TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 30 de junho de 2023, o amor tudo suporta, tudo acredita, tudo espera, tudo suporta (1 Cor. 13:7).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 30 de junho de 2023, o amor tudo suporta, tudo acredita, tudo espera, tudo suporta (1 Cor. 13:7).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

sexta-feira, 30 de junho

O amor tudo suporta, tudo acredita, tudo espera, tudo suporta (1 Cor. 13:7).

E se um irmão faz algo que nos incomoda muito? Nesse caso, devemos fazer tudo o que pudermos para manter a paz. Oremos a Jeová e contemos a ele tudo o que sentimos. Peçamos a ele que abençoe aqueles que nos ofenderam e nos ajude a ver suas boas qualidades, as mesmas que Jeová viu nele e valoriza (Lucas 6:28). Se não conseguirmos superar o que ele fez, vamos pensar na melhor maneira de falar com ele. É sempre melhor presumir que ele não nos feriu de propósito (Mt 5:23, 24). Quando falarmos com ele, vamos dar-lhe o benefício da dúvida. Mas e se ele não quiser fazer as pazes? A Bíblia diz: "Persistam uns aos outros." Não vamos dar nosso irmão por perdido (Cl 3:13). Mais importante ainda, não guardemos rancor dele, pois isso prejudicaria nossa amizade com Jeová. Não deixemos que nada nos faça tropeçar. Assim mostraremos que amamos a Jeová acima de tudo (Salmos 119:165). w21.06 24 par. quinze.

O que você aprendeu do que aconteceu com um pioneiro?

Perdoar nossos irmãos nos beneficia e faz os outros se sentirem melhor. Esse foi o caso de um precursor que chamaremos de Crystal. Ela se lembra de como uma irmã da congregação a fez se sentir mal: “Suas palavras às vezes eram tão afiadas quanto uma faca. Quando saíamos para pregar, eu não queria nem mesmo ser colocado no mesmo veículo que ela. Comecei a perder o entusiasmo e a alegria.” Parecia a Crystal que ela tinha um bom motivo para estar magoada. Mas ela decidiu não guardar rancor ou se entregar à autopiedade. Ele foi humilde e aplicou o conselho bíblico do artigo “Perdoe de coração” em A Sentinela de 15 de outubro de 1999. Assim, ele perdoou a irmã. Diz: “Agora entendo que todos nos esforçamos para assumir a nova personalidade e que Jeová nos perdoa generosamente todos os dias. Sinto que um peso enorme foi tirado dos meus ombros e recuperei minha alegria”.

De acordo com Mateus 18:21, 22, que problema o apóstolo Pedro parece ter, e o que você aprendeu da resposta de Jesus? E o que pode nos ajudar se nos encontrarmos na mesma situação?

Sabemos que devemos perdoar porque essa é a coisa certa a fazer. Mas, mesmo assim, pode ser difícil para nós fazê-lo. Parece que isso também aconteceu com o apóstolo Pedro algumas vezes (leia Mateus 18:21, 22). O que pode nos ajudar? Primeiro, medite em todas as vezes que Jeová nos perdoou (Mt 18:32, 33). Não merecemos seu perdão, mas ele generosamente nos dá (Sl 103:8-10). Ao mesmo tempo, "nós também temos a obrigação de amar uns aos outros". Portanto, perdoar não é opcional; devemos isso a nossos irmãos (1 João 4:11). A segunda coisa que pode nos ajudar é meditar sobre o que acontece quando perdoamos. Ajudamos a pessoa que nos tratou mal, contribuímos para a união da congregação, protegemos nossa amizade com Jeová e tiramos um fardo de nossos ombros (2 Cor. 2:7; Colossenses 3:14). A terceira ajuda é orar a Jeová, quem é aquele que nos pede para perdoar os outros. Não permitamos que Satanás perturbe a paz que desfrutamos com nossos irmãos (Ef 4:26, 27). Precisamos da ajuda de Jeová para evitar cair na armadilha de Satanás.

Que obrigação cada um de nós tem?

Como somos gratos pelo privilégio de ser “um só rebanho” servindo junto com Jeová “com um só pastor”! (João 10:16). O livro Organizados para Fazer a Vontade de Jeová, página 165, declara: “Nossa obrigação é ajudar a preservar essa união.” E acrescenta: “Sempre nos daremos bem com nossos irmãos se aprendermos a vê-los como Jeová os vê.” Ele vê todos nós como seus “pequeninos” e nos considera muito valiosos. E é assim que devemos ver nossos irmãos. Ele vê e valoriza tudo o que fazemos para ajudá-los e cuidar deles (Mt 10:42).

O que estamos determinados?

Amamos nossos companheiros cristãos. Portanto, estamos "resolvidos a não colocar nenhum obstáculo ou obstáculo diante de um irmão" (Rom. 14:13). Pensamos que nossos irmãos são superiores a nós e queremos perdoá-los de coração. Não vamos permitir que as ações dos outros nos façam tropeçar. Em vez disso, “persistamos em buscar as coisas que promovem a paz e as coisas que nos edificam uns aos outros” (Romanos 14:19).

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários