A Sentinela de Estudo, "Artigo 20", Semana de 10 a 16 de julho de 2023, Vamos melhorar nossas orações, Respostas.

A Sentinela de Estudo, «Artigo 20», 10-16-julho-2023, Vamos melhorar nossas orações, Respostas.


"Derrama o teu coração diante dele" (Sl. 62:8).

1. O que Jeová nos convida a fazer? (Veja também fotos).

Jeová nos convida a nos aproximarmos dele, a sermos seus amigos e isso só é possível falando diretamente com ele, através da oração, é porque ele nos convida, nos encoraja e insiste que oremos a ele e contemos a ele nossos sentimentos, emoções e incertezas, bem como problemas que possamos ter. Tudo isso constantemente, com oração constante conforme lemos em 1 Tessalonicenses 5:17.

ILUSTRAÇÃO

Imagens de um irmão que reza em diferentes lugares e horas do dia: 1. Antes de se levantar. 2. Antes de comer com a família. 3. Antes de pregar por videochamada. 4. Num local sossegado ao ar livre. 5. Antes de dormir. Muitas vezes podemos orar a Jeová e pedir que ele nos oriente em todos os aspectos da vida. (Ver parágrafo 1).

2. O que veremos neste artigo?

Vamos estudar e analisar o exemplo de Jesus sobre a oração e o relacionamento que ele teve com seu pai, como podemos reservar um tempo para orar e como abrir nosso coração a Deus aprimorando nossas orações com cinco aspectos importantes.

JESUS ARRANJOU TEMPO PARA ORAR

3. O que Jesus sabia?

Jesus sabia que orar a Jeová era fundamental como sabemos, é um dom que ele nos deu de nos comunicarmos com ele através de orações sinceras para que possamos conhecê-lo e ser seus amigos. Se orarmos assim, veremos como nossas orações são respondidas.

4. Que bom exemplo Jesus deixou para nós?

Jesus, independente do momento de sua vida ou de uma situação complicada, sempre orava a Deus e ainda mais nesses momentos difíceis. Além disso, ele reservava tempo para orar e conversar com Jeová, por exemplo, levantava cedo para ficar a sós com Deus ou passava noites inteiras orando por uma decisão difícil.

5. Como podemos imitar Jesus?

Imitamos o exemplo de Jesus se também tirarmos tempo para orar a Jeová, porque é a coisa mais importante na nossa vida, por mais ocupados que estejamos. E assim como Jesus fez, devemos programar momentos do nosso dia a dia para dedicá-los exclusivamente à oração.

CINCO COISAS IMPORTANTES PARA INCLUIR EM NOSSAS ORAÇÕES

6. De acordo com Revelação 4:10, 11, o que Jeová merece receber?

Jeová merece receber toda a glória, honra e poder possíveis por ser o criador de todas as coisas e nosso pai celestial. Para isso, temos que louvar a Deus em todas as facetas da nossa vida e que todas as nossas ações sejam para a honra de Jeová, valorizando as qualidades cristãs que ele nos ensina por meio da Bíblia.

7. De que maneiras louvamos a Jeová em nossas orações?

Louvamos a Jeová por identificar as qualidades que ele deseja que imitemos ao estudarmos sua Palavra na Bíblia. E uma vez identificadas essas qualidades, devemos refletir e meditar sobre elas para aplicá-las em nossas vidas e sermos cristãos como Jeová quer, para seu louvor. Da mesma forma, podemos falar sobre essas qualidades em nossas orações com Deus.

8. Quais são algumas coisas pelas quais podemos agradecer a Jeová? (1 Tessalonicenses 5:18).

São tantas as coisas pelas quais agradecer, que o texto citado diz para agradecer por tudo. E é que tudo o que temos devemos a Deus, desde o planeta e a criação que nos rodeia, à nossa vida, família, amigos, a esperança de um mundo melhor. Tudo o que temos e nos rodeia, o que alcançamos e alcançamos, devemos a Jeová e temos que agradecer por isso.

9. Por que não é fácil ser grato?

Não é fácil agradecer, não só pela nossa imperfeição, mas pelo que esta atual sociedade de meritocracia nos ensina e zelar apenas pelo nosso próprio bem-estar. Isso nos faz focar nos nossos desejos e no que queremos, e cada vez querer mais e mais. Mas essa atitude não permite que as pessoas sejam gratas e cultivem a qualidade da gratidão pela qual valorizamos o que temos e temos consciência de que devemos agradecer.

10. Como a gratidão ajudou uma irmã? (Veja também a imagem).

O mundo da irmã caiu quando ela foi diagnosticada com esta doença. É uma situação muito complicada que não podemos imaginar e que pode acabar com a vontade de viver de qualquer pessoa. Mas esta irmã orou a Jeová e viu como Deus a valorizava e a apoiava todos os dias, dando-lhes coisas boas. Agradecer a Jeová nos ajuda a ver sua mão e seu poder em ação e nos dá o vigor de que precisamos para suportar qualquer provação.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã está orando no telhado de sua casa. É noite e, ao lado dela sobre uma mesa, ela tem uma Bíblia e um caderno. Agradecer a Jeová nos ajuda a perseverar. (Ver parágrafo 10).

11. Por que os discípulos de Jesus precisavam de coragem?

Os discípulos de Jesus tiveram que ter coragem para continuar pregando o nome de Jeová e ainda mais quando Pedro e João foram presos e levados perante o Sinédrio. Jesus já disse que seríamos perseguidos por causa da obra de Deus e lá eles os ameaçaram para parar de pregar ou ensinar qualquer coisa em nome de Jesus como lemos em Atos 4:18, então eles tiveram que ser corajosos e ter coragem e fé.

12. De acordo com Atos 4:29, 31, o que os discípulos fizeram?

A reação dos discípulos foi corajosa e eles deixaram o assunto nas mãos de Jeová, não recuaram e continuaram fazendo a vontade de Deus, que atendeu suas orações. Um aspecto que lemos em Atos 4:29, é o fato de terem dito “grande valor”. Vemos que os discípulos não apenas agiram e pediram a Jeová: coragem, mas muita coragem. A atual perseguição exige de todos nós muita coragem.

13. O que aprendemos com o exemplo de Jin-hyuk?

O irmão Jin está em uma situação difícil, sem liberdade, preso e fazendo trabalhos prisionais com total proibição de falar sobre sua fé. E se o fizer, pode ter consequências importantes, mas Jin teve muita coragem, e acima de tudo orou a Jeová, pedindo-lhe sabedoria e coragem para falar sobre a Bíblia nas oportunidades que teve, e assim o fez, Jeová atendeu seus orações e disse-lhe que suportava viver nesta prisão tendo cursos bíblicos com outros prisioneiros.

14. O que o ajudará a lidar com os problemas? (Salmo 37:3, 5).

Sem dúvida, o Salmo 37:3, confiar em Jeová, abrir-lhe o coração fará com que ele responda às nossas orações e nos dê a resistência e a esperança de que precisamos para enfrentar todos os tipos de problemas: físicos, emocionais, familiares, pandemias ou guerras, etc

15. Como a oração nos ajuda a perseverar quando temos dificuldades? Dê um exemplo.

Jeová responde nossas orações, de uma forma ou de outra, nos dá perseverança por meio de outro irmão ou irmã ou seu povo ou diretamente para vencer e ter esperança. Seja como for, ele atende nossas preces e vemos sua mão em ação, como foi o caso de Kristie, que enfrentava duas situações graves: sua saúde, que lhe causava depressão por não poder dar o mesmo no ministério, e devido a sua doença terminal, de sua mãe. Kristie orou muito a Jeová, e ele a consolou e lhe deu toda a força e esperança de que ela precisava.

16. Por que precisamos da ajuda de Jeová para resistir à tentação?

A imperfeição herdada nos leva a ter tentações e desejos que podem ser contrários ao que a Bíblia constantemente ensina e Satanás não apenas sabe disso, mas também tenta tirar vantagem disso, oferecendo-nos entretenimento doentio que devemos rejeitar para evitar pensamentos sujos ou impuros. os olhos de Jeová.

17. Além de orar, o que devemos fazer para resistir às tentações? (Veja também fotos).

Além da oração, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para nos expor o menos possível a ideias e situações que possam causar danos ou tropeços à nossa fé, devemos proteger nossa mente em todos os momentos e enchê-la de pensamentos limpos e de ensinos da palavra de Deus, então temos que estudá-la, assistir às reuniões e pregar o nome de Deus.

ILUSTRAÇÃO

Imagens de um irmão que põe mãos à obra para resistir a uma tentação. 1. Ele ora a Jeová com insistência. 2. Exclua um aplicativo do seu tablet. 3. Leia a Bíblia. Para resistir à tentação, 1) peça ajuda a Jeová, 2) faça a nossa parte e 3) fortaleça nossa amizade com Jeová. (Ver parágrafos 16 e 17).

18. O que todos nós temos que fazer?

Temos, como vimos neste artigo, de procurar momentos específicos do dia para rezar e abrir-lhe o coração em cada oração para lhe agradecer tudo o que temos, pôr em prática os ensinamentos que nos deixou e imitar o perfeito exemplo de seu filho Jesus, assim veremos sua resposta às nossas orações e sua mão em ação.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como sabemos que Jesus era um homem de oração?

Jesus, numa decisão complicada, passou a noite inteira orando a Jeová, da mesma forma, reservava um tempo para conversar com seu Pai, por exemplo, levantava cedo para isso e sempre o agradecia por tudo. O que nos ensina a imitar seu exemplo e colocar a oração como aspecto prioritário em nossas vidas e em nosso serviço a Deus.

Que coisas podemos incluir em nossas orações?

Em nossas orações temos que incluir e devemos agradecer por tudo que temos, por tudo que Jeová nos proporciona dia após dia, louvor e agradecimento ao nosso pai celestial, assim como pedir coragem e força para pregar, para lutar contra as ameaças deste sistema e para enfrentar e superar os muitos problemas que temos em diferentes momentos de nossas vidas, resistindo às muitas tentações que Satanás coloca em nossas vidas.

O que você pretende fazer com suas orações?

Não devemos deixar que nada nem ninguém nos impeça de orar a Jeová, pois talvez em algum momento tenhamos sentido que isso faz parte de nossa vida diária, e na realidade é assim e dizemos isso porque, não fazer é como se estivéssemos teria deixado de fazer algo muito importante, o que nos deixaria muito atentos ou com a necessidade de orar a Jeová e não faltar a ele em nossas orações.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário