Estudo da Sentinela, Você pode alcançar seus objetivos espirituais, Semana de 7 a 13 de agosto de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Torre de Vigia, Você pode alcançar seus objetivos espirituais, 7-13 de agosto de 2023, Comentários e Respostas.

“Não deixemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gl 6:9).

1. Que luta muitos de nós temos?

Muitos de nós lutamos para alcançar nossos objetivos espirituais, já que a maioria deles é muito difícil de alcançar. Por exemplo, faça orações profundas e chegue mais cedo às reuniões.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Temos de levar em conta que um alvo espiritual é quando estabelecemos o alvo de servir a Jeová e fazê-lo feliz. Por exemplo, melhorar no campo da leitura da Bíblia e em alguma faceta de nossa adoração são alguns exemplos de metas espirituais que podemos estabelecer para nós mesmos.

Bem, não conseguindo cumprir algumas metas como gostaríamos, aqui ele cita três irmãos como Philips que teve dificuldade em encontrar momentos para conversar com Jeová, também houve Erika que não conseguiu chegar cedo para os sermões e finalmente Tomás que não conseguimos ler a Bíblia inteira, então há muitas lutas que todos nós temos que devido às circunstâncias às vezes se complicam.

Lá ele nos fala sobre metas espirituais e as define como objetivos que nos esforçamos para alcançar para servir mais a Jeová e fazê-lo feliz e menciona, por exemplo, que podemos nos propor a cultivar uma qualidade cristã ou melhorar em alguma faceta de nossa adoração, como lendo a Bíblia estudo pessoal ou pregação.

2. Por que não devemos desanimar se temos uma meta espiritual que ainda não alcançamos?

Não devemos desanimar se temos uma meta espiritual que ainda não alcançamos, pois devemos estar cientes de que mesmo uma meta menor que a nossa requer tempo e esforço para ser alcançada. E o fato de não desistirmos mostra o quanto valorizamos nossa amizade com Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por outro lado, devemos ser realistas ao considerar se está dentro de nossas possibilidades atingir a meta que estabelecemos para nós mesmos. Nesses casos, poderíamos considerar um objetivo mais fácil de alcançar.

Salmos 103:14 vemos que Jeová está ciente de que temos limitações. Devemos fazer o mesmo ao definir metas, temos que ter certeza se elas são realistas ou não.

Bem, é muito difícil para mim alcançar a meta espiritual que tanto desejo e me esforço o tempo todo Peço a Jeová que me ajude a não desistir e alcançar essa meta de servir mais a Jeová e fazê-los felizes e dar a ele O melhor de mim.

Um conselho que considerei importante é que cada um de nós tenha certeza de que nosso objetivo é realista consigo mesmo, que também possamos reconhecer um pouco nossas limitações, o que podemos fazer e o que não dá certo, por exemplo, e assim poder ter certeza de que nosso objetivo é razoável consigo mesmo e assim não desanimar.

Bem, o que Jeová valoriza muito em nós é que ele não desiste nesses momentos e também o que Jeová valoriza que nossa amizade com ele e que queremos dar a ele o melhor, como diz o Salmo 103:14, ele sabe que somos pó mas o que ele valoriza é que continuemos apesar de tudo.

É MUITO IMPORTANTE ESTAR MOTIVADO

3. Por que é importante estar motivado?

Porque quando estamos determinados e motivados para alcançar um objetivo, fazemos todo o possível para alcançá-lo, e será muito mais suportável e fácil alcançá-lo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, é importante ter motivação porque se tivermos motivação vamos querer atingir os nossos objectivos e daremos o nosso melhor.

E o exemplo de um veleiro também é mostrado quando o vento o empurra se o vento continuar soprando é provável que o veleiro chegue ao seu destino e se soprar forte pode até chegar antes do esperado, então isso nos mostra um exemplo em da mesma forma que quando nos sentimos motivados é muito provável que alcancemos nossos objetivos mais seguros.

Também algo que devemos ter sempre em mente em relação à motivação é nos perguntarmos o porquê, motivação é saber por que estamos fazendo algo que não é uma rotina diária como ir para o trabalho ou a limpeza que fazemos que é nossa casa donas de casa sempre tem uma razão pela qual fazemos as coisas, a motivação em relação ao espiritual tem que ser clara e precisa.

Por exemplo, aqui o irmão chamado David diz que quando se sente motivado se esforça mais e até faz todo o possível para que nada o impeça de alcançar seu objetivo.

4. O que podemos pedir a Jeová? (Filipenses 2:13; veja também a imagem.)

Como diz Filipenses 2:13, podemos pedir a ele que nos dê a energia, a força, o desejo e a motivação de que precisamos para atingir nosso objetivo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A irmã Norina passou por um período de desmotivação para alcançar seu objetivo de ministrar um curso bíblico, pois sentia que não era uma boa professora. O que o ajudou foi pedir constantemente a Jeová que lhe desse o desejo de que precisava para dar cursos bíblicos. Pudemos ver no final que Jeová respondeu a ele, pois ele conseguiu dar dois cursos bíblicos.

Que nos dê o seu espírito e também que nos dê motivação para atingir a meta que se deseja.

Como foi lido recentemente em Filipenses 2:13, Jeová nos enche de energia e nos dá tanto o desejo quanto a força para agir, quer tenhamos um objetivo, uma meta a alcançar, Jeová nos ajudará nesse objetivo, como aconteceu com Norina , ela começou a pedir a Jeová todos os dias para ajudá-lo a ter mais vontade de ensinar a Bíblia e foi assim que depois de alguns meses ele começou dois cursos bíblicos.

Também posso pedir a Jeová que me ajude com seu Espírito Santo a entender mais rapidamente, ter mais conhecimento e assim crescer espiritualmente e também pertencer ao seu povo.

E como o parágrafo também nos faz ver que às vezes talvez nos propusemos um objetivo porque sabemos que é nosso dever, mas talvez não tenhamos esse desejo de fazê-lo tão bem, então também podemos perguntar a ele como Filipenses disse que Jeová está indo para nos dar não apenas o desejo, mas também as forças.

ILUSTRAÇÃO

Na imagem vemos um homem navegando em um veleiro. Vemos que ele aproveita o vento para poder conduzir o barco, direcioná-lo e assim chegar ao seu destino. Da mesma forma, quando pedimos a Jeová em oração que nos dê a motivação de que precisamos, Ele nos dará, e é como aquele vento do Iluminismo, e esse vento nos ajudará a alcançar nosso objetivo.

O que eu vejo é bom que esse irmão fez uma meta para chegar a um lugar, bem ele tem o vento a favor mas ele não fica parado só onde o vento vai ele tem o leme e uma trela quem sabe navegar tem que vá procurar onde ele está indo o projeto está sendo feito da sua parte, então também é a mesma coisa quando o Jeová pede a Jeová a motivação que ele nos dá mas o que fazemos quando dizemos que queremos ter um estudo bíblico vamos saímos para pregar então fazemos revisitas continuamos a fazer revisitas até Sair para o estúdio e lá está o objetivo que alcançamos.

Aqui nos ensina que se pedirmos a Jeová que nos motive a alcançar objetivos espirituais, teremos certeza de que iremos alcançá-lo. Jeová nos conhece muito bem e quer nos ajudar, só ele pode nos dar o desejo como força para agir. . 

Um homem em um pequeno barco com as velas cheias. Peça a Jeová mais motivação. (Ver parágrafos 3 e 4).

5. Em que podemos meditar para ficarmos mais motivados?

Como diz o Salmo 143:5, podemos meditar nas coisas que Jeová fez por nós e nas várias maneiras que ele não nos mostrou.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, Paulo merece em Como Jeová mostrou amor, paciência e misericórdia, mesmo quando ele era um perseguidor dos cristãos no início, ele foi designado como apóstolo para as nações. Lembrar-se da bondade imerecida que recebeu de Deus o levou a servi-lo de todo o coração.

Por outro lado, uma irmã de Honduras conta que seu desejo de ser pioneira ficou mais forte quando ela se lembrou do quanto Jeová a amava, como ele cuida dela e a protege. Da mesma forma, ficaremos mais motivados a atingir nossos objetivos se meditarmos no que Jeová fez por nós.

El subtítulo en todas las cosas que Jehová hizo por nosotros y hay que tomar tiempo para esto quizás reflexionar en cómo sería nuestra vida si no estuviéramos sirviendo a Jehová qué problemas tendríamos qué dolores de cabeza tendríamos y que hemos evitado por ser obedientes a Jehová cómo nos cuida cómo nos protege cómo nos atrajo a la verdad todas las bendiciones que tenemos y que a veces damos por sentadas, hay ejemplos bíblicos como el del apóstol Pablo que meditó en esto y el resultado fue que le nació del corazón alabar a Jehova es algo que nos nace que cuando uno reflexiona en esto del corazón brota el deseo de servirle con lo mejor que tenemos nuestras energías y ganas, así que si nos falta motivación no tenemos ganas de quizás alcanzar alguna meta bueno meditar en todo lo que Jehová hizo por nosotros nos pode ajudar.

Claro que vemos que como Paulo diz que viu a bondade imerecida que Jeová tinha mostrado a ele e bom e que o levou a servi-lo com toda a sua alma, bem, nós também devemos refletir sobre tudo o que Jeová nos dá e nos motivar no mesmo maneira de atingir a meta que adiamos.

E essa meditação sincera nos fará ver, como diz o Salmo 116:12, como retribuirei a Jeová por todo o bem que ele me fez, então alguém se sentiria em dívida com ele, mas Jeová não o faz por esse motivo, no ao contrário, é por isso que quando se medita em tudo o que Jeová nos dá e o futuro vai nos dar, aí realmente encontramos a verdadeira motivação, o amor a Jeová.

6. O que mais nos ajudará a ficar mais motivados?

Outra coisa que nos ajudará a ficar mais motivados é focar nas vantagens que teremos quando atingirmos nosso objetivo. Por exemplo, um irmão chamado Tomás conta que quando vê que tem muitos motivos para alcançar um objetivo, é menos provável que desista. Isso é algo que podemos fazer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Salmo 145:19 vemos que Jeová satisfaz o desejo daqueles que o temem. Portanto, podemos ter certeza de que enquanto nosso objetivo não for contra os princípios ou mesmo fortalecer nossa amizade com Jeová ou poder servi-lo em mais facetas, ele nos ajudará a alcançá-lo.

Concentre-se nas vantagens que podemos ter para atingir uma meta, por exemplo, se você quer ler a Bíblia, leia a Bíblia em um ano, pense se eu for constante, terei mais conhecimento e com certeza também aprenderei mais com Jeová e obter conselhos da Bíblia para minha vida e melhorar como pessoa.

También el ejemplo de nuestra hermana, a ella le costaba llegar temprano a la predicación pero ella vio que cuando empezó a llegar temprano tenía más relación con los hermanos podía hablar con ellos estimularse, así que se centró en las ventajas de ser puntual así poder conseguir seu objetivo.

Também é bom anotar todos os motivos pelos quais você deseja atingir esse objetivo e revisá-lo de tempos em tempos.

Outro benefício seria que nossa amizade com Jeová poderia ficar ainda mais forte.

Tomas mencionou que, se vejo que tenho muitos motivos para atingir um objetivo, é menos provável que desista.

7. O que Julio e sua esposa fizeram para alcançar seu objetivo?

Julio e sua esposa seguiram o conselho de Provérbios 13:20, encontraram-se com pessoas sábias, que a ajudaram a atingir seu objetivo de se mudar para um lugar de necessidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De fato, na experiência vemos que seus amigos já haviam alcançado objetivos semelhantes e que os apoiaram quando precisaram. Por isso, é sempre bom buscarmos boas companhias na congregação, pois elas nos ajudam a continuar servindo a Jeová e nos dão ânimo para podermos cumprir nossos alvos espirituais.

Bem, este casal se concentrou em buscar amigos que apoiassem e compartilhassem objetivos semelhantes, inclusive irmãos que já alcançaram esses mesmos objetivos, pois se aprende muito com as experiências dos outros, assim receberiam sugestões e muito incentivo.

Sim, é exatamente disso que se trata estar com pessoas sábias, pessoas que vão nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

QUANDO NÃO NOS SENTIMOS MOTIVADOS

8. O que pode acontecer se nos esforçarmos apenas quando nos sentirmos motivados? (Veja também a imagem).

Talvez nunca atingíssemos nossos objetivos. Por isso, devemos continuar nos esforçando para seguir em frente, porque, embora exija esforço e empenho, valerá a pena.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, sabemos que não é constante e que haverá dias em que não estaremos motivados, portanto, se nosso esforço dependesse disso, talvez nunca alcancemos nosso objetivo, portanto, como vimos no exemplo, devemos encontrar maneiras diferentes de seguir em frente, principalmente para aqueles dias em que não encontramos motivação.

Como no caso do veleiro, diz que quando não há vento bom, o veleiro tem motor, também tem remo para poder remar, talvez nos aconteça algo semelhante, nem sempre teremos o motivação para continuar, mas temos que nos esforçar para que isso aconteça. Você vence dando o seu melhor para poder continuar e alcançar a meta.

Acontece que quando o veleiro está a favor do vento tudo ajuda é muito mais suportável mais fácil o objetivo será cumprido agora se os ventos estiverem calmos as águas não ajudam não tem corrente então é daí que vem o esforço, por isso não vamos sempre temos a mesma motivação e também às vezes temos que trabalhar duro.

E sem dúvida que está a fazer um esforço, como se costuma dizer, está a remar porque agora, como é do conhecimento geral, o mar está calmo, não há vento, não há nada, porém, quando tinha motivação, como vimos anteriormente, ele tinha o leme na mão, o veleiro também o guiava com a mão e ele ia numa boa direção mas agora sem ter motivação tem que aplicar mais força e esforço, então é isso que devemos pensar essa pode nem sempre ser a melhor situação ou a melhor circunstância para alcançar nossos objetivos espirituais. 

ILUSTRAÇÃO

Vemos o mesmo homem no veleiro remando, pode ser que o vento não esteja soprando com a mesma força, ou talvez o vento esteja ausente. Ainda assim, como quer chegar ao seu destino, começa a remar com esforço. Isso nos faz ver que mesmo desanimados, podemos seguir em frente, colocando esforço e empenho de nossa parte, a fim de alcançarmos nossos objetivos espirituais.

O mesmo homem remando para continuar sua jornada. Continue tentando. (Ver parágrafo 8).

9. Está tudo bem lutarmos por uma meta se não tivermos vontade de fazê-lo?

Sim, não há problema em nos esforçarmos, e sabemos disso pelo que diz 1 Coríntios 9:25-27. Ali Paulo nos mostrou que, embora seja cansativo lutar para melhorar nossas qualidades ou no Ministério traz boas recompensas , de fato, Jeová o recompensou por seu trabalho árduo. Portanto, devemos continuar a olhar para os benefícios de continuar lutando para alcançar nossos objetivos espirituais.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vamos pensar no exemplo de Paulo, ele disse que eu disciplino estritamente meu corpo e o faço meu escravo.

Também em segunda Coríntios 9:7, Jeová quer que o sirvamos com alegria e coração, não pela força, mas sim que saia de nossos corações para servi-lo.

Sim Salmo 100 versículo 2 Segunda Coríntios 9:7 o que o irmãozinho disse Jeová não nos obriga a fazer a vontade dele ele quer que façamos com o coração alegre sim, mas poderíamos nos perguntar e se eu não quiser definir tanto uma meta Bem, tudo bem pensar assim porque eu não tenho essa alegria não, porque temos o exemplo do Pablo porque não foi fácil para ele fazer isso, sabemos que devido a todas as coisas, ele sofreu tantos maus tratos que passou por situações que certamente o desanimaram como ser humano como nós, mas mesmo assim ele se forçou, disse que batia no corpo e fazia esforço.

Bem, na Bíblia diz que devemos ser corajosos, fortes, firmes, não cair no desânimo para que assim possamos alcançar essas coisas, como foi discutido a corrida, vemos que existem corridas no mundo da competição onde todos correm e nós, como Testemunha de Jeová, também corremos. uma corrida e há muitos de nós assim como no mundo que corremos por um prêmio vemos que é muito diferente da corrida mundial conosco como Testemunha de Jeová percebemos que no mundo só um vai ganhar a corrida sim mas nós Testemunhas de Jeová somos muito o que conseguimos para ganhar essa corrida da vida e é assim que vamos conseguir, por isso não devemos cair em desânimo, seja coerente, equilibrado com poder, seja firme na fé em tudo para que assim, aquela força que temos não caia no desânimo. 

10. Quais são as vantagens de lutar por uma meta mesmo quando não nos sentimos motivados?

Uma delas é que Jeová ficará feliz, pois colocamos amor em uma atividade na qual faltou motivação, e assim como recompensou Paulo, Jeová também nos abençoará pelo esforço que fizermos.

O Salmo 126:5 diz que aqueles que semeiam com lágrimas colherão com gritos de alegria. Este texto traz uma mensagem muito encorajadora, porque embora seja verdade que muitas vezes quando trabalhamos em nossas metas espirituais sem motivação, Jeová abençoa nosso esforço e quando vemos isso, podemos obter aquela motivação que tanto precisamos para seguir em frente. .

Bem, o principal é que o façamos por amor a Jeová, mesmo que nem sempre gostemos da atividade que estabelecemos como meta, mas Jeová nos abençoará se nos esforçarmos e quando virmos que conseguiremos sentir-se mais motivado e feliz para cumpri-lo.

E assim como Jeová abençoou Paulo pelo seu esforço, ele também não pode nos abençoar, então temos um dia bem ruim, podemos até dizer que nos sentimos mal emocionalmente, mas temos que ter em mente o que diz o Salmo 126:5, aqueles que semeie com lágrimas colherá gritos de alegria e pode ser que saiamos meio deprimidos mas voltemos muito felizes por ter feito a obra de Jeová.

11. Como Jeová nos ajuda a ter mais autodomínio?

Jeová nos ajuda a ter autodomínio quando pedimos a ele em oração. Na verdade, o domínio próprio faz parte do fruto do espírito, como diz Gálatas 5:22,23.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um exemplo de como Jeová nos dá autocontrole, vimos na experiência do irmão Davi, que pediu a Jeová autocontrole para alcançar seu objetivo de ser mais constante em seu estudo pessoal, e vemos que isso o ajudou, desde que iniciou um bom programa de estudo pessoal e o manteve.

Bem, vemos que, se pedirmos a Jeová que nos ajude a ter autodomínio, saberemos como controlar nossos sentimentos e nossas ações. Além disso, isso não só nos impede de fazer coisas ruins, mas também nos incentiva a fazer o que é certo. , especialmente quando é difícil para nós ou não estamos motivados. , portanto, se pedirmos seu espírito santo, podemos cultivar essa importante qualidade.

Bem, isso me ensina que devo pedir a Jeová motivação, perseverança e também autocontrole para controlar nossos sentimentos e ações. Sei que essa qualidade me ajuda a enfrentar a oposição de pessoas que não querem a Jeová. Ter essas qualidades do O Espírito Santo nos impulsiona a ser tudo o que é bom.

Lá David teve um problema, não foi difícil para ele estudar pessoalmente, mas ele precisava de autocontrole, então o que ele fez?

12. Como Eclesiastes 11:4 nos ajuda a alcançar nossas metas espirituais?

Este texto nos ajuda a ser realistas e não esperar mais ter as circunstâncias perfeitas para iniciar nosso caminho para atingir nossos objetivos. Na verdade, o texto se refere ao fato de que se um colhedor agir apenas quando vir que existem condições perfeitas, estará perdendo tempo para suas decisões. Da mesma forma, não devemos esperar por condições perfeitas, porque podemos nunca agir.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Relacionado a isso, um irmão chamado Paul nos diz que, quando nos esforçamos para alcançar nossos alvos, mesmo em circunstâncias difíceis, damos a Jeová algo para abençoar. Esta é uma boa razão para não adiar nossos objetivos.

Lá David teve um problema, não foi difícil para ele estudar pessoalmente, mas ele precisava de autocontrole, então o que ele fez?

Ajuda-nos a ver que os nossos objetivos são mais realistas, porque se esperarmos pelas condições perfeitas para começar a nossa jornada, talvez nunca o alcancemos. 

13. Quais são as vantagens de ir de menos para mais?

A vantagem é que será mais fácil cumprir uma meta que é grande demais para nós, por exemplo, ler a Bíblia em um ano. Podemos fazer como Tomé e ler alguns parágrafos por dia e meditar sobre isso. Podemos nem perceber e podemos ler a Bíblia inteira e, assim, atingir esse objetivo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No livro Benefício, recomenda-se que, se acharmos difícil ler a Bíblia de Gênesis a Revelação, algo que possamos fazer é ler e estudar primeiro as Escrituras Gregas Cristãs e depois as Escrituras Hebraicas e Aramaicas. De fato, esse método tem sido útil para muitos irmãos e os ajudou a alcançar esse objetivo.

Bem, vamos alcançar esse grande objetivo porque às vezes nos propomos a fazer um objetivo muito grande para nós mesmos e então nos falta a motivação para alcançá-lo, então o parágrafo menciona por que não convertemos esse grande objetivo em vários pequenos e assim pouco a pouco passo a passo Vamos lá.

Essa reflexão é muito boa porque é claro que às vezes se a meta é daqui a um ano você tem que ler então o mais provável é que o irmão ia ler muito rápido sem meditar, então ao invés disso quando ele estabeleceu a meta de mais curto ele disse que leria porções menores e meditaria sobre elas, portanto, eu tiraria muito mais proveito desse tipo de leitura.

Então a vantagem que encontramos em ir de menos para mais é poder atingir esses objetivos que nos propusemos depois outro benefício é que teremos mais motivação a nível pessoal ou mesmo como referiu no caso do Tomás o sujeito A partir da leitura da Bíblia, ele encontrou mais motivação, o que o tornou capaz de dedicar mais tempo à leitura e à meditação da Bíblia.

NÃO SE DESANIME COM OS OBSTÁCULOS

14. Que obstáculos podemos enfrentar?

Pode ser que ocorra um imprevisto, um problema que nos desanime, que cometamos um erro que nos afaste do objetivo ou que simplesmente estejamos cansados ​​demais para continuar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Na verdade, em Eclesiastes 9:11, diz que todos passam mal e algum imprevisto. Portanto, não devemos nos surpreender quando algo nos acontece que nos atrasa ou tira o tempo necessário para atingir nosso objetivo.

Sim, os obstáculos que podemos enfrentar podem variar de acordo com as circunstâncias de cada um, e aí o parágrafo menciona que podem ser acontecimentos inesperados que consomem nosso tempo e energia, problemas pessoais ou emoções que nos desanimam ou erros ou falhas que nos fazem duvidar de nossas habilidades e cansaço ou desmotivação em certos momentos, esses obstáculos podem atrapalhar nosso progresso e nos fazer sentir tentados a desistir. 

15. Por que não desistimos dos obstáculos? (Salmo 145:14).

Porque é assim que mostramos a Jeová que queremos agradá-lo e que ele ficará muito feliz, embora, como diz o Salmo 145:14, ele nos ajude a enfrentar os obstáculos, especialmente aqueles que nos fazem cair ou nos curvar devido ao desânimo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O irmão Philip nos mostra que não devemos nos concentrar nas vezes em que caímos, mas nas vezes em que nos levantamos e continuamos. Por isso, é bom lembrar que um passo atrás não é uma derrota e que sempre podemos seguir em frente.

Por termos a ajuda de Jeová, graças a eles podemos seguir em frente e atingir nosso objetivo, assim como a experiência do irmão David nos diz que as dificuldades não devem ser vistas como obstáculos, mas como oportunidades de dizer a Jeová o quanto o amamos e apesar das dificuldades vamos continue e continue mostrando a Jeová o quanto queremos fazê-lo feliz.

Uma pergunta é, você pode imaginar o grande sorriso de Jeová ao vê-lo lutando para alcançar seu objetivo, deve ser lindo, lindo, isso alegraria nossos corações apesar dos problemas ou dificuldades que passamos, pois amamos a Jeová, queremos nos esforçamos para atingir nosso objetivo.

16. O que os obstáculos podem nos ensinar?

Por um lado, eles nos ensinam o que fazer para que esses obstáculos não nos parem. Relacionado a isso temos o texto de Provérbios 27:12 que nos aconselha a sermos prudentes caso vejamos se um perigo se aproxima, ou neste caso, um obstáculo, assim estaremos atentos para poder evitá-lo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os obstáculos também nos ajudam a ver se nossa meta é realista e razoável. Lembremo-nos das palavras de 2 Coríntios 8:12, devemos nos concentrar em dar com base no que temos e não o contrário, e que Jeová não pensará que somos falhos se não cumprirmos uma meta que não estava dentro de nós. nosso alcance.

Os obstáculos também podem me ensinar a usar mais minha fé, a buscar ter mais confiança em Jeová, a pedir mais ajuda a ele e a me ajudar a seguir em frente e não fraquejar.

Sim, Provérbios 27:2 diz que a pessoa prudente vê o perigo e se esconde, continuando com o exemplo de, por exemplo, estabelecer a meta de ler a Bíblia todos os dias porque talvez tenhamos sofrido um contratempo que nos impediu de ler naquele dia não desanimamos e o que não devemos fazer é que o que diz o provérbio é que analisemos porque não conseguimos naquele dia e no dia seguinte tiremos aquele obstáculo do meio e consigamos fazer.

17. Por que devemos ter em mente o que já realizamos?

Devemos ter em mente o que já conquistamos, pois, como menciona Hebreus 6:10, Jeová não se esquece de nossas obras e do amor que colocamos em realizá-las. Portanto, devemos também ter em mente o que já conquistamos, e isso nos ajudará a seguir em frente.T

Também não devemos nos esquecer disso, porque talvez pensemos que tudo o que conseguimos até agora pode nos encorajar e nos dar a força necessária para continuar lutando e enfrentar os obstáculos.

18. O que você deve fazer ao se mover em direção ao seu objetivo? (Veja também a imagem).

Enquanto avançamos em nosso objetivo, devemos continuar a atingir esse objetivo definido, como diz Gálatas 6:9, devemos continuar a fazer o bem e aproveitar a jornada que nos levará a atingir nosso objetivo espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Com a ajuda de Jeová, podemos alcançar nosso objetivo assim como o marinheiro que chega ao seu destino e se sente feliz, e muitos marinheiros gostam da viagem.

Devemos nos divertir enquanto ele se move em direção ao seu objetivo e percebe como Jeová o ajudará e o abençoará ao longo do caminho.

E isso faz com que todos vejamos que para atingir uma meta temos que ter uma meta. Talvez o marinheiro queria ver aquela paisagem do pôr do sol e a criação, então nós também temos uma meta, e quando chegarmos ou quando estivermos para chegar, medite em todo o esforço que colocamos nisso, que fizemos e nas bênçãos de Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Podemos ver o homem no veleiro que, embora não tenha chegado ao seu destino, está aproveitando a jornada de sua viagem. É isso que devemos fazer, enquanto estamos a caminho de cumprir nossa meta, devemos aproveitar esta jornada, como estamos avançando e melhorando e as maneiras pelas quais Jeová nos ajudou e abençoou nossos esforços.

O mesmo homem observa do barco um grupo de golfinhos que saltam ao pôr do sol. Aproveite o passeio. (Ver parágrafo 18).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que nos ajudará a ficar mais motivados para atingir uma meta?

Uma ajuda fundamental que temos do que a oração se pedirmos a Jeová em oração é a motivação, como diz Filipenses 2:13, ela pode nos dar não só o desejo, mas também o poder de fazer, o desejo de fazer e chegar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ora, se estivermos determinados a alcançar o que nos propusemos a fazer, faremos o nosso melhor. Já que a motivação é como o vento que empurra um veleiro. Se o vento continuar a soprar, é mais provável que o veleiro chegue ao seu destino. E, se soprar forte, pode chegar antes do esperado. Da mesma forma, quanto mais motivados estivermos, maior a probabilidade de atingirmos nossos objetivos. 

Podemos dar o exemplo de uma pessoa que deseja melhorar sua condição física e se sente motivada a se exercitar, pois entende que assim irá melhorar sua saúde, e decide se exercitar gradativamente, pois entende que estará melhor mental e emocionalmente. , então isso motiva você a se exercitar. Da mesma forma, quando entendermos o quanto é importante para um cristão alcançar nossos objetivos, nos sentiremos motivados a decidir fazer os sacrifícios correspondentes que isso implica para alcançar nossos objetivos espirituais que estabelecemos para nós mesmos.

O que podemos fazer quando nos falta motivação?

Assim como o marinheiro encontra uma maneira de continuar quando não há vento, nós também podemos continuar lutando por nosso objetivo mesmo quando não temos motivação. Claro, isso exige esforço, mas vale a pena. Paulo se obrigou a fazer o que Jeová esperava dele, mesmo quando não se sentia motivado. Assim damos a Jeová algo para abençoar.

Podemos nos concentrar no que Jeová espera de nós e, como o apóstolo Paulo, nos forçar em muitas ocasiões e, assim, Jeová verá nosso serviço e o valorizará e também poderá recompensar nosso trabalho árduo. 

Como devemos ver os obstáculos?

Como oportunidades para continuar aprendendo.

Devemos ver os obstáculos como oportunidades de aprendizado, por isso o parágrafo menciona uma situação na forma de uma pergunta que diz: O que poderia mudar para que nenhum obstáculo nos pare novamente?, e se ainda não conseguimos atingir nosso objetivo apesar de muitas tentativas, o parágrafo também nos encoraja que seria melhor mudar aquela meta, e ver se aquela meta que estabelecemos é razoável para nós.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário