TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 1º de julho de 2023, a Disciplina produz naqueles que foram treinados por ela o fruto pacífico da justiça (Hb 12:11).
TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 1º de julho de 2023, a Disciplina produz naqueles que foram treinados por ela o fruto pacífico da justiça (Hb 12:11).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023
sábado 1 de julho
A disciplina então produz naqueles que foram treinados por ela o fruto pacífico da justiça (Hb 12:11).
A expulsão é uma medida que Jeová estabeleceu para o bem de todos, inclusive da pessoa que pecou. Alguns podem dizer que expulsá-la foi um erro, mas lembre-se de que essas pessoas provavelmente evitarão mencionar detalhes negativos sobre o kicker. A verdade é que não temos todos os dados. Portanto, é melhor confiar que os anciãos que participaram da comissão judicativa fizeram o possível para seguir os princípios bíblicos e julgar “por Jeová” (2 Crônicas 19:6). Se você apoiar a decisão dos anciãos de expulsar seu familiar, isso pode ajudá-lo a voltar para Jeová. Elizabeth admite: “Foi muito difícil cortar completamente o relacionamento com nosso filho, que já era adulto. Mas, quando voltou para Jeová, admitiu que merecia a expulsão. E mais tarde ele disse que havia aprendido muitas lições valiosas. w21.09 28, 29 parágrafos 11, 12.
O que pode ajudá-lo a lidar com a dor?
Converse com amigos compreensivos. Passe tempo com cristãos maduros que podem ajudá-lo a manter uma atitude positiva (Pv 12:25; 17:17). Joanna, mencionada no parágrafo 9, comenta: “A verdade é que eu me sentia muito sozinha. Mas ajudou muito conversar com amigos de confiança.” Agora, o que você pode fazer se um irmão lhe diz algo que o faz se sentir pior?
Por que devemos continuar a tolerar uns aos outros e perdoar uns aos outros generosamente?
Seja paciente com os irmãos. Realisticamente, não podemos esperar que todos sempre nos digam as palavras ideais (Tiago 3:2). Somos todos imperfeitos, então não se surpreenda se alguns não souberem o que dizer ou mesmo disserem algo que te machuque sem querer. Lembre-se do conselho do apóstolo Paulo: “Suportem-se uns aos outros e perdoem generosamente, mesmo que alguém tenha motivo para reclamar de outro” (Cl 3:13). Uma irmã que tem um membro da família que foi desassociado explica: “Jeová me ajudou a perdoar irmãos que tentaram fazer o que era certo, mas falharam por causa da imperfeição.” Agora vamos ver o que a congregação pode fazer para ajudar os familiares fiéis.
Como podemos ajudar os parentes de alguém que foi recentemente expulso?
Vamos tratar os familiares fiéis com bondade e carinho. Uma irmã chamada Míriam admite que ficou com um pouco de medo de ir às reuniões depois que seu irmão foi expulso. Ele confessa: “Tive medo do que os outros diriam. Mas havia amigos muito bons que também ficaram tristes e não falaram nada negativo sobre meu irmão. Graças a eles, não me senti sozinho." Outra irmã relembra: “Quando nosso filho foi expulso, queridos irmãos vieram nos consolar. Alguns admitiram que não sabiam o que dizer. Eles choraram comigo ou me escreveram algumas palavras. O que eles fizeram me ajudou muito.”
Como a congregação pode continuar a apoiar os familiares fiéis?
Vamos continuar a apoiar os parentes fiéis. Eles precisam de nosso amor e encorajamento agora mais do que nunca (Hb 10:24, 25). Às vezes, alguns familiares de expulsos notaram que certos irmãos deixaram de falar com eles, como se eles também tivessem sido expulsos. Nunca façamos isso! Especialmente os jovens que têm pais desassociados precisam de encorajamento e parabéns. Uma irmã chamada Maria conta o que aconteceu com ela quando seu marido foi expulso e deixou a família: “Alguns amigos meus vieram à minha casa, cozinharam alguma coisa e me ajudaram a estudar com meus filhos. Eles sentiram minha dor e choraram comigo. E eles também me defenderam quando algumas pessoas espalharam boatos falsos sobre mim. Eles me encorajaram muito” (Romanos 12:13, 15).
O que os idosos podem fazer para consolar os que sofrem?
Élderes, aproveitem todas as oportunidades para fortalecer os familiares fiéis. Você tem a responsabilidade especial de consolar os irmãos com entes queridos que deixaram a Jeová (1 Tessalonicenses 5:14). Tome a iniciativa e incentive-os antes e depois das reuniões. Visite-os e ore por eles. Você também pode pregar com eles ou, de vez em quando, convidá-los para o culto familiar. Os pastores espirituais precisam mostrar às ovelhas sofredoras de Jeová a compaixão, o amor e o cuidado de que precisam. — 1 Tes. 2:7, 8.
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário