Estudo de A Sentinela, Continue Andando no “Caminho da Santidade”, Semana de 24 a 30 de julho de 2023, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo de A Sentinela, Continue Andando no “Caminho da Santidade”, 24-30 de julho de 2023, Comentários e Respostas.
"Haverá um caminho ali, sim, um caminho chamado Caminho da Santidade" (Is. 35:8).
1, 2. Que decisão importante os judeus que viviam em Babilônia tiveram de tomar? (Esdras 1:2-4).
Todos os judeus, e principalmente os chefes de família, tiveram que tomar a decisão de deixar a Babilônia ou ficar lá, o que para alguns não seria uma decisão fácil.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
De acordo com Esdras 1:2,4, Jeová induziu o rei Ciro a decretar que os israelitas que estavam cativos na Babilônia pudessem retornar a Jerusalém para reconstruir a cidade e o templo, e que seus vizinhos os ajudassem dando-lhes ouro, prata , bens e ganhou. Além disso, ofertas voluntárias para a casa de Deus em Jerusalém.
Esta foi uma decisão difícil, porque alguns dos israelitas já eram muito velhos e a jornada era muito longa e difícil. Além disso, a maioria dos que nasceram na Babilônia durante os 70 anos de cativeiro sabiam apenas que Israel era a terra de seus ancestrais. Por outro lado, ele já tinha uma vida feita na Babilônia com casas confortáveis, negócios e alguns até ficaram ricos. Enquanto eles sabiam sobre Jerusalém que agora era uma cidade em ruínas e praticamente desabitada e, claro, desconhecida para eles.
Bem, foi uma decisão muito importante. Primeiro, ele diz que a maioria deles tinha mais de 70 anos, eles já haviam estado lá, ele também diz que alguns eram ricos e bem, não queriam sair do lugar onde estavam , e também muitos sempre estiveram lá, nasceram, nem falavam hebraico. , então foi muito difícil eles terem que tomar uma decisão que só Jeová já tinha um caminho preparado para eles.
Sim, antes deles eles tinham uma decisão muito especial, muito importante de ficar ou ir para sua terra que embora estivesse em ruínas, Jeová Deus já havia preparado o caminho para eles voltarem para sua terra, principalmente os judeus tinham que fazer isso, especialmente os chefes de família que tiveram que tomar essa decisão de deixar a Babilônia ou ficar lá.
3. Que bênção aguardava os judeus quando retornaram a Israel?
A bênção de restaurar a adoração pura os aguardava. Ele teria novamente um sacerdócio organizado, um altar para oferecer os sacrifícios da Lei de Moisés e um templo para adorar a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, bem, antes de tudo, o maior benefício foi restabelecer a verdadeira adoração, provavelmente como já mencionado devido às condições em que viviam na Babilônia, pois toda aquela importância havia sido perdida e eles usaram os pretextos que já foram dados, porém, o fato de estarem na Babilônia era mais longe de Jeová, por isso foi necessário que eles voltassem para Jerusalém e Jeová preparou para Ciro dar o decreto de que eles poderiam deixar tudo e que não iriam vazios -handed, eles iam levar o que era necessário também.
Além disso, diz que havia mais de 50 templos pagãos, ou seja, havia uma grande influência de pressão, nesse sentido, mas estes, embora fossem poucos, queriam voltar ao culto puro de Jeová e isso os motivava a pensar nos benefícios que Jeová I ia dar a eles mesmo sendo poucos, então lá na Babilônia eles não podiam ter uma influência que não os ajudasse o espírito de satanás estava lá era muito difícil adorar a Jeová lá eles tiveram que voltar.
4. O que Jeová prometeu aos judeus?
A jornada da Babilônia para Israel foi longa, difícil e levaria cerca de quatro meses. Mas Jeová prometeu aos judeus que cuidaria para que o caminho estivesse livre de obstáculos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
De acordo com uma obra de referência, o costume dos governantes do Oriente, antes de embarcar em uma viagem, era enviar homens para preparar o caminho, limpando as rochas e nivelando as colinas. Isaías 40:3,4, mostra que no caso dos israelitas, era como se o próprio Jeová os precedesse removendo todos os obstáculos.
Se Jeová prometeu que cuidaria para que a estrada estivesse livre de obstáculos, essa promessa está registrada em Isaías 40:3 e 4, então seria muito mais fácil para os judeus seguirem por um caminho reto e plano que tinha que subir e descer montanhas e vales, então seria mais rápido e agradável, aqui vemos a benção de Jeová cumprindo sua promessa.
Você pode ver a grande bondade de Jeová, quão amoroso ele é e quão grato ele estava por esses judeus voltarem e sua bondade em querer tornar esse caminho o mais fácil possível para eles.
5. Como se chamava o caminho simbólico entre a Babilônia e Israel?
Isaías 35 8 mostra que esse caminho é chamado de "O Caminho da Santidade".
O “CAMINHO DA SANTIDADE” NO PASSADO E NO PRESENTE
6. Por que esse caminho foi considerado sagrado?
Dizia-se que era santo porque permitiria que ninguém fosse impuro em Israel. Ou seja, que não havia nenhum israelita que levasse uma vida imoral, que praticasse idolatria ou que cometesse pecados graves. Todos os que voltassem teriam de se tornar "um povo santo" para Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque as pessoas em Israel não teriam permissão para serem impuras, ou seja, nenhum judeu que estivesse inclinado a viver uma vida imoral ou fosse permitido praticar idolatria ou cometer outros pecados graves, os judeus que retornassem teriam que se tornar um pessoas santas para Deus.
Então, como o objetivo é que eles se tornassem um povo santo quando voltassem para cá, também tinha que ser assim. O interessante aqui é que muito provavelmente, aqueles que iam voltar tinham a esperança de fazer parte desse pessoas que Jeová consideraria santas e provavelmente embora nem todas fizessem bem as coisas no final diz-se que muitos teriam que se transformar mas desde o momento que começaram este caminho sabiam que tinham que fazer bem as coisas por isso se chama santo porque precisavam ter uma atitude que os levasse a cumprir esse propósito.
E por outro motivo nos ajuda a entender os sentimentos que Jeová tem por este povo porque aqui diz que ele os escolheu entre os povos de toda a Terra e é lindo Porque ele diz que suas propriedades são especiais então como Jeová colocou seu coração que é para dizer seus sentimentos em Esta cidade queria que esta cidade fosse sagrada, pura diante de seus olhos, para que pudessem receber suas bênçãos.
7. Que mudanças alguns judeus tiveram que fazer? Dê um exemplo.
Depois de viver 70 anos na Babilônia, muitos israelitas foram influenciados pelos valores morais e modo de pensar babilônicos. Alguns haviam se casado com mulheres de outras nações, e muitos dos nascidos durante o exílio nem falavam hebraico. Então os judeus tiveram que fazer grandes mudanças, o que seria mais fácil se eles voltassem a morar em Israel. Por exemplo, alguns teriam de aprender a língua hebraica a fim de estudar as escrituras para que pudessem amar e adorar a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quero destacar o exemplo em que eles se casaram com mulheres de outras nações e Esdras 9:2 menciona isso para nós como um pecado, pois a nação judaica tinha que guardar a adoração de Jeová até a chegada do messias e tal casamento misto poderia ser uma ameaça à verdadeira adoração, pois essas mulheres eram incrédulas e praticavam idolatria e poderiam eventualmente levar a nação inteira a ser absorvida por nações pagãs.
Sim, como foi dito nos parágrafos anteriores, muitos deles nasceram na Babilônia e passaram 70 anos lá, então foi muito fácil para eles serem influenciados pelo modo de vida e pensamento dos babilônios e agora que eles podiam se acasalar a vida deles de acordo com as normas divinas seria muito mais fácil estando em Jerusalém onde toda a nação iria se envolver em conhecer as leis de Jeová e colocá-las em prática onde todos iriam fazer ao mesmo tempo ao invés de estar na Babilônia .
Como a maioria havia acabado de nascer na Babilônia, foram influenciados pela forma de pensar e por aqueles valores morais, então depois de muitas décadas o primeiro grupo de judeus voltou para Israel. Esdras descobriu que alguns deles haviam se casado com mulheres de outras nações.
8. Que relação o “Caminho da Santidade” tem conosco? (Veja a imagem da capa.)
A relação é que, no presente, também nós estamos caminhando no caminho da santidade, o que nos permite suportar Jeová no "paraíso espiritual". Reino .
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Assim como aconteceu com os israelitas, em 1919 Jeová libertou o restante do Israel espiritual do cativeiro babilônico e os guiou pelo caminho que havia preparado e que hoje sabemos ser o "Caminho da Santidade". A diferença é que esse restante ungido não precisou atravessar uma estrada literal para Jerusalém, nem sua jornada terminou depois de alguns meses. Esta jornada ainda não acabou e eles se juntaram a uma grande multidão de companheiros "não-israelitas", por assim dizer, que mudaram seu modo de vida para glorificar a Jeová e pertencer ao seu povo santo.
Também estamos caminhando em certo sentido por esse caminho de santidade, é mencionado que agora nos permite adorar a Jeová, temos um paraíso espiritual, também é no futuro que vamos desfrutar das bênçãos do reino, portanto, tanto as outras ovelhas quanto os ungidos devemos permanecer nele em João 10:16 é mencionado como Jeová diz que tem outras ovelhas que não são daquele aprisco, ou seja, refere-se a nós que estamos formando um único rebanho sob um único pastor.
Se originalmente naquele ano a grande maioria era de cristãos ungidos, de fato, aquela nota no parágrafo 19 explica que é feito para parecer que os cristãos ungidos não terminaram sua jornada por este sistema, este mundo de Satanás até que morram, e diz que para sua alegria, uma grande multidão de pessoas se juntou a eles que também desejam, então eles não são israelitas entre aspas, por assim dizer, mas eles estão apoiando isso e temos visto isso há muitos anos, muitas pessoas da grande multidão foram então seguindo este caminho de santidade.
ILUSTRAÇÃO
Na Ilustração vemos como, desde 1919, milhões de homens, mulheres e crianças saíram de Babilônia, a Grande, ou do Império Mundial da falsa religião, para começar a trilhar o caminho simbólico da santidade, graças à pregação e ensino da Bíblia que Os servos de Jeová realizam em todo o mundo.
Vários irmãos e irmãs usam métodos diferentes para pregar as boas novas desde 1919 até hoje. A partir de 1919, milhões de homens, mulheres e crianças deixaram Babilônia, a Grande, e começaram a trilhar o "Caminho da Santidade". (Ver parágrafo 8).
O CAMINHO ESTÁ PREPARADO
9. De acordo com Isaías 57:14, como foi preparado o “Caminho da Santidade”?
De acordo com Isaías 57:14, no caso dos judeus que retornaram da Babilônia, Jeová providenciou para que os obstáculos fossem removidos do caminho. e quanto aos tempos modernos, centenas de anos antes de 1919, Jeová começou a usar homens devotos para abrir o caminho, no sentido de que eles fariam obras espirituais que mais tarde permitiriam que pessoas de bom coração deixassem a grande Babilônia e entrassem no paraíso espiritual. onde a adoração pura foi restaurada.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Centenas de anos antes de 1919, homens devotos abriram o caminho fazendo obras ou trabalhos espirituais, o objetivo era que pessoas de bom coração pudessem deixar a grande Babilônia e entrar naquele paraíso espiritual onde a adoração pura havia sido restaurada.
Sim, no versículo 57:14 ele fala sobre remover obstáculos e em 40:3 ele está falando sobre abrir um caminho para que fique reto.
10, 11. O que foi realizado pela impressão e tradução da Bíblia? (Veja também a imagem).
Em meados do século 15, a impressão podia facilmente produzir e distribuir a Bíblia, já que antes ela era copiada à mão e as cópias eram muito caras. Ao traduzir a Bíblia para as línguas faladas pelas pessoas comuns, foi possível comparar o que as pessoas ouviam nas igrejas com o que a Bíblia ensina, já que antes estava disponível principalmente em latim, língua que pouquíssimas pessoas haviam estudado.
En cuanto a la impresión pues esta se copiaba la Biblia a mano por lo tanto Pues nos debemos de imaginar todo el arduo trabajo que implicaba esto además de muchísimo tiempo y es por eso que había muy pocas Biblias y estas eran caras sin embargo después viene el invento de la imprenta y fue móvil de esta forma se agilizó más la producción y distribución de la Biblia después viene en cuanto a la traducción que estuvo principalmente traducida en latín pero las personas que tenían acceso a este idioma Pues eran de estudios avanzados no estaba accesible para todos y los hombres que temían a Dios se esforzaban por traducir estas Biblias a idiomas más comunes de la gente, así es que los que leían la palabra de Dios podían comparar lo que escuchaban en las iglesias que iba en contra con lo que realmente decía a Bíblia.
ILUSTRAÇÃO
Como vemos em imagens da segunda metade do século XV e graças à impressão da Bíblia em línguas comuns, agora é possível comparar o que se ouve nas igrejas com o que a Bíblia realmente ensina, e dessa forma muitas pessoas desde então eles foram capazes de se libertar do cativeiro da grande Babilônia e começar a trilhar o "Caminho da santidade".
Uma das primeiras impressoras e um tradutor da Bíblia. Por muitos séculos, homens devotos ajudaram a abrir caminho para que o povo deixasse Babilônia, a Grande. (Ver parágrafos 10 e 11).
12, 13. Dê um exemplo que mostre como algumas idéias religiosas falsas foram expostas no século dezenove.
Em 1835, Henry Grew, um homem temente a Deus, publicou um panfleto sobre o que acontece quando as pessoas morrem. Explicou com a Bíblia que a imortalidade é um dom de Deus, então não nascemos com ela. Mais tarde, um ministro religioso chamado George Storrs, ao ler o panfleto, entendeu que havia aprendido uma verdade muito importante. Então ele decidiu compartilhá-lo por meio de uma série de discursos que proferiu em 1842 sob o título: Os perversos são imortais? Desta forma, algumas idéias religiosas falsas foram expostas e muitas pessoas foram influenciadas, inclusive Charles Taze Russell.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, por exemplo, no século 19, vários homens de bom coração começaram a publicar tratados e panfletos que expunham as falsas idéias ensinadas pelas igrejas.
No ano de 1835, Henry Grew explicou claramente o que aconteceu quando ele morreu, além de explicar que a Bíblia ensina que a imortalidade é um dom de Deus e que não nascemos com ela.
Esse despertar deste panfleto foi adicionado George Store encontra o panfleto e percebe que aprendeu uma verdade importante e começou a compartilhá-la com outras pessoas ele começou a fazer uma série de discursos com o título Cynics Are Immortals o que George Store escreveu influenciou muito um jovem chamado Charles Russell quando ele tinha apenas 19 anos. Bem, primeiro em 1837, quando encontrou o panfleto que Henry Gray havia publicado, mas também em 1842, o próprio George fez uma série de discursos sobre o tema Are the Wicked Immortal.
14. Como o irmão Russell e seus companheiros aproveitaram o trabalho feito por outros? (Veja também a imagem).
Russell e seus colegas, quando estudavam, aproveitavam os dicionários disponíveis na época, as concordâncias bíblicas e as diferentes traduções da Bíblia. Eles também se beneficiaram da pesquisa feita por Henry Grew e George Storrs e outros. Isso possibilitou que seu estudo aprofundado da Bíblia desse frutos mais tarde, e eles próprios passaram a publicar muitos livros e tratados sobre assuntos bíblicos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem Jeová já estava abrindo o caminho ele estava tirando muitas coisas que não estavam corretas e o irmão russel Russell e seus companheiros aproveitaram o trabalho que já havia sido feito agora eles já tinham dicionários concordâncias bíblicas diferentes traduções da bíblia, para que pudessem consultar e estudar e aprofundar todos os benefícios que as pesquisas que Henry e George fizeram agora trouxeram e então eles participaram deste grande trabalho no caminho da santidade, por livros e panfletos publicados.
Dá para ver na cara e a convicção de cada um deles e a atenção que eles dispensaram porque o que eles estavam tratando eram princípios de Jeová baseados na Bíblia, você pode ver dois deles fazendo anotações tendo a escrita ali para poder tê-lo presente e talvez outros textos para procurar e comparar com outros para chegar à clareza do que Jeová queria e aprender e assim desmascarar as mentiras de Satanás.
ILUSTRAÇÃO
Na Ilustração vemos que, para entender a Bíblia, o irmão Russell e seus companheiros usaram os auxílios que todos haviam publicado antes. Entre eles, o panfleto Henry Grew. Dessa forma, Russell, junto com outros homens devotos, ajudou a abrir caminho para que as pessoas de bom coração saíssem de Babilônia e dos grandes.
O irmão Russell e outros estudantes da Bíblia consultam vários auxílios para entender a Bíblia e discutem o que descobriram. Homens dedicados ajudaram a abrir caminho para o povo deixar Babilônia, a Grande. (Ver parágrafos 12 a 14).
15. Que coisas importantes aconteceram em 1919?
Em 1919, Babilônia, a Grande, ou o Império Mundial da Falsa Religião, deixou de controlar o povo de Deus e o “Escravo Fiel e Sábio” entrou em cena Bem a tempo de pessoas de bom coração começarem a trilhar o caminho da santidade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por causa desses eventos em 1919 e do trabalho que outros já haviam feito para preparar o caminho, os que começaram a viajar nele puderam começar a aprender mais sobre Jeová e seus propósitos. Eles também foram capazes de fazer as mudanças necessárias para agradar a Deus. Dessa forma, Jeová gradualmente purificou seu povo.
Neste ano apareceu o escravo fiel e prudente para preparar o caminho da santidade e dar a oportunidade de nele andar aprendendo de Jeová e de seus propósitos.
Sim, como diz Provérbios 4:18, esse caminho para o caminho de poder entender mais coisas começa, por exemplo, no início, vêem-se algumas doutrinas que foram esclarecidas, como a do Natal, como a de parar de usar o cruz, coisas que agora sabemos que Jeová não aprova, como começaram graças a quem Jeová preparou este caminho para a santidade agora podemos desfrutar de adorar a Jeová de uma forma mais pura.
IMAGEM DA CAIXA
Dá para ver a primeira parte que, bom, é um pouco rústico ali, talvez você possa afundar na lama, depois tem uma estrada de paralelepípedos, mesmo assim, você anda melhor mas às vezes instável e aí dá para ver uma pista de asfalto mesmo com as margens bem demarcadas, mais confiáveis caminham por esse caminho.
RESPOSTAS BASEADAS NO CAIXA JEOVÁ PURIFICA SEU POVO A POUCO.
Entre as coisas que foram aprendidas e as mudanças que começaram a ser feitas para se purificar da falsa religião, temos que por volta de 1927 já se entendia que o Natal é uma festa pagã, entre 1928 e 1936 começaram gradativamente a deixar de usar a cruz e por 1931 adotamos o nome Testemunha de Jeová.
Em 1938 os presbíteros congregacionais não eram mais eleitos por votação, entre 1944 e 1945 nossa posição bíblica sobre a santidade do sangue foi esclarecida, enquanto em 1952 a importância da expulsão foi enfatizada e em 1956 foi melhor entendido que o casamento é uma união sagrada.
Em 1972, as congregações começaram a ser lideradas por um corpo de anciãos teoricamente designado e em 1973 entendeu-se que o uso do tabaco é um pecado grave.
Em 1976 foram dadas instruções sobre quais tipos de trabalho são aceitáveis para os cristãos e, mais recentemente, no ano 2000, o uso de frações de sangue foi analisado em detalhes e, entre 2006 e 2012, ficou claro que ver formas repugnantes de pornografia é um pecado grave.
O “CAMINHO DA SANTIDADE” AINDA ESTÁ ABERTO
16. Que trabalhos de manutenção foram feitos no "Camino de la Santidad" desde 1919? (Isaías 48:17; 60:17).
Desde 1919, várias obras de manutenção foram feitas para que mais pessoas pudessem deixar Babilônia, a Grande. Uma delas ocorreu em 1921, quando o escravo fiel e prudente publicou "A Harpa de Deus", um livro para ajudar as pessoas a conhecerem as verdades bíblicas. Quase 6 milhões de exemplares deste livro foram distribuídos em 36 idiomas, com os quais muitos aprenderam a verdade graças a esta publicação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Outras obras de manutenção foram dadas mais recentemente. Por exemplo, a edição do manual de estudos “Aproveite a vida”, que está sendo utilizado para ministrar cursos bíblicos. Jeová também tem usado sua organização nestes últimos dias para continuar nos dando todo tipo de alimento espiritual, a fim de nos ajudar a continuar andando no "Caminho da Santidade".
Conforme analisamos em Isaías 48:17 que nos guia no caminho que devemos trilhar esse tipo de manutenção Que Jeová nos proporciona em 1921 publica a harpa de Deus Que tem como objetivo ajudar as pessoas a conhecerem as verdades bíblicas de fato traduzidas em 36 idiomas e mais tarde saiu um manual aproveite a vida que está ajudando muitos a continuar neste caminho da vida com um entendimento ainda melhor.
Sim, então vemos essas mudanças como sempre, essa manutenção foi para melhorar como ele mencionou Isaías capítulo 60 versículo 17 lá é feita uma comparação de como um bom material é trocado por um melhor e é isso que Jeová usou para indicar seu caminho de cuidar de sua organização que aos poucos ia melhorando.
É interessante porque os desenhos servem para visualizar o que estamos estudando e é a Ilustração que vimos no box anterior que visualiza muito bem como aquela estrada passa de uma estrada de terra para uma estrada de pedra ou mesmo uma estrada de tijolo pavimentado e por fim uma corrida talvez do asfalto ao cimento, tudo isso vai melhorando esse caminho de santidade e esses livros que foram usados ao longo do caminho melhoraram esse caminho de santidade.
17, 18. Aonde leva o “Caminho da Santidade”?
Alguém começa a trilhar o caminho da santidade quando começa a estudar a Bíblia e esse caminho o leva ao seu destino se persistir em caminhar nele até o fim. Nesse sentido, para quem tem esperança celeste, o caminho da santidade conduz ao “Paraíso de Deus” no céu. E para aqueles que esperam viver para sempre na terra, este caminho nos levará ao fim do reinado milenar de Cristo, quando todas as pessoas se tornarem perfeitas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aos que têm a esperança celestial, então viver com Jeová os 144.000 que serão a vida deles e para nós que queremos a vida aqui na terra, um paraíso de mil anos junto com todos os irmãos que nos conduzem a todos à perfeição.
E aqui ele nos sugere não olhar para trás, mas completar aquela jornada que nos levará à vida eterna, algo que todos nós desejamos.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que era o "Caminho da Santidade" no caso dos judeus, e o que significava para eles?
Para os judeus, esse caminho implicava que eles tinham que ser santos para que agora eles tivessem que agradar a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Era um caminho sagrado, por isso não era permitido que alguém impuro levasse uma vida imoral ou praticasse idolatria e cometesse pecados graves, o que implicava em deixar de se deixar influenciar pela forma de pensar e pelos valores morais dos babilônios e um caminho foi para Israel.
Implicou grandes mudanças Porque muitos nasceram na Babilônia e era a única vida que tinham tinham casas confortáveis tinham bons empregos tinham até casado com mulheres que não eram israelitas e tinham filhos e bem tiveram que deixá-los e seus crianças, então eles passaram por mudanças muito drásticas.
Como foi preparado o “Caminho de Santidade” dos tempos modernos, e quando foi inaugurado?
Este caminho foi preparado antes de 1919 e, desde este ano, o império mundial da religião falsa, Babilônia, a Grande, foi exposto e o escravo fiel e prudente apareceu em cena, abrindo assim o caminho para que muitas pessoas de coração reto andassem nele. .
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, centenas de anos antes de 1919, Jeová começou a usar homens devotos para limpar esta estrada, por assim dizer, eles fizeram obras ou obras espirituais na estrada para que mais tarde as pessoas de bom coração pudessem deixar a grande Babilônia e entrar no paraíso espiritual.
Então envolveu muito, porque de 1919 até hoje foram feitos esclarecimentos com tudo que já existia, foi estudar, não só ler e publicar, mas também estudar e entender o caminho de Jeová para nos encorajar a fazer mudanças em nossas vidas. Algumas doutrinas mudaram, algumas práticas antibíblicas e hoje podemos dizer que estamos caminhando no caminho da retidão ou santidade.
Quem percorre o "Caminho da Santidade" hoje e qual é o seu destino final?
Neste caminho caminham tanto os Ungidos quanto as outras ovelhas que esperam viver na terra quando ela se tornar um paraíso que será o destino final.
Para aqueles que têm a esperança celestial, o caminho da santidade leva ao paraíso de Deus no céu, como diz Apocalipse 2:7, e para aqueles que esperam viver na terra, o caminho leva ao fim do reinado milenar de Cristo, quando todas as pessoas sejam perfeitas isso nos ensina como não devemos olhar para trás devemos seguir em frente até completar esta jornada que todos desejamos fazer.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário