom senso e a serem sóbrios para evitarem comportar-se como bêbados.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em 1 Tessalonicenses 5:6. O apóstolo Paulo aconselha os cristãos a serem “sóbrios” e a evitarem comportar-se como bêbados. Um erudito da Bíblia diz que estar sóbrio significa ter uma disposição mental calma e estável que permite pesar e calcular bem os assuntos para tomar decisões acertadas. Isto é muito importante, porque se adormecermos ou agirmos bêbados, mesmo que por pouco tempo, poderemos ficar enredados nos assuntos políticos e sociais deste mundo, ou talvez ceder à pressão deste sistema. Por outro lado, se estivermos acordados, não precisaremos nos preocupar em como reagir, porque o espírito santo nos dará a calma e a estabilidade necessárias para tomarmos boas decisões.

Sim, porque os bêbados são comparados às pessoas más, ele diz que o bêbado claro quando está bêbado perde parte da sua capacidade de reagir e isso o faz tomar decisões erradas e da mesma forma as pessoas más não conseguem responder aos avisos de Deus e seus o modo de vida que eles escolhem os leva à destruição.

Se você encontrou aqueles que estão sóbrios, que são justamente aqueles que permanecem calmos apesar das circunstâncias e são capazes de tomar as decisões certas, e é assim que queremos ser, conhecendo os tempos em que vivemos, as circunstâncias que nos rodeiam são bastante instável, sabendo tomar decisões corretas.

Quão oportunas são as palavras de Lucas 12:11 e 12 nos mostra que em situações difíceis temos que confiar no espírito de Jeová e acima de tudo, como dizia o tema da Sentinela, a necessidade de estarmos preparados em todos os momentos, o que significa isto significa porque se confiarmos em Jeová e no seu espírito para uma situação muito difícil que nos surge, não sabemos como, mas Jeová estará lá para nos ajudar.

Sim, já dissemos que o bêbado fica inibido pela situação que o cerca, porém, Jeová vai destruir as pessoas que se envolvem nisso neste mundo, então parece um contraste um pouco estranho, mas o que Jeová quer é que que não sejamos inibidos nas suas decisões sobre o que espera de nós e é precisamente isso que as pessoas deste mundo fazem.

COMO PODEMOS PREPARAR-NOS PARA O DIA DO SENHOR?

ILUSTRAÇÃO

Bom, pode-se ver que o soldado que vemos em primeiro plano, bom, ele está preparado com sua armadura com seu capacete olhando, ele não está distraído, mas atrás vemos três que não estão preparados sem nenhuma armadura, estão bebendo relaxado, rindo, e embaixo da imagem diz o que a maioria das pessoas vive sem dar importância ao que está acontecendo, mas estamos prontos para o Dia de Jeová, por isso usamos nossa armadura, nosso capacete.

Um soldado romano com armadura completa. Ele está montando guarda na entrada de uma tenda. Atrás dele estão alguns soldados que não usam armadura e que bebem e riem. A maioria das pessoas vive sem dar importância ao que está acontecendo, mas estamos sempre prontos para o dia de Jeová: usamos a couraça da fé e do amor, e o capacete da esperança. (Ver parágrafos 8 e 12).

8. De acordo com 1 Tessalonicenses 5:8, do que precisamos para permanecer despertos e manter os sentidos? (Veja também imagem).

Na ilustração vemos três homens nos fundos da loja. Eles estão relaxados, bebendo, rindo e vestidos com roupas íntimas. Pelo contrário, à entrada da tenda vemos um soldado vestido com armadura completa, com a espada desembainhada e vigiando. O apóstolo Paulo nos comparou a soldados, como aquele na ilustração que acabamos de ver. Portanto, para permanecermos acordados e mantermos os sentidos, precisamos estar prontos para a batalha e conscientes de que vivemos em tempos de guerra. Daí a importância de nos vestirmos continuamente com a couraça da fé e do amor e com o capacete da esperança.

Bom, primeiro ele dá o exemplo de um soldado que está na guerra, ele tem que estar preparado, então nós também estamos esperando mas não podemos esperar distraídos como temos visto, mas temos que nos vestir, como o apóstolo Paulo já disse disse, a couraça da fé no amor e o capacete da esperança porque isso mostrará que estamos preparados para o que esperamos.

9. Como a fé nos protege?

A fé, assim como o amor, protege nosso coração simbólico, da mesma forma que a couraça protegia o coração do soldado. Esta qualidade mencionada nos ajudará a continuar a servir a Jeová e a seguir a Jesus. Pois a fé nos ajuda a ter certeza de que Jeová recompensa aqueles que o buscam com afinco e nos motiva a ser leais ao nosso líder Jesus, apesar das dificuldades.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Daí a importância de mantermos forte a nossa fé. Algo que nos puede ayudar en este sentido, es fijarnos en cómo los hermanos que sufren persecución o atraviesan crisis económicas, han logrado mantenerse íntegros sin caer en las trampas del materialismo, y en vez de eso, llevan una vida sencilla y ponen el Reino siempre em primeiro lugar.

Outra coisa que pode nos ajudar a fortalecer nossa fé é ler a série de artigos “Eles se ofereceram para ajudar”. Nestes artigos veremos experiências de irmãos que fazem o possível para deixar que a Bíblia influencie o que pensam, dizem e fazem.Se os analisarmos veremos como se beneficiaram e como puderam beneficiar aqueles que os rodeiam.

Assim como a couraça protegia o coração do soldado na batalha, na fé e na esperança, essas qualidades nos ajudam a continuar servindo a Jeová e também a seguir Jesus. Na verdade, como dizem os hebreus, sem fé seria impossível acreditar que Jeová existe e que ele nos dará a recompensa da vida eterna, por isso é tão importante que graças a esta qualidade estejamos convencidos de que Jeová vai nos recompensar.

O soldado está na expectativa porque espera um ataque e nós também esperamos o ataque de Gog de Magog e é isso que diz a frase que graças à fé estamos convencidos de que Jeová vai trazer o fim, ele nos recompensará se estivermos na expectativa e que É a atitude que temos que ter, a fé nos ajuda a ter certeza de que tudo isso vai acontecer e não vai demorar muito.

Podemos seguir o exemplo de irmãos que atualmente têm isso muito claro e seguiram uma vida simples e colocaram o reino de Deus em primeiro lugar e de fato a nota nos remete a uma série de artigos chamada Eles se ofereceram para ajudar para que possamos encontrar circunstâncias para todos , todos podem encontrar algo com que se identificar.

O parágrafo diz que para fortalecer a nossa fé e enfrentar os problemas, vamos ver como os irmãos conseguiram ser justos diante da perseguição e pensei no irmão da Eritreia a partir da experiência que já está postada no relatório 6 do governo corpo como ele nos conta sobre as atrocidades que aconteceram na prisão e aprender sobre tudo isso fortalece nossa fé e nos ajuda a obedecer a Deus não importa o que aconteça.

Pois bem, leve uma vida mais simples para poder passar mais tempo servindo a Jeová e não se envolver tanto com o materialismo, com a riqueza, com o amor ao dinheiro. 

10. Como o amor a Deus e ao próximo nos ajuda?

Esse amor nos ajuda muito a continuar pregando mesmo que soframos muitas dificuldades na vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com Mateus 22:37-39, para permanecermos despertos e mantermos o bom senso, precisamos de amor. Visto que o amor de Deus nos ajudará a continuar pregando mesmo que surjam dificuldades para fazê-lo, e o amor ao próximo nos leva a fazer todo o possível para compartilhar a mensagem do Reino usando todos os meios possíveis à nossa disposição, com a esperança de que algum dia comece a fazer o que é certo.

E como amamos o nosso próximo, mesmo que ele não partilhe as nossas crenças, queremos fazer todo o possível para que a nossa mensagem lhes seja conhecida e o parágrafo diz isso até por telefone por carta e é isso que todos pudemos vivenciar na pandemia, como apesar de não podermos sair para pregar, conseguimos alcançar as pessoas através destes meios.

Ezequiel 18 Se lá ele menciona que se alguém ímpio abandona o mal e começa a fazer o que é justo, o que Jeová agrada, ele diz que não vai morrer, Jeová vai salvá-lo e diz que ele tem que abandonar todas as ofensas ele se comprometeu, então estamos lá para levar esta mensagem a essas pessoas.

11. Como o amor pelos nossos irmãos nos ajuda? (1 Tessalonicenses 5:11).

1 Tessalonicenses 5:11 mostra que o amor pelos nossos irmãos nos ajuda porque nos encoraja e edifica enquanto nós os encorajamos e edificamos também. Dessa forma, apesar de sermos como soldados lutando juntos numa batalha pela vida, nunca o machucaríamos de propósito, nem retribuiríamos mal com mal. Pelo contrário, amamos, respeitamos e principalmente apoiamos quem nos lidera.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Temos um exemplo disso na congregação de Tessalônica do primeiro século, que tinha menos de um ano quando Paulo escreveu esta carta. Portanto, é muito provável que os mais velhos tenham cometido erros devido à sua inexperiência, mesmo assim, ficou claro que deveriam respeitá-los, o que nos leva a pensar que talvez na grande tribulação perderemos o contato com o ramo e com a sede mundial, por isso será vital manter o bom senso e não nos concentrarmos nos defeitos dos nossos anciãos congregacionais, mas antes, devemos ter em mente que Jeová usa Cristo para guiar estes homens fiéis para nos dirigir e cuidar de nós.

Pois bem, ajuda-nos a estar sempre unidos em todos os momentos, apoiando-nos uns aos outros, encorajando-nos mutuamente quando precisamos e, ao mesmo tempo, edificando-nos uns aos outros quando temos a oportunidade de o fazer também.

Numa batalha, embora nunca o fizesse de propósito, um soldado pode inadvertidamente ferir o seu parceiro e da mesma forma, porque temos que levar em conta o que diz 1 Tessalonicenses 5:15 e ter certeza de que não retribuiremos o mal por mal, mas sim que nos esforcemos para sempre fazer o bem a todos, perdoando e não guardando rancores.

Além disso, ultimamente, ele teve um impacto significativo na ideia de que aqueles que lideram a congregação devem ser respeitados, os anciãos, ora, porque Jeová usa Cristo para guiar estes homens fiéis e é muito importante que agora aprendamos a amar e respeitar os presbíteros da nossa congregação.

E me chamou a atenção que em sua primeira carta aos Tessalonicenses Paulo associou o amor ao peitoral mas 10 anos depois em sua carta aos Efésios Paulo usou o peitoral para representar a justiça, portanto são duas qualidades que estão intimamente relacionadas ao amor e à justiça ajuda-nos a promover a paz, a unidade e o respeito na congregação e é precisamente isso que estamos analisando.

12. Como a esperança protege os nossos pensamentos?

Protege-nos, da mesma forma que o capacete protege a cabeça do soldado. A esperança protege nossos pensamentos, tornando-nos conscientes de que este mundo é inútil. Além disso, a esperança acalma nossos corações e nos dá estabilidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Temos um exemplo disso em Wallace e Laurinda, que servem na África. Um perdeu o pai e o outro a mãe. Além disso, não puderam regressar ao seu país para estar com a família devido à pandemia de covid-19. Contudo, a esperança da ressurreição os ajudou a não pensar em como estavam seus parentes nos últimos dias de sua vida neste mundo, mas em como estarão em seus primeiros dias no novo mundo. Graças a esta esperança, eles sinta-se calmo, pois a tristeza por tê-los perdido tornou-se mais suportável.

Pois bem, sim, da mesma forma que o capacete protegia a cabeça dos soldados, a verdade é que a nossa esperança de salvação protege os nossos pensamentos e também porque sempre temos isso muito presente, pois acontece connosco, como Paulo fez , consideramos as coisas deste mundo como algo que é inútil.

Assim vemos como nossos corações se acalmam e esta esperança no reino de Deus e em tudo que a ressurreição nos promete e um mundo justo e feliz onde não haverá injustiças nos dá estabilidade.

13. O que podemos fazer para que Jeová nos dê espírito santo?

Devemos estudar a sua palavra, estar unidos à organização e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para obedecer aos anciãos e às orientações que Jeová nos dá.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que podemos fazer é pedir a Jeová em oração, estudar a sua palavra, a Bíblia, e estar unidos na sua organização. Assim fazendo isso, estaremos cultivando os frutos do espírito que são mencionados em Gálatas 5:22,23. E então estaremos cheios de fervor, de desejo de fazer o que é certo e de força para trabalhar arduamente para Jeová. Daí a importância de seguir o conselho de 1 Tessalonicenses 5:19 de não permitir que o fogo do espírito se apague.

Literalmente diz para não apagar o fogo do espírito então primeiro temos que retirar do espírito de Jeová da Bíblia que foi escrito pelo seu espírito esse espírito que nos fará agir nos fará ter muitas qualidades que nos prepararão façamos o que Jeová quer.

O Apóstolo Paulo em Romanos 12 diz que não devemos ser preguiçosos se associarmos não apagar o fogo significa trabalhar para que o fogo não se apague, sabemos o que é uma fogueira, temos que continuar alimentando ela, então o que este mundo quer é que relaxemos que vamos viver tranquilos que somos descuidados nesse assunto como os soldados que foram vistos na tenda antes mas nosso trabalho é continuar mantendo esse fogo trabalhando colocando a armadura e trabalhando a favor da organização.

Estar focado, sereno e calmo é o que precisamos neste momento diante dos golpes que levaremos conosco em situações que também vivenciamos sentimentos de tristeza e dor, poder ter esperança em nossas mentes nos ajudará a manter isso suavidade e bom senso.

ILUSTRAÇÃO

E na imagem podemos ver que pregando e estudando a Bíblia podemos manter o Espírito de Deus.

Série de imagens: 1. Um irmão está lendo a Bíblia. 2. O mesmo irmão está pregando com sua esposa. Pergunte-se: “Será que minhas ações mostram que quero que Jeová continue a me dar seu espírito?” (Ver parágrafo 14).

14. O que devemos evitar se quisermos continuar a receber o espírito de Deus? (Veja também fotos).

Para continuarmos a receber o espírito de Deus, a nossa conduta e os nossos pensamentos têm de ser puros. Nesse sentido, devemos evitar que pensamentos impuros se enraízem em nós e nos deixarmos levar por eles. Outra coisa que devemos fazer se encontra em 1 Tessalonicenses 5:20. Este versículo mostra a mensagem profética sobre o Dia de Jeová e quão próximo ele está. Meditar nela nos ajudará a dar muito mais importância à nossa conduta e a realizar atos de devoção a Deus todos os dias, como o que vemos na Ilustração: Pregação e nosso estudo pessoal da Bíblia.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Es lo que leemos en primera Tesalonicenses 4:7 y 8 Dios no nos llamó para ser impuros así que todo lo que sea impuro tanto nuestra conducta como también nuestros pensamientos pues debemos que desecharlo y no cuando ya es un árbol grande sino cuando está empezando a deixar raízes.

Pois bem, a nossa mente também tem que estar limpa, os nossos pensamentos e que tenhamos uma vida que cumpra a conduta que Jeová nos pede.

Se observarmos duas ações de estar envolvido na adoração de Jeová a pregação das boas novas do reino e o estudo prolongado da meditação das escrituras, a pergunta diz que demonstram minhas ações que quero que Jeová continue me dando seu espírito que é o que você tem que fazer, um veículo só precisa de mais combustível quando está em pleno movimento se ficar parado o combustível fica aí e não precisa de mais estamos parados Jeová não vai nos dar mais ânimo porque não estamos dando qualquer coisa para abençoar e é isso que temos que fazer. 

“VERIFIQUE TUDO”

15. O que devemos fazer para que ninguém nos engane? (1 Tessalonicenses 5:21).

Num futuro próximo, os inimigos de Jeová declararão de alguma forma “Paz e Segurança” e mensagens inspiradas pelos demônios começarão a circular por toda parte, enganando quase todos. Então, para que ninguém nos engane, devemos seguir o conselho de Tessalonicenses 5:21 e verificar se o que ouvimos ou lemos é verdade. Portanto, em vez de sermos ingénuos, usaremos o nosso raciocínio para comparar o que lemos e ouvimos com o que a Bíblia e a organização de Jeová dizem.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, o que lemos prova tudo o que ouvimos e também o que lemos, não devemos acreditar em tudo o que nos dizem e não ser ingénuos, o que temos que fazer é usar a nossa capacidade de pensar para o que estamos lendo ou ouvindo isso comparamos claramente com o que a Bíblia e sua organização diz e assim não seremos enganados.

Em provérbios 14:15 são mencionados os ingênuos e os prudentes e uma forma que temos de demonstrar prudência é o que foi dito para verificar o que ouvimos e lemos e se já era importante que os Tessalonicenses fizessem isso, é ainda mais importante. façamos isso, pois a grande tribulação está chegando e as notícias falsas estão na ordem do dia.

16. Que esperança maravilhosa temos, e o que devemos fazer agora?

Os servos de Jeová, como grupo, sobreviverão à Grande Tribulação. Mas não sabemos individualmente o que acontecerá com cada um de nós. Mas, quer passemos pela grande tribulação, quer morramos primeiro, Jeová nos recompensará com a vida eterna se formos fiéis. Os Ungidos receberão a sua recompensa no céu e as outras ovelhas no paraíso na terra. Portanto, enquanto isso, temos de concentrar-nos na nossa maravilhosa esperança e manter-nos prontos para o dia de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, se permanecermos fiéis, temos a maravilhosa esperança da vida eterna, sabemos que os cristãos ungidos irão para o céu para reinar com Cristo e as outras ovelhas, porque poderemos desfrutar a vida no paraíso, é por isso que o que temos que fazer agora, como vimos neste artigo, é focar em nossa maravilhosa esperança e estar sempre preparados para o dia do Senhor.

E temos a garantia de que os servos de Jeová como grupo sobreviverão mas não sabemos se como indivíduos sobreviveremos, sabemos que uma grande multidão passará por aquela grande tribulação mas Tiago 4:14 diz que a nossa vida é como uma névoa que aparece e desaparece, então se esse momento chegou como indivíduos, então nos pegou servindo a Jeová ao máximo possível.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como chegará o dia do Senhor?

Ele diz que diz que virá como um ladrão durante a noite, então será algo inesperado e será muito rápido.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No estudo pudemos ver que o dia do Senhor viria de três maneiras, por exemplo: 1 Tessalonicenses 5:2 menciona que viria como ladrão à noite. Esta comparação destaca uma ideia importante: assim como os ladrões muitas vezes roubam rapidamente no escuro, quando ninguém está esperando por nós. Algo semelhante acontecerá no dia do Senhor, pois chegará repentina e rapidamente e pegará quase todos de surpresa.

Outra maneira pela qual chegará o dia de Jeová, encontramos em 1 Tessalonicenses 5:3, ali é comparado que o dia de Jeová chegaria, como as dores de parto de uma mulher grávida, visto que uma mulher espera um bebê que ela não espera. saiba o momento exato em que o trabalho de parto começará. Mas sem dúvida ela está convencida de que esse dia chegará, e geralmente chega no momento menos esperado, doloroso e imparável. Da mesma forma não sabemos o dia em que começará o dia do Senhor. Porém, temos certeza de que esse dia chegará e não há nada nem ninguém que o impeça.

Em 1 Tessalonicenses 5:4. compara a chegada do dia do Senhor com o amanhecer nesta comparação destaca-se que é possível que os ladrões estejam tão focados no roubo, que percam a noção do tempo, tanto que esquecerão que o amanhecer já começou e que a luz do dia poderia expô-los. En la gran tribulación sucederá algo parecido.Y decimos esto porque las personas que actúan en la oscuridad, al igual que los ladrones están empecinados en hacer cosas que desagradan a Jehová, ellos quedarán al descubierto, tal como la luz del día deja al descubierto a os ladrões.

Quem não sobreviverá ao dia de Jeová?

Em 1 Tessalonicenses 5:6-7. Paulo comparou aqueles que não vão sobreviver ao dia do Senhor, com pessoas que estão dormindo, pois quando uma pessoa dorme não tem consciência de tudo o que a rodeia ou de como o tempo passa. Não sobreviverão ao Dia de Jeová, pois não prestam atenção às provas que estamos enfrentando nos últimos dias e que a grande tribulação está muito próxima.

Paulo também comparou as pessoas que não sobreviverão ao dia de Jeová: “Como os que se embriagam”. Como menciona Tessalonicenses 5:6, já que o bêbado perde parte de sua capacidade de reação e toma decisões erradas. Algo semelhante acontece com os ímpios: eles não respondem às advertências de Deus e escolhem um modo de vida que os levará diretamente à destruição.

Como podemos nos preparar para o dia de Jeová?

O apóstolo Paulo comparou-nos a soldados que são vigilantes e usam bem a armadura. ele fez essa comparação para destacar a importância de um soldado estar sempre pronto para a batalha. Da mesma forma, como soldados espirituais de Jeová, devemos estar sempre prontos e preparados para enfrentar esta batalha espiritual que temos contra Satanás. 

Mostramos também que estamos preparados para este dia importante, se colocarmos a couraça da fé e do amor, e o capacete da esperança mencionado em 1 Tessalonicenses 5: 8.

Além disso, como menciona o parágrafo, a fé e o amor protegem nosso coração simbólico. Porque se protegermos o nosso coração, as qualidades mencionadas nos ajudarão a continuar a servir a Jeová e a seguir Jesus. Também podemos estar preparados para o dia de Jeová por mostrarmos consciência nas nossas atividades espirituais e por usarmos o bom senso ao tomarmos decisões na nossa vida.

As ideias de que este mundo, este mundo, podem ser comparados a um canto de sereia, todos eles têm a solução, mas na verdade a solução vem de Jeová e isso não só agora, mas ele mostrou isso, e por isso temos que manter isso em mente mente e não ser facilmente enganado pelas pessoas do mundo

Sim, a outra era não apagar o fogo do espírito, pedir a Jeová em oração, estudar a sua palavra e agir, pregar nas reuniões, tudo. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário