O estudo A Sentinela, "Artigo 17", Semana de 19 a 25 de junho de 2023, Jeová ajudará você a enfrentar problemas inesperados, Respostas.
O estudo A Sentinela, "Article 17", 19-25 de junho de 2023, Jeová o ajudará a enfrentar problemas inesperados, Respostas.
"Muitas são as dificuldades do justo, mas Jeová o livra de todas" (Salmos 34:19).
1. Do que estamos convencidos?
Estamos muito convencidos de que obedecer aos princípios bíblicos sempre nos beneficia, e dizemos isso porque sabemos que Jeová nos ama e que tudo o que ele nos diz é para o nosso próprio benefício.
2. Que problemas podemos ter e sobre o que podemos nos questionar?
São tantos os problemas que podemos ter neste sistema, e muitos deles graves, por exemplo: Um problema de saúde, um desentendimento com um familiar ou ente querido, ou ser violentamente perseguido por causa de nossas crenças. Ou possivelmente estamos sofrendo as consequências devastadoras de um desastre, porém Jeová sempre estará presente nos dando o amparo que precisamos.
E as perguntas que podemos nos fazer são: por que isso está acontecendo comigo? Será que fiz algo errado? Deus me abandonou? E como você está, podemos nos fazer muitas outras perguntas semelhantes porque Satanás é muito astuto e brinca com nossas mentes especialmente em momentos delicados.
3. O que o Salmo 34:19 nos ensina?
Este Salmo não poderia ser mais direto e nos diz que Jeová nos liberta absolutamente de todas as dificuldades, desde que sejamos justos e tenhamos fé em Deus, e demonstremos isso fazendo as coisas como ele quer.
Também nos ensina que Deus quer que nos concentremos no futuro eterno que nos espera; essa é a vida que ele quer para nós. E para que possamos nos concentrar em nosso futuro maravilhoso, ele nos ajuda a progredir dia após dia.
4. O que vamos analisar neste artigo?
Neste artigo, analisaremos como o exemplo de personagens bíblicos que também sofreram provações e calamidades ou tiveram que enfrentar problemas inesperados nos ajuda.
EXEMPLOS DE TEMPOS BÍBLICOS
5. Que problemas Labão causou a Jacó? (Veja o desenho da capa.)
Os problemas que Labão lhe causou foram que ele o traiu e lhe deu sua filha mais velha, Lia, como esposa. Depois de uma semana, ele permitiu que ele se casasse com Raquel com a condição de que ela trabalhasse para ele por mais sete anos. Labão também foi injusto com Jacó em questões de negócios, pois se aproveitou dele por 20 anos.
Ainda por cima o traiu em todas as decisões que teve de tomar e acabou por trabalhar para uma pessoa que não era justa como vemos no desenho durante muitos anos, fora o facto de o ter traído dando-lhe o mão de outra de suas filhas por quem não estava apaixonado.
ILUSTRAÇÃO
Jacó está com sua família e seus servos. Dão água a um grande rebanho de ovelhas e cabras. Jacó trabalhou 20 anos para Labão, que se aproveitou dele. Durante esse tempo, Jeová abençoou Jacó. (Ver parágrafo 5).
6. Que outros problemas Jacó teve?
Jacó tinha uma família grande e seus filhos nem sempre se davam bem. Tanto que chegaram a vender José como escravo. além disso, dois dos filhos de Jacó, Simeão e Levi, desonraram a família e o nome de Jeová. Além disso, sua amada esposa, Raquel, morreu ao dar à luz seu segundo filho.
Aos poucos, a vida de Jacó foi se complicando, com uma família extensa que não se dava bem e até vendeu José como escravo, sua amada Raquel, tão difícil de conviver, morre ao dar à luz o segundo filho, aí veio uma tempo de fome e as dificuldades de sustentar sua família extensa... uma série de problemas.
7. Como Jeová mostrou a Jacó que estava satisfeito com ele?
Demonstrou-o quando, apesar das constantes decepções de Labão, Jacó ia muito bem, tanto que chegou a ter muitos bens materiais e tudo isso graças a Jeová. O que reflete que Jeová estava satisfeito com ele.
Jeová estava vendo isso, e ele estava vendo que confiava plenamente em Jeová, mesmo com os problemas que enfrentava. E é por isso que dentro de seus problemas, ele forneceu materiais abundantes e fez os preparativos para que ele reencontrasse Joseph, que ele pensava já estar morto.
8. O que o rei Davi queria fazer?
O rei Davi queria de coração construir um templo para seu Deus.
Ele com muita riqueza, ele queria, e não só isso, ele estava muito entusiasmado com a construção de um templo para Jeová e começou a fazer todos os preparativos para isso, uma vez que ele pensou que tinha a aprovação de Deus, então sua ilusão cresceu rapidamente.
9. Como Davi reagiu quando suas expectativas não foram atendidas?
Ele partiu para reunir o dinheiro e os materiais que seu filho Salomão precisaria para realizar o projeto.
Quando Jeová mudou sua decisão, podemos imaginar que Davi deve ter se sentido mal com toda a ilusão que tinha de fazer aquele projeto. Mas em vez disso ele canalizou suas emoções e sentimentos e começou a fazer outros preparativos, deixando tudo que seu filho precisava para ele fazer, uma grande reação que nos ensina como agir quando queremos algo e não podemos fazer.
10. Como Jeová abençoou Davi?
Depois de dizer a Davi que não construiria o templo, Jeová fez um pacto com Davi: no qual lhe fez a promessa de que um de seus descendentes reinaria para sempre.
Essa reação de humildade e serenidade de Davi agradou a Jeová e como vemos em 2 Samuel 7:16 ele o abençoou prometendo que sua linhagem reinaria para sempre e ele o saberá na ressurreição.
Jeová também nos abençoará se obedecermos a ele mesmo em aspectos que gostaríamos de fazer e não podemos por causa das circunstâncias.
11. Que bênçãos os cristãos do primeiro século receberam, embora o Reino não viesse quando eles esperavam? (Atos 6:7).
Quando viram as Boas Novas sendo pregadas em mais e mais lugares, perceberam que Jeová estava abençoando seu trabalho.
Os cristãos do primeiro século viam seu trabalho e trabalho no ministério abençoados quando viam que seu trabalho dava frutos e sua pregação se expandia por todo o mundo e continua assim até hoje.
12. O que os cristãos do primeiro século faziam durante uma época de fome?
Apesar de ter chegado um tempo de fome, eles se adaptaram e, com a ajuda de Jeová, continuaram a fazer o melhor na obra de pregação e compartilharam de bom grado o que tinham com seus irmãos na Judéia.
Em uma época de necessidade econômica e de fome, muitas pessoas podem pensar em ser prudentes e trabalhar para alimentar suas famílias. Mas esses cristãos do primeiro século não tiveram medo, confiaram em Jeová e continuaram a dedicar a mesma ou mais energia ao ministério, e viram-se amparados pelo poder de Deus suprindo-os com tudo o que precisavam.
13. Que bênçãos os cristãos receberam durante o período de fome?
Diante de uma época de fome, os cristãos do primeiro século receberam ajuda material e viram com seus próprios olhos que Jeová estava cuidando deles. E eles provavelmente se sentiram mais próximos dos irmãos que ofereceram seu apoio. Além disso, aqueles que fizeram doações ou participaram de uma forma ou de outra no trabalho de socorro, sentiram-se muito felizes. E veio a bênção de Jeová, porque eles estavam dispostos a se adaptar às mudanças, apesar de as circunstâncias serem desfavoráveis.
As bênçãos foram muitas e em dois sentidos, quem ajudou e quem recebeu. Quem recebeu ajuda, seja material ou não, viu a mão de Jeová que, por meio de múltiplas ferramentas, é usada para nos dar tudo o que precisamos. E os irmãos e irmãs que foram as ferramentas encontraram infinitos momentos de felicidade em suas vidas por ajudarem nestes esforços de socorro ao povo de Deus.
14. O que aconteceu com Barnabé e o apóstolo Paulo, e qual foi o resultado? (Atos 14:21, 22).
Barnabé e Paulo foram pregar para uma região que a priori os acolheu com prazer e os ouviu mas a situação mudou rapidamente e eles foram apedrejados por pessoas más, mas não desistiram, continuaram pregando, em um lugar após o outro, eles nunca desistiu da perseguição dando um grande testemunho da palavra de Deus.
Vivemos esta situação que Barnabé e Pablo viveram praticamente todos os dias em nosso ministério quando as pessoas não nos ouvem, não querem saber nada sobre nós e riem do que estamos fazendo. Podemos começar a manhã pregando felizes e ansiosos, e a situação pode mudar repentinamente como Barnabé e Paulo quando batemos em uma porta ou encontramos uma certa pessoa contrária à Bíblia, mas não damos um passo atrás por isso, mas sim nós sempre nos mantemos firmes.
APRESENTAR EXEMPLOS
15. O que você aprendeu com o exemplo do irmão Alexander Macmillan?
Sem dúvida, ele nos deixou um bom exemplo para todos nós, especialmente para aqueles de nós que estamos neste sistema por mais tempo do que esperávamos.
Um acontecimento como a Primeira Guerra Mundial pode nos levar a pensar que é o fim do qual fala a Bíblia, mas vimos que muitos irmãos se enganaram, mas no caso de Alexandre, ele reconheceu que julgou uma situação sobre a qual havia nenhum poder, porque só cabe a Deus saber o dia marcado, e o que eles tinham que fazer era continuar com o ministério que Jeová nos deu, e ele o fez, corrigiu, pediu desculpas e fortaleceu ainda mais a sua fé, e é isso que temos o que fazemos todos os dias
16. Que problema inesperado o irmão Jennings e sua esposa enfrentaram? (Tiago 4:14).
Este casal, que tinha uma grande responsabilidade evangelizadora, de repente como uma névoa, como lemos em Tiago 4:14, mudou de vida devido a uma doença que os impediu de continuar seu serviço, mas Jeová continuou a ajudá-los porque confiaram nele e adaptado às novas circunstâncias sabendo que o importante nos espera quando Deus traz o seu reino perfeito.
17. Como o exemplo do irmão Jennings ajudou outros cristãos?
O exemplo deste irmão ajudou muito porque nos ensina que há momentos na vida em que devemos fazer uma pausa, repensar nosso serviço a Deus e adaptá-lo às nossas novas circunstâncias, porque não é um fracasso como sentiu este velho, é cuidar da nossa saúde, mandato também de Jeová, que se orgulha da nossa resistência e amor à vida, e que mesmo com a mudança das circunstâncias continuamos sempre ao seu lado contribuindo de uma forma ou de outra com o nosso grão de areia.
18. O que podemos aprender do exemplo de uma irmã viúva na Nigéria? (Veja as fotos que encenam esta experiência).
Essa irmã sempre confiou em Jeová e, por isso, transferiu isso para sua folha, conforme vemos na ilustração. Claro, ela estava preocupada com o que eles comeriam nos próximos dias porque não tinham mais nada, mas ela colocou sua fé em Jeová, e Deus enviou a ela tudo o que ela precisava através de seu povo, isso nos ensina que Jeová está sempre ao nosso lado. lado e nunca nos machuca. Ele irá embora se tivermos fé nele.
ILUSTRAÇÃO
Imagens de uma mãe e sua filha, que enfrentam problemas econômicos: 1. Uma mãe e sua filha comem a pouca comida que têm sentadas do lado de fora de sua humilde casa. 2. Eles ficam muito felizes quando recebem um pacote de suprimentos de emergência. Se confiarmos em Jeová, problemas inesperados podem fazer com que nos sintamos mais próximos dele. (Ver parágrafo 18).
19. Com o que Alexei Yershov teve que lidar?
Alexei teve que enfrentar a perda de sua liberdade com acusações criminais em sua própria casa e com a denúncia de uma suposta pessoa que estudava a Bíblia. Portanto, enquanto nosso irmão pensava que estava ajudando a salvar a vida de alguém, essa pessoa traiçoeiramente tirou sua vida, então nosso irmão teve que enfrentar uma provação que mudou sua vida.
20. O que o irmão Yershov fez para fortalecer sua amizade com Jeová?
Nosso querido irmão transformou essa situação em um momento para fortalecer ainda mais sua fé em Jeová por meio da oração, do apoio de sua esposa e do estudo profundo da Bíblia para combater o desânimo porque, como sabemos, a Bíblia nos dá consolo e resistência em todo o tempo.
21. O que aprendemos neste artigo?
Aprendemos que de um momento para o outro, e estamos falando em questão de segundos, nossa vida pode mudar radicalmente, e ao invés de lutar contra isso, aprendemos a deixar essas questões nas mãos de Jeová, que dará nós a energia necessária para enfrentar a nova situação e superá-la com o apoio de Deus e de seu povo.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como Jeová nos ajuda a ter um conceito realista sobre a vida neste sistema?
Jeová nos ensina a focar no que é realmente importante, em saber que esta vida é um meio para um fim, que é o reino de Deus por toda a eternidade em perfeição física e mental e que devemos nos concentrar em nos ver lá e no essas riquezas que neste sistema.
Jeová nos ajuda a ter um conceito realista da vida neste sistema por nos lembrar que, embora ele nos prometa que seremos felizes se o servirmos, isso não significa que teremos uma vida sem problemas agora, porque ele nos quer focar no futuro eterno que nos espera, essa é a vida que ele quer para nós.
Além disso, ele nos ajuda a seguir em frente dia a dia, lembrando-nos que sua misericórdia se renova a cada dia e que podemos confiar nele para prover o que precisamos. Ele também nos dá exemplos de servos fiéis do passado e do presente que enfrentaram dificuldades e provações, mas confiaram nele e encontraram consolo e esperança em meio à adversidade.
O que Jeová fez para apoiar seus servos fiéis nos tempos bíblicos?
Jeová sempre nos dá uma mão, nossa fé nele e nossos pedidos e orações são sempre atendidos de uma forma ou de outra, diretamente por Deus ou por meio de seu povo, ou por qualquer outro meio, Jeová sempre nos mostra que está ao nosso lado alcançando fora para nós.
Jeová apoiou seus servos fiéis nos tempos bíblicos de várias maneiras. Por exemplo, Jacó tinha muitas posses materiais apesar do engano de seu sogro, pois conseguiu recuperar seu filho José, ele também encorajou Davi prometendo que um de seus descendentes reinaria para sempre e abençoou a grande obra que o cristãos do primeiro século. Em cada caso, Jeová demonstrou seu amor e cuidado por seus servos fiéis, ajudando-os a manter a fé e a esperança em face da adversidade e recompensando-os por sua fidelidade.
Como Jeová tem ajudado seus servos em nossos dias?
Jeová, como vimos nos exemplos atuais, providenciou tudo o que nossos irmãos precisavam, seja materialmente por meio do sustento alimentar ou de outras tarefas teocráticas às quais nos adaptamos após uma mudança por doença. Jeová conhece nossos sentimentos e emoções, e mesmo que sejam negativos porque nos sentimos mal com o que estamos passando, Deus nos dará o que precisamos no momento certo.
Jeová tem ajudado seus servos em nossos dias de muitas maneiras. Neste artigo citado, serão apresentados vários exemplos de irmãos que enfrentaram dificuldades inesperadas como doenças graves, perda de emprego e problemas familiares, mas que encontraram consolo e esperança em meio à adversidade confiando em Jeová.
Além disso, Jeová tem dado consolo e força por meio da oração e do estudo da Bíblia, e tem dado apoio e companheirismo por meio de irmãos na fé. Resumindo, Jeová está sempre pronto para ajudar seus servos fiéis em qualquer situação, e podemos confiar nele para prover o que precisamos.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário