A Sentinela de Estudo, «Artigo 22», Semana de 24 a 30 de julho de 2023, Continue andando no “Caminho da Santidade”, Respostas.
A Sentinela de Estudo, "Artigo 22", 24 a 30 de julho de 2023, Continue andando no "Caminho da Santidade", Respostas.
"Haverá um caminho ali, sim, um caminho chamado Caminho da Santidade" (Is. 35:8).
1, 2. Que decisão importante os judeus que viviam em Babilônia tiveram de tomar? (Esdras 1:2-4).
Para alguns judeus, esta decisão não foi fácil porque alguns deles eram idosos que não tinham condições de fazer a longa e difícil jornada de volta a Israel. Para eles, a Babilônia era o único lar que conheciam e consideravam Israel simplesmente como a terra de seus ancestrais.
Além disso, muitos judeus nasceram e foram criados na Babilônia, o que significava que estavam enraizados naquela terra e tinham uma vida estabelecida ali. Alguns deles também ficaram ricos na Babilônia. Tendo construído casas confortáveis e negócios de sucesso. Deixar tudo isso para trás e se estabelecer em uma terra desconhecida como Israel implica uma grande mudança e desafio para eles.
3. Que bênção aguardava os judeus quando retornaram a Israel?
A maior bênção que aguardava o retorno dos judeus a Israel relacionava-se com sua adoração a Jeová. E a Babilônia, apesar de haver mais de 50 templos pagãos, não havia templo para Jeová, nem altar ou sacerdócio organizado. Isso significa que os israelitas não podiam oferecer os sacrifícios estabelecidos pela Lei de Moisés, parte fundamental de sua adoração e relacionamento com Deus.
Além disso, na Babilônia, os que respeitavam a Jeová e seguiam suas regras eram apenas um pequeno grupo em comparação com a grande maioria que adorava deuses falsos. Portanto, os fiéis judeus ansiavam por retornar à sua terra para restabelecer o Culto Puro a Jeová e poder novamente oferecer os sacrifícios e rituais estabelecidos na lei.
4. O que Jeová prometeu aos judeus?
Jeová prometeu aos judeus que estaria com eles em sua jornada de Babilônia para Israel, preparando o caminho para seu retorno seguro. Esta promessa é baseada nas palavras proféticas de Isaías 40:3,4, onde está escrito para abrir o caminho do Senhor, fazer um caminho reto para o nosso Deus através do deserto, o terreno acidentado deve ser nivelado e o terreno irregular virado em uma planície.
Essa promessa significava que Deus removeria os obstáculos e dificuldades que eles encontrariam na jornada, tornando a estrada mais fácil e rápida para eles. A jornada da Babilônia para Israel foi longa e difícil, mas com a ajuda de Jeová se tornaria mais suportável e agradável, como se estivessem andando em um caminho reto e plano em vez de enfrentar montanhas e vales.
Esta promessa de Deus foi uma fonte de esperança e encorajamento para os judeus que estavam pensando em retornar à sua terra ancestral. Eles sabiam que não estariam sozinhos nessa jornada, mas que Jeová estaria com eles, guiando-os e preparando o caminho para seu retorno seguro a Israel.
5. Como se chamava o caminho simbólico entre a Babilônia e Israel?
O caminho simbólico entre Babilônia e Israel foi chamado: "Caminho da Santidade".
O “CAMINHO DA SANTIDADE” NO PASSADO E NO PRESENTE
6. Por que esse caminho foi considerado sagrado?
O caminho da santidade foi assim chamado porque em Israel, uma vez que os judeus retornassem, esperava-se que eles vivessem uma vida santa e pura, seguindo os mandamentos e preceitos de Jeová. Santidade se referia à separação do pecado e dedicação exclusiva a Deus.
É importante notar que isso não significa que aqueles que saíram da Babilônia eram perfeitos, ou que já faziam tudo corretamente. Em vez disso, eles foram exortados a fazer mudanças em suas vidas para agradar a Jeová e seguir seus mandamentos, tornando-se um povo que buscava a santidade e a obediência de Deus. O caminho da santidade implicava um compromisso e uma transformação espiritual para viver em harmonia com a vontade de Jeová.
7. Que mudanças alguns judeus tiveram que fazer? Dê um exemplo.
Alguns judeus que retornaram da Babilônia para Israel tiveram que fazer mudanças significativas em suas vidas e em sua maneira de adorar a Jeová. Durante seu tempo na Babilônia, muitos deles foram influenciados pela cultura e valores morais dos babilônios, o que os levou a certas práticas e casamentos que não estavam de acordo com os mandamentos de Deus.
Além disso, o governador Neemias também observou que os filhos desses judeus que tiveram casamentos mistos não falavam hebraico. Isso era preocupante porque o hebraico era o idioma principal no qual a palavra de Deus foi escrita e, se as crianças não entendessem o idioma, teriam dificuldade em aprender e apreciar a palavra e a adoração de Deus.
8. Que relação o “Caminho da Santidade” tem conosco? (Veja a imagem da capa.)
A relação do caminho da santidade para nós hoje tem a ver com nossa adoração a Jeová e nosso desejo de levar uma vida em harmonia com seus mandamentos e princípios. Assim como os judeus que retornaram a Israel tiveram de fazer mudanças para agradar a Jeová e seguir sua adoração pura. Nós também enfrentamos desafios semelhantes em nossas vidas espirituais.
Do ponto de vista espiritual, podemos considerar que, desde 1919, foi identificado como um momento chave em que muitos indivíduos decidiram deixar o que é chamado de Babilônia, a Grande. E eles adotaram fugir desses ensinamentos e passaram a seguir o que é considerado o caminho da santidade, buscando uma adoração mais pura e mais próxima dos mandamentos e ensinamentos de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Vários irmãos e irmãs usam métodos diferentes para pregar as boas novas desde 1919 até hoje. A partir de 1919, milhões de homens, mulheres e crianças deixaram Babilônia, a Grande, e começaram a trilhar o "Caminho da Santidade". (Ver parágrafo 8).
O CAMINHO ESTÁ PREPARADO
9. De acordo com Isaías 57:14, como foi preparado o “Caminho da Santidade”?
Em Isaías 57 14, é mencionado que Jeová preparou o caminho de santidade para os judeus. Nos tempos modernos, faz-se referência a um período histórico em que Jeová também preparou o caminho para que os que buscam a adoração pura saíssem do que é considerado Babilônia, a Grande. Jeová começou a usar homens devotos para abrir caminho e fazer obras ou obras espirituais para pavimentar o caminho para uma Adoração Pura.
10, 11. O que foi realizado pela impressão e tradução da Bíblia? (Veja também a imagem).
Antes da invenção da imprensa de tipos móveis, a Bíblia era copiada à mão. No entanto, com a invenção da impressora de tipo móvel no século 15, a produção da Bíblia tornou-se mais rápida e eficiente. A Bíblia poderia ser produzida em grande número e distribuída mais facilmente. Isso significava que um maior número de pessoas poderia ter acesso às escrituras, o que constituía uma maior difusão da palavra de Deus.
A Bíblia estava disponível principalmente em latim, uma língua compreendida apenas por aqueles que receberam educação avançada. Isso significava que a maioria das pessoas comuns não podia ler a Bíblia por si mesmas e dependia de interpretações e leituras de clérigos ou sacerdotes. No entanto, com o avanço da impressão, homens piedosos se esforçaram para traduzir a Bíblia para as línguas faladas pelas pessoas comuns.
Essas traduções permitiram que aqueles que leem a palavra de Deus comparassem o que ouviram nas igrejas com o que a Bíblia realmente ensina. Isso teve um impacto profundo na compreensão e interpretação pessoal das escrituras, levando a um maior interesse no estudo da Bíblia e a uma participação mais ativa na vida religiosa.
ILUSTRAÇÃO
Uma das primeiras impressoras e um tradutor da Bíblia. Por muitos séculos, homens devotos ajudaram a abrir caminho para que o povo deixasse Babilônia, a Grande. (Ver parágrafos 10 e 11).
12, 13. Dê um exemplo que mostre como algumas idéias religiosas falsas foram expostas no século dezenove.
Na imagem podemos ver Henry Grew e George Storrs: Em 1835, Henry, um homem temente a Deus, publicou um panfleto sobre a questão da imortalidade da alma. Ao contrário do ensino geral de muitas igrejas de seu tempo, Grew explicou com base na Bíblia que a imortalidade é um dom de Deus e que não nascemos com ela. Este ensinamento desafiou a crença popular de que a alma humana é imortal desde o nascimento.
George Storrs, um ministro religioso, encontrou o panfleto de Henry Grew enquanto viajava de trem em 1837. Ao lê-lo, ele percebeu que havia aprendido uma verdade importante e decidiu compartilhar esse ensinamento com outras pessoas. Em 1842, ele fez uma série de discursos intitulados "Os perversos são imortais?" No qual ele expôs as ideias que aprendera com Grew. Os ensinamentos de George Storrs influenciaram significativamente um jovem chamado Charles Taze Russell, que mais tarde dedicou sua vida a descobrir o que a palavra de Deus realmente ensinava.
14. Como o irmão Russell e seus companheiros aproveitaram o trabalho feito por outros? (Veja também a imagem).
O irmão Russell e seus companheiros aproveitaram o trabalho que outros haviam feito no caminho da santidade, consultando várias obras como dicionários, concordâncias bíblicas e traduções da Bíblia disponíveis na época. Eles também se beneficiaram de pesquisas feitas por pessoas como Henry Grew e George Storrs. Além disso, Russell e seus companheiros publicaram numerosos livros e tratados sobre assuntos bíblicos, contribuindo assim para a divulgação da verdade e o avanço do conhecimento de Jeová e de seus propósitos.
O irmão Russell e seus companheiros aproveitaram o trabalho que outros haviam feito no caminho da santidade, consultando várias obras como dicionários, concordâncias bíblicas e traduções da Bíblia disponíveis na época. Eles também se beneficiaram de pesquisas feitas por pessoas como Henry Grew e George Storrs. Além disso, Russell e seus companheiros publicaram numerosos livros e tratados sobre assuntos bíblicos, contribuindo assim para a divulgação da verdade e o avanço do conhecimento de Jeová e de seus propósitos.
ILUSTRAÇÃO
O irmão Russell e outros estudantes da Bíblia consultam vários auxílios para entender a Bíblia e discutem o que descobriram. Homens dedicados ajudaram a abrir caminho para o povo deixar Babilônia, a Grande. (Ver parágrafos 12 a 14).
15. Que coisas importantes aconteceram em 1919?
Em 1919, foi realizada uma inspeção espiritual que resultou na purificação do povo de Deus. Naquele ano, um escravo fiel e discreto foi identificado como um canal que Jeová usava para distribuir alimento espiritual a seu povo.
O “CAMINHO DA SANTIDADE” AINDA ESTÁ ABERTO
16. Que trabalhos de manutenção foram feitos no "Camino de la Santidad" desde 1919? (Isaías 48:17; 60:17).
Por exemplo, em 1921, em um escravo fiel e prudente, ele publicou "A Harpa de Deus" que era um livro para ajudar as pessoas a conhecer a verdade, além disso várias campanhas de pregação foram realizadas em todo o mundo, foram produzidas publicações que ajudam as pessoas para entender melhor a Bíblia, como recentemente o manual de estudo "Aproveite a Vida".
17, 18. Aonde leva o “Caminho da Santidade”?
O caminho da santidade pode levar a diferentes destinos, dependendo da esperança que cada um tem. Para aqueles que esperam no céu, a estrada leva ao paraíso de Deus no céu, enquanto para aqueles que esperam viver na terra, a estrada leva ao fim do reinado de 1.000 anos de Cristo, quando todas as pessoas são perfeitas. .
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que era o "Caminho da Santidade" no caso dos judeus, e o que significava para eles?
Para os judeus, esse caminho implicava que eles tinham que ser santos, de modo que agora eles tinham que agradar a Jeová.
Como foi preparado o “Caminho de Santidade” dos tempos modernos, e quando foi inaugurado?
Este caminho foi preparado antes de 1919 e desde aquele ano foi exposto o império mundial da religião falsa, Babilônia, a Grande. O escravo fiel e prudente já apareceu em cena, abrindo assim o caminho para que muitas pessoas de coração reto andem nele.
Quem percorre o "Caminho da Santidade" hoje e qual é o seu destino final?
Neste caminho caminham tanto os Ungidos quanto as outras ovelhas que esperam viver na terra quando ela se tornar um paraíso que será o destino final.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário