ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 17-23 de julho de 2023, Esdras de 9 a 10, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
Esdras 10:44. Por que os filhos de esposas estrangeiras tiveram que partir com suas mães? (w06 15/1 20 par. 2)
Porque a chance de as esposas demitidas voltarem seria maior se os filhos tivessem ficado. Via de regra essas crianças pequenas precisavam e precisam dos cuidados de suas mães, então essas serão medidas extremas para lidar com uma situação extrema, vemos que com Jeová as coisas não vão ser metades devem ser e como ele estabelece, já que o mal está erradicado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os filhos das esposas estrangeiras iam embora com ela porque o costume e a normalidade geral é que os filhos fossem criados e precisassem dos cuidados das mães, por isso iam com eles quando eram despedidos.
Além disso, mostra-se consideração pelos filhos pequenos por permitir que fiquem com suas mães. As crianças precisam do cuidado e proteção de suas mães, principalmente naquela época, onde a vida era mais difícil e perigosa. Dessa forma, buscava-se o bem-estar dos filhos, mantendo-se a pureza da adoração a Jeová.
Tinha que ser assim porque o Culto a Jeová tinha prioridade. E sim, as esposas foram demitidas, mas deixaram os filhos, e havia a possibilidade de que voltassem. Além disso, via de regra, as crianças pequenas precisam dos cuidados de suas mães. Então eles tiveram que ficar com eles.
A expulsão dos filhos de esposas estrangeiras junto com suas mães visava prevenir a influência negativa de práticas e crenças estrangeiras na adoração de Jeová, bem como proteger as crianças pequenas e garantir seu bem-estar. Este texto nos ensina a importância de descartar tudo o que atrapalha nosso relacionamento com Deus e nos exorta a tomar medidas radicais quando algo ameaça nossa adoração e relacionamento com Jeová.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Esdras 9:1. Esse texto nos ensina que não devemos brincar com o pecado, com o que Jeová odeia e ao mesmo tempo estar nas reuniões e pregações, devemos estar separados, longe do mal, isso é um desafio mas com a ajuda de Jeová podemos conseguir .
Esdras 9:15. Este texto nos encoraja a recorrer a Jeová se cometemos algum pecado e podemos ter certeza de que Jeová agirá com justiça porque ele é um Deus de misericórdia.
Esdras 9:10. Esse texto nos ajuda que nunca devemos deixar os mandamentos de Jeová, pois se o fizermos nos distanciaremos de Deus e nosso relacionamento com ele será rompido.
Esdras 9:3. Esta leitura nos ensina que hoje em dia também podemos nos sentir confusos, pois vivemos em um mundo onde abundam coisas ruins e isso pode nos afetar.
Esdras 10:1. Vemos que Esdras estava orando e confessando os pecados do povo, e isso nos mostra alguns dos benefícios da oração, que quando nos encontramos afligidos por um mau procedimento, sempre podemos recorrer a Jeová em oração e pedir perdão, isso nos trará paz e nos sentiremos aliviados.
Esdras 9:12. Nesse texto vemos que Jeová sempre os alertou sobre as más companhias e qual seria o resultado de se casar com pessoas que não duravam com Jeová. E a lição que podemos extrair desse texto é que o que Jeová nos fala é sempre para o nosso bem, e não devemos pensar que ele está nos privando de algo bom.
Esdras 9:9. Este texto descreve uma bela qualidade de Jeová que é o amor, e que mesmo quando os israelitas se comportaram mal, ele sempre estava ciente deles quando estavam no cativeiro, e mostrou misericórdia para que eles voltassem. Isso nos ensina que, quando cometemos um pecado e nos afastamos de Jeová, ele sempre deseja que voltemos e terá misericórdia de nós.
Esdras 9:8. Nesse texto vemos a preocupação que Esdras tinha com o mau proceder que os israelitas tinham, e por isso não queria perder o favor de Jeová. Isso nos ensina como é o verdadeiro arrependimento, ou seja, quando alguém mais uma vez tem a aprovação de Jeová, não quer que nada estrague esse relacionamento, porque achamos que é melhor ter Jeová do nosso lado e não perder sua orientação e ajuda.
Esdras 9:3. Menciona-se que é hora de desanimar com a má forma de agir dos israelitas, e o que este texto nos ensina é que assim como os irmãos podem ser uma fonte de encorajamento, também nossa má forma de agir pode levar aos irmãos que estão liderando estão desencorajados.
Esdras 9:2 . Nos ensina o quanto as más companhias podem influenciar em nossa forma de agir, e o texto citado nos ensina que a pessoa que escolhemos para casar também é uma empresa, então ao escolher com quem nos casamos, devemos zelar para que a pessoa tenha a mesma afinidade espiritual. objetivos como nós.
Esdras 10:12. Isso mostra que toda a congregação respondeu em voz alta que eles tinham o dever de agir como dito. Isso me ensina que, às vezes, devemos estar dispostos a fazer uma declaração pública e falar alto e firme sobre nossas crenças.
Esdras 10:13,14. Mostra que devido às circunstâncias climáticas e ao número de pessoas envolvidas, todos os que fossem casados com mulheres estrangeiras deveriam vir acompanhados pelos anciãos e juízes de cada cidade em datas determinadas, até que a ira ardente de Jeová causada por aquele acontecimento diminuísse. .pecado. Isso me ensina que nas congregações nem todos os problemas serão resolvidos tão rapidamente quanto queremos. No entanto, devemos ter certeza de que Jeová cuidará deles no devido tempo. Nós só temos que ser pacientes.
Esdras 10:10,11. Isso mostra que eles dizem aos israelitas que foram infiéis. Portanto, eles devem confessar seu pecado a Jeová, obedecê-lo e separar-se de suas esposas estrangeiras. Isso me ensina que não basta nos arrependermos, confessarmos nossos pecados a Jeová e aos anciãos, se não começarmos a trabalhar para extirpar tudo o que nos levou a pecar.
Esdras 10:21. Mostra como Secanías exorta os culpados a fazerem a coisa certa. Este é um fato significativo, porque embora Cercanías não fosse culpado de se casar com mulheres estrangeiras, seu pai e tio eram. Isso me ensina que nossa obediência a Jeová deve estar acima de tudo.
Esdras 10:3. Esses versículos mostram como a questão do casamento misto foi investigada e descobriu-se que alguns dos filhos dos sacerdotes haviam se casado com mulheres estrangeiras. Então eles prometeram demiti-los e oferecer sacrifícios por sua culpa. Isso me ensina que não importa quanto tempo demore ou quem seja o pecador, mais cedo ou mais tarde Jeová traz à luz os pecados ocultos e os culpados são responsabilizados por suas ações.
Esdras 10:3. Mostra Sechaniah dizendo: “Vamos mandar embora todas aquelas esposas e seus filhos. Assim seguiremos a orientação de Jeová e daqueles que respeitam profundamente o mandamento de nosso Deus. Isso me ensina que às vezes os filhos podem sofrer as consequências das más ações de seus pais, seja dentro da congregação ou fora dela. Portanto, antes de tomar decisões importantes, devemos pedir a orientação de Jeová e considerar como essas decisões afetarão as pessoas ao nosso redor agora e no futuro.
Esdras 10:5. Isso mostra que Extra se levantou e fez os chefes, os sacerdotes, os levitas e todo o Israel jurar fazer o que foi dito. E eles juraram. Isso me ensina que, quando prometemos a Jeová que faremos mudanças, devemos realmente nos comprometer e ser responsáveis para que essas mudanças sejam genuínas. Além disso, se fizermos um voto, devemos cumpri-lo porque nossa seriedade neste assunto mostra que nosso arrependimento é real.
Esdras 10:4. Mostre como Secanias diz a Esdras “Este assunto é de sua responsabilidade. Nós estamos com você. Seja forte e aja." Isso me ensina que aqueles que lideram a congregação também podem ficar desanimados. Por isso devemos estar atentos e prontos para oferecer-lhes nosso apoio, incentivo e companhia sempre que necessário.
Esdras 10:2,3. Este texto também mostra que as cercanías propuseram mandar embora todas as estrangeiras e seus filhos conforme a vontade de Jeová. Isso me ensina que obedecer a Jeová às vezes pode significar tomar decisões difíceis e tomar medidas concretas que podem até ser drásticas. Mas, se realmente queremos acertar as contas com Jeová, temos de fazer o que tivermos de fazer, custe o que custar.
Esdras 10:2,3. Mostra que Secanias reconheceu que eles haviam sido infiéis a Jeová por se casarem com mulheres estrangeiras. Mas ele estava convencido de que ainda havia esperança para Israel se eles fizessem um pacto com Jeová e se também mandassem embora todas as esposas estrangeiras e seus filhos. Isso me ensina que ter humildade para reconhecer pecados e erros é o primeiro passo para acertar as contas com Jeová e, por outro lado, também me ensina que nunca devemos perder a esperança de que Jeová nos mostrará sua misericórdia se nos arrependermos de todas as nossas corações pelos pecados cometidos.
Esdras 9:13-15. Nesses versos, Estras reconhece que o que aconteceu com seu povo se deve a suas más ações. Ele também reconhece que o castigo recebido é merecido por seus erros. Nessa ocasião, Esdras não apela para as boas ações do passado nem se desculpa com as difíceis condições do ambiente. E embora ele mesmo não tenha cometido esses pecados, ele ora por seus irmãos sem dar desculpas ou fazer pedidos. Isso me ensina que devemos orar sinceramente a Jeová em favor de nossos irmãos que enfraqueceram na fé.
Esdras 9:1-4. Isso mostra que havia israelitas que também ficaram horrorizados com o pecado de seus irmãos, então eles se juntaram a Esdras porque temiam a Jeová. Isso me ensina que mesmo na congregação devemos ser seletivos quando se trata de nos tornarmos íntimos. Como neste exemplo, devemos fazer isso apenas com aqueles que realmente mostram que honram e obedecem a Jeová.
Esdras 9:9,10. Mostra como Esdras reconhece que Jeová não os abandonou durante a escravidão. Pelo contrário, ele mostrou-lhes amor leal, concedeu-lhes o favor do rei da Pérsia, restaurou seus espíritos e deu-lhes um muro de pedra em Judá e Jerusalém. Hoje, Jeová também concede bênçãos semelhantes a todos nós que lhe obedecemos e permanecemos dentro dos muros protetores de sua organização.
Esdras 9:8,9. Esses versículos dizem que Jeová permitiu que alguns israelitas escapassem. E para estes, ele deu uma posição segura em um lugar Santo. Hoje, Jeová também está ajudando muitas pessoas a escapar da escravidão às práticas detestáveis deste mundo por meio da pregação e do ensino da Bíblia. Da mesma forma, ele também está oferecendo a eles um lugar seguro em sua cidade. Portanto, devemos nos esforçar em pregar para que cada dia mais pessoas possam tirar proveito da benignidade imerecida de Jeová.
Esdras 9:1-3. Mostra que os príncipes e governantes subordinados foram os primeiros a serem infiéis a Jeová por se misturarem com os povos pagãos. Isso afligiu muito Ezra, que talvez se perguntasse por que eles estavam mais uma vez se expondo aos mesmos pecados que os levaram ao exílio. Isso me ensina que o fato de não ser ignorante não exime ninguém do perigo de cair no pecado e até de repeti-lo. Portanto, devemos cuidar muito de nós mesmos, independentemente de termos muitos anos na verdade, privilégios ou responsabilidades na congregação.
Esdras 9:12. Podemos dar a este texto outra aplicação, pois mostra que o problema não era apenas o casamento entre israelitas e pagãos, mas o fato de que os israelitas absorveram as práticas detestáveis desse povo. E o pior de tudo, aqueles que deveriam tomar a dianteira em guardar as leis de Jeová foram os primeiros a infringi-las. Aprendemos com isso que devemos estar vigilantes e lembrar que os que lideram a organização de Jeová ainda são seres humanos imperfeitos que podem cometer erros.
Esdras 9:7,8. Nestes dois versículos vemos refletidas a justificação, bondade e generosidade de Jeová. Muitos morreram por não obedecer, mas outros foram salvos. Isso nos ensina que pessoalmente devemos viver de maneira justa aos olhos de Jeová e tentar ajudar outros a fazer o mesmo. Porém, se isso não for possível, Jeová vê nossos esforços e será justo e bondoso com cada um de nós de acordo com nossas ações.
Esdras 9:15. Podemos chegar a pensar que cometemos tantos erros todos os dias que não somos justos o suficiente para comparecer perante Jeová. No entanto, mais uma vez, a Bíblia nos ensina por meio dessa história que, primeiro, ele conhece perfeitamente nossa tendência pecaminosa e, segundo, que seu amor é tão grande e puro que ele nos perdoará de qualquer pecado, desde que nos humilhemos e procurá-lo, mesmo que tropeçamos novamente com a mesma pedra.
Esdras 10:4. Este versículo nos ensina, especialmente aos irmãos com responsabilidades sérias na congregação, que devemos estar sempre presentes para os irmãos e irmãs que precisam de nossa ajuda por meio de Deus. Cada um de nós tem sua vida pessoal, família e preocupações, mas se temos uma responsabilidade no povo de Deus, é com Jeová e temos que estar presentes sempre que nossos irmãos e irmãs precisarem de nós, mesmo quando for mais complicado.
Esdras 10:13. “Este assunto não vai demorar um ou dois dias.” Este versículo é um ensinamento muito grande para quando cometemos erros, ou estamos mostrando um comportamento que não é muito cristão. E é que talvez os danos de nossas ações não possam ser curados da noite para o dia, ou não possamos fazer mudanças de um dia para o outro em nossa personalidade. Esse versículo nos ensina a ser pacientes, confiar em Jeová e orar para que ele nos ajude a mudar. Da mesma forma, também se aplica aos expulsos ou separados que se arrependeram e desejam retornar à congregação, dependendo da gravidade de seus atos, não podem retornar em um ou dois dias, mas pode levar tempo para reflexão, meditação, arrependimento e humilhação antes de voltar para o povo de Deus.
Esdras 9:12. Este versículo nos mostra a sabedoria de Jeová e o mandato de casar dentro do Senhor. Por nenhuma outra razão além do que este versículo diz, compartilhar uma vida com uma pessoa que não quer e não ama a Jeová pode fazer com que nos afastemos dele e percamos as promessas eternas que ele nos faz. Nosso relacionamento com Jeová é o mais importante, e está em primeiro lugar, à frente de nossa família.
Esdras 9:9. Jeová nunca os abandonou, mesmo sendo escravos. Nos mostra que Jeová, independente de nossa condição social, se o obedecermos e buscarmos em todos os momentos de nossas vidas e formos fiéis à sua santa Palavra, ele jamais nos abandonará, pois seu amor por todos os seus filhos é puro e leal. .
Esdras 9:5. Vemos que Esdras se humilhou por atos que não cometeu ele mesmo, mas seu povo. Isso nos ensina a humildade e o grande envolvimento que ele tem com a Palavra de Deus. Pode ser que muitas vezes tenhamos que nos humilhar por ações que não cometemos nós mesmos, mas nossos entes queridos ou nossa família, seremos pessoas humildes se nos humilharmos, pedirmos perdão pelas ações dos outros, pedir ajuda a Jeová para guiá-los e fazer tudo ao nosso alcance para redirecionar a situação.
Esdras 9:7. No texto notamos como Esdras fez uma oração pública, na qual expressou o terrível significado que essa desobediência poderia ter. Isso deve nos encorajar a mostrar lealdade e obediência a Jeová de todo o coração, para que Jeová nos mostre seu favor.
Esdras 9:12. Mostra que Jeová advertiu os israelitas a não darem suas filhas e filhos em casamento às pessoas das nações. E se eles obedecessem, ele os fortaleceria, daria-lhes boa comida e terras como herança eterna. Isso me ensina que, embora não estejamos mais sob a Lei mosaica, os princípios que sustentam esse mandato ainda estão em vigor, indicando que a vontade de Jeová em relação ao casamento não mudou. Portanto, devemos ser obedientes se quisermos contar com suas bênçãos.
Esdras 9:3. Este versículo ilustra muitas situações que podemos viver atualmente, que devido à complexidade ou gravidade podemos nos encontrar em um momento em que não sabemos o que fazer e ficamos confusos, e até chegamos a pensamentos contrários à Bíblia, como que nosso a vida não tem valor. Nesses momentos, mais do que em qualquer outro, temos que levantar as mãos para Jeová, como diz o versículo 5, e buscar sua orientação.
Esdras 9:10-12. Isso mostra que Jeová havia ordenado aos israelitas que não se casassem com pessoas das nações e nem deveriam seus descendentes. Isso me ensina que os pais cristãos precisam ensinar aos filhos a seriedade de desobedecer às leis matrimoniais de Jeová.
Esdras 9:1,2. Mostra que alguns israelitas se casaram com mulheres que adoravam ídolos, quando o que eles tinham que fazer era guardar a adoração a Jeová até a chegada do Messias. Isso me ensina a importância dos servos de Jeová se casarem somente no Senhor, pois alianças matrimoniais com pessoas que não adoram a Jeová podem levar à idolatria e práticas pagãs deste mundo.
Esdras 9:1. Podemos dar a este mesmo texto outra aplicação, por exemplo hoje muitas pessoas se consideram adoradores de Deus e Seguidores de Jesus, mas não vivem separadas do mundo e das suas más práticas, por exemplo festas pagãs, pois há quem considere isso adultério e fornicação é um assunto privado. Não podemos adorar a Deus à nossa maneira, quebrando seus mandamentos.
Esdras 9:1,2. Vemos que a nação restaurada deveria guardar a duração de Jeová até a chegada do Messias. Casar-se com outros habitantes do país representava uma séria ameaça à verdadeira religião. As alianças matrimoniais que alguns judeus haviam feito com idólatras poderiam ter levado, com o tempo, a nação inteira a ser absorvida por nações pagãs, que consagravam ou dedicavam seus filhos a demônios, o culto puro poderia ter desaparecido da terra e ninguém receberia o Messias.
Esdras 9:3. No texto podemos ver a reação de Esdras, que foi de profunda angústia, embora ele não fosse pessoalmente culpado. Isso nos ensina que, se cometermos um pecado, devemos ter a mesma reação humilde de Esdras, se o fizermos, Jeová dará muito valor ao nosso arrependimento sincero.
Esdras 9:2. Este texto le enseña un importante lección a los Cristianos solteros, que no deben empezar a salir con personas del sexo contrario que no amen a Jehová, evitar tal relación puede ser difícil, incluso doloroso, pero es el mejor proceder para asegurarse de la constante bendición de Deus.
Esdras 9:1. Algo que devemos nos separar e cuidar de todos nós do povo de Jeová, principalmente os que tem privilégios, e todos em geral, é o conteúdo imoral que abunda na internet, é um pecado oculto que tem milhões de pessoas cativas ou escravizados de todo o mundo, de todas as idades e religiões, sem dúvida, é uma praga da qual devemos nos cuidar e nos separar.
Esdras 9:5. Vemos que a consciência de Esdras o fazia sentir-se culpado pelos pecados do povo, da mesma forma ele não se sentia digno de orar a Jeová, talvez pensasse que o pior era a viagem e encorajar outros a acompanhá-lo, mas agora havia outros desafios . Assim é a nossa vida neste sistema, desafios virão todos os dias, e com oração sincera a Jeová conseguiremos vencê-los.
Esdras 9:8. Quando adoramos a Jeová em espírito e em verdade, com nossos irmãos, e nos afastamos do mundo, Jeová está nos dando uma posição segura em seu lugar Santo, é vital que apreciemos e valorizemos nosso lugar na congregação, nós fazemos não perca nada de bom deste mundo
Esdras 9:14,15. Este texto nos ensina que as más companhias podem nos fazer perder o favor de Jeová.
Esdras 9:5-15. Vemos a oração sincera de Esdras, um detalhe interessante é que ele reconheceu o pecado deles como povo, e o mal que eles praticaram, bem como as consequências do pecado deles, Ele também destacou a bondade e a misericórdia de Jeová para com eles, mas em Em nenhum momento ele pediu perdão para o povo, porque o próprio povo teve que se arrepender e endireitar as coisas, quando eles viram seu pecado tiveram que decidir, podemos orar por nossos irmãos, mas devemos cuidar de nossas palavras ao orar em nome de outros.
Esdras 10:1-3. Aquele que realmente lamenta, não se limita a simplesmente pedir desculpas, mas sim, com suas ações, tenta remediar os danos causados e toma providências para consertar as coisas, ao contrário, alguém poderia chorar, pedir desculpas e ainda assim, para fazer a coisa errada novamente, devemos cuidar dessa má tendência.
Esdras 10:4. Isso nos motiva a cumprir nossas responsabilidades e atribuições, às vezes não nos sentiremos motivados, talvez não estejamos no clima, mas lembrar disso nos encorajará. Claro, existem circunstâncias excepcionais, como doenças ou emergências, que são compreensíveis.
Esdras 10:6. Um ponto interessante é que ele estava de luto pelos pecados do povo, não comia mais nem bebia água, hoje em dia quando alguém peca e falha com Jeová isso pode nos afetar muito, a ponto de desenvolver um tipo de depressão e desânimo, principalmente Se a pessoa envolvida é um amigo próximo, um parente ou alguém que estimamos muito, e vendo como uma má decisão é perder tudo, é algo que pode nos afetar, quando alguém peca, afeta não só a si mesmo, mas também aos outros.
Esdras 10:2-12,44. Os homens que se casaram com mulheres estrangeiras se arrependeram humildemente e corrigiram seu erro. Tanto sua atitude quanto suas ações foram exemplares.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário