Estudo do Livro da congregação, Semana de 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, Lição 55, Ponto 5, resumo, revisão e “Resolva isso”, Respostas.

Estudo do Livro da Congregação, 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, Lição 55, Ponto 5, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 min): Lição 55, ponto 5, resumo, revisão e “Vise isto”.

5. Os irmãos podem se esforçar para ter mais responsabilidades

A Bíblia incentiva os homens cristãos a se esforçarem para crescer espiritualmente, para que possam apoiar tanto quanto possível a congregação. Para conhecer um irmão que conseguiu, assista ao VÍDEO. Depois fale sobre o seguinte:

VÍDEO: Irmãos, esforcem-se pelo progresso espiritual (5:23)

O que Ryan fez para crescer espiritualmente e ajudar mais na congregação?

Ryan percebeu que assim como se esforçava para cuidar de si mesmo fisicamente por meio de exercícios, também precisava se esforçar para cuidar de sua espiritualidade e fazer mais em seu Ministério. Ele sabia que tinha dificuldade em iniciar conversas com estranhos na obra de pregação, pois não tinha estudantes da Bíblia, não fazia revisitas, esquecia-se de entregar seu relatório de serviço e não se preparava bem para as reuniões porque tinha um dificuldade em comentar. Então a primeira coisa que ele fez foi reconhecer essas fraquezas e depois aceitou e colocou em prática o conselho do superintendente do seu grupo e aplicou-o para melhorar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ryan meditou no texto de 1 Timóteo 3:1 e entendeu que, para ser superintendente, ele precisava primeiro preencher os requisitos para ser servo ministerial. O exemplo do apóstolo Paulo também o ajudou muito. Ele entendeu que poderia fortalecer os irmãos com seus discursos se se preparasse bem, e que poderia ajudar os irmãos mais velhos e interessar-se pelos órfãos da congregação e também participar mais plena e entusiasticamente na obra de pregação.

Aplicar o conselho foi muito benéfico para Ryan. Agora ele faz revisitas, os Irmãos nos parabenizam pelas boas apresentações, ele tem muitos amigos na congregação, quer dar estudos bíblicos. Felizmente, ele percebeu que estava tão distraído com as coisas que queria fazer que perdeu de vista o que poderia fazer pelos outros.

O esforço de Ryan para progredir espiritualmente valeu a pena. Agora ele faz excelentes revisitas, deseja estudar a Bíblia, prepara-se para comentar nas reuniões e até mesmo proferir discursos. Ele também ajuda na limpeza do Salão do Reino e apoia os irmãos mais velhos. Ele agora é um homem com inclinações espirituais e isso o deixou muito feliz.

Se concentrou em ser um homem com inclinação espiritual e para isso começou por participar com entusiasmo no ministério, fazendo mais amigos dentro da congregação, apoiando irmãos necessitados.

E aqui ele levou em conta alguns irmãos e eles ficaram amigos deles, ele se interessou pelos irmãos mais velhos nas crianças quando lhe deram alguma tarefa, um discurso bíblico, então ele se preparou muito bem.

Se algo fundamental foi a mudança em suas prioridades, ele deixou de pensar apenas nos objetivos que queria, no que gostava, mas colocou realmente em ação o poder de progredir espiritualmente.

Ele também começou a reconsiderar não fugir da reunião porque tinha que ir ao cinema, colocando seus interesses espirituais em primeiro lugar, mas ficou mais tempo na congregação e morava com os irmãos, como estávamos vendo, ele participava com prazer da limpeza e isso era muito importante para ele porque também valorizava os conselhos que os irmãos lhe davam para progredir e o exemplo de Paulo foi o que coroou o seu interesse pelo progresso, por assim dizer. 

A Bíblia diz quais requisitos devem ser cumpridos pelos irmãos que desejam ser servos ministeriais e anciãos. Leia 1 Timóteo 3:1-13 e discuta o seguinte:

O que se espera dos irmãos que desejam ser servos ministeriais e anciãos?

Espera-se que eles se esforcem para desenvolver qualidades espirituais e atender aos requisitos. Devem ser irmãos que se desgastam no serviço, que assumem a liderança na pregação, que mantêm a urgência da obra do Reino na congregação e em casa com o seu bom exemplo. Precisam ser pessoas atenciosas e de confiança, ter conduta irrepreensível dentro e fora da congregação, ter hábitos moderados, bom senso, ser ordeiros, hospitaleiros e estar qualificados para ensinar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Espera-se também que você seja uma pessoa razoável, livre de vícios, que leve uma vida simples e livre de materialismo. Você deve ser humilde, deve ter linguagem e consciência claras. Se ele for um homem casado, então espera-se que sua esposa tenha filhos em sujeição e saiba como liderar sua família e não seja um irmão recém-batizado.

Primeiramente ele diz que tem que ser um bom pai de família que saiba liderar sua família, que saiba orientar seus filhos para que possa orientar corretamente a congregação, diz também que tem que ser casado com apenas uma mulher e que a mulher tem que ser sensata e fiel.

Sim, os requisitos que lemos parecem ser bastante elevados, mas é o que Jeová espera de alguém que vai liderar sua organização, porém, como diz aqui alguém que está em busca desse cargo, uma pessoa deve cumpri-los de forma razoável. grau porque somos imperfeitos, podemos cometer erros, mas não deveria haver muitas falhas graves, por exemplo, talvez na realidade algo que deva ser cumprido é não estar bêbado ou violento, ser razoável, então há coisas que talvez é preciso trabalhar mais porque, na realidade, Jeová quer pessoas que tenham uma qualidade excelente para que possam liderar a congregação como ele quiser.

Sim, menciona-se aqui que, se você procura servir mais a Jeová, precisa ser moderado nos seus hábitos, ter bom senso, ser ordeiro e ser capaz de ensinar.

Sim, os textos também mencionam que ele deve gozar de boa reputação e que deve esforçar-se para progredir espiritualmente, para que primeiro demonstre sua capacidade e depois mais tarde para receber sua designação. 

O que se espera de suas famílias? (Veja os versículos 4 e 11.)

De acordo com 1 Timóteo 3:4,11, espera-se que as famílias daqueles que desejam ser servos ministeriais, anciãos ou superintendentes sejam exemplares e respeitadas dentro e fora da congregação. Os filhos devem ser crentes, devem ser modestos, humildes e sujeitos aos pais. As esposas não devem ser caluniadoras, mas sóbrias e fiéis em todas as coisas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se no versículo 4 ele menciona que este homem deve se dar bem com sua família e que deve ter seus filhos sujeitos a ele com toda a seriedade, ou seja, sua família também deve ser serva de Jeová, eles também devem estar progredindo espiritualmente.

Sim, o versículo 11 fala que eles devem ser sérios e moderados nos hábitos, mas a parte final diz fiel em todas as coisas, então junto com o marido ela forma uma equipe e embora o marido assuma a mordomia na congregação, a esposa dele é um grande apoio, então que ele pode servir assim. 

Se os irmãos fizerem o melhor que puderem para cumprir esses requisitos, que efeito isso terá sobre a congregação?

Terá um efeito muito positivo, pois com o seu exemplo você poderá inspirar outros irmãos a estabelecerem essas metas espirituais e quererem se esforçar para alcançá-las, fortalecendo assim a congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Tem um efeito muito positivo porque fica claro para a congregação que os requisitos bíblicos, embora aqueles que realmente amam a Jeová e estão dispostos a fazer o que ele lhes pede sejam elevados, possam se esforçar para alcançá-los, então isso se torna evidente diante de a congregação que estes homens fiéis põem em prática os conselhos bíblicos em todos os aspectos das suas vidas, o que permite à congregação imitá-los.

E é que no final, irmão, entendemos que esses privilégios são para servir tanto aos presbíteros quanto aos céus ministeriais, o efeito que isso vai ter na congregação é que vai ser uma congregação que vai seja espiritualmente forte, é uma congregação que vai ter, confio nos irmãos, uma congregação que terá comunicação com eles e que em qualquer situação saberão que poderão contar com esses homens porque eles demonstraram isso em Suas ações.

ILUSTRAÇÃO

Um irmão mais novo empurrando a cadeira de rodas de um irmão mais velho enquanto eles vão pregando de casa em casa.

O QUE ALGUNS PERGUNTAM: “Como as Testemunhas de Jeová conseguem dinheiro para todas as suas atividades?”

O que você responderia ?

As Testemunhas de Jeová honram a Jeová com “Suas coisas valiosas”. Portanto, é uma honra usar o nosso dinheiro para apoiar a congregação e apoiar a obra mundial de pregação das boas novas do Reino. A partir daí, fazemos doações voluntárias para a realização de todas as nossas atividades.

Fazemos isso por meio de doações voluntárias e não o fazemos conforme a obrigação, mas reservamos o que ganhamos para servir a Jeová.

Caso quem pergunte estivesse mais curioso, ele o encaminharia para o artigo que vem descobrir outra coisa que vem como é financiado o trabalho das Testemunhas de Jeová e as informações vêm com mais detalhes. 

RESUMO

Jeová valoriza muito os sacrifícios que fazemos para apoiar a congregação com nosso tempo, energia e recursos materiais.

Análise

Como podemos apoiar a congregação com nosso tempo e energia?

Podemos fazer isso por dar ajuda prática aos irmãos mais idosos e aos irmãos doentes na congregação. Podemos nos colocar à disposição para levá-los às reuniões, fazer compras para eles no Mercado ou nos apoiar nas tarefas domésticas. Também podemos apoiar a limpeza e a manutenção do Salão do Reino e aqueles que preenchem os requisitos podem apoiar sendo servos ministeriais, anciãos ou superintendentes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se nos oferecermos voluntariamente para ajudar a limpar e manter o quarto ou apoiar irmãos mais velhos ou doentes, fazemos tudo isto por amor a Deus e aos nossos irmãos.

Se também existe outra forma e isso é muito apreciado, é quando nossos irmãos se disponibilizam para receber mais designações na congregação ou se há algum território necessitado, porque eles têm coragem de ir e se movimentar e apoiar outras congregações.

Exatamente no caso dos batizados, vários objetivos podem ser traçados, entre eles pregar muito mais, apoiar obras de construção é servir em Betel e há uma grande diversidade de campos onde podem propor, sobretudo neste ano de serviço, trabalhar difícil para Jeová.

Como podemos apoiar a congregação com nossos recursos materiais?

Podemos fazer isso com as nossas doações voluntárias e outros recursos materiais para ajudar nas despesas da congregação, construir e manter os nossos locais de reunião, apoiar a obra do Reino e contribuir para os esforços de socorro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aprendemos sim em Provérbios 3:9, honre a Jeová com suas coisas valiosas, podemos fazer isso através de nossas doações, pois sabemos que estas são para pregação mundial e também para irmãos que sofrem uma catástrofe.

E é muito importante que tenhamos sempre isso em mente que não esqueçamos de colocar dinheiro na caixa porque às vezes para sair rápido ou algo assim, talvez possamos esquecer, mas tenha sempre isso em mente porque sabemos que a congregação precisa porque tem despesas.

De que forma você gostaria de apoiar a congregação?

Bom, como ainda me sinto jovem e saudável, nos reparos do salão, limpando os banheiros com minhas forças, também gostaria de apoiar mais doações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pessoalmente, gostaria de apoiar a congregação da seguinte forma: Por exemplo, participando ativamente nas reuniões e atividades da congregação, e também oferecendo-me como voluntário para ajudar os irmãos idosos ou doentes da congregação, seja visitando-os, oferecendo companhia ou ajudando-os em tarefas práticas em casa.

Também uma forma que gostaria de continuar apoiando meu grupo onde me encontro com o superintendente do grupo na pregação na limpeza também me sinto como uma família então estar sempre atento ao bem estar de cada um dos integrantes do grupo ao qual pertenço .

Como temos uma congregação muito grande e quero continuar me esforçando para conhecer melhor os irmãos, pois, como vimos, queremos cuidar de nós mesmos e apoiar uns aos outros diante das dificuldades, mas para para isso temos que passar mais tempo e nos conhecer bem.

Além disso, quando vemos que um de nossos irmãos está desaparecido, podemos nos comunicar com ele para saber como está. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDAT.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário