ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 28 de agosto a 3 de setembro de 2023, Neemias 12 a 13, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 28-agosto-3-setembro-2023, Neemias 12 a 13, Respostas.


Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Neemias 13:10. Se os cantores eram levitas, por que a Bíblia os menciona separadamente? (it-2 444 parágrafo 2).

A resposta se encontra no livro Perspicacia Volume 2 Página 444 e Parágrafo 2. Ali ele menciona que dentro da Adoração a Jeová o canto no templo recebeu considerável importância. Uma das várias provas que temos de que os cantores eram considerados especiais, é que foram libertados dos deveres comuns que eram atribuídos aos outros levitas e isso foi feito, para que pudessem dedicar-se completamente ao seu serviço no canto.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E essa forma de considerá-los diferentes foi mantida mesmo depois de sair da Babilônia. Parece que pela autoridade que Esdras tinha, ele foi o responsável por estabelecer um sistema para os cantores de acordo com o que cada dia exigia. Tudo isso nos faz compreender que embora os cantores fossem levitas, ao se referirem a eles são referidos de forma diferente.

A resposta tem a ver com a importância do canto e do louvor na Adoração Verdadeira. Aqui vemos que os cantores estão separados livres de deveres ao contrário dos demais levitas, cujo propósito vemos era que se dedicassem completamente a esta arte que era o cântico a Jeová. Esses cantores continuaram como um grupo especial de levitas, pois são registrados separadamente dentro dos grupos que retornaram da Babilônia, então aí está, foi pela importância que o canto tem na adoração ao Deus verdadeiro, e isso não é a partir de agora, nos tempos bíblicos também era algo solene e muito transcendental.

Embora os cantores fossem levitas de nascimento, a Bíblia os menciona separadamente por causa de seu papel especializado e de seu foco no serviço de canto e música no templo. O seu papel proeminente na adoração e a sua distinção dentro do grupo maior de levitas justificam a separação bíblica de grupos entre os levitas e os cantores.

Os cantores eram levitas, mas a Bíblia se refere a eles como um grupo especial e são mencionados separadamente porque o canto no templo recebeu considerável importância. Portanto, os cantores foram dispensados ​​dos deveres comuns aos demais levitas, para que pudessem se dedicar totalmente ao seu serviço. Até o rei Artaxerxes os fortaleceu, isentando-os do pagamento de impostos, tributos e pedágios. E ordenou que se estabelecesse um sistema para os cantores de acordo com o que cada dia exigia.

A Bíblia menciona os cantores separadamente dos levitas porque, embora todos os cantores fossem levitas, eram considerados um grupo especial dentro dos levitas. Isso porque lhes foi dada considerável importância no serviço do templo, sendo dispensados ​​de outros deveres comuns aos demais levitas para que pudessem dedicar-se integralmente ao seu serviço. Além disso, os cantores são registrados separadamente dentro do grupo daqueles que retornaram da Babilônia, demonstrando a sua distinção dentro dos levitas.

É provável que a ordem para estabelecer um sistema para os cantores tenha sido emitida por Esdras em virtude do poder que lhe foi delegado pelo rei. Embora todos os cantores tenham levitas, a Bíblia os menciona como um grupo especial, “Os cantores e os levitas”. O que mostra que para Jeová este aspecto no serviço de Jeová era de extrema importância.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Neemias 12:24. Aqui ele nos ensina como é importante louvar a Jeová e seguir as instruções, alguém poderia pensar, e como algumas pessoas adoram a Deus de acordo com elas, louvam-no, mas à sua maneira, e ignoram as instruções de Jeová que estão na Bíblia. Este texto nos ensina como é importante louvar e adorar a Deus à sua maneira e não à nossa.

Neemias 13:31. Neste texto podemos ver a oração de Neemias pedindo de todo o coração que Jeová se lembrasse dele. Este texto nos ensina que, assim como Neemias, nós também precisamos ter plena certeza de que Jeová recompensará as nossas boas obras.

Neemias 13:25-27. Neste texto vemos também que Neemias começou a censurar os vice-governantes contando-lhes porque haviam permitido que a casa do verdadeiro Deus fosse negligenciada, com esta ação ele demonstrou ser um zeloso defensor das justas leis de Deus. Assim como Neemias, não deixemos que a infidelidade de outras pessoas nos impeça de servir fielmente a Jeová.

Neemias 13:25-27. Neemias usou Salomão como exemplo para alertar os judeus casados ​​com mulheres pagãs sobre o perigo dessas alianças matrimoniais. Jeová sempre desaprovou uniões desiguais com incrédulos, visto que põem em perigo a nossa espiritualidade e a nossa vida.

Neemias 13:14. Vemos que Neemias ora a Jeová dizendo-lhe para se lembrar dele e do que ele fez. Sem dúvida Jeová não se esqueceu de Neemias, pois deixou que sua oração fizesse parte das Sagradas Escrituras, servindo de exemplo para nós de como as pessoas que cuidam da casa de Deus são plenamente recompensadas, sem falta.

Neemias 13:5-7. Lemos que o sumo sacerdote Eliasibe deu a Tobias um depósito na casa do verdadeiro Deus. Eliasibe deu um bom exemplo por apoiar Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém, mas aos poucos foi influenciado por Tobias e outros, fazendo coisas que desagradavam a Jeová. A lição é que devemos ter cuidado com as pessoas com quem nos relacionamos, pois elas podem nos influenciar de forma positiva ou negativa.

Neemias 12:43. Lemos que as mulheres e as crianças também ficaram muito felizes na assembleia. Vemos que os pequenos não ficaram em casa. Da mesma forma hoje é necessário que os filhos acompanhem os pais e assistam às reuniões da Congregação Cristã.

Neemias 12:27. A obra de reconstrução das muralhas foi concluída em 52 dias, isso foi motivo de alegria, pois apesar de todos os obstáculos que surgiram conseguiram cumprir o seu objetivo. E por isso a inauguração foi motivo de alegria e celebração com música e cantos. Demonstraram a alegria de terem cumprido a Jeová por meio do cântico. Dando aplicação em nossos dias, tanto nas Assembléias quanto nas Reuniões no Salão do Reino, a felicidade e a gratidão a Jeová por fazer parte do seu povo se expressam com cânticos, por isso devemos aproveitar a ocasião para cantar com voz forte a Jeová para lhe mostrar a alegria de fazer parte de sua organização. Não importa se temos uma voz feia quando cantamos, mas Jeová aprecia as nossas emoções e o nosso coração transbordando de gratidão. 

Neemias 13:25. Esta leitura nos mostra as consequências que os israelitas tiveram por se casarem com mulheres estrangeiras. Portanto, se um jovem está prestes a se casar, ele deve fazê-lo somente no Senhor, para não ter consequências desastrosas, mais cedo ou mais tarde. Portanto, se quisermos que as coisas corram bem, devemos obedecer a Jeová neste importante aspecto da vida. casado.

Neemias 13:14. No texto observamos como Neemias pediu a Jeová que não se esquecesse do que ele havia feito pelo seu nome, e Jeová o abençoou. Assim como Neemias, podemos ter certeza de que, se permanecermos leais a Jeová, ele sempre se lembrará de nós.

Neemias 13:7-8. Como pudemos perceber, Neemias ficou indignado porque eles estavam usando o lugar de Jeová como negócio, então todos nós devemos ter essa atitude em relação ao nosso local de Adoração, já que não devemos usá-lo para fazer negócios ou fazer negócios com nossos irmãos, em assim Mostraremos sempre lealdade a Jeová assim.

Neemias 12:43. Este texto nos faz ver que se quisermos ser amigos de Deus, devemos fazê-lo. Por exemplo, podemos usar nosso tempo e energia para orar, ler a Bíblia, adorar a Deus em família, ir às reuniões e pregar, todos esses sacrifícios são muito valorizados por Jeová.

Neemias 12:42. Este relato nos ensina que os israelitas tinham um grande senso de compromisso quando se tratava de cantar a Jeová, pois cantavam com força. Da mesma forma, devemos cantar nossos cânticos com força, mesmo que não tenhamos uma voz melodiosa, é importante fazê-lo com todo o nosso fervor, para que Jeová se sinta feliz conosco.

Neemias 12:27. Esta leitura ensina-nos a importância que devemos dar à nossa adoração no que diz respeito aos nossos locais de culto, quando a dedicamos devemos sentir grande alegria e grande amor, pelos referidos centros de culto, que servirão para adorar o nosso criador .

Neemias 13:10. O versículo nos mostra que quando os levitas e os cantores não recebiam a sua parte justa, eram forçados a ir para os seus próprios campos. Isso resultou em uma interrupção no serviço espiritual e na vida de adoração. Da mesma forma, quando cumprimos as nossas responsabilidades e compromissos na congregação, pode haver um impacto negativo no seu funcionamento e na experiência de adoração dos outros membros.

Neemias 12:43. Jeová estabeleceu em Israel o princípio de que os pais deveriam passar tempo com os filhos para instruí-los na lei. No relato de Neemias, as crianças aparecem novamente como ouvintes e participantes na alegria de louvar e adorar a Jeová. Isto fez com que desde muito jovens tivessem inclinação para a adoração verdadeira. Este texto ensina aos pais que devem treinar seus filhos no caminho que devem seguir, e podem fazê-lo passando tempo com eles ensinando-os a serem imitadores de Deus e de seu filho amado, se o fizerem, é provável que tenham sucesso. como pais. Por isso é fundamental que as crianças também prestem atenção durante os Encontros.

Neemias 12:24. Este texto nos ensina a importância da gratidão, se quisermos agradar a Jeová é importante sempre demonstrar amor e gratidão por Jeová e também por todas as pessoas, independente de nacionalidade e raça.

Neemias 13:3. Aparentemente, aqueles que compunham o grupo de estrangeiros eram os moabitas e os amonitas e os filhos dos israelitas que se casaram com estrangeiros. Mais uma vez os judeus tinham casado com estrangeiras e, portanto, havia a necessidade de incluir as referidas mulheres e os seus filhos da comunidade, da própria nação e, portanto, o privilégio de adorar com o povo de Jeová. Este texto nos ensina que devemos estar vigilantes e em guarda contra cair no materialismo, na corrupção e na apostasia. Queremos ter cuidado com as nossas amizades, pois se não servirem a Jeová, poderão afetar a nossa amizade com Deus e distanciar-nos das suas leis e princípios bíblicos.

Neemias 12:43. A alegria que os habitantes de Jerusalém experimentaram na sua adoração é um lembrete de que a adoração a Deus não deve ser um fardo, mas uma fonte de alegria. Ao nos conectarmos com Deus por meio da adoração e da oração, encontramos satisfação e profunda alegria no nosso relacionamento com Jeová.

Neemias 12:31. Como no caso da Adoração no templo de Neemias, a preparação nas nossas atividades religiosas demonstra um profundo respeito por Deus e pela sua obra. Ao gastarmos tempo e esforço nos preparando para as reuniões, mostramos que valorizamos nosso tempo com Deus e queremos aproveitá-lo ao máximo.

Neemias 12:24. Mostra-nos como os líderes se posicionaram diante do povo, dando o exemplo na adoração e na celebração. Da mesma forma, como pais e adultos, podemos moldar comportamentos e atitudes que queremos ver nos nossos filhos e nas pessoas que nos rodeiam. Nosso exemplo prático pode ser uma lição poderosa sobre como viver de acordo com os valores e princípios que defendemos.

Neemias 13:24. Vemos um apelo aos pais para que tomem medidas decisivas para garantir que os seus filhos adquiram uma forte identidade cristã. Num mundo cheio de distrações e pressões, é vital que os pais orientem e moldem os filhos para seguirem os valores e princípios de Jeová.

Neemias 13:4. Este texto reforça a ideia de que as pessoas que nos rodeiam podem afetar o nosso comportamento e atitudes. E como ilustra o texto, mesmo alguém que inicialmente agiu corretamente e deu um bom exemplo pode ser influenciado negativamente por pessoas que não seguem os mesmos princípios. A lição aqui é que precisamos estar conscientes das influências que nos rodeiam e ter cuidado ao escolher as nossas amizades e associações.

Neemias 13:1. As ações podem afetar nosso relacionamento com Deus. A história dos amonitas e dos moabitas é um exemplo de como as nações que agiram contra o povo de Deus tiveram que pagar as consequências das suas ações. Neste caso, Deus negou-lhes o privilégio de fazer parte da sua assembleia ou povo. E isso aguarda as pessoas que, na terminação do sistema de coisas, se levantarão contra o povo de Jeová, visto que ele mostrará mão forte contra eles.

Neemias 13:23-25. Mostra a perturbação que Neemias sentiu quando soube que os filhos dos judeus repatriados haviam se casado com mulheres estrangeiras que não falavam hebraico. Sua preocupação era porque ele conhecia a importância de compreender as escrituras e o poder unificador de falar um idioma. Isto me ensina que não entender a Bíblia na língua da congregação pode pôr em perigo a nossa saúde espiritual E levar-nos a perder a nossa identidade como servos de Jeová, como acontecia com estes judeus nos tempos antigos.

Neemias 13:7-9. Mostra que Neemias ficou muito indignado quando percebeu que o sumo sacerdote lhe providenciou um depósito no pátio da casa de Deus para agradar a Tobias. Então ele jogou todas as suas coisas fora do depósito. Isto me ensina que a lealdade a Jeová deve estar acima de qualquer outra coisa e que um cristão não pode ter acordos com os inimigos de Jeová.

Neemias 13:4-9. Mostra que o sumo sacerdote reservou para ele uma sala de jantar na entrada do complexo de Tobias, o amonita, embora isto fosse proibido. Talvez ele tenha feito isso por causa dos laços que eles tinham. Isto me ensina que devemos evitar a má companhia de quem não ama a Jeová, porque não é fácil permanecer puro no meio de más influências.

Neemias 13:7-9. Mostra a indignação de Neemias com a instalação de Tobias num depósito no pátio da casa do verdadeiro Deus. Isto ensina-nos a importância de manter a integridade e pureza dos nossos locais de culto, e diz-nos que qualquer acto que profana esta pureza deve ser imediatamente corrigido por aqueles que nos lideram.

Neemias 13:1. Ele diz que naquele dia o livro de Moisés foi lido ao povo e eles viram que ele dizia que nem os amonitas nem os moabitas deveriam jamais ser admitidos na congregação do verdadeiro Deus. Isto nos ensina a importância de aceitar a orientação de Jeová por meio da Bíblia e de obedecer aos seus mandamentos para mantermos limpas as nossas congregações.

Neemias 12:31-43. Mostra que a alegria de Jerusalém foi ouvida de longe, o que significa que esta celebração se tornou um testemunho público para um testemunho público para as pessoas que perceberam os cantos e a alegria das mulheres, dos homens e das crianças de Jerusalém. Isto nos encoraja a cantar em nossos locais de reunião não apenas em voz alta, mas também com alegria e alegria.

Neemias 12:30. Mostra que os portões e muros de Jerusalém foram limpos antes de se oferecerem cânticos de louvor a Jeová. Isto nos ensina a importância que devemos dar à limpeza e manutenção de nossos Salões do Reino, Salões de Assembleias e outros locais de reuniões, bem como de nossa própria casa e de todos os nossos pertences.

Neemias 12:30. Mostra que os sacerdotes primeiro se purificaram e depois purificaram o povo, as portas e os muros de Jerusalém. Isto nos ensina que aqueles que nos lideram devem estar limpos física e espiritualmente. Mas também nos ensina que Jeová só aceitará o nosso louvor se tivermos uma condição de pureza física e espiritual que ele aprova.

Neemias 12:31. Mostra que desde os tempos antigos, Jeová ordenou que homens, mulheres e crianças se reunissem. Neste texto vemos que as crianças estiveram presentes na celebração da inauguração dos muros de Jerusalém. Isto ensina a nós, pais cristãos, que nossos filhos devem nos acompanhar às reuniões congregacionais, às assembléias e à pregação desde muito jovens. Para que eles se associem aos irmãos, ouçam-nos e aprendam com as escrituras e se tornem pessoas tementes a Deus.

Neemias 12:27. Este texto também mostra maravilhosamente o poder de Jeová para realizar os seus propósitos. A inauguração dos muros de Jerusalém foi uma vitória contra Satanás, uma humilhação para os oponentes da adoração pura e um claro fortalecimento espiritual para o restante fiel judeu em Jerusalém.

Neemias 12:31. Mostra-nos a história de dois grandes coros de ação de graças e o seu importante papel na inauguração dos muros de Jerusalém. Isto nos ensina que, além das orações, também podemos usar cânticos para agradecer a Jeová pela sua benignidade imerecida.

Neemias 12:43. Também podemos usar este texto no Ministério para ensinar que uma maneira de acessar a verdadeira e inesgotável fonte de alegria e alegria que a Bíblia menciona é servir a Jeová de todo o coração.

Neemias 12:30. Este texto é útil para mim no Ministério para ensinar por que Jeová não aceita a adoração de pessoas contaminadas com características da religião falsa, embora façam muitas boas obras para outros. Jeová só aceita aqueles que se purificaram física e espiritualmente para praticar a adoração pura.

Neemias 12:27. Conta que para a inauguração dos muros de Jerusalém foram procurar os levitas em todos os lugares onde moravam para trazê-los à cidade para celebrar com cantos de agradecimento e instrumentos musicais. Isto mostra que os levitas tinham a responsabilidade de liderar o povo em cânticos de louvor e nos ensina a importância de adorar a Jeová com cânticos. Portanto, devemos aproveitar ao máximo a oportunidade de louvar a Jeová com cânticos nas reuniões congregacionais e nas assembléias.

Neemias 12:43. Diz que naquele dia foram oferecidos muitos sacrifícios e todos ficaram muito felizes, pois o verdadeiro deus os encheu de grande alegria. Este texto é útil para mim no Ministério para ensinar que Jeová é a fonte da verdadeira felicidade e não dinheiro, sucesso ou qualquer outra coisa.

Neemias 12:30. Mostra que os sacerdotes e os levitas se purificaram e depois purificaram o povo, as portas e os muros de Jerusalém. Isto nos ensina a importância que Jeová sempre deu à limpeza física e espiritual. Portanto, temos de esforçar-nos a manter-nos limpos ou puros em todos os sentidos, a fim de termos a sua aprovação e bênção.

Neemias 12:24. Este texto também nos ensina a importância de criar um espaço, um momento no nosso dia a dia para louvar e agradecer a Jeová em oração pelas nossas vidas pela sua bondade. É muito importante fazer uma pausa em nossa agenda lotada para louvar a Deus e agradecer.

Neemias 12:25. Ensina-nos a importância da segurança, pois apesar de ser o templo da casa de Jeová, vemos que havia porteiros que vigiavam a segurança, pessoas que vigiavam as entradas. Nos tempos modernos há mais motivos para o fazer, não é excepção embora sejamos pessoas de paz, seguimos as instruções relacionadas com a segurança nos nossos Salões do Reino e claro em todas as nossas Reuniões.

Neemias 12:26. Nos ensina como realizar nosso serviço a Jeová, esse serviço pode abranger décadas de serviço fiel e o tempo passa e no final só ficam lembranças, tem gente que hoje perdeu a vida, sua juventude já passou, e lamentam o caminho em que eles usaram sua vida no mundo. Mas damos graças a Jeová, pois como diz o texto, nosso serviço a Jeová nos deu tanta alegria, tanta experiência, tanto aprendizado, sem dúvida as melhores lembranças de como Jeová tem cuidado de nós nestes tempos.

Neemias 12:27. Nos ensina que podemos servir a Deus com alegria, com alegria, às vezes isso pode ser muito difícil para nós, porque existem problemas pessoais, lutas pessoais, talvez na família e cada um tem suas batalhas, mas sem dúvida, percebemos sabermos que estamos fazendo o melhor para Jeová nos dará satisfação pessoal.

Neemias 12:31. Cantar louvores a Jeová é uma excelente forma de louvá-lo e expressar nossa gratidão, por isso devemos cantar com fervor nas Reuniões Cristãs, mas sem esquecer o que uma vez o Ministério do Reino disse, não tão alto e que é estridente ou irritante ou que os ouvidos dos outros irmãos ronquem, mas não tão baixo que não se ouça o que cantamos.

Neemias 12:43. Podemos pedir a Jeová em oração que nos dê alegria, alegria e apesar dos nossos problemas ou circunstâncias que ele já conhece, implorar-lhe que nos permita desfrutar das nossas reuniões cristãs, da pregação e do serviço com alegria, algo como deixar os nossos problemas na entrada do Salão do Reino e nesse momento focar no fato de estarmos na casa de Jeová para receber instrução, e deixar esses problemas de fora e claro, isso não é terapia, isso é pedir a ele em oração para alegrar nossos corações em momentos de Adoração.

Neemias 12:44. Ensina-nos que devemos alegrar-nos de ver os nossos irmãos servindo a Jeová na congregação. Porque aqui podemos ver no texto como menciona isso, naquele dia foram nomeados administradores e diz que ali todos estavam felizes por causa dos sacerdotes e dos levitas que serviam. Sem dúvida, ver o progresso dos jovens, das irmãs dos irmãos, ver os bens da congregação, ajudar é algo que nos enche de alegria, sem dúvida é algo pelo qual também podemos agradecer a Jeová. Assim como antigamente, queremos nos alegrar e agradecer porque há irmãos e irmãs ajudando na congregação.

Neemias 13:2. Nos ensina que ser mesquinho, invejoso tem consequências a curto e longo prazo, são assim, que Jeová tomou medidas drásticas para quem havia agido assim com seu povo, vendo assim, é conveniente para nós sermos generosos e compartilhar coisas com outras pessoas, bem como evitar inveja e ciúme.

Neemias 12:43. Além disso, este texto é útil para nós no Ministério para mostrar às pessoas que assistir às nossas reuniões cristãs nos beneficia espiritualmente. Mas também podem se tornar uma fonte de alegria e alegria inesgotável.

Neemias 13:2. Este texto também nos faz pensar e apreciar o nosso Deus Todo-poderoso, Jeová, por quê? O texto diz: Deus transformou aquela maldição em bênção. Vamos pensar nisso, Jeová cuida de nós e nos abençoa individualmente apesar de existirem pessoas que te desejam o pior, nos desejam o mal, querem nos ver mal, acabados, em ruínas. No entanto, Jeová cuida de nós e nos abençoa e envia seus anjos para cuidar de nós. Então não devemos ter medo daquelas pessoas que querem muito nos ver, não devemos também nos cansar de agradecer a Jeová pela forma como ele tem cuidado de nós, às vezes não temos ideia de quantas vezes Deus cuidou de nós desde um passo em falso, ou de algum perigo iminente, por isso não nos cansamos de lhe agradecer e pedir a sua proteção.

Neemias 13:4-31. Temos de estar atentos para evitar que o materialismo, a corrupção e a apostasia comecem a afectar-nos. É por isso que temos que ter muito cuidado com esta armadilha de Satanás.

Neemias 13:22. Ele sabia muito bem que tinha de prestar contas a Jeová. Se tivermos em mente que um dia vamos prestar contas a Jeová pelos nossos atos, bom, isso vai nos ajudar, isso vai ser um freio para não machucar os outros, vendo assim, esse freio vai nos ajudar a cuidar de cada um passo que damos.

Neemias 12:43. Neste texto é mencionado que as mulheres e crianças estavam muito felizes, e que a alegria que havia em Jerusalém era tão grande que podia ser ouvida de longe. Como resultado, aqueles que assistem às nossas reuniões não só ficam felizes e regozijados, mas também são capazes de espalhar essa alegria e alegria para aqueles que os rodeiam.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário