Estudo do Livro da congregação, Semana de 31 de julho a 6 de agosto de 2023, Lição 52, Por que nossa maneira de se arrumar é importante, Respostas.
Estudo do Livro da congregação, 31-julho-6-agosto-2023, Lição 52, Respostas.
Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 52.
1. Que princípios devem influenciar a forma como nos arrumamos?
Princípios como os que extraímos de 1 Timóteo 2:9,10, que nos ensinam que nossa vestimenta e nosso penteado devem ser adequados e dignos para que, além do gosto particular de cada um, evitemos estilos provocantes e sensuais, que podem atrair demais atenção, atenção para nós mesmos.
Outro princípio que deve influenciar nosso modo de se arrumar é o de 1 Coríntios 10:31, que nos ensina que tudo o que fazemos deve ser feito de modo a honrar a Jeová. Conseqüentemente, nossa maneira de nos arrumar, nossas roupas e penteados devem demonstrar bom senso e bom senso em relação às tendências da moda, pois com nossa aparência devemos refletir a devoção a Deus e transmitir aos outros o respeito que sentimos pelo único Deus verdadeiro, Jeová.
2. Que efeito nossa aparência pode ter sobre outros cristãos?
Com nossa aparência podemos agradar ou ofender outros cristãos. Romanos 15:1,2 nos ensina que devemos tentar nos vestir de maneira que agrade aos outros e evitar aparências que possam ofendê-los desnecessariamente ou fazê-los sentir-se inferiores por causa de sua própria aparência. Embora tenhamos o direito de escolher o que vestir, devemos usar bem esse direito para que nossa aparência não seja um problema para os outros.
3. Como nossa aparência pode incentivar outros a conhecer a Jeová?
Tito 2:1 nos mostra que, desde que apliquemos os princípios bíblicos relacionados à nossa aparência, vestuário e penteado, podemos encorajar as pessoas com a nossa aparência a se sentirem inclinadas a querer conhecer a Jeová e respeitar seus ensinos. Por isso, devemos usar sempre a roupa certa para cada ocasião. Especialmente quando pregamos e assistimos às reuniões da congregação, pois não queremos que nossa aparência afete negativamente a importante mensagem que transmitimos por meio da pregação e do estudo da Bíblia.
VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO
Vamos ver como podemos ter certeza de que nossas roupas e aparência são apropriadas para um cristão.
ILUSTRAÇÃO
Dois homens diante de um juiz. Um está bem vestido de terno e gravata, e o outro está vestido casualmente demais, com calças rasgadas e boné virado para trás.
Nossa imagem pode indicar se respeitamos as pessoas com autoridade. Embora seja verdade que Jeová presta atenção ao coração, nossa imagem também deve indicar que o respeitamos.
4. Uma boa aparência mostra respeito por Jeová
Qual é a razão mais importante para se preocupar com a imagem que passamos? Leia Salmos 47:2 e discuta o seguinte:
Como o fato de sabermos que representamos a Jeová deve influenciar a maneira como nos vestimos?
O Salmo 47:2 nos ensina como saber que respeitamos a Jeová deve influenciar nosso modo de vestir. Ali diz que Jeová é o rei altíssimo e imponente de toda a Terra. Consequentemente, nós, como seus representantes, devemos nos dizer com dignidade em todas as ocasiões. Na ilustração vemos duas pessoas diante de um juiz. A pessoa está vestida adequadamente para a ocasião, mostrando assim que respeita a autoridade do Juiz. Enquanto o outro homem prova o contrário. Portanto, as Testemunhas de Jeová devem cuidar da nossa imagem para mostrar que respeitamos a Jeová e tudo o que ele representa.
Acha razoável prestar atenção em como conseguimos assistir às reuniões e participar na obra de pregação? Porque você acha isso?
Se for razoável. Já aprendemos que devemos nos vestir de acordo com a ocasião e o local. Na Ilustração vemos que alguém que vai a um tribunal se veste corretamente por respeito ao juiz e outras autoridades, então com muito mais razão os servos de Jeová devem fazê-lo quando não representamos na pregação e quando visitamos sua casa para adorar.
Outro motivo que nos faz ver que é muito razoável prestar atenção ao nosso arranjo, temos em Tito 2:10. Lá somos lembrados de que somos observadores e que a maneira como nos vestimos e nos arrumamos pode influenciar a maneira como as pessoas reagirão à mensagem que transmitimos. Também nos ensina que nossa aparência pode incentivar as pessoas a se achegarem a Jeová. Portanto, é muito razoável prestar atenção em como nos organizamos para o serviço e para as reuniões.
5. Como escolher bem as nossas roupas e a nossa forma de nos arrumarmos
Assista o vídeo.
VÍDEO: “Faça tudo para a glória de Deus” (10:18)
Não importa quanto dinheiro nossas roupas custem. O importante é que esteja limpo e adequado para a ocasião. Leia 1 Coríntios 10:24 e 1 Timóteo 2:9, 10. Em seguida, discuta por que não usaríamos roupas que são…
… muito casual ou desleixado.
Não usaríamos roupas muito casuais ou desleixadas para que ninguém tivesse nada de ruim a dizer sobre nós. Tampouco faríamos isso porque não estaríamos dando um bom exemplo ou representando a Jeová dignamente. E não apenas evitaríamos usar essas roupas para serviço e reuniões, como também as evitaríamos em nossa vida diária, visto que somos Testemunhas de Jeová 24 horas por dia.
Filipenses 3:17 nos ajuda a evitar vestir-nos de maneira muito casual ou descuidada. E se tivermos dúvidas sobre isso, o texto nos incentiva a observar como os irmãos espiritualmente maduros da congregação se comportam. E outra coisa que podemos fazer é perceber o que a congregação pensa sobre a forma como estamos gerindo para fazer as mudanças necessárias.
…apropriado, revelador ou provocativo.
Não usaríamos esse tipo de roupa porque não queremos chamar a atenção para nós mesmos e desviar a atenção de Jeová e da mensagem que transmitimos. Além disso, 1 Timóteo 2:9,10, somos ensinados que não é apropriado e não mostra bom senso e julgamento.
Não o usaríamos porque daria uma impressão errada do tipo de vida que as Testemunhas de Jeová levam. Tampouco a usaríamos para evitar fazer qualquer coisa que possa fazer tropeçar outros dentro ou fora da congregação, ou para que ninguém possa criticar nosso ministério, conforme aprendemos em 2 Coríntios 6:3.
Não o usaríamos porque, como diz 2 Coríntios 6:3, poderíamos fazer alguém tropeçar despertando seus pensamentos e desejos impuros e, assim, poderíamos ofender a consciência dos outros. Sem dúvida devemos fazer o contrário, devemos escolher bem o que vamos vestir.
Números 15 39, nos ensina que Jeová deu aos israelitas leis estritas sobre como se vestir, para que fossem diferentes das pessoas das nações que os cercavam. Hoje não estamos sob a Lei mosaica, mas os princípios de Jeová são eternos e universais para nós. Portanto, devemos aplicá-lo à nossa maneira de vestir e de nos arrumar para que nossos olhos não sejam influenciados negativamente pelas modas e tendências deste mundo.
Embora os cristãos não precisem mais obedecer à Lei dada a Moisés, essa lei nos dá uma ideia do que Jeová pensa. Leia Deuteronômio 22:5 e discuta o seguinte:
Por que não é correto se arrumar e se vestir de modo que uma mulher pareça um homem ou um homem pareça uma mulher?
Deuteronômio 22:5 indica que não é certo fazer isso, porque Jeová não gosta do tipo de roupa que torna os homens femininos ou que tornam as mulheres masculinas. Também não é o tipo de roupa que dificulta a distinção entre os dois sexos, pois isso cria confusão quanto à identidade sexual e pode levar à homossexualidade. Portanto, obedecer a princípios como Deuteronômio 22:5 nos protege contra o engano e a possível imoralidade.
Leia 1 Coríntios 10:32, 33 e 1 João 2:15, 16 e discuta o seguinte:
Se nossa aparência incomoda as pessoas onde moramos ou na congregação, isso deve nos importar? Porque?
1 Coríntios 10:32,33, nos ensina que devemos nos cuidar muito, pois não queremos fazer ninguém tropeçar dentro da congregação ou fora dela. E porque não procuramos buscar apenas o nosso próprio benefício, mas também o benefício dos outros para que muitos se salvem.
Que estilos de roupas e maneiras de se arrumar são comuns onde você mora?
Hoje em dia, o uso de roupas puídas é muito difundido nas mulheres, com buracos, transparências e muito justos que marcam as áreas íntimas. No caso dos homens, também são usadas calças rasgadas e puídas, algumas extremamente justas, e o que dizer da moda que revela parte da cueca para demonstrar a marca do estilista.
Você acha que alguns desses estilos não são apropriados para um cristão? Porque você acha isso?
Nenhum desses estilos é apropriado para um cristão, porque violam os princípios bíblicos, não dão dignidade ou respeito a Jeová, porque chamam muito a atenção para a pessoa que não o usa, seja porque é muito informal e descuidado ou porque é muito revelador e provocativo. Como vimos no vídeo, os cristãos podem se vestir e se arrumar de várias maneiras, mas desde que seja de uma maneira que agrade a Jeová. Um exemplo disso, temos na Ilustração
ILUSTRAÇÃO
Podemos nos vestir e nos arrumar de muitas maneiras e ainda assim agradar a Jeová. Homens e mulheres de diferentes idades, raças e nacionalidades vestiam-se em estilos próprios para um cristão. Eles usam o cabelo de maneiras diferentes e usam uma variedade de estilos de roupas.
O QUE ALGUMAS DIZEM: “Eu uso o que eu quero”.
Você concorda com essa forma de pensar? Porque?
Não, porque como aprendemos prejudicamos a nós mesmos e também podemos fazer outros tropeçarem dentro ou fora da congregação. Além disso, alguns podem nos imitar, alguns podem nos criticar, alguns podem rejeitar a mensagem que transmitimos e alguns podem ter uma ideia errada do tipo de vida que as Testemunhas de Jeová levam. Também podemos ferir a consciência de outros ou incitar alguém à imoralidade. Mas, acima de tudo, porque não queremos desrespeitar a Jeová e seus padrões justos, nem desonrar o privilégio de levar seu santo nome.
Quando escolhemos bem como nos vestir e nos arrumar, mostramos que respeitamos a Jeová e aos outros.
RESUMO
Quando escolhemos bem como nos vestir e nos arrumar, mostramos que respeitamos a Jeová e aos outros.
Análise
Por que Jeová se importa com nossa aparência?
Ele se preocupa porque nossa aparência diz muito sobre nós e sobre o Deus que representamos, pois as pessoas têm uma ideia do que veem. Ele também se importa porque quer que as pessoas sejam atraídas pela mensagem que levamos e nos reconheçam como seus servos para que possamos dar-lhe honra e glória.
Quais são alguns dos princípios que devem influenciar a maneira como nos arrumamos?
Alguns são Deuteronômio 22:5 que nos ajudam a evitar parecer o sexo oposto de quem realmente somos.
Filipenses 2:4 nos encoraja a pensar sobre o efeito que nossas roupas têm sobre os outros.
1 Coríntios 10:32,33 nos faz ver a importância de levar em conta a consciência dos outros, sejam eles irmãos ou não.
1 Timóteo 2:9,10 Convida-nos a mostrar bom senso e bom senso quando se trata de nossa aparência pessoal.
2 Coríntios 6:3 nos ensina que não devemos fazer ninguém tropeçar.
Filipenses 3:17 nos adverte que nossa maneira de vestir não desvia a atenção da mensagem que levamos.
Nossa aparência pode influenciar o que os outros pensam sobre a adoração verdadeira? De que maneira?
Claro, sem dúvida pode influenciar para o bem ou para o mal. A partir daí, devemos ser obedientes aos princípios bíblicos relacionados a esse assunto, pois nossa maneira de nos vestir e nos arrumar deve levar as pessoas a concluir que somos filhos de Jeová e que vivemos de acordo com os princípios bíblicos e suas justas normas, que nossa adoração seja pura em todos os sentidos e que não estejamos focados em nossa aparência, mas na mensagem que levamos.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário