TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 29 de julho, Jeová mostrou misericórdia para com aqueles que o temem (Sl 103:13).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 29 de julho de 2023, Jeová mostrou misericórdia para com aqueles que o temem (Salmos 103:13).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

sábado 29 de julho

Jeová mostrou misericórdia para com aqueles que o temem (Sl 103:13).

Um dos motivos pelos quais Jeová mostra misericórdia é por causa de sua sabedoria incomparável. A Bíblia diz que “a sabedoria do alto” é “cheia de misericórdia e de bons frutos” (Tiago 3:17). Como um pai amoroso, Jeová sabe que sua misericórdia beneficia seus filhos (Isaías 49:15). Isso lhes dá esperança, mesmo que sejam imperfeitos. Com sua infinita sabedoria, ele mostra misericórdia a eles sempre que encontra um motivo para fazê-lo. Mas exerce essa qualidade em perfeito equilíbrio. Por ser tão sábio, nunca vai ao outro extremo e se torna permissivo. Agora, suponha que um servo de Deus decida deliberadamente levar uma vida de pecado. Então o que deve ser feito? Por inspiração, o apóstolo Paulo escreveu: “Parem de se associar (…) com essa pessoa” (1 Coríntios 5:11). Pecadores impenitentes são expulsos da congregação. É necessário fazer isso para proteger os irmãos fiéis e refletir a santidade de Jeová. w21.10 9, 10 pars. 7, 8.

De acordo com Hebreus 12:5, 6, por que podemos dizer que a expulsão é uma demonstração de misericórdia? y Que exemplo nos ajuda a compreendê-lo?

Quando é anunciado em uma reunião que alguém que amamos “não é mais Testemunha de Jeová”, sentimos uma profunda tristeza. Podemos nos perguntar se foi necessário expulsá-lo. A expulsão é realmente uma demonstração de misericórdia? Sim é. Se alguém precisa de disciplina, a coisa mais sábia, misericordiosa e amorosa a fazer é dá-la (Pv 13:24). A desassociação pode ajudar um pecador impenitente a mudar de atitude? Sim. Muitos que cometeram pecados graves descobriram que os passos firmes que os anciãos deram foram o choque de que precisavam para cair em si, mudar seu comportamento e voltar para os braços de Jeová. — Leia Hebreus 12:5, 6) .

Vamos pensar sobre este exemplo. O pastor de um rebanho percebe que uma de suas ovelhas está doente. Ele sabe que, para tratar essa doença em particular, precisa isolar as ovelhas do resto do rebanho. Mas as ovelhas são seres sociais. Eles querem estar com os outros e tendem a ficar chateados quando são retirados do rebanho. Então, se o pastor isola uma ovelha para tratá-la, isso significa que ele está sendo cruel com ela? Claro que não. Ele sabe que se permitir que as ovelhas fiquem com o rebanho, a doença se espalhará. Portanto, isolar o doente protege todo o rebanho (compare Levítico 13:3, 4).

Por que a pessoa expulsa pode ser comparada a uma ovelha doente? E que ajuda têm os expulsos?

Poderíamos dizer que uma pessoa expulsa é como aquela ovelha, porque está doente espiritualmente (Tiago 5:14). Como algumas doenças físicas, as doenças espirituais podem ser altamente contagiosas. Portanto, em alguns casos é necessário isolar a pessoa da congregação. Essa medida disciplinar é uma expressão do amor de Jeová pelos membros fiéis do rebanho e pode tocar o coração do pecador e levá-lo ao arrependimento. Enquanto está expulso, tem a possibilidade de frequentar as reuniões, onde pode receber alimento espiritual e fortalecer novamente a sua fé. Você também pode obter publicações para uso pessoal e assistir ao JW Broadcasting®. E, quando os anciãos observam que você está fazendo mudanças, eles podem ocasionalmente lhe dar conselhos e orientação para ajudá-lo a se recuperar para que possa ser readmitido como Testemunha de Jeová.

Que ação amorosa e misericordiosa os anciãos podem tomar quando um pecador não se arrepende?

É importante lembrar que apenas os pecadores impenitentes são desassociados. Os anciãos sabem que este é um assunto sério que não pode ser tratado levianamente. E também sabem que Jeová disciplina “no devido grau” (Jr 30:11). Eles amam seus irmãos e não querem fazer nada que prejudique seu relacionamento com Jeová. Mas às vezes a coisa amorosa e misericordiosa é remover o pecador da congregação.

Por que um cristão tinha de ser expulso da congregação coríntia?

Vejamos como o apóstolo Paulo lidou com o caso de um pecador impenitente no primeiro século. Este cristão de Corinto tinha uma conduta imoral, pois vivia com a esposa de seu pai. Que escandaloso! Jeová havia dito à antiga nação de Israel: “O homem que se deita com a mulher de seu pai trouxe desonra a seu pai. Ambos devem morrer sem falta” (Lv 20:11). É claro que Paulo não podia dizer à congregação coríntia para executar aquele homem; mas ele disse a ele para expulsá-lo. O comportamento imoral desse homem estava afetando uma parte da congregação. Houve até mesmo alguns que pensaram que não era um pecado tão grave (1 Coríntios 5:1, 2, 13).

Como Paulo mostrou misericórdia ao homem expulso de Corinto, e por quê? (2 Coríntios 2:5-8, 11).

Algum tempo depois, Paulo soube que o pecador havia feito mudanças e se arrependido verdadeiramente. Embora o homem tivesse manchado o nome da congregação, Paulo disse aos anciãos que não queria ser "muito severo". Ele deu-lhes a seguinte instrução: “Vocês devem bondosamente perdoá-lo e consolá-lo.” E ele explicou o porquê: "Para que você não se sinta sobrecarregado por estar muito triste". Paulo sentiu pena desse homem que havia se arrependido. O apóstolo não queria que ele se sentisse tão sobrecarregado e esmagado pela culpa a ponto de parar de buscar perdão (ver 2 Coríntios 2:5-8, 11).

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários