Estudo de A Sentinela, "Artigo 25", Semana de 14 a 20 de agosto de 2023, Anciãos, siga o exemplo de Gideon, Answers.

Estudo de A Sentinela, «Artigo 25», 14-20-agosto-2023, Anciãos, siga o exemplo de Gideão, Respostas.

"Eu não teria tempo para falar com você sobre Gideão" (HEB. 11:32).

1. De acordo com 1 Pedro 5:2, que honra os presbíteros cristãos têm?

Jeová pediu aos anciãos cristãos que cuidassem das ovelhas, porque elas são muito importantes para ele. Os Anciãos valorizam muito a honra de ajudar seus irmãos e fazem todo o possível para serem bons pastores.

2. Que desafios alguns idosos enfrentam?

Os anciãos hoje também enfrentam muitos desafios em seu trabalho de cuidar da congregação. Alguns, como Tony, percebem que devem ser mais modestos e aprender a dizer não a certas responsabilidades para não negligenciar seu relacionamento com Deus.

Outros, como Ilir, enfrentam situações difíceis, como viver em zonas de guerra, que dificultam o cumprimento das instruções da organização. E alguns, como Tim, sentem-se mental e emocionalmente esgotados por tentar cumprir todas as suas obrigações. Apesar desses desafios, os anciãos continuam se esforçando para servir seus irmãos e cuidar deles da melhor maneira possível.

3. Por que é bom para todos nós observarmos o exemplo de Gideão?

Os anciãos da congregação têm a responsabilidade de cuidar e guiar o povo de Deus em tempos difíceis. Eles podem aprender lições valiosas sobre modéstia, humildade, obediência e paciência observando o exemplo de Gideão. Além disso, o exemplo de Gideon ajudará outros membros da congregação a valorizar e apoiar os anciãos de todo o coração. Ou negligencie seu relacionamento com Deus.

QUANDO É DIFÍCIL SER MODESTO E HUMILDE

4. Como Gideão mostrou que era modesto e humilde?

Gideão era uma pessoa modesta e humilde, e dizemos isso porque o demonstrou, quando um anjo lhe disse que Deus o havia escolhido para libertar os israelitas dos midianitas, que eram muito poderosos. Gideon respondeu dizendo que era o menos importante de sua família e que não se sentia capaz de fazer aquele trabalho. Mas Deus sabia que ele poderia fazer isso e Ele o ajudou a ter sucesso.

5. Que situações podem testar a modéstia e a humildade dos anciãos?

Às vezes, há coisas que podem deixá-lo orgulhoso ou fazer você se sentir menos importante. Por exemplo, se alguém lhe disser que você fez algo muito bem, isso pode fazer você se sentir bem consigo mesmo. Mas também pode haver momentos em que você é criticado por algo que fez de errado. É por isso que é importante ser modesto e humilde, o que significa que você não deve se gabar quando faz algo certo e não deve se sentir mal quando é criticado.

6. Como os idosos podem ser modestos como Gideão? (Veja também a imagem).

A modéstia é quando a pessoa sabe que não pode fazer tudo sozinha e pede ajuda aos outros. Tony, por exemplo, aprendeu a pedir ajuda quando tinha muito trabalho. Ao pedir ajuda, posso fazer as coisas melhor e ter mais tempo para fazer outras coisas importantes. É por isso que é muito importante ser modesto e não tentar fazer tudo sozinho.

ILUSTRAÇÃO

Um ancião mostra a outro irmão onde ficam os carrinhos de pregação. Assim como Gideão, os anciãos modestos pedem ajuda, por exemplo, para organizar a pregação com as carroças. (Ver parágrafo 6).

7. Como os anciãos podem imitar Gideão quando alguém os critica? (Tiago 3:13).

Gideon era uma pessoa que sabia que não era perfeito e quando os outros o criticavam, ele permanecia calmo. Em vez de ficar com raiva, ele foi humilde e ouviu com atenção, conseguindo acalmar as coisas. Anciãos sábios são como Gideão: quando alguém nos critica, eles também ouvem com atenção e respondem com calma. Por fazerem isso, ajudam a manter a paz na congregação.

8. Como os presbíteros devem reagir quando recebem elogios? Dê um exemplo.

O parágrafo fala sobre a importância de ensinar de modo a honrar a Jeová em vez de buscar atenção para si mesmo. Menciona-se o exemplo de um velho chamado Timóteo, que dava palestras públicas para receber elogios, mas depois percebeu que precisava mudar seu foco e focar em ajudar o próximo. Agora, ele se sente mais feliz quando recebe comentários de pessoas que se sentem auxiliadas por seus ensinamentos.

QUANDO É DIFÍCIL OBEDECER E SER CORAJOSO

9. Em que situações a obediência e coragem de Gideão foram testadas? (Veja o desenho da capa.)

Gideon recebeu a missão de destruir o altar de Baal que seu pai tinha, o que era perigoso. Jeová disse a Gideão para reduzir seu exército duas vezes. Isso exigia obediência e coragem da parte de Gideão.

ILUSTRAÇÃO

Gideon observa enquanto alguns homens israelitas bebem água. Um deles leva a água à boca com a mão. Os outros se ajoelham e bebem água lambendo-a. Gideon foi obediente e reduziu o tamanho de seu exército; ele ficou com 300 homens que mostraram estar alertas. (Ver parágrafo 9).

10. Como a obediência de um presbítero pode ser testada?

Às vezes, a obediência de um ancião pode ser testada, por exemplo, quando Jeová lhe pede por meio de sua organização que obedeça a todas as instruções que lhe derem. Você pode estar se perguntando se seguir certas regras é a melhor ou a coisa mais inteligente a se fazer. Por outro lado, eles também podem pedir que você faça algo que coloque em risco sua liberdade. E é aí que a obediência e submissão ao que Jeová lhes pede é exigida dos anciãos.

11. O que pode ajudar os anciãos a serem obedientes?

O parágrafo fala sobre como Deus instruiu Gideão a destruir o altar de seu pai e construir um novo para Jeová. Gideon seguiu essas instruções sem questionar. Hoje, os anciãos recebem instruções da Organização de Jeová para cuidar da congregação. E é muito importante que os anciãos sejam obedientes e sigam essas instruções ao pé da letra, pois isso beneficiará toda a congregação.

12. Como os anciãos podem colocar em prática Hebreus 13:17 quando a organização de Jeová recomenda uma mudança?

Os anciãos podem colocar esse texto em prática por estarem dispostos a fazer todas as mudanças recomendadas pela organização de Jeová.

Em 2014, houve uma mudança na forma como os Salões do Reino e os Salões de Assembleias eram financiados. Antes as congregações tinham que pedir um empréstimo para construir o Salão e depois devolver o dinheiro, mas agora existe um fundo comum com o dinheiro de todas as congregações do mundo para construir os salões onde eles são necessários, e independentemente de quanto as congregações podem contribuir Congregações locais, sempre que há necessidade de financiamento, o dinheiro está disponível quando há necessidade.

E no parágrafo ele menciona um Ancião chamado José, que apesar de ter dúvidas sobre uma mudança, ele o apoiou e confiou em Jeová. E os resultados têm sido positivos, visto que mais Salões do Reino foram construídos e as congregações aprenderam a contribuir para compensar.

13. a) Do que Gideão estava convencido? 

Gideão, apesar dos perigos e de seus próprios medos, obedeceu a Jeová e confiou que Deus o ajudaria a proteger seu povo. Isso mostra a importância de confiar em Jeová e seguir suas instruções, mesmo diante de dificuldades ou medo. Se tivermos a mesma convicção de Gideão e confiarmos em Jeová, podemos superar qualquer obstáculo e receber seu apoio e proteção.

13. b) O que os presbíteros podem fazer para serem como Gideão? (Veja também a imagem).

Os anciãos que moram em lugares onde nossas atividades religiosas são proibidas são muito corajosos como Gideon. Porque apesar dos riscos, esses anciãos continuam organizando reuniões e pregando. E durante a grande tribulação, espera-se que os anciãos sejam ainda mais corajosos em seguir as instruções, que podem ter a ver com proclamar uma mensagem de condenação ou sobreviver ao ataque de Gog de Magog. 

ILUSTRAÇÃO

Um irmão vestido casualmente prega para um homem que está esperando o ônibus. Ao fundo, um policial. Podemos pregar com ousadia mesmo em lugares onde nossas atividades são proibidas. (Ver parágrafo 13).

QUANDO É DIFÍCIL SEGURAR

14. Como foi testada a resistência de Gideão?

Gideão, como juiz de Israel, perseguiu os midianitas desde o vale de Jezreel até o rio Jordão. Desde apesar de estar cansado. Ele e seus 300 homens cruzaram o rio e finalmente alcançaram e derrotaram os midianitas. O que mostra que ele teve a resistência necessária diante dessa difícil prova.

15. O que pode testar a resistência de um ancião?

Cuidar da congregação e da família pode desgastar um ancião tanto mental quanto emocionalmente. 

16, 17. (a) O que ajudou Gideão a perseverar? 

Gideão confiava que Jeová lhe daria forças para perseguir e derrotar os fugitivos reis midianitas montados em camelos. Com a ajuda de Jeová, Gideão e seus homens conseguiram alcançar os reis e derrotá-los. Os anciãos também podem confiar que Jeová lhes dará a força necessária para vencer qualquer obstáculo que encontrarem.

16, 17. (b) De que podem os anciãos ter certeza? (Isaías 40:28-31; veja também a foto).

O parágrafo fala sobre a experiência de Matthew, membro de uma comissão de ligação com hospitais, e como ele encontra forças para apoiar os irmãos. Matthew ora intensamente a Jeová em momentos de cansaço e sente um impulso de energia para continuar.

Os anciãos também se esforçam para pastorear o rebanho apesar dos obstáculos, confiando que Jeová lhes dará forças para assumir essa importante responsabilidade.

ILUSTRAÇÃO

Num quarto de hospital, um idoso consola um casal com a Bíblia. Ao lado deles está uma jovem na cama. Os anciãos fortalecem amorosamente aqueles que precisam de apoio. (Ver parágrafos 16 e 17).

18. Pelo que vimos, como podem os anciãos imitar Gideão?

Neste estudo aprendemos a importância de os élderes imitarem o exemplo de Gideão e serem modestos, humildes, obedientes e corajosos. Eles também são incentivados a confiar que Jeová lhes dará forças para enfrentar qualquer situação, especialmente quando o fim deste sistema se aproxima.

COMO OS ANCIÃOS PODEM IMITAR ESSAS QUALIDADES DE GIDEÃO?

Sua modéstia e sua humildade

Eles imitam as qualidades de modéstia e humildade, não se gabando de suas habilidades ou realizações, nem são muito duros consigo mesmos quando cometem erros ou algo dá errado. Eles também estão cientes de que não podem lidar com tudo assim como Gideon era modesto. E assim como Gideon pediu ajuda aos outros, os Anciãos do também fazem o mesmo.

Sua obediência e sua coragem

Eles podem imitar a obediência prestando atenção às instruções e seguindo. E os mais velhos imitam coragem quando moram em lugares onde nossas atividades são proibidas e com coragem organizam os Encontros e conduzem a Pregação apesar de poderem ser presos, interrogados, demitidos de seus empregos ou tratados com violência.

sua resistência

Os anciãos podem contar com Jeová sempre com eles e ajudando-os em sua grande obra, dando-lhes o vigor e a força necessários sempre que precisarem.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário