Estudo de A Sentinela, Anciãos, Siga o Exemplo de Gideão, Semana de 14 a 20 de agosto de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Torre de Vigia, Anciãos, siga o exemplo de Gideão, 14-20-agosto-2023, Comentários e Respostas.

"Eu não teria tempo para falar com você sobre Gideão" (HEB. 11:32).

1. De acordo com 1 Pedro 5:2, que honra os presbíteros cristãos têm?

Jeová confiou aos anciãos da congregação a responsabilidade de cuidar de suas amadas ovelhas. Assim, os anciãos cristãos têm a honra de servir a seus irmãos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles têm uma honra que Jeová lhes confiou que é servir seus irmãos e eles se esforçam para serem bons pastores, é muito bom que a gente também goste desses irmãos que sempre tem aquele esforço que eles fazem na congregação e os irmãos trabalham. com prazer.

1 Pedro 5:2. Mostra que pastorear o rebanho de Deus deve ser uma honra e não uma obrigação para os anciãos cristãos. Tampouco deve ser algo feito por interesse ou com relutância, mas com empenho e boa vontade diante de Deus e diante dos irmãos.

Indica a carta de Pedro, eles fazem isso porque o rebanho pertence a Jeová Deus, o que significa que eles fazem isso com muita vontade e determinação, eles cuidam dele com muito valor, é como se agora eles fossem nos deixar no comando de um pequeno criança, um sobrinho e teremos muito cuidado para que absolutamente nada lhe aconteça e que tenha tudo o que necessita, visto que o mesmo é em maior medida o rebanho da congregação de Jeová.

Jeremias 2:34 há uma promessa de Jeová para o seu povo e porei sobre eles pastores que verdadeiramente os pastoreiam como vimos ouvido no discurso eles são sempre fiéis a Jeová e realmente ensinam ao rebanho qual é a sua vontade para que possamos pode por favor.

2. Que desafios alguns idosos enfrentam?

Por exemplo, para cuidar da congregação, os presbíteros precisam trabalhar muito. Um homem idoso nos Estados Unidos chamado Tony diz que percebeu que tinha de ser modesto quando se tratava de aceitar responsabilidades. Durante a pandemia de Covid-19, ele ficou sobrecarregado com a organização de reuniões, pregações e coisas que surgiam todos os dias, a ponto de, com o tempo, começar a negligenciar a leitura da Bíblia, o estudo pessoal e as orações.

Os idosos que vivem em zonas de guerra também enfrentam muitos desafios. Ilir, um idoso de Kosovo, conta que foi muito difícil para ele seguir as instruções da organização. Em certa ocasião, a congênere pediu-lhe que ajudasse os irmãos que moravam num lugar perigoso. Ele conta que ficou com muito medo e que as instruções não pareciam muito práticas.

Os missionários também enfrentam muitos desafios. Um irmão da Ásia chamado Tim diz que era difícil para ele cumprir todas as suas obrigações e, às vezes, sentia-se mental e emocionalmente esgotado.

3. Por que é bom para todos nós observarmos o exemplo de Gideão?

É bom porque os anciãos de hoje, como Gideão, têm a responsabilidade de cuidar do povo de Deus em um momento muito difícil. Portanto, eles fazem bem em buscar lições valiosas na modéstia, humildade, obediência e perseverança de Gideão. Quanto ao restante da congregação, o exemplo de Gideon pode nos ajudar a valorizar mais o trabalho dos anciãos e apoiá-los de todo o coração.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, porque podemos extrair lições muito importantes olhando para sua modéstia, sua humildade, a obediência que teve e a resistência de Gideão, além disso, seu exemplo também pode nos ajudar como congregação a valorizar cada dia mais o trabalho dos presbíteros. e apoiá-los de todo o coração. .

Também nos ajudará a sermos obedientes, como diz em Hebreus 3:17, não que sejamos obedientes e submissos, e isso significa que para sermos obedientes e submissos, nem sempre vamos entender o motivo de uma decisão ou qualquer coisa. outra coisa, mas é o que nos beneficia, se o fizermos.

E, além disso, visto que as qualidades exigidas de um presbítero são inerentes a todos os cristãos, permite-nos ver como colocá-las em prática observando-as que podemos aprender. 

QUANDO É DIFÍCIL SER MODESTO E HUMILDE

4. Como Gideão mostrou que era modesto e humilde?

Gideão demonstrou que era Modesto e humilde por ter um conceito equilibrado sobre si mesmo, conhecer bem seus limites, respeitar a Jeová e reconhecer sua superioridade. Portanto, quando o Anjo lhe disse que Jeová o havia escolhido para escolher os israelitas para ir contra os poderosos midianitas, Gideão humildemente respondeu que seu clã era menos importante que o de Manassés e que ele era o menor da casa de seu pai, pois ele era ele. achava que não estava à altura do trabalho.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, quando um anjo lhe disse que Jeová o havia escolhido para libertar os israelitas do controle dos poderosos midianitas.

Pelas palavras que estão registradas em juízes, Gideão disse que meu clã é o menos importante de Manassés e eu sou o mais insignificante da casa de meu pai, mostrando claramente a humildade que ele tinha que não se via qualificado para esta obra que Jeová tinha confiado a ele.

Se a nota esclarece esse ponto, a modéstia é uma pessoa que tem um ponto de vista equilibrado sobre si mesma e conhece suas limitações no caso da humildade, é aquela que respeita os outros e os considera superiores, vemos a relação entre ambas as qualidades e geralmente quando alguém é modesto, também é humilde. 

5. Que situações podem testar a modéstia e a humildade dos anciãos?

Algo que poderia testar a modéstia e a humildade dos idosos seria aceitar muitas responsabilidades e depois ver que não podem dar conta de todas elas. Eles também podem ser testados recebendo críticas sobre como lidam com um problema ou recebendo elogios por um trabalho bem feito.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, talvez um deles seja que você aceita muitas responsabilidades e depois tem que admitir que não pode lidar com todas elas.

Situações como você possivelmente recebe críticas de alguém dizendo que desde que aceitei tantas responsabilidades e não fui capaz de cumpri-las e não as cumpri bem ou às vezes você pode até receber muitos elogios por um trabalho bem feito, mas humildade e modéstia estão em jogo aqui. 

6. Como os idosos podem ser modestos como Gideão? (Veja também a imagem).

Os idosos podem ser modestos como Gideão se pedirem ajuda quando virem que não podem dar conta de tudo. Foi exatamente isso que Gideon fez. Ele pediu ajuda a outros, chamou 10 homens entre seus servos e enviou mensageiros pelos diferentes territórios. Um velho prudente faz o mesmo. Temos um exemplo no irmão do Iluminismo, ele pede ajuda a outro irmão para organizar a pregação com as carroças e assim demonstra sua modéstia e humildade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Temos o exemplo do irmão Tony mencionado no parágrafo dois. Ele diz que por causa de sua criação, ele costumava aceitar mais empregos do que poderia suportar. Por isso, numa adoração familiar tocou no tema do pudor e pediu à esposa que lhe desse a sua opinião. Ele também revisou o vídeo “Como Jesus, capacite os outros e confie neles”. Então ele começou a pedir ajuda aos outros. O resultado foi excelente porque na congregação tudo é bem cuidado e ele tem mais tempo para fortalecer sua amizade com Jeová.

Sim, os anciãos que conseguem imitar Gideão com a mesma modéstia que ele tinha que sabia pedir ajuda aos outros porque fazem o mesmo sabem quando não podem com tudo, sabem delegar e sabem pedir ajuda quando precisam, são modestos.

E foi isso que o velho mencionado no parágrafo fez, ele costumava dizer sim às responsabilidades de sua educação e por isso conversou com sua esposa e pediu sua opinião sobre o assunto e isso o ajudou muito. ponto de vista equilibrado e também algo que ele fez foi se esforçar para treinar e delegar aos outros.

Sim, por exemplo em 6:27 quando peço a Jeová para libertá-los das mãos dos midianitas e pedi a ele um teste, então Jeová diz a ele para construir um altar para sacrificar um touro e fazer tudo o que ele não faz. sozinho, mas como a história menciona, ele chama 10 homens e faz exatamente o que Jeová havia ordenado a ele, então isso mostra a humildade que ele tinha.

ILUSTRAÇÃO

Eles não sabem qual cartaz colocar, então decidem entre vários porque é mais fácil decidir em equipe do que separadamente.

Acrescentando que está treinando está copiando talvez como o irmão que viu o vídeo, raciocinou e disse eu não sou um super-homem, ninguém é e ele copiou o exemplo de Jesus Cristo que instruiu com paciência e bondade e assim no futuro aquela outra pessoa pode continuar treinando e assim também pode cuidar de suas necessidades espirituais.

Um ancião mostra a outro irmão onde ficam os carrinhos de pregação. Assim como Gideão, os anciãos modestos pedem ajuda, por exemplo, para organizar a pregação com as carroças. (Ver parágrafo 6).

7. Como os anciãos podem imitar Gideão quando alguém os critica? (Tiago 3:13).

Eles podem imitá-lo mantendo a calma quando criticados. Gideon tinha em mente que era imperfeito e isso o ajudava a manter a calma. E quando os homens de Ephraim o criticaram, em vez de ficar com raiva, ele foi humilde e ouviu com gentileza e assim conseguiu acalmar as coisas. Portanto, nesse tipo de situação, os idosos se sairão bem se ouvirem com atenção e responderem com a possibilidade. Dessa forma, eles demonstrarão sabedoria como diz Tiago 3:13 e também contribuirão para a paz da congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A crítica muitas vezes é instrutiva e às vezes corrige defeitos e também tendências, portanto, como fazia Gideão, é preciso também ouvir a opinião dos irmãos e, claro, levá-la em consideração.

Juízes 8:1 em 3 vemos ali que os efraimitas dizem que o repreenderam violentamente, então podemos deduzir que eles ficaram muito chateados e o que Gideão fez porque Gideão, como diz o parágrafo, foi humilde, ouviu-os com paciência e bondade e conseguiu acalmá-los, os espíritos porque ele, graças a isso, evitou o que poderia ter sido uma guerra tribal. 

8. Como os presbíteros devem reagir quando recebem elogios? Dê um exemplo.

Devem concentrar a atenção em Jeová dando-lhe toda a glória. Foi isso que Gideão fez quando foi homenageado por derrotar os midianitas. Nos tempos atuais podemos ilustrar com o seguinte exemplo: Se mesmo assim não o parabenizam mais pela sua forma de ensinar, ele pode responder que o que ele falou vem da palavra de Jeová e com isso ele dá honra e glória a Deus .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Reagiram muitas vezes como Gideão quando ganhou a batalha, queriam fazer dele governador, chamavam ele de governar, e ele mesmo dizia que não, que era Jeová quem o governava, então ele concentrou sua atenção em Jeová. 

Os idosos devem cuidar para que não aconteça com eles o que aconteceu com o irmão Timóteo. Ele conta que, quando se tornou ancião, preparava seus discursos de modo a atrair mais a atenção para si mesmo do que para Jeová ou para a Bíblia. Felizmente, ele entendeu que precisava mudar sua forma de ensinar para não chamar muita atenção. Agora seus discursos são muito úteis para os irmãos da congregação e ele se sente muito mais feliz com os comentários que recebe, em contraste com os elogios que recebia anos atrás.

Por isso, também é bom que os presbíteros, ao apresentarem um discurso, sempre dêem glória depois com seus comentários quando os irmãos parabenizam a Jeová, porque pode acontecer conosco o mesmo que no exemplo deste irmão Timóteo ele disse que ele estava preparando algumas introduções algumas ilustrações muito boas mas ele percebeu que isso chamava mais a atenção para si mesmo do que para o que deveria ser Jeová, então ele teve que pensar em refletir então mudar sua forma de falar para ensinar para que o ensino permanecesse porque no final a glória foi para Jeová.

E é isso que vemos quando os anciãos que fazem discursos para nós que têm seu contorno tingido com isso e vemos que o verdadeiro ensinamento vem de Jeová, então eles ficam muito felizes quando lhes dizemos que isso nos ajudou a superar um problema que trouxe Jeová para mais perto e é isso que dá glória a Jeová, mas eles também se sentem muito honrados e dignos.

Sim, porque também é verdade o que diz Provérbios 27:21, o elogio recebido coloca uma pessoa à prova e é que todos os dons que possuímos possuímos graças a Jeová, então demonstraremos modéstia e humildade se realmente louvarmos a ele.

E que bom raciocínio encontramos no primeiro de Coríntios 4: 6, 7 alguém pode ter um dom, mas mesmo se tivéssemos, quem nos deu, então se Jeová nos deu porque íamos nos gabar disso, bem, se meditarmos nessas palavras, certamente nos ajudará a dar todo o crédito a Jeová. 

QUANDO É DIFÍCIL OBEDECER E SER CORAJOSO

9. Em que situações a obediência e coragem de Gideão foram testadas? (Veja o desenho da capa.)

Eles foram colocados à prova quando ele recebeu a perigosa missão de destruir o altar de Baal que seu pai tinha. Além disso, ele teve que cumprir a missão de construir um altar a Jeová, sacrificando o novilho de seu pai para fazer um holocausto com a madeira do poste sagrado que havia cortado. 

Gideon levantou um exército de 32.000 homens para enfrentar o exército midianita de cerca de 135.000 soldados. Mas duas vezes ele pede que ele reduza seu exército para que eles não pensem que se salvarão por causa de sua própria coragem. Primeiro Gideon convoca todos os que têm medo de se retirar e 22.000 homens ficam de lado. Jeová então o instrui a levar os 10.000 homens restantes para onde havia água para testá-los, eliminando assim todos os que se ajoelham para beber. Apenas 300 homens passaram no teste e com eles Gideon atacou o acampamento inimigo no meio da noite.

Sim, no primeiro não deve ter sido nada fácil porque Jeová pediu para ele destruir o altar de Baal e provavelmente ele não sentiu nenhuma simpatia por aquele altar mas era o altar de seu pai então não deve ter sido nada fácil .

A segunda vez foi quando Gideão recebeu a ordem de levantar um grande exército, mas Jeová lhe disse duas vezes para reduzi-lo primeiro em 10.000 e depois em 300.

E a terceira foi quando por ordem de Jeová, Gideão teve que atacar o acampamento inimigo no meio da noite.

ILUSTRAÇÃO

Bem, como aquele exército foi reduzido porque o que Jeová queria é que a vitória o mérito não fosse dado a eles e sim ir para Jeová, na primeira vez os que ficaram com medo mandaram eles se retirarem e milhares se retiraram e aí Jeová se colocou à prova na água, só aceitou quem estava, como diz o versículo, lambendo a água, quem estava atento com uma mão na lança e bebendo só com uma mão, aí já foi reduzido para 300 e com isso pouca quantia que poderiam ganhar.

Gideon observa enquanto alguns homens israelitas bebem água. Um deles leva a água à boca com a mão. Os outros se ajoelham e bebem água lambendo-a. Gideon foi obediente e reduziu o tamanho de seu exército; ele ficou com 300 homens que mostraram estar alertas. (Ver parágrafo 9).

10. Como a obediência de um presbítero pode ser testada?

A primeira coisa que é mencionada aqui muito bem é que às vezes são tantas as instruções recebidas e a gente se pergunta se todas podem ser cumpridas ou se lembram de todas, esse é o primeiro teste que temos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também pode ser que às vezes recebam instruções que não parecem práticas ou sábias.

E também quando lhe pedem para fazer algo que põe em perigo a sua própria liberdade.

Tiago 3:17 mostra que os anciãos devem estar prontos para obedecer e seguir de bom grado as orientações da Bíblia e da organização de Deus, bem como para dar um bom exemplo a todos os outros. No entanto, essa obediência pode ser testada porque nem sempre é fácil obedecer. Às vezes pode acontecer que os idosos tenham dificuldade em acompanhar todas as instruções que estão carregando. Também pode acontecer que venham a questionar se certas orientações são as mais práticas ou sábias e tenham dificuldade em fazer algo que ponha em perigo a sua liberdade.

11. O que pode ajudar os anciãos a serem obedientes?

O que pode ajudar os idosos a serem obedientes é prestar atenção às instruções e segui-las. Gideão recebeu instruções de Deus e não as questionou, mas obedeceu ao pé da letra. Ele destruiu o altar de seu pai, construiu um altar para Jeová, sacrificou o animal indicado e fez o holocausto conforme as instruções. Hoje, os presbíteros recebem instruções, comunicados e orientações por meio de cartas da Organização de Jeová às quais devem estar atentos e obedecer, pois são para o bem de toda a congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

As palavras escritas no salmo dão a resposta perfeita, ele diz que estou determinado a obedecer suas regras o tempo todo até o fim, isso significa que o trabalho do corpo de anciãos às vezes pode ser um pouco mais fácil, outras vezes muito difícil, mas se o opinião pessoal Cabe a cada um obedecer a Jeová para cumprir essas palavras.O que está claro é que Jeová vai ajudá-los para que a congregação fique em paz.

Ele deixou um exemplo muito bom, porque quando ele teve que destruir o altar de seu pai, Jeová disse a ele que ele deveria pegar o poste e fazer lenha com ele e pegar o touro que o insight diz que certamente estava reservado para Baal e Gideão não. fala bem porque ele não destruiu mas eu pego os paus de outro lado e pego outro touro que não importa, porque eu sabia que aí o impacto que Jeová queria gerar não ia ser o mesmo, então os anciãos quando seguem as instruções ao pé da letra, sabem que farão para garantir que a mensagem que Jeová deseja transmitir seja transmitida, não apenas uma parte dela, e faremos bem em apoiá-los por não ir contra ela ou ser queixosos.

12. Como os anciãos podem colocar em prática Hebreus 13:17 quando a organização de Jeová recomenda uma mudança?

Eles podem colocá-la em prática se estiverem dispostos a se adaptar e aplicar as mudanças recomendadas pela organização de Jeová. Foi o que Gideão fez quando Jeová lhe disse que deveria manter menos de 1% de seus soldados para enfrentar o grande exército midianita. Gideon adaptou-se à mudança e aplicou as instruções de Jeová sem questionar ou duvidar dos resultados.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em 2014, os anciãos da congregação tiveram a oportunidade de colocar em prática Hebreus 13:17, quando o corpo governante mudou a forma como financiava Salões do Reino e salões de assembleia. Pois antigamente as congregações recebiam um empréstimo para a construção e depois tinham que devolver o dinheiro. Agora, em vez disso, existe um fundo comum com o dinheiro de todas as congregações do mundo para construir locais de reunião onde for necessário, não importa o quanto as congregações da área possam contribuir.

Nem sempre será fácil para os anciãos colocar em prática Hebreus 13:17. Temos o exemplo de um velho chamado José. Quando soube da mudança no financiamento da construção dos nossos locais de reunião, ficou em dúvida. Ele achava que a mudança não funcionaria em alguns lugares. No entanto, depois de meditar em provérbios 3:5, 6, e lembrar-se de que tinha de confiar em Jeová, ele apoiou a medida. Com o tempo, ele viu quantos Salões do Reino foram construídos e como eles também aprenderam a fazer a sua parte para que a compensação acontecesse.

Talvez um velho que mora em um território diga conheço bem meu território sei quais são as necessidades e aqui temos o exemplo de Gideão eles sofreram a opressão de Midiã por sete anos eu sabia como eles eram como um campo de gafanhotos que não dava para contar e agora de repente ele tem que enfrentar um exército de 130.000 pessoas com 300, era uma proporção muito grande mas mesmo assim ele obedeceu e esse é o exemplo para os mais velhos confiarem em Jeová porque sabem que no final ele está por trás deste trabalho.

Sim, aquela de Provérbios 3 quando diz que você confia em Jeová de todo o coração, embora o irmão achasse que não era prático para sua área, ele agiu confiando em Jeová e viu os resultados.

13. a) Do que Gideão estava convencido? 

Gideon estava plenamente convencido de que Jeová o ajudaria a proteger seu povo. Portanto, ele obedeceu apesar dos perigos e de seus próprios medos.

Ora, porque Jeová sempre ia ajudá-lo a proteger o seu povo, o mesmo aconteceu hoje com os idosos e eles têm a certeza de que se cumprirem as regras e orientações, o ramo permanece e o escravo fiel e prudente também será protegido. .

13. b) O que os presbíteros podem fazer para serem como Gideão? (Veja também a imagem).

Por exemplo, os idosos que moram em lugares onde nossas atividades são proibidas, podem ser como Gideão, se continuarem corajosamente a organizar as reuniões e liderar a pregação, apesar do fato de que podem ser presos, interrogados, demitidos de seus empregos ou tratados com violência.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Durante a grande tribulação, todos os presbíteros da congregação devem ser como Gideão, pois será preciso muita coragem para seguir as instruções, independentemente do perigo que correm, pois talvez as instruções tenham a ver com a proclamação da mensagem de condenação simbolizada por grandes pedras de granizo ou relacionado ao que temos que fazer para sobreviver ao ataque de Gog de Magog. 

Em A Sentinela de julho de 2019, em seu artigo "Continuemos a servir a Jeová em meio à proscrição", aprendemos que, mesmo nessas circunstâncias, Jeová continuará a cumprir a promessa de Isaías 65:13,14 para que seus servos estão bem alimentados espiritualmente. Da mesma forma nos é dito que através dos ramos receberemos as instruções para as Reuniões e as Pregações.

E fala-se também da questão das reuniões que os anciãos vão organizar de forma a não chamarem muita atenção e também temos de ser obedientes às orientações que eles nos dão.

ILUSTRAÇÃO

Neste caso não se vê um velho, imaginamos que possa estar a pregar com coragem, e com uma cara afável, parece que quem tem mais medo ou espanto é a pessoa a quem está a falar e vemos que um agente de segurança está por perto, então ele obedece às orientações que são ditas pela sociedade e prega com coragem, mesmo que isso possa colocar em risco sua liberdade.

Na Ilustração vemos um velho que, como Gideon, obedece e segue as instruções apesar do risco e de seus próprios medos. Ele adapta sua pregação, mas continua corajosamente a fazer o trabalho, confiando que Jeová protege seu povo.

Um irmão vestido casualmente prega para um homem que está esperando o ônibus. Ao fundo, um policial. Podemos pregar com ousadia mesmo em lugares onde nossas atividades são proibidas. (Ver parágrafo 13).

QUANDO É DIFÍCIL SEGURAR

14. Como foi testada a resistência de Gideão?

Como juiz de Israel, a resistência de Gideão foi posta à prova porque significava desgaste físico. Por exemplo, durante a batalha noturna contra os midianitas, Gideão e seu exército estavam muito cansados. Ainda assim, eles perseguiram seus inimigos através de rios margeados por arbustos espinhosos até alcançá-los e derrotá-los.

Bem, vemos aqui como Gideão e seus 300 homens, embora já estivessem cansados ​​depois de terem perseguido até o rio, não desistiram ali, mas continuaram com a perseguição e agora até alcançaram os midianitas e os derrotaram porque sabiam que teve a aprovação de Jeová e eles estavam seguindo seu guia então até ele chegar ao fim eles não desistiram eles continuaram até atingirem seu objetivo.

Claro, além do cansaço que acaba de ser mencionado, talvez esgotamento mental devido à responsabilidade que tinham sobre eles, mas ambos os juízes 7 e 8 mencionam que provavelmente havia espinheiros nas margens dos rios, então provavelmente eles também receberam ferimentos por fazerem esse trabalho da maneira que Jeová lhes disse e, claro, isso foi uma consequência física que os enfraqueceu. 

15. O que pode testar a resistência de um ancião?

Pode testar a resistência de um presbítero, quando ele tem que cuidar da congregação e cuidar de sua própria família, o que pode cansar os presbíteros física, mental e emocionalmente.

16, 17. (a) O que ajudou Gideão a perseverar? 

Gideão perseverou porque confiou que Jeová lhe daria forças e Jeová não o abandonou. Por exemplo, em certa ocasião, Gideão e seus homens perseguiram a pé dois reis midianitas que pareciam estar fugindo em camelos. Mas, com a ajuda de Jeová, Gideão e seus homens conseguiram alcançá-los e derrotá-los.

Foi a plena confiança em Jeová que ia lhe dar toda a força que precisava, aliás em Juízes 6:14 é muito lindo o que Jeová lhe disse, talvez não fui eu que te mandei e no número 34 nós veja que ele não falhou porque então o espírito de Jeová veio sobre Gideão e lhe deu força.

16, 17. (b) De que podem os anciãos ter certeza? (Isaías 40:28-31; veja também a foto).

Bem, ele lhes dará força sempre que precisarem.

Os anciãos de hoje podem ter certeza de que podem confiar que Jeová, o Deus que nunca se cansa ou se esgota, lhes dará forças sempre que precisarem. Como diz Isaías 40:28-31, Jeová fortalece o cansado, enche de vigor o fraco e restaura a força para aqueles que confiam nele para que ele possa voar como as asas da águia para que ele possa correr sem medo, fique exausto e caminhar sem se cansar.

Temos um exemplo disso no irmão Matthew, que é membro do comitê de ligação com o hospital. Ele conta que experimentou em primeira mão o que Filipenses 4:13 diz. Quando está muito cansado e sente que não aguenta mais, ora intensamente a Jeová e implora que lhe dê forças físicas e mentais para continuar sustentando os irmãos. Então ele se sente como uma injeção de energia que o ajuda a continuar suportando e apoiando seus irmãos como vemos na Ilustração.

A expressão que diz que Jeová nunca se cansa e se esgota é muito bonita e se ficamos sem forças ele nos ajuda a recuperá-las para que possamos voar como se fôssemos águias, é reconfortante para todos e neste caso especialmente para os idosos.

E temos o exemplo do Mateus que é membro de uma missão de ligação hospitalar, sabemos que podem receber ligações inesperadas a qualquer hora e qualquer dia e esse irmão também tem família porque dá trabalho porque a gente entende o esforço que isso deve implica mas ele Ele diz muitas vezes quando estou cansado e sinto que não aguento mais Ele orou intensamente a Jeová e diz que Jeová lhe dá uma injeção de energia para suportar isso, totalmente de acordo com Isaías capítulo 40 .

Ele cita, por exemplo, o Salmo 116:1 onde ele diz eu amo Jeová porque ele ouve minha voz minhas orações por ajuda, quando um velho sente que Jeová ouve sua voz ouve sua oração, ele se enche de confiança, ele lhe dá isso injeção e o irmão Matthew diz que eu imploro que você me dê força física e mental, então um ancião deve ser específico em uma oração para que Jeová lhe dê poder e desejo.

ILUSTRAÇÃO

Bom, é uma situação estressante de exaustão porque tem muita coisa envolvida, você vê pais jovens que estão com a filha internada, pode ser algo sério e eles também têm a responsabilidade de cuidar do bem-estar físico e espiritual do idoso e é por isso que eles também estão fazendo Bem, eu uso a Bíblia porque Jeová transmite força dessa forma e ela é um instrumento. Ser ancião é uma responsabilidade, mas também é um privilégio poder colaborar com Jeová dessa forma transmitir ânimo e carinho aos irmãos da congregação.

Por que ele pode fazer isso porque é chato e então Jeová o recompensa com sabedoria e se virmos a imagem lembramos que o irmãozinho que agora está ajudando é o mesmo que estava com as carroças, então desde que ele exercia a modéstia e treinava os outros agora ele pode cumprir com o trabalho e encorajar e pastorear as ovelhas de Jeová.

Gere gratidão por esses irmãos sempre trabalharem tanto pela congregação.

Ia dizer que o relógio marca 7 mas se olhares pela janela acho que são mais 7 da manhã do que da noite porque, como já foi dito, podes receber uma chamada a qualquer hora.

Sim, quando se fala em modéstia tem a ver com oração também porque é claro que temos força até certo ponto, uma noção de modéstia é recorrer a Jeová para nos dar força porque às vezes a pessoa não tem e como diz Filipenses 2:13 ele os enche de energia dando-lhes tanto o desejo quanto a força para agir às vezes não temos forças mas isso é verdade sobre hospitais se às vezes as coisas dão errado você não tem forças e há situações comprometedoras mas Jeová sempre dá a força.

Num quarto de hospital, um idoso consola um casal com a Bíblia. Ao lado deles está uma jovem na cama. Os anciãos fortalecem amorosamente aqueles que precisam de apoio. (Ver parágrafos 16 e 17).

18. Pelo que vimos, como podem os anciãos imitar Gideão?

Seja para serem modestos e humildes quando se trata de aceitar responsabilidades e receber críticas ou elogios.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles podem imitá-lo por serem modestos e humildes quando se trata de aceitar mais responsabilidades e receber críticas e elogios. Eles também o fazem quando são obedientes e corajosos, especialmente agora que o fim deste sistema está próximo. Da mesma forma, eles o imitarão se confiarem que, aconteça o que acontecer, Jeová lhes dará a força necessária para continuar perseverando.

Eles também precisam ser obedientes e corajosos, especialmente agora que o fim do sistema está próximo.

E também precisam confiar que, aconteça o que acontecer, Jeová sempre lhes dará forças para perseverar. 

COMO OS ANCIÃOS PODEM IMITAR ESSAS QUALIDADES DE GIDEÃO?

Sua modéstia e sua humildade

São modestos porque às vezes sabem que não conseguem dar conta de tudo e pedem ajuda, também ficam tranquilos se forem criticados, sabemos que não é certo criticá-los, mas podem assumir um lado positivo e perceber que talvez podem melhorar em alguma coisa e também por dar todo o crédito a Jeová quando fazem um discurso ou fazem algo de bom.

Os anciãos podem refletir honestamente sobre suas habilidades, limitações e motivações. Reconhecer seus pontos fortes e fracos os ajudará a manter uma atitude realista e humilde.

Ao assumir novas tarefas ou responsabilidades, os anciãos podem fazê-lo com humildade e disposição de trabalhar em equipe, reconhecendo que estão servindo a Jeová e à congregação.

Sua obediência e sua coragem

Eles podem imitar Gideon por estarem dispostos a seguir as orientações bíblicas da Organização de Jeová, mesmo quando parecem desafiadores ou difíceis de entender. E enfrente os desafios e a oposição com ousadia, confiando na proteção e na ajuda de Jeová, em vez de ceder ao medo humano.

Sim, bem, preste atenção às instruções e siga-as, também esteja disposto a se adaptar às mudanças e quando nos virmos banidos, sejamos corajosos e preguemos com coragem.

sua resistência

Confiando em Jeová que ele nos dará força.

Como Gideon, os anciãos devem reconhecer que não são super-homens e que podem se sentir cansados ​​e exaustos. É importante que eles sejam realistas sobre suas habilidades e não se forcem. E diante do cansaço e das dificuldades, os idosos devem recorrer a Jeová em oração, pedindo força e resistência para cumprir as responsabilidades que lhes foram confiadas.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário