Estudo do Livro da congregação, Semana de 17 a 23 de julho de 2023, Lição 50, Pontos 6, 7, resumo, revisão e "Resolva isso"., Respostas.
Estudo do Livro da congregação, 17-23-julho-2023, Lição 50, Pontos 6, 7, resumo, revisão e "Resolva isso", Respostas.
Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 50 pontos 6, 7, resumo, revisão e “Apontar para isso”.
6. Respeite seus pais
Por que é bom que um jovem fale respeitosamente com seus pais?
É bom porque Jeová deseja e ordena que os filhos respeitem seus pais e porque, por fazerem isso voluntária e voluntariamente, eles o louvam e honram. Além disso, como vimos no vídeo, se não houver respeito, também não haverá uma boa comunicação entre pais e filhos, e isso será prejudicial para a família.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A primeira e mais importante é porque Jeová quer que os filhos respeitem seus pais e isso é uma demonstração de louvor e honra a Deus. Além disso, como vimos no vídeo, se não houver respeito, também não haverá uma boa comunicação entre pais e filhos, e isso será prejudicial para toda a unidade familiar. Os jovens enfrentam muitos testes e mudanças de humor constantes e abruptos e, embora possam pensar que os pais não entendem, se os desrespeitarem por esse motivo, a situação será ainda mais complicada.
Também é bom porque os jovens enfrentam muitas mudanças de humor e desafios constantes. Portanto, manter uma comunicação respeitosa com seus pais permitirá que eles conversem com eles sobre qualquer assunto e tenham seus conselhos e apoio. Por outro lado, quando os filhos falam com os pais com desrespeito e dificultam a comunicação, obscurecem o ambiente e enfraquecem a unidade e a espiritualidade da família.
Como um rapaz pode tratar seus pais com respeito?
Os jovens tratam seus pais com respeito quando falam com eles no tom de voz certo, nunca gritam com eles ou falam rudemente com eles e nunca param de falar com eles quando estão com raiva. Em Provérbios 15:22, a Bíblia ensina que essa atitude também piora os filhos que a manifestam, pois a falta de respeito de um filho para com os pais também é motivo de tristeza.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um jovem deve entender que seus pais querem o melhor para ele, que os entendem mesmo que discordem de muitas de suas ações porque têm mais experiência e sabedoria, e que seus pais são seus amigos e zelam por seu bem-estar . Por isso, se um jovem não quer falar porque está em um dia ruim ou por falta de ânimo, deve comunicá-lo para não criar um problema maior, e se abrir mais constantemente com os pais e conversar sobre diversos temas de forma aberta e educada para demonstrar quem realmente os respeita, em tom e atitude descontraídos.
Filhos que respeitam os pais sempre encontram um bom momento para conversar com eles e pensam bem no que vão dizer antes de falar para não magoá-los, ofendê-los ou irritá-los. Por isso, alguns até preferem escrever-lhes uma carta para expressar honestamente o que sentem e pensam.
Além disso, os filhos respeitam os pais mesmo que tenham tido um dia ruim, ouvem os pais e respondem quando falam com eles. E se eles não quiserem falar agora porque estão sob muito estresse, cansados ou simplesmente não estão com vontade de falar sobre um determinado assunto, eles respeitosamente informam seus pais.
Finalmente, filhos respeitosos sempre têm em mente que seus pais não são seus inimigos. Portanto, mesmo que estejam tendo um dia ruim, eles vão querer ouvir atentamente seus conselhos e receber sua orientação e apoio.
Leia Provérbios 1:8 e discuta o seguinte:
Como um jovem deve reagir quando sua mãe ou seu pai lhe diz o que fazer?
Você deve reagir com respeito e obediência. A atitude correta seria mostrar gratidão pelo conselho e levá-lo em consideração. Você também deve reconhecer a sabedoria e a experiência de seus pais, e que os conselhos e a disciplina que eles estão lhe dando são baseados no amor e são para seu benefício total, ajudando-o a corrigir erros e evitar dificuldades na vida.
Um jovem não vai pensar como seus pais, e seus pais, muitas decisões serão tomadas porque eles viveram situações semelhantes e possuem maior experiência e sabedoria bíblica. Mas os pais não devem esquecer que eram jovens e fizeram coisas semelhantes, e os jovens não devem esquecer Provérbios 1:8 e ouvir a disciplina de seu pai e o ensino de sua mãe, mesmo que muitas vezes isso signifique abrir mão de seus desejos quando jovens.
7. Adore a Jeová como uma família
O que pode ajudar a celebrar regularmente o culto familiar?
Algo que pode ajudar é que os pais tenham perseverança e força de vontade. A disciplina é essencial, assim como dar às coisas espirituais a prioridade que merecem. Também ajuda muito estabelecer um horário e respeitá-lo e, claro, o bom exemplo dos pais motivará os filhos nesse sentido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nem sempre pode ser fácil, semana após semana, sincronizar as diferentes vidas da família, a rotina da mãe e do pai com as crescentes exigências da vida dos nossos jovens, por isso encontrar tempo pode ser um problema, e pode Há dias difíceis por cansaço ou outros motivos, por isso é fundamental cultivar a perseverança e a disciplina para que o dia marcado seja sempre cumprido e o estudo em família nunca falhe.
Outro aspecto muito importante que facilitará muito o estudo em família é que se você tiver perseverança e disciplina, a próxima coisa que você precisa é um planejamento regular, escolhendo o melhor dia da semana de acordo com os horários de todos os membros da família e um horário específico, então aquele dia naquele horário está totalmente ocupado e é mais fácil rejeitar outras atividades porque não temos aquele horário.
Uma dificuldade adicional para o culto familiar são as famílias monoparentais e aquelas cujo cônjuge não é cristão porque não entendem a importância do estudo da Bíblia para os servos de Deus, para que possam entender que nada acontece por um dia ou dar mais importância para fazer outros tipos de atividades, por isso essas famílias têm que orar a Jeová para ajudá-los e fazer todo o possível com perseverança, disciplina e amor para não falhar no culto familiar.
Outra coisa que pode ajudar é que cada membro da família se esforce pessoalmente para cumprir o horário estabelecido, além de se encorajar mutuamente a realizar as atividades que planejaram para esse fim.
Algo que pode ajudar é ser flexível caso surja algum imprevisto e se adaptar a novas situações. Da mesma forma, é excelente criar um ambiente descontraído e procurar atividades que agradem a toda a família ou que contenham ensinamentos bíblicos significativos, pois impressionarão mais facilmente o coração e a mente de todos.
Como os pais podem tornar o culto familiar prático e agradável para todos? (Veja a foto no início).
Algo que ajuda nesse sentido é planejar atividades em que toda a família possa participar. Por exemplo, escrever cartas, dramatizações, leituras dramatizadas da Bíblia e projetos de pesquisa em que todos possam assumir a responsabilidade de realizar sua parte.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os pais têm muitas maneiras de inovar e tornar o culto familiar de vez em quando diferente, prático e agradável. Além disso, com certeza você aprenderá muito mais e internalizará melhor as ideias a serem estudadas. Alguns exemplos, como vimos no vídeo, são: fazer o estudo em um ambiente descontraído com bolos, frutas ou outros alimentos, sessões curtas se tivermos filhos pequenos, convidar outros irmãos, entrevistá-los ou preparar perguntas, preparar jogos teocráticos e até fazendo o estudo ao mesmo tempo ao ar livre se tivermos a possibilidade e combinarmos com jogos bíblicos, são muitas as opções que podemos utilizar.
Outra coisa que ajuda nesse sentido é ir adaptando os métodos, principalmente à medida que os filhos da família vão crescendo. Às vezes também é bom convidar outros irmãos para a nossa adoração familiar, a fim de nos encorajarmos mutuamente.
Algo que também ajuda a aproveitar a duração em família é perguntar às crianças sobre quais assuntos elas querem conversar ou quais atividades preferem fazer. Também é bom tocar em algum aspecto do ministério em que você tem que melhorar ou tocar em assuntos que dizem respeito à família como: Como escolher bem os amigos, como se proteger de más companhias, como tomar decisões que agradam a Jeová e como evitar os sentimentos negativos. Assim, todos ficarão mais tranquilos e dispostos a conversar sobre esses assuntos sem nenhuma pressão.
No seu caso, você acha que haveria algum obstáculo para estudar em família? Qual?
Às vezes, os horários de trabalho ou outras atividades, bem como o cansaço, podem ser um obstáculo para estudar em família.
Em lares espiritualmente divididos, às vezes podem surgir obstáculos quando o pai ou a mãe descrente quer fazer outras coisas no tempo determinado para o culto familiar.
Nos tempos antigos, Jeová esperava que as famílias israelitas tivessem o hábito de conversar sobre as Escrituras. Leia Deuteronômio 6:6, 7 e discuta o seguinte:
Como você poderia colocar esse conselho em prática?
Como pai, coloco em prática o conselho de Deuteronômio 6:6,7 quando ensino a palavra de Deus a meus filhos, repetindo seus ensinamentos mês após tempo, para que eles os guardem em seus corações e os coloquem em prática por si mesmos. e passe a amar a Jeová de toda a sua alma.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A maneira que temos de colocar este conselho em prática é tendo este texto em mente o tempo todo. Porque se fizermos assim, em qualquer momento ou oportunidade que tivermos ou pudermos falar de Deus, faremos, seja no carro, em casa, no caminho para algum lugar, assistindo uma série ou filme, se mantivermos Com este texto em mente poderemos comparar situações da vida real com o que Jeová diz e ensina, desta forma, aproveitaremos qualquer oportunidade de estar sempre falando de Jeová.
Posso colocar esse conselho em prática se incutir em meus filhos as leis de Jeová, repetindo-as para que imprimam em suas mentes e corações o valor e a sabedoria que possuem. Assim, quando forem adultos se lembrarão das coisas mais importantes.
Colocamos esse conselho em prática se aproveitarmos qualquer momento ou oportunidade que se apresente para falar com nossos filhos sobre Jeová e sobre os ensinos bíblicos. Por exemplo, quando estamos em nossos carros a caminho da escola, em uma viagem ou outro lugar, quando estamos em casa, fazendo atividades juntos e observando a criação.
Idéias para o seu culto familiar:
Prepare-se para as reuniões congregacionais.
Leia e discuta uma história bíblica que seja interessante para toda a família.
Se você tem filhos pequenos, baixe ou imprima uma atividade infantil no site jw.org.
Se você tem filhos adolescentes, escolha um artigo para jovens do jw.org.
Encene uma história bíblica juntos.
Assista e comente um vídeo do jw.org.
O QUE ALGUNS DIZEM: “A Bíblia é complicada demais para as crianças.”
O que você pensa?
Acho que não é complicado quando você lê, estuda e aprende em família. Por outro lado, no jw.org, os pais encontram muitas ferramentas, dicas e métodos simples e práticos que permitem que todos nós tenhamos prazer em adorar a Jeová em família.
Embora seja verdade que a Bíblia pode ser complexa e obviamente contém verdades profundas que podem ser difíceis de entender até mesmo para um servo de Deus experiente, a organização terrestre de Jeová hoje coloca à nossa disposição muitas ferramentas que facilitam muito o ensino de crianças com ilustrações e recursos audiovisuais, que obviamente, à medida que crescem, vão se aprofundando e aprendendo novas verdades bíblicas.
RESUMO
Jeová quer que os pais amem seus filhos, eduquem-nos e protejam-nos; que os filhos respeitem e obedeçam aos pais e que todos na família o adorem.
Análise
Como os pais podem educar e proteger seus filhos?
Jeová quer que os pais amem os filhos, os eduquem e protejam, que os filhos respeitem e obedeçam aos pais e que todos na família o adorem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Tanto a educação quanto a proteção de um pai para com seus filhos tem que ser com amor, paciência, com comunicação saudável e sempre aplicando os conselhos, princípios e valores bíblicos. Se os pais fizerem isso e aproveitarem cada momento para instruir amorosamente a Palavra de Deus aos filhos, estarão educando-os na verdade e protegendo-os desse sistema.
Educamos e protegemos nossos filhos quando lhes damos amor, mostramos-lhes paciência e compreensão, os disciplinamos à maneira de Jeová, incentivamos uma comunicação aberta, sincera e eficaz com eles, quando aplicamos conselhos e princípios bíblicos e quando aproveitamos cada momento para incutir neles amor por Jeová e por seus padrões justos.
Como os filhos podem mostrar que respeitam os pais?
Jeová quer que os pais amem os filhos, os protejam, que os filhos respeitem e obedeçam aos pais e que todos na família o adorem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As crianças mostram que respeitam seus pais quando obedecem e ouvem com atenção, quando falam com eles de maneira apropriada, quando não param de falar com eles mesmo quando estão chateados ou discordam, quando seguem seus conselhos, se comunicam com sinceridade e aceitam a disciplina.
Os filhos devem respeitar os pais e fazem isso conversando com eles, abrindo o coração e se comunicando com eles e obedecendo à disciplina e aos ensinamentos bíblicos, mesmo que pensem que não os entendem ou proíbem certas coisas que desejam fazer.
Quais são os benefícios de reservar um tempo toda semana para adorar a Deus em família?
Os benefícios são inúmeros. Por exemplo, espiritualidade, união, amor, respeito e comunicação familiar são fortalecidos. Da mesma forma, favorece a amizade de cada um dos membros da família com Jeová. Também ajuda a fortalecer as mentes e os corações de todos os ensinos bíblicos e fortalece e prepara para combater as armadilhas de Satanás e as preocupações do dia-a-dia.
Como bem sabemos, os benefícios do culto familiar são inúmeros, em cada culto nosso relacionamento com Jeová é fortalecido e nos prepara para combater as ciladas do dia a dia. Além disso, o vínculo familiar também é fortalecido por compartilhar tempo de qualidade falando sobre Jeová e se divertindo com a verdade da Bíblia.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário