TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quarta-feira, 26 de julho de 2023, Expectativas que demoram a se concretizar adoecem o coração (Prov. 13:12).
TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quarta-feira, 26 de julho de 2023, Expectativas que demoram a se concretizar adoecem o coração (Prov. 13:12).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023
Quarta-feira, 26 de julho
Expectativas que demoram a se concretizar adoecem o coração (Provérbios 13:12).
Se pedirmos a Jeová forças para enfrentar um problema ou uma fraqueza, podemos achar que ele está demorando mais para nos responder do que esperávamos. Por que Jeová não responde instantaneamente a todas as nossas orações? Ele os considera um teste da fé que temos (Hb 11:6). Além disso, ele está muito interessado em ver se estamos realmente determinados a viver em harmonia com o que lhe pedimos e a fazer a sua vontade (1 João 3:22). Portanto, se estivermos tentando vencer um mau hábito ou fraqueza, talvez tenhamos de ser pacientes e agir de acordo com nossas orações. Jesus deu a entender que Deus pode não responder a algumas de nossas orações de imediato, dizendo: “Persisti em pedir e dar-se-vos-á, continuai a buscar e achareis, continuai a bater à porta e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede recebe, e todo aquele que busca encontra, e a todo aquele que bate a porta será aberta” (Mateus 7:7, 8). w21.08 31:1, 9, 10.
Como Hebreus 4:16 nos ajuda quando a resposta a uma oração parece demorar a chegar?
Pode parecer que a resposta a uma oração demora a chegar, mas Jeová promete que nos responderá “na hora certa” (leia Hebreus 4:16). Portanto, nunca devemos pensar que Jeová está cometendo um erro se não nos responder quando achamos que deveria. Por exemplo, muitos têm pedido a você por anos para deixá-los assistir seu Reino quebrar este sistema. Jesus até disse para pedirmos que venha o Reino de Deus (Mt 6:10). Mas quão tolo seria perdermos a fé em Deus porque o fim não veio quando esperávamos (Hc 2:3; Mt 24:44). O sábio é continuar esperando a ação de Jeová e orando com fé. O fim virá bem a tempo, porque Jeová já estabeleceu “o dia e a hora”. E será o melhor momento para todos (Mateus 24:36; 2 Pedro 3:15).
Quando pode ser especialmente difícil ser paciente?
Quando sofremos injustiças. Hoje, as pessoas maltratam aqueles que são diferentes por causa de seu gênero, raça, etnia, cultura, nacionalidade ou por causa de uma deficiência física ou mental. Muitos servos de Deus foram injustiçados por suas crenças baseadas na Bíblia. Se estivermos em um desses casos, lembremo-nos destas palavras de Jesus: “Quem perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24:13). Mas e se descobrirmos que alguém na congregação cometeu um pecado grave? Se os anciãos já souberem, teremos paciência e confiaremos que eles resolverão o assunto seguindo a orientação de Jeová? Que farão?
Como Jeová quer que os casos de pecado grave sejam tratados?
Quando os anciãos descobrem que alguém na congregação cometeu um pecado grave, eles pedem a Jeová que lhes dê “sabedoria de cima” para que possam ver a situação como ele a vê. — Tiago 3:17. Seu objetivo é ajudar a pessoa que pecou a voltar “do seu mau caminho”, se possível (Tiago 5:19, 20). Eles também querem fazer tudo ao seu alcance para proteger a congregação e confortar os que estão sofrendo (2 Coríntios 1:3, 4). Ao lidar com pecados graves, a primeira coisa que os presbíteros devem fazer é obter todos os fatos. Isso leva tempo. Então eles devem orar, aconselhar cuidadosamente a pessoa que está usando a Bíblia e corrigi-la “no devido grau” (Jeremias 30:11). Claro, eles não atrasarão sua decisão desnecessariamente, mas também não a tomarão com pressa. Quando os anciãos seguem a orientação de Jeová, o maior benefício é alcançado para todos na congregação. Mesmo assim, pode haver alguma vítima inocente que ainda se sinta magoada. Se for esse o nosso caso, o que podemos fazer para aliviar a dor que sentimos?
Que exemplo bíblico pode nos ajudar se um irmão nos magoou muito?
Alguém já nos fez muito mal, talvez até dentro da congregação? Nesse caso, podemos encontrar exemplos na Palavra de Deus para nos ajudar a esperar que Jeová conserte as coisas. Por exemplo, José não permitiu que as injustiças e os pecados que seus irmãos cometeram contra ele o amargurassem. Em vez disso, ele permaneceu focado em servir a Jeová e o abençoou por sua paciência e perseverança (Gn 39:21). Com o tempo, José foi capaz de perdoar seus irmãos e ver como Jeová o havia abençoado (Gn 45:5). Assim como José, sentimos consolo quando nos achegamos a Jeová e permitimos que ele faça justiça (Sal. 7:17; 73:28).
O que ajudou uma irmã a suportar pacientemente uma injustiça?
Claro que podemos não sofrer injustiças tão graves como José, mas dói-nos a todos ser maltratados. De qualquer forma, se tivermos um problema com alguém, mesmo que não seja Testemunha de Jeová, nos fará bem seguir os princípios bíblicos. — Fil. 2:3, 4. Vejamos o que uma irmã fez quando descobriu que um colega de trabalho estava falando mal dela que não era verdade. Embora muito magoada, ela não se deixou levar pela raiva, mas começou a pensar no exemplo de Jesus, que não retribuía os insultos quando o insultavam (1 Pe 2:21, 23). Então a irmã decidiu não dar importância ao que havia acontecido. Mais tarde, ela descobriu que seu parceiro sofria de um grave problema de saúde e seus nervos estavam à flor da pele. A irmã chegou à conclusão de que seu companheiro provavelmente não tinha más intenções.
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário