NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 26 de junho a 2 de julho de 2023, "Não tenha medo de iniciar conversas", Vídeo: "O ferro afia o ferro": Como iniciar conversas, Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 26 de junho a julho de 2023, "Não tenha medo de iniciar conversas", Vídeo: "O ferro afia o ferro": Como iniciar conversas, Análise e Respostas.
“Não tenha medo de iniciar conversas” (15 min.): Análise com o público e vídeo.
Como essas ferramentas podem ajudá-lo a pregar informalmente quando surgir a oportunidade?
Essas ferramentas podem nos ajudar informalmente quando surgir a oportunidade:
Cartão de contato: Por exemplo, o cartão de contato, e dizemos isso porque é muito prático para carregar em nossas carteiras, para que possamos carregá-lo várias vezes, onde quer que vamos, seja em compras ou em qualquer lugar.
Site jw.org: Acho que hoje a grande maioria das pessoas tem acesso à internet, e todos nós sempre levamos nossos celulares para todos os lugares, então podemos aproveitar qualquer oportunidade para falar sobre o jw.org e, além disso, podemos mostrar a você às pessoas Como podem navegar nesta página, que contém todas as nossas publicações.
Os folhetos: Realmente os livrinhos são uma grande ajuda, porque são práticos de carregar na bolsa, não ocupam espaço, e contém temas bem específicos, com perguntas que podemos fazer para as pessoas começarem a dar testemunho.
Quais são as três etapas que o ajudarão a iniciar conversas?
A primeira coisa que devemos fazer é ser amigo, cumprimentar a pessoa com muita gentileza e comentar algo relacionado à situação em que estamos, como talvez sobre a família, sobre a longa fila na loja, sobre o tempo, o próximo passo é para deixar a conversa fluir naturalmente, não forçá-la, e então podemos fazer um simples comentário sobre nossas crenças.
ANÁLISE DE OUTROS PONTOS ADICIONAIS DO VÍDEO.
Hoje vamos ver como iniciar conversas que depois nos permitem pregar. Para muitos, fazer isso é assustador. Por quê? Porque quando vemos alguém com quem gostaríamos de conversar, talvez comecemos a pensar, e o que vou dizer a ele, como vou pregar para ele, como ele vai reagir e no final nos preocupamos tanto, ficamos tão nervosos pensando em como a conversa vai terminar que nem começamos.
Se isso acontecer conosco, vamos lembrar de algo, nosso objetivo é simplesmente iniciar uma conversa. Então se iniciarmos uma conversa, perfeito, já alcançamos o objetivo, agora podemos relaxar e ver se surge a oportunidade de pregar.
Em nosso Guia de Atividades de setembro de 2018, falamos sobre esse assunto e explicamos como podemos iniciar conversas copiando o que Jesus fez com a samaritana do capítulo 4 de João. Portanto, quando virmos alguém com quem queremos conversar, tente se lembrar desses três passos :
PRIMEIRO PASSO. Seja amigo fácil assim, seja amigo, se estivermos nervosos, vamos fazer uma oração curta a Jeová para pedir coragem, e cumprimentar a pessoa com carinho, aí podemos comentar algo que está acontecendo naquele momento que talvez esteja indo chover, que a fila da loja é muito grande, que seu carro é muito bom, ou qualquer outra coisa bacana. Quando Jesus começou a falar com a mulher samaritana no versículo 7, ele simplesmente disse e sem dúvida o fez de maneira amigável, dê-me de beber.
SEGUNDO PASSO. Deixe a conversa fluir naturalmente, não force, se a conversa acabar antes de você poder pregar, não tem problema, a gente cumpre o objetivo, começa uma conversa, e podemos tentar de novo. Mas se a conversa for adiante, podemos procurar uma oportunidade para dar
PASSO TRÊS: Faça um comentário simples sobre nossas crenças. Sete versículos depois que Jesus começou a conversa com a mulher samaritana, lemos que ele pregou para ela e disse que ela tinha água que dava vida eterna. Mas entre esses dois pontos ele a deixou falar e se expressar e ouviu o que ela tinha a dizer.
Com esses três pontos em mente, agora é nossa vez de praticar o início de uma conversa que nos permita pregar. Para nos ajudar, temos aqui conosco a Carolina e a Thais que vão fazer uma demonstração para nos contextualizar, onde elas vão ter essa conversa? Estamos num supermercado, somos de uma congregação portuguesa e quando vamos às compras é normal encontrar pessoas a falar português. Muito bem. Você já ouviu os três passos que queremos testar, mas primeiro vamos ver o que aconteceria se forçarmos a conversa:
Thais: Oi, tudo bem, ouvi você falando português, de onde você é?
Carolina: eu sou do Rio de Janeiro Brasil
Thais: Eu sou de São Paulo, há quanto tempo você está aqui?
Carolina. Apenas três meses
Thais: Os primeiros meses são difíceis, né? Quando cheguei do Brasil algo que me ajudou muito foi ler a Bíblia. Mas olha, não quero tomar mais tempo, você pode ler a Bíblia em português no nosso site jw.org e também encontrará artigos que podem te ajudar.
Paramos por um momento, bem Thais você forçou um pouco as coisas né, como você se sentiu fazendo assim? Eu senti que era muito cedo para pregar e percebi que ela não esperava.E você, Carolina, como se sentiu? A conversa começou bem, mas depois ficou um pouco estranha.
É verdade. Bem, agora você pode nos mostrar como seria a conversa, se você deixasse fluir com mais naturalidade:
Thais: Oi tudo bem, ouvi você falando em português, de onde você é?
Carolina: Eu sou do Rio de Janeiro Brasil.
Thais: Que bom que eu imaginei por causa do seu sotaque, eu venho de São Paulo Meu nome é Thais
Carolina: Eu sou Carolina, muito prazer.
Thais: Além disso, há quanto tempo você está aqui?
Carolina: Apenas três meses.
Thais: Estou aqui há 3 anos, e o primeiro foi o mais difícil.
Carolina: Sim, pelo menos temos um emprego, mas ainda estamos procurando uma casa e conseguir os papéis ficou mais difícil do que pensávamos.
Thais: E você veio sozinha ou com a família?
Carolina: Com meu marido, mas nosso filho teve que ficar com minha mãe, sinto muita falta dele.
Thais: Ah, é difícil, confiar em Deus me ajudou muito. Isso me deu forças para seguir em frente.
Carolina: Eu sei que às vezes me pergunto quando ele vai fazer algo para nos ajudar
Ok paramos de novo, correu muito bem obrigado Thais, como você sentiu que estava indo a conversa? Desta vez senti que o momento de falar de Deus veio naturalmente e Ella pôde dizer o que sentia.
Carolina: E você, Carolina, como você se sentiu? Estávamos tendo uma conversa legal, então quando falo sobre Deus não achei estranho.
Muito obrigado a ambos por nos ajudar com esta conversa. Achei muito prático e espero que você também. Estabeleça como meta iniciar conversas seguindo estes três passos: seja amigável, converse naturalmente e encontre um bom momento para falar sobre suas crenças, pratique em casa ou com um amigo e veja por si mesmo que ferro afia ferro.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário