Estudo da Sentinela, semana de 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, Por que devemos temer a Jeová?, Respostas sublinhadas.

Estudo extraído de A Sentinela, 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, Por que devemos temer a Jeová?, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo escuro: resposta adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“A amizade íntima com Jeová é para aqueles que o temem” (Sl. 25:14).

1, 2. De acordo com o Salmo 25:14, o que precisamos fazer para ter uma amizade achegada com Jeová?

QUE qualidades você diria que são necessárias para ser um bom amigo? Você pode responder que bons amigos precisam amar e apoiar uns aos outros. Certamente o medo não estaria incluído nessa lista de qualidades. Mas, como diz o texto temático, aqueles que desejam ter uma amizade achegada com Jeová devem temê-lo (leia Salmo 25:14).

2 Não importa há quanto tempo estamos na verdade, todos temos de continuar a temer a Jeová. Agora, o que significa temer a Deus? O que nos ajudará a cultivar esse medo saudável? E o que os exemplos de um mordomo chamado Obadias, do sumo sacerdote Joiada e do rei Jeoás nos ensinam sobre o temor de Deus?

O QUE SIGNIFICA TEMER A DEUS?

3. Como o medo nos protege?

3 Sentir medo é uma reação normal se acreditarmos que algo pode nos prejudicar. Esse tipo de medo é saudável porque nos ajuda a agir com sabedoria. Vejamos alguns exemplos. O medo de cair nos impedirá de chegar muito perto da beira do precipício. O medo de nos machucar nos afastará de situações perigosas. E o medo de perder uma amizade valiosa nos impedirá de dizer ou fazer algo que magoe.

4. Como Satanás quer que nos sintamos para com Jeová?

 4 Satanás quer que as pessoas tenham medo de Jeová. Ele quer que acreditemos no que Elifaz disse a Jó: que Jeová é um Deus vingativo, cheio de ira e que nunca se agrada de nós. — Jó 4:18, 19. Seu objetivo é que o medo nos paralise e nos impeça de servir a Jeová. Para não cairmos nessa armadilha, temos que cultivar o temor de Deus, que é uma qualidade positiva.

5. O que significa temer a Deus?

5 Quem teme ou respeita profundamente a Deus o ama e não quer fazer nada que ponha em risco a sua amizade com ele. Um bom exemplo de alguém que “temeu a Deus” foi Jesus (Hb 5:7). O que ele sentia por Jeová não era terror (Is. 11:2, 3). Pelo contrário, Jesus amava o seu Pai de todo o coração e queria obedecê-lo (João 14:21, 31). Nós também temos profundo respeito por Jeová e o servimos com reverência porque ele é um Deus de amor, sabedoria, justiça e poder. Além disso, sabemos que, como ele nos ama muito, nossas ações o influenciam. Se o desobedecemos, ele fica triste, mas se lhe obedecemos, seu coração se alegra (Sl 78:41; Pv 27:11).

O QUE NOS AJUDARÁ A CULTIVAR O TEMOR DE DEUS?

6. Qual é uma maneira de cultivar o temor de Deus? (Salmo 34:11).

6 O temor de Jeová não é uma qualidade com a qual nascemos; temos que cultivá-lo (leia Salmos 34:11). Uma maneira de fazer isso é observar a criação. Ao percebermos nas “coisas criadas” a sabedoria de Jeová, seu poder e o quanto ele nos ama, nosso respeito e amor por ele crescem (Romanos 1:20). Uma irmã chamada Adrienne disse: “Quando olho para a criação de Jeová e vejo quão sábio ele é, fico admirada e convencida de que ele sabe o que é melhor para mim.” Depois de meditar sobre esse assunto, ele chegou à seguinte conclusão: “Por nada no mundo eu desejaria fazer algo que me afastasse de Jeová, que me deu a vida.”Você poderia reservar algum tempo esta semana para meditar sobre algum aspecto da criação? Isso o ajudará a respeitar e amar mais a Jeová. — Sal. 111:2, 3.

7. Como a oração nos ajuda a temer a Jeová?

7 Outra coisa que nos ajudará a temer a Jeová é adquirir o hábito de orar a ele. Quanto mais falamos com nosso Deus, mais real isso se torna para nós. Cada vez que lhe pedimos forças para suportar uma provação, pensamos no seu imenso poder. Quando lhe agradecemos por ter dado o seu Filho por nós, lembramo-nos do quanto ele nos ama. E quando lhe suplicamos orientação para lidar com um problema, imprimimos em nosso coração o quanto ele é sábio. Essas orações nos ajudam a respeitá-lo mais e a estar mais determinados a evitar qualquer coisa que possa prejudicar nossa amizade com ele.

8. O que precisamos fazer para não pararmos de temer a Jeová?

8 Para não deixarmos de temer a Jeová, temos de estudar a Bíblia com o objetivo de aprender com os bons e os maus exemplos que encontramos nas suas páginas. Vejamos três desses exemplos. Primeiro, falaremos sobre dois servos fiéis de Jeová: Obadias, encarregado da casa do Rei Acabe, e Joiada, o sumo sacerdote. Depois, recapitularemos a vida do Rei Jeoás, de Judá, que começou bem, mas terminou mal, longe de Jeová.

SEJAMOS CORAJOSOS COMO OBADIAS

9. Como o temor de Deus ajudou Obadias? (1 Reis 18:3, 12).

9 A primeira vez que a Bíblia menciona Obadias diz: “Obadias temia muito ao Senhor” (leia 1 Reis 18:3, 12). Como o temor de Deus ajudou você? Por um lado, fez dele um homem honesto e confiável. Graças a isso, o rei o nomeou encarregado da casa real (compare Neemias 7:2). E, por outro lado, ajudou-o a demonstrar uma coragem extraordinária, qualidade de que sem dúvida necessitava. Porque? Porque ele viveu durante o reinado do iníquo Acabe, que “era pior aos olhos de Jeová do que todos os [reis] que existiram antes dele” (1 Reis 16:30).Além disso, Acabe era casado com Jezabel, que adorava Baal e odiava a Jeová com todo o seu ser, tanto que queria acabar com a adoração pura em Israel, o reino do norte. Ele até matou muitos profetas do verdadeiro Deus (1 Reis 18:4). Que época difícil para servir a Jeová!

10. Como Obadias demonstrou uma coragem extraordinária?

10 Como Obadias demonstrou uma coragem extraordinária? Quando Jezabel começou a perseguir os profetas de Jeová para matá-los, Obadias escondeu 100 deles em cavernas “em grupos de 50” e assumiu a responsabilidade de “dar-lhes pão e água” (1 Reis 18:13, 14). Se Jezabel tivesse descoberto, este homem corajoso teria sido executado. É claro que, como qualquer pessoa de carne e osso, Obadías não queria morrer. Mas o amor que ele sentia por Jeová e pelos seus servos era maior do que o amor que ele tinha pela sua própria vida.

11. Como muitos servos de Jeová seguem o exemplo de Obadias? (Veja também imagem).

11 Hoje em dia, muitos servos de Jeová vivem em lugares onde nosso trabalho é proibido. Eles respeitam as autoridades, mas, assim como Obadias, nossos queridos irmãos dão a Jeová o que pertence somente a ele: sua adoração (Mateus 22:21). Eles mostram que temem a Deus obedecendo a ele e não aos homens (Atos 5:29). É por isso que eles continuam a pregar as boas novas e a reunir-se em silêncio (Mateus 10:16, 28). Além disso, cuidam para que seus irmãos recebam o alimento espiritual de que tanto necessitam. Vejamos o exemplo de Henri, que vive num país da África onde o nosso trabalho foi proibido. Por volta dessa época, Henri se ofereceu para levar publicações bíblicas aos irmãos. Ele escreveu: “A verdade é que sou muito tímido. Portanto, estou convencido de que o que me ajudou a ser corajoso foi o profundo respeito que tenho por Jeová.” Você também pode ser tão corajoso quanto Henri se aprender a temer a Deus.

ILUSTRAÇÃO

Um irmão entra na casa de um casal de Testemunhas de Jeová. Ele dá uma publicação ao marido enquanto a esposa vigia a entrada da casa. Num lugar onde nosso trabalho é proibido, um irmão cria coragem e leva publicações bíblicas a outras Testemunhas. (Ver parágrafo 11).

SEJAMOS LEAIS COMO JEOYADAH

12. Como Joiada e sua esposa mostraram que eram muito leais a Jeová?

12 O sumo sacerdote Joiada temia a Jeová, e isso o motivou a ser leal e a incentivar a adoração verdadeira. Quando Atalia, filha de Jezabel, tomou ilegalmente o trono de Judá, Joiada mostrou o quanto temia a Deus. Atalia era uma mulher temível. Ele era tão cruel e sedento de poder que para reinar tentou destruir todos os herdeiros do rei, seus próprios netos! (2 Crônicas 22:10, 11). Mas graças a Jeosabeat, esposa de Joiada, um deles foi salvo, um menino chamado Jeoás. Ela e o marido o esconderam e cuidaram dele. Assim, eles protegeram a linhagem dos reis da família de Davi. Joiada era leal a Jeová e não ficou sentado de braços cruzados com medo de Atalia (Pv 29:25).

13. Como Joiadá provou novamente sua lealdade?

13 Quando Jeoás tinha sete anos, Joiada demonstrou novamente sua lealdade a Jeová. Ele elaborou um plano. Se as coisas dessem certo para ele, o rei seria Jeoás, um herdeiro legítimo de Davi. Mas se falhasse, Joiadá provavelmente perderia a vida. Graças à bênção de Jeová, o plano foi um sucesso total. Com o apoio dos chefes das casas paternas e dos levitas, Joiada constituiu Jeoás rei e ordenou que Atalia fosse morta (2Cr 23:1-5, 11, 12, 15; 24:1). Então “ele fez um pacto entre Jeová e o rei e o povo; nele juraram permanecer o povo de Jeová” (2 Reis 11:17). “Ele também colocou os porteiros nas portas da casa de Jeová, para que ninguém que estivesse de alguma forma impuro pudesse entrar” (2 Crônicas 23:19).

14. Que honra recebeu Joiadá por honrar a Jeová?

14 Jeová havia dito: “Honrarei aqueles que me honram”, e fez o mesmo no caso de Joiada (1 Sam. 2:30). Por exemplo, ele cuidou para que as coisas boas que esse sumo sacerdote fazia fossem escritas em sua Palavra para que servissem de exemplo para nós (Romanos 15:4). E, quando Joiada morreu, recebeu uma honra muito especial: “foi sepultado na Cidade de Davi junto com os reis, porque havia feito o bem em Israel ao verdadeiro Deus e à sua casa” (2 Crônicas 24:15, 16).

15. O que a história de Joiada nos ensina? (Veja também fotos).

15 A história de Joiada ajuda todos nós a temer mais a Deus. Os presbíteros podem seguir o seu exemplo permanecendo vigilantes para proteger fielmente o rebanho de Deus (Atos 20:28). Os irmãos mais velhos podem aprender que, se temerem a Jeová e forem leais, ele poderá contar com eles para fazer a sua vontade; isso não os exclui. Os jovens podem ver como Jeová tratou Joiada e tratar os irmãos mais velhos com dignidade e respeito, especialmente aqueles que têm um longo histórico de serviço fiel. — Pro. 16:31. E, finalmente, todos nós podemos aprender uma lição com os chefes das casas paternas e os levitas: devemos apoiar lealmente aqueles que nos lideram e obedecê-los (Hb 13:17).

ILUSTRAÇÃO

Se temermos a Jeová como Joiada, o sumo sacerdote, seremos leais aos nossos irmãos e os ajudaremos. (Ver parágrafo 15).

NÃO SEJAMOS COMO JEOÁS

16. Como Jeoás mostrou que era espiritualmente fraco?

16 Quando jovem, o Rei Jeoás esforçou-se para agradar a Jeová por meio da boa influência de Joiada (2 Reis 12:2). Mas, depois da morte de Joiada, Jeoás deu ouvidos aos príncipes apóstatas. Como resultado, tanto ele como o povo “começaram a servir aos postes sagrados e aos ídolos” (2 Crônicas 24:4, 17, 18). Embora isso tenha magoado muito a Jeová, “ele continuou a enviar-lhes profetas para trazê-los de volta”. Mas "eles se recusaram a ouvir". Eles nem deram ouvidos ao filho de Joiada, Zacarias, que era profeta e sacerdote, e também primo de Joás. E, como se isso não bastasse, Jeoás mandou matar Zacarías, embora devesse a vida à sua família. Que ingrato! (2 Crônicas 22:11; 24:19-22).

17. Como Jeoás acabou?

17 Jeoás deixou de temer a Deus e pagou caro por isso, pois assim como Jeová havia dito: “Aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo” (1 Sam. 2:30). Mais tarde, um exército sírio de “poucos homens” derrotou o exército de Jeoás, que era “muito grande”, e ele ficou “gravemente ferido”. Quando os sírios se retiraram, os próprios servos de Jeoás o mataram por ter assassinado Zacarias. E por ser tão ruim, eles nem mesmo o enterraram “nas sepulturas dos reis” (2 Crônicas 24:23-25; ver nota de estudo “filho de Baraquias” em Mateus 23:35).

18. De acordo com Jeremias 17:7, 8, o que precisamos fazer para não sermos como Jeoás?

18 Que lição podemos tirar da história de Jeoás? Ele era como uma árvore de raízes rasas que precisava do apoio de um tutor ou de uma estaca, o sumo sacerdote Joiadá, para se manter em pé. Quando ele morreu e os ventos da apostasia sopraram, Jeoás desmoronou. Este caso contém uma lição poderosa: não podemos temer a Jeová só porque outros irmãos e parentes o fazem e nos dão apoio. Para sermos espiritualmente fortes, precisamos nutrir nosso amor e respeito por Jeová por meio de estudo, meditação e oração regulares. — Leia Jeremias 17:7, 8; Col. 2:6, 7.

19. O que Jeová espera de nós?

19 Jeová não nos pede o impossível. O que ele espera de nós está bem resumido em Eclesiastes 12:13: “Tema o verdadeiro Deus e obedece aos seus mandamentos, pois isso é tudo o que o homem deve fazer”. Se temermos a Jeová, seremos capazes de enfrentar quaisquer dificuldades que surjam e permanecer firmes como Obadias e Joiada. Nossa amizade com Jeová será indestrutível.

ELE LEMBRA?

O que significa temer a Jeová?

Quem teme ou respeita profundamente a Deus não ama e não quer fazer nada que comprometa a sua amizade com ele. Um bom exemplo de alguém que temia a Deus foi Jesus.

Nós também temos profundo respeito por Jeová e o servimos com reverência, pois ele é um Deus de amor, sabedoria, justiça e poder. Além disso, sabemos que, como ele nos ama muito, nossas ações o influenciam. Pois se o desobedecemos, ele fica triste, mas se lhe obedecemos, seu coração se alegra, conforme mencionado no Salmo 78:41 e Provérbios 27:11.

Que lições valiosas podemos aprender com Obadias e Joiada?

Pois bem, aprendemos que podemos ser leais e corajosos, em locais onde o trabalho é proibido, aprendemos que podemos apoiar nossos irmãos apoiando pregações, reuniões, ajudando-os a ter alimento espiritual, até mesmo alimento físico, 

Aprendemos que os irmãos mais velhos podem ser úteis devido à sua valiosa experiência como exemplo na congregação, uma coluna de apoio, um exemplo para outros para os jovens, 

Os jovens devem respeitar e valorizar os irmãos mais velhos, todos nós também podemos apoiar lealmente aqueles que nos dirigem e lhes obedecem.

O que precisamos fazer para não sermos como Jeoás?

Não podemos temer a Jeová só porque outros irmãos e parentes o fazem e nos dão seu apoio. Para sermos fortes espiritualmente, precisamos nutrir nosso amor e respeito por Jeová, e fazemos isso por estudar, meditar e orar regularmente.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário