Estudo da Sentinela, Como Jeová responde às nossas orações, Respostas, Semana de 17 a 23 de julho de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, Como Jeová responde às nossas orações, Respostas, 17-23 de julho de 2023,, Comentários e Respostas. 

“Sabemos que teremos o que pedimos, porque lhe pedimos” (1 JOÃO 5:15).

1, 2. O que podemos nos perguntar?

Podemos nos perguntar se Jeová responde às nossas orações e por que nossas orações às vezes parecem não ser respondidas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Acima de tudo, nos fazemos essa pergunta quando estamos passando por problemas, pensamos se Jeová vai nos ajudar.

Em 1 João 5:15 vemos que sabemos que ele ouve nossas orações da mesma forma que temos certeza de que ele as responderá.

Bem, embora pensemos que ele não responde, ele não responde da maneira que pedimos, mas responde a todos. 

JEOVÁ PODE NÃO NOS RESPONDER DA MANEIRA QUE ESPERAMOS

3. Por que Jeová quer que oremos a ele?

Jeová quer que oremos a ele porque ele nos ama muito e somos muito valiosos para ele, por isso ele quer que fiquemos perto dele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Que Jeová nos ama muito e que somos muito valiosos para ele.

E é por isso que lemos em primeiro Pedro cinco no versículo 7 como Jeová nos convida a abandonar nossas preocupações porque ele se importa conosco.

E como Jeová é tão grande, Ageu 2:7 impressiona quando diz que Jeová abala nações e coisas valiosas, ou seja, entramos em sua casa, isso nos impressiona que somos valiosos.

As primeiras palavras de João 4:10 nos dão uma noção do quanto Jeová nos ama, o fato de ter dado seu filho foi como nos dar a oportunidade de termos nosso próprio julgamento pessoal como se ele nos desse a oportunidade de voltar ao Éden e que agora pudéssemos decidir obedecer a Jeová e nos beneficiar do privilégio da vida eterna, há sinal de amor maior do que cuidar a tal ponto de nós.

E Jeová quer que oremos a ele porque o que ele quer é nos ajudar a não nos desviarmos dele e também quer nos ajudar para que possamos enfrentar todas as dificuldades.

Bem, como mostra I Pedro 5:6 e 7, devemos mostrar a Jeová que queremos e que precisamos de sua ajuda, por isso nossas orações, se formos humildes e reconhecermos que precisamos dele, nossas orações serão direcionadas a ele e acima de tudo pedindo-lhe a ajuda de que precisamos. 

4. Como sabemos que Jeová responde às orações de seus servos? (Veja também a imagem).

Na Bíblia, encontramos muitos relatos em que Jeová respondeu às orações de seus servos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um exemplo é o do rei Davi, que enfrentou muitos inimigos perigosos e muitas vezes pediu ajuda a Jeová, e este atendeu suas orações e o resgatou, e uma dessas ocasiões é a que vemos na Ilustração quando o rei Saul tentou assassiná-lo.

Bem, talvez lhe venha à mente o exemplo do rei Davi que ao longo de sua vida também enfrentou muitos inimigos perigosos.

E quando preciso de ajuda, pedi a Jeová, implorei e implorei a ele, como mostra o Salmo 143:1, que ele ouvisse sua oração e seu pedido de ajuda e respondesse a ele.

E também falando de Davi ele disse no salmo 145 18 que ele está perto de todos que o chamam com sinceridade e ele tinha certeza disso e nós podemos ter certeza disso também.

ILUSTRAÇÃO

Bem, como sabemos, este é o momento em que Saul queria matá-lo, ele jogou uma lança nele, mas Davi havia pedido ajuda a Jeová e embora logicamente sofresse com essa situação, ele foi libertado naquele momento.

Quando Davi fugiu e foi até o profeta Samuel e agora o soldado de Saul foi enviado para prendê-lo, Jeová o fez se comportar como um profeta, para que não pudessem prender Davi Ainda em outra ocasião também em segundo Samuel, Davi em duas ocasiões especificamente pediu ajuda a Jeová porque os filisteus estavam atacando-o e Jeová não só lhe dá consolo como algumas pessoas que apenas nos consolam, mas também lhe deu ajuda prática porque lhe deu a estratégia militar para que ele pudesse derrotar aqueles filisteus.

O versículo 25 de segundo Samuel 5 diz que Davi fez exatamente o que Jeová lhe ordenou, então ele também agiu em harmonia com o que Jeová lhe disse.

E em primeiro Samuel 19, versículo 18, é dito que ele foi consultar Samuel, que era o representante de Jeová, então ele foi pedir conselho a quem quer que o tivesse. Sim, no capítulo 5 do segundo livro de Samuel, perante o mesmo inimigo, o mesmo problema, David pede ajuda a Jeová em ambas as ocasiões, não se deixa levar pelos seus impulsos nem pelo que Jeová lhe tinha respondido na primeira ocasião, mas em ambas as ocasiões pergunta-lhe o que fazer em relação ao problema. 

David se esquiva de uma lança lançada contra ele enquanto toca harpa. Jeová respondeu às orações de Davi por resgatá-lo de seus inimigos. (Ver parágrafo 4).

5. Jeová sempre respondeu às orações de seus servos como eles esperavam? Dê um exemplo. (Veja também a imagem).

Jeová nem sempre responde às orações de seus servos da maneira que eles esperam. Um exemplo é o do apóstolo Paulo, que implorou a ajuda de Jeová. Jeová responde às suas orações dando-lhes força para suportar, mas ele não o livrou diretamente de seu "espinho na carne"

Bem, temos aqui o exemplo do apóstolo Paulo que tinha um espinho na carne e implorou a Jeová três vezes para removê-lo e ele respondeu à sua oração ajudando-o a perseverar.

ILUSTRAÇÃO

Podemos ver aqui como Jeová o ajudou embora ele não respondesse da maneira que ele queria, mas deu-lhe forças para suportar, em segundo Coríntios lá Jeová disse a ele que sua bondade já havia sido suficiente para ele, mas ainda lhe deu forças para suportar.

E ele também o ajudou a ver como o espírito de Jeová, como eles também mencionam em Primeira Coríntios no final, quando estou fraco, então sou poderoso graças ao espírito de Jeová, poderia resistir a esse teste.

E é verdade que ele já havia recebido muita bondade e merecia de Jeová por ter sido perseguidor, agora é cristão, missionário conseguiu escrever a maior parte das letras das escrituras gregas para poder se concentrar nos privilégios que tinha e naquele espinho que talvez pudesse ser um problema de saúde porque Jeová o ajudou a lidar com isso.

O apóstolo Paulo suplica a ajuda de Jeová. Jeová respondeu às orações de Paulo dando-lhe forças para perseverar. (Ver parágrafo 5).

6. Por que às vezes parece que Jeová não responde às nossas orações?

Às vezes pode parecer que Jeová não está respondendo às nossas orações, porque sua resposta pode vir em uma hora ou de uma forma que não imaginávamos. Além disso, Jeová sabe o que é melhor para nós, e sua resposta pode não ser o que esperávamos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, porque as vezes a resposta vem da forma que não esperamos, mas Efésios 3:20 é bem claro, diz que Jeová pode fazer infinitamente mais do que podemos imaginar.

O que está claro e o que podemos ter certeza é que ele sabe o que é melhor para nós, portanto a resposta que ele nos dará será a certa.

Por isso, sabendo disso de antemão, é muito importante estarmos cientes de como Jeová responde às nossas orações, porque se porventura pedirmos algo a Jeová ou esperarmos uma resposta específica e olharmos apenas que se Jeová nos responder como queremos a resposta, nunca veremos, mas se estivermos atentos para ver como Jeová responde às orações, certamente estamos cientes de como ele o faz. 

7. Por que talvez precisemos modificar nossas petições a Jeová? Dê um exemplo.

Talvez tenhamos de modificar nossos pedidos a Jeová, porque às vezes não conhecemos a vontade dele ou não entendemos bem a situação. Um exemplo disso é encontrado na experiência do irmão Martin Poetzinger, que foi enviado para um campo de concentração nazista. A princípio, ele pediu a Jeová que o libertasse para poder ficar com sua esposa e continuar pregando. No entanto, depois de duas semanas sem obter resposta, o irmão mudou seu pedido e pediu a Jeová que o ajudasse a entender o que ele queria que ele fizesse. Por fim, o irmão percebeu que seu objetivo no campo de concentração era fortalecer e encorajar seus irmãos, e assim o fez durante os nove anos em que esteve preso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, é possível que tenhamos que modificá-los conforme entendemos qual é a vontade de Jeová, e foi isso que aconteceu com o irmão Poetzinger quando ele foi levado para um campo de concentração, é claro que ele pediu a Jeová para liberá-lo para voltar com sua esposa para retomar a pregação e descobriu-se que não parecia que Jeová o libertaria, então ele mudou sua oração e pediu-lhe para ajudá-lo a ver o que ele queria que ele fizesse e acontece que havia muitos outros irmãos no campo passando por um momento muito ruim e o que esse irmão fez durante 9 anos que ele estava preso no final estava ajudando muito os irmãos, encorajando-os e fortalecendo-os.

Como é importante que a oração seja o meio que temos para nos comunicarmos com Jeová quando recebemos algo agradável agradecemos a ele mas também quando estamos em momentos críticos oramos a Jeová e como é importante entendermos qual é a vontade de Jeová em diversas situações pois como a assembléia disse temos que ser pacientes e entender a vontade de Jeová.

É interessante porque o que o irmão estava pedindo a Jeová não era contra a vontade dele, ele estava pedindo para voltar para sua esposa e retomar a pregação, mas naquele momento não era a vontade de Jeová e é isso que temos que entender.

Se ele disse a Jeová, por favor, ajude-me a ver o que você quer que eu faça e Jeová e ele respondeu.

Muito legal porque ele diz muito obrigado pela minha nova designação, agora eu entendi que era uma designação de Jeová estar ali e ajudar os irmãos que estavam lá na prisão.

Essa expressão no início do parágrafo me fez pensar em entender melhor a vontade de Jeová quando temos um problema pensamos em nós mesmos mas quando vi essa experiência pensei que os outros irmãos que estavam presos ali estavam pedindo com certeza Jeová atendeu as orações e viu que o que eles precisavam era de alguém que os encorajasse e atendeu muitas orações usando esse irmão. 

8. O que é importante lembrarmos quando oramos?

É muito importante quando oramos estarmos cientes de que Jeová sempre tem um propósito muito claro e gira em torno das promessas que todos nós conhecemos. Para o cumprimento do mesmo, ele pode usar seu povo para que dêem louvor e honra ao seu nome, e por isso devemos orar e pedir ajuda a Deus, para contribuir com sua obra enquanto ele traz seu governo celestial e dá um fim na mão de satanás.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, podemos lembrar que Jeová tem um propósito e o cumprirá no devido tempo.

Claro, isso poderia nos confundir se Jeová nos desse uma solução para tudo o que pedimos, porque poderia até dar a sensação de que Satanás nem está governando este mundo. O fato de Jeová estar permitindo essa situação é porque ele está nos prometendo que por enquanto temos que aturar porque no futuro ele dará uma solução completa para todos esses problemas que estão surgindo em nosso caminho.

E o que temos que deixar bem claro é que o fato de não tirarem nossos problemas não significa que não nos ajudem ou não se importem conosco.

E A Sentinela de 2017 menciona que Satanás sempre duvidou que Jeová tem o direito de governar, afirma que seu governo é corrupto, que ele não quer o melhor para nós e que as pessoas seriam muito mais felizes se governassem a si mesmas, também tem questionado que nenhum ser humano é leal a Deus de coração e que todos rejeitarão seu governo se forem pressionados o suficiente, então com tudo isso Jeová quer mostrar que Satanás é um mentiroso.

Ele também mencionou que em tudo isso o que realmente importa é a vindicação da soberania de Jeová, não a felicidade de nenhum de nós, não somos os protagonistas da história, por isso temos que deixar Jeová responder e dar tempo.

E outra ideia que foi mencionada pelas informações que corroboram justamente o fato de termos que lembrar que Jeová tem que cumprir seu propósito é que ele disse que quanto melhor entendermos a importância de reconhecer que Jeová é o governante, mais preparados estaremos para enfrentar os problemas do dia a dia e também melhor nossa amizade com ele.

E ele também disse que quando temos problemas, é normal pensarmos muito em nós mesmos e nos problemas que temos e lembrar que temos que apoiar a soberania de Jeová, o conselho que ele nos deu foi estarmos muito ocupados na obra de Jeová. 

DE QUE FORMAS JEOVÁ RESPONDE NOSSAS ORAÇÕES?

9. Como Jeová nos ajuda quando temos de tomar decisões? Dê um exemplo.

É importante lembrar que Jeová tem um propósito e o cumprirá no devido tempo, então o correto é esperar e confiar nele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, isso nos dá sabedoria quando se trata de decisões que marcam o resto de nossas vidas, como casar ou não.

Em Tiago 1:5 devemos pedi-lo constantemente em todas as decisões que tomamos.

Bom, o que Maria fez foi buscar a sabedoria, é interessante que Jeová diz que ela nos dá sabedoria. Mas como ela teve que buscar, ela olhou para tudo que tinha a ver com o casamento, ela viu bons conselhos como os de sua mãe e com isso ela conseguiu decidir porque a sabedoria não vem para que Jeová sussurre para nós, mas temos que buscar na palavra dele e tentar achar a solução.

10. De acordo com Filipenses 4:13, como Jeová ajudará seus servos? Dê um exemplo. (Veja também a imagem).

A ajuda que receberemos de Deus é que ele nos dará a força necessária para suportar as dificuldades, assim como fez com o apóstolo Paulo. Um exemplo disso é o caso de um irmão chamado Benjamin, que passou muitos anos morando em campos de refugiados na África e orava constantemente a Jeová pedindo forças para fazer a coisa certa. Jeová respondeu às suas orações dando-lhe paz, coragem para continuar a pregar e publicações para mantê-la espiritualmente forte.

Pois bem, assim como fez com o apóstolo Paulo, deu a ele a força que ele precisava para perseverar e também a dará a nós quando passarmos por dificuldades. 

ILUSTRAÇÃO

Bem, Benjamin estava morando com sua família em um campo de refugiados na África, mas é curioso que quando ele orou a Jeová, ele não pediu a ele para ajudá-lo a sair do campo de refugiados, ele diz que pediu a ele que lhe desse forças para fazer a coisa certa e então viu como Jeová respondeu às suas orações porque lhe deu paz interior e coragem para continuar pregando e publicações para se manter forte no sentido espiritual e é isso que vemos na imagem, vemos como essas publicações ele se aproveitou delas e foi o que o ajudou e o que lhe deu força para aguentar

Sim, também, como já vimos antes, ele não se concentrava apenas naqueles problemas e pensando que era a pessoa mais desfavorecida do mundo, sabemos que a vida nos campos de refugiados é muito difícil, não só por causa da pobreza, mas também por causa da violência e outros problemas, e o que ele diz me ajudou muito nisso, é dizer que ele também leu a experiência de outros irmãos no anuário e também viu como outros irmãos resolveram seus problemas e foram fiéis, porque isso o encorajou a perseverar. 

Um irmão que mora em um campo de refugiados lê a Bíblia.Como Jeová nos dá forças para perseverar? (Ver parágrafo 10).

11, 12. Como Jeová pode usar nossa família espiritual para atender nossas orações? (Veja também a imagem).

Jeová pode usar nossa família espiritual para responder às nossas orações de várias maneiras. Por exemplo, quando estamos passando por momentos difíceis, nossos irmãos podem nos dar apoio emocional e espiritual, encorajando-nos e fortalecendo nossa fé. Eles também podem nos oferecer conselhos e orientações com base na palavra de Deus, ajudando-nos a tomar decisões sábias e enfrentar os desafios da vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, nossos irmãos podem ser instrumentos de Jeová para responder às nossas orações, dando-nos ajuda prática, como oferecer seu tempo, recursos ou habilidades para atender às nossas necessidades. Resumindo, nossa família espiritual pode ser um canal pelo qual Jeová nos dá consolo, sabedoria e apoio em resposta às nossas orações.

Se por meio de um telefonema ou uma mensagem de nossos irmãos, então Jeová nos ajuda nessas coisas também, todos nós, da mesma forma podemos fazer o mesmo por meio de uma palavra ou voz de encorajamento aos nossos irmãos.

Sim, eu ia comentar sobre o exemplo bíblico de Jesus, Jesus fez uma oração pedindo a Jeová que se ele não pudesse tirar aquele cálice dele, então ele deveria lhe dar forças e a história diz que então um anjo do céu apareceu a ele e o fortaleceu.

ILUSTRAÇÃO

A descrição da imagem é uma mãe e sua filha chegando a outro país como refugiadas, os irmãos as recebem com carinho e lhes dão ajuda prática. Bem, sabemos, por exemplo, que uma situação que fez com que muitos irmãos deixassem seu país quando há uma guerra, aqui mesmo na Espanha foram recebidos irmãos refugiados, mas o carinho com que foi recebida ajuda prática para orientá-los agora no país onde estão, o poder de receber com o sinal oficial da organização, poder recebê-los de braços abertos, dar-lhes toda a ajuda prática, acima de tudo espiritual , porque certamente é uma forma de Jeová responder às orações deste tipo de irmãos.

Sim, esta irmã comentou que algumas semanas após a morte de seu marido ela se sentia muito sozinha, ela não se sentia deprimida, mas ainda por cima estava sozinha em casa, então ela não tinha forças para ligar para ninguém, mas ela orava a Jeová, então quando ela orava em lágrimas naquele momento o telefone tocou e era um velho amigo, um bom amigo e sua esposa e ele o confortou, então também me ensina que às vezes se temos a oportunidade de encorajar alguém a lembrar e fazê-lo porque pode ser que Jeová esteja nos usando para encorajar algum irmão. 

ILUSTRAÇÃO

Você já viu como Jeová tem usado os irmãos para ajudá-lo? (Ver parágrafos 11 e 12).

13. Dê um exemplo de como Jeová pode usar pessoas que não o adoram para responder às nossas orações.

Um exemplo disso é o rei Artaxerxes, que deu permissão a Neemias para voltar a Jerusalém e ajudar na reconstrução da cidade, embora ele não adorasse a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim , Jeová também atende as orações de seus servos fazendo com que as pessoas que não o adoram também o ajudem, foi isso que ele fez com o rei Artaxerxes, como dizem os provérbios, ele moveu o rei Artaxerxes e o dirigiu para onde ele queria neste caso, porque ajudou Neemias a voltar a Jerusalém para ajudar na reconstrução da cidade e hoje, Jeová também pode mover seus servos e pessoas que não o adoram para ajudar seus servos.

E essas experiências são importantes porque, claro, conforme estamos considerando, às vezes parece que Jeová não responde às orações, mas aqui está sendo mostrado que ele pode respondê-las por meio de irmãos ou mesmo de pessoas que não estão na verdade e, então, mais do que pensar que Jeová não me responde, temos que ver ou discernir como e quem ele às vezes usa para respondê-las.

Sim, é interessante saber o controle que Jeová tem sobre os assuntos. Provérbios 21:1 diz que o coração de um rei é como correntes de água na mão de Jeová e que ele o dirige para onde quer, então às vezes Jeová usa pessoas que não o adoram para ajudar aqueles que o adoram.

Bem, a princípio diríamos que Neemias era um servo direto do rei porque ele deu o vinho a ele então se ele tivesse que pedir permissão ele tinha que procurar um substituto confiável porque era uma posição muito confiável, então e o próprio rei é muito surpreendente porque ele diz bem o que você quer quanto tempo vai durar sua viagem quando você volta ou seja, uma atitude totalmente colaborativa para algo que naquele momento bom Mesmo neste tempo acredito que uma pessoa com autoridade não ceda facilmente ao pessoal. 

14. Como a experiência de Soo Hing encoraja você? (Veja também a imagem).

A experiência de Soo Hing nos encoraja ao mostrar como Jeová pode usar pessoas que não o adoram para responder às nossas orações

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Essa experiência mostra que Jeová pode usar pessoas que não o adoram para nos dar a ajuda de que precisamos.

Bom, ajuda a gente quando a gente está com dificuldade porque essa irmã já estava no limite porque ela tinha um problema e aí as dificuldades da doença pioraram as finanças dela e tudo e aí ela viu como a mão de Jeová estava sobre ela e ela atendeu porque o médico ajudou eles, conseguiram uma casa mais barata, ajuda do governo e ela fala que viu que a mão de Jeová estava sobre ela.

Talvez por causa da família dela ou dos mesmos irmãos da congregação que se nos interessasse todos nós deveríamos saber mais ou menos a situação que estamos vivendo. Mas como Jeová comentou, não era o que ele queria, ele buscou meios para ajudar esses irmãos e também é interessante ela dizer que mesmo Jeová sabendo da situação dela, ela abriu seu coração para Jeová, ou seja, temos que nos expressar de coração para que ele possa nos ajudar também.

Bem, também me ajuda a pensar que não é um exemplo como o que vimos antes, é um exemplo de agora e que pode acontecer com cada um de nós a qualquer momento, então está aí o exemplo próximo que devemos pensar e se Jeová respondeu à oração desses irmãos, sem dúvida, ele responderá se nos colocarmos em suas mãos. 

ILUSTRAÇÃO

Um médico mostra um documento impresso a um casal Como Jeová pode usar pessoas que não são Testemunhas de Jeová para nos ajudar? (Ver parágrafos 13 e 14).

PRECISAMOS DE FÉ PARA VER E ACEITAR A RESPOSTA DE JEOVÁ

15. O que ajudou uma irmã a ver que Jeová respondeu a suas orações?

Pareceu a uma irmã chamada Yoko que suas orações não foram atendidas. Mas então ele começou a escrever tudo o que eu pedia a Jeová. Depois de um tempo, ela revisou suas anotações e percebeu que Jeová havia respondido à maioria de suas orações, inclusive algumas das quais ela nem se lembrava. Portanto, é importante passarmos tempo meditando em como Jeová está respondendo às nossas orações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, ele o ajudou a escrever tudo o que Jeová pedia e então, ao revisar o que havia escrito, percebeu que Jeová havia atendido a maioria de seus pedidos porque o ser humano tende a esquecer e quando provavelmente já passamos pelo problema esquecemos que Jeová nos respondeu.

E é bom que passemos um tempo pensando no que pedimos e como nos encontramos porque no final das contas o que queremos é continuar sendo leais a Jeová, então tudo que Jeová faz para nos manter até hoje, não podemos dar por certo, temos que ver que a mão dele está sobre nós.

E isso é fato. O Salmo 66 versículo 19 diz que Jeová ouve e atende ao que pedimos. O que é certo é que ele não faz de forma espetacular, a resposta não vem assim, mas o que temos bem claro é que ele nos dá exatamente o que precisamos para que continuemos sendo leais a ele.

16. Como a fé nos ajuda quando oramos? (Hebreus 11:6).

Bem, ter fé permite que nos aproximemos de Jeová com confiança e esperança, sabendo que ele ouve nossas orações e que responderá segundo a sua vontade e sabedoria.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também nos ajuda a aceitar a resposta que Jeová nos dá como ele responde a nós, porque vimos que ele sempre responderá como Jeová.

E de acordo com o que eles comentam eles tinham total certeza de que Jeová havia respondido a sua oração embora fosse totalmente diferente do que eles esperavam ou do que eles pediram, pois os comentários do parágrafo dizem que eles não deixaram de confiar que Jeová sabia onde seria mais útil, é verdade que eles pediram para ser bons em Betel, mas eles confiam que Jeová os usaria da melhor maneira e quando viu como o Circuito de Jeová entendeu que era isso que Jeová queria e como eles poderiam ser mais úteis também.

Sim, como lemos no texto de Hebreus 11:6, diz que Jeová recompensa a todos nós que o buscamos com determinação e foi isso que este casal fez, buscou com determinação, é verdade que no início, por não ser a ideia que eles tiveram, eles tinham um objetivo, mas Jeová também o recompensou e no final, como eles mesmos dizem, explicou que nem sempre atendia suas orações da maneira que esperavam, mas atendeu e até fez melhor do que eles imaginavam. 

17, 18. De acordo com o Salmo 86:6, 7, de que temos certeza?

De acordo com o Salmo 86:6,7, temos certeza de que Jeová ouve e atende nossas orações, pois o texto nos diz que Jeová está disposto a ouvir nossas orações e atende-las segundo a sua vontade e sabedoria.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, nossa família espiritual pode nos dar pessoas que não a adoram ou nem sempre o farão da maneira que esperávamos ou pensávamos, mas o que fazemos sabemos que o fará e o fará no momento mais oportuno.

Então, uma vez que oramos com fé em Jeová, basta deixar nas mãos deles e não mais nos preocuparmos muito com eles, esperar que ele nos responda e da maneira mais adequada.

Então vamos continuar orando com fé certos de que Jeová cuidará de nós agora e que no novo mundo satisfará o desejo de todos os seres vivos.

Sim, com essa mesma fé também podemos pedir a Jeová que nos ajude a ver como ele responde às nossas orações porque às vezes nossa capacidade é tão limitada ou por causa de angústia ou sentimentos, nossa visão pode ficar nublada e então Jeová pode nos ajudar a realmente ver como ele está respondendo às nossas orações. 

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que Jeová pode não responder às nossas orações da maneira que esperamos?

Jeová pode não responder às nossas orações da maneira que esperamos, porque ele sabe o que é melhor para nós e pode ter um propósito maior em mente. Além disso, nossas orações podem não estar em harmonia com a vontade dele, podem não ser baseadas em motivos egoístas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, podemos receber uma resposta que não esperávamos, mas podemos ter certeza que Jeová sabe o que é melhor para nós, então sua resposta pode vir em uma hora que não esperávamos e de uma forma que não imaginamos e o texto de Efésios 3:20 diz bem claro que ele pode fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou imaginamos.

Um exemplo foi o do apóstolo Paulo, com seu espinho na carne, não recebeu a resposta como gostaria, ao invés de sanar o problema, Jeová lhe deu a força que precisava para continuar servindo-o fielmente.

Pois Davi podia ver como Jeová respondia às suas orações por resgatá-lo em muitas ocasiões de seus inimigos e também por fazê-lo vencer batalhas. 

De que maneiras Jeová responde às nossas orações?

Jeová responde às nossas orações de várias maneiras. Alguns deles incluem: Fornecer ajuda e força, porque Jeová nos dá a força necessária para enfrentar as dificuldades e suportar as provações que enfrentamos na vida, também usa nossa família espiritual. Pois ele pode usar nossos irmãos e irmãs na fé, para atender nossas orações, seja por meio de um telefonema, uma visita ou palavras de encorajamento.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E às vezes, Jeová pode usar pessoas que não o adoram para atender nossas orações, como foi visto o exemplo de Neemias e do rei Artaxerxes, e acima de tudo é importante lembrar que Jeová sempre atende nossas orações de acordo com sua vontade e sabedoria, e que sua resposta pode não ser exatamente o que esperamos, mas sempre será o melhor para nós.

A primeira que foi mencionada é que nos deu sabedoria para poder lidar com o assunto para vê-lo do ponto de vista de Jeová.

Ele também nos dá força para perseverar e vemos como ele fez isso com o apóstolo Paulo.

Use nossa família espiritual.

E você também pode usar pessoas que não te adoram. 

Como a fé nos ajuda quando oramos?

A fé é essencial quando oramos porque nos ajuda a confiar que Jeová nos ouve e nos responde da maneira que for melhor para nós. Também nos ajuda a aceitar sua resposta, seja ela qual for, e a manter uma atitude positiva e apreciativa. Além disso, Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus, por isso é importante ter fé quando nos aproximamos dele em oração.

Bem, você tem que ter fé para orar a ele e também para aceitar sua resposta, seja ela qual for, embora possa não ser o que esperamos. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários