Estudo de A Sentinela, semana de 19 a 25 de junho de 2023, Jeová o ajudará a enfrentar problemas inesperados, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 19-25 de junho de 2023, Jeová o ajudará a enfrentar problemas inesperados, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta direta.
Amarelo Escuro: Resposta Adicional.
Azul Claro: Pontos Adicionais.
"Muitas são as dificuldades do justo, mas Jeová o livra de todas" (Salmos 34:19).
1. Do que estamos convencidos?
NÓS, servos de Jeová, sabemos que ele nos ama e quer o melhor para nós (Rm 8:35-39). Também estamos convencidos de que obedecer aos princípios bíblicos sempre nos beneficia (Is. 48:17, 18). Mas e se tivermos que enfrentar um problema que não esperávamos?
2. Que problemas podemos ter e sobre o que podemos nos questionar?
2 Todos os servos de Jeová têm problemas. Por exemplo, um membro da família pode fazer ou dizer algo que nos desaponta. Podemos ter problemas de saúde que limitam nosso serviço a Jeová. Podemos sofrer as consequências devastadoras de um desastre natural. Ou podemos ser perseguidos por nossas crenças. Quando passamos por essas provações, podemos nos perguntar: “Por que isso está acontecendo comigo? Fiz algo errado? Isso significa que Jeová não está me abençoando?” . Se você já se sentiu assim, não desanime. Muitos servos leais de Jeová experimentaram a mesma coisa (Sal. 22:1, 2; Hab. 1:2, 3).
3. O que o Salmo 34:19 nos ensina?
3 (Leia Salmo 34:19). Duas ideias importantes são mencionadas neste versículo: 1) os justos passam por dificuldades e 2) Jeová os livra delas. Uma das coisas que Jeová faz para nos livrar das provações é nos ajudar a ter um conceito realista da vida neste sistema. É verdade que Jeová nos promete que seremos felizes se o servirmos, mas isso não significa que teremos uma vida sem problemas agora (Is. 66:14). Deus quer que nos concentremos no futuro eterno que nos espera; essa é a vida que ele deseja para nós (2 Coríntios 4:16-18). E, enquanto isso, nos ajuda a continuar dia após dia (Lam. 3:22-24).
4. O que vamos analisar neste artigo?
4 Neste artigo, veremos alguns exemplos de servos fiéis de Jeová, tanto nos tempos bíblicos como hoje. Como veremos, problemas inesperados podem surgir. Mas, se confiarmos em Jeová, ele sempre nos sustentará (Sl 55:22). Ao examinar cada um desses exemplos, pergunte-se: “O que eu teria feito em uma situação como essa? Como esse exemplo me ajuda a confiar mais em Jeová? Que lições práticas posso aprender?”
EXEMPLOS DE TEMPOS BÍBLICOS
5. Que problemas Labão causou a Jacó? (Veja o desenho da capa.)
5 Houve servos de Jeová nos tempos bíblicos que enfrentaram problemas inesperados. Vamos pensar em Jacó. Seu pai ordenou que ele se casasse com uma das filhas de Labão, um parente que adorava a Jeová. E assegurou-lhe que Jeová lhe daria muitas bênçãos (Gn 28:1-4). Então Jacó fez a coisa certa: saiu de Canaã e viajou para o lugar onde morava Labão, que tinha duas filhas, Lia e Raquel. Jacob se apaixonou pela caçula, Raquel. Para se casar com ela, ele estava disposto a trabalhar sete anos para Labão (Gn 29:18). Mas as coisas não aconteceram como ele esperava. Labão o enganou e lhe deu sua filha mais velha, Lia, como esposa. Uma semana depois, ele permitiu que ele se casasse com Raquel, mas com a condição de que ela trabalhasse para ele por mais sete anos (Gn 29:25-27).Mas isso não foi tudo. Labão também foi injusto com Jacó em questões de negócios. Ele foi explorado por 20 anos! (Gn 31:41, 42).
ILUSTRAÇÃO
Jacó está com sua família e seus servos. Dão água a um grande rebanho de ovelhas e cabras. Jacó trabalhou 20 anos para Labão, que se aproveitou dele. Durante esse tempo, Jeová abençoou Jacó. (Ver parágrafo 5).
6. Que outros problemas Jacó teve?
6 Jacó teve que lidar com mais problemas. Ele tinha uma família grande, mas seus filhos nem sempre se davam bem. Na verdade, eles até venderam José como escravo. Por outro lado, dois dos filhos de Jacó — Simeão e Levi — desonraram a família e o nome de Jeová. Além disso, sua amada esposa, Raquel, morreu ao dar à luz seu segundo filho. E, por causa de um longo período de fome, Jacó teve que ir morar no Egito quando já era muito velho (Gn 34:30; 35:16-19; 37:28; 45:9-11, 28).
7. Como Jeová mostrou a Jacó que estava satisfeito com ele?
7 Apesar de todas essas dificuldades, Jacó nunca perdeu a fé em Jeová e em suas promessas. E Jeová deixou claro para ele que estava satisfeito com ele. Por exemplo, apesar dos constantes enganos de Labão, Jacó passou a ter muitos bens materiais graças a Jeová. E certamente Jacó sentiu-se muito grato a seu Deus quando, depois de tantos anos, reencontrou José, a quem havia dado por morto. Jacó foi capaz de suportar todas essas provas porque tinha uma forte amizade com Jeová (Gn 30:43; 32:9, 10; 46:28-30). Nós também podemos lidar com problemas inesperados se tivermos uma forte amizade com ele.
8. O que o rei Davi queria fazer?
8 O rei Davi não conseguiu fazer tudo o que gostaria de fazer em seu serviço a Jeová. Por exemplo, ele queria de coração construir um templo para seu Deus. Quando ele disse ao profeta Natã, ele respondeu: "Faça o que o seu coração lhe diz, pois o verdadeiro Deus está com você" (1 Crônicas 17:1, 2). Podemos imaginar como Davi deve ter ficado feliz ao ouvir essas palavras? Talvez ele começasse a planejar aquele grande projeto imediatamente.
9. Como Davi reagiu quando suas expectativas não foram atendidas?
9 Mas o profeta de Jeová não demorou a voltar com más notícias. Naquela mesma noite, Jeová disse a Natã que não seria Davi quem construiria o templo, mas um de seus filhos (1 Cr 17:3, 4, 11, 12). Como Davi reagiu quando ouviu a mensagem? Ele mudou seus planos. Ele partiu para reunir o dinheiro e os materiais que seu filho Salomão precisaria para realizar o projeto (1 Crônicas 29:1-5).
10. Como Jeová abençoou Davi?
10 Logo depois de lhe dizer que não construiria o templo, Jeová fez uma aliança com Davi, prometendo que um de seus descendentes reinaria para sempre (2 Sam. 7:16). No novo mundo, durante o Reinado Milenar de Cristo, Davi ficará muito feliz ao saber que o Rei é seu descendente. Esse relato nos ensina que, embora não possamos fazer tudo para Jeová como gostaríamos, nosso Deus pode nos dar bênçãos inesperadas.
11. Que bênçãos os cristãos do primeiro século receberam, embora o Reino não viesse quando eles esperavam? (Atos 6:7).
11 Os cristãos do primeiro século enfrentaram algumas dificuldades inesperadas. Por exemplo, eles estavam ansiosos pelo Reino de Deus, mas não sabiam quando isso aconteceria (Atos 1:6, 7). Então o que eles fizeram? Eles permaneceram ativos na pregação. Vendo as boas novas sendo pregadas em mais e mais lugares, eles perceberam que Jeová estava abençoando seu trabalho. — Leia Atos 6:7.
12. O que os cristãos do primeiro século faziam durante uma época de fome?
12 No primeiro século houve um tempo de grande fome em “toda a terra habitada” (Atos 11:28). Naturalmente, esta situação também afetou os cristãos. Sem dúvida, os pais ficariam muito preocupados em como poderiam sustentar suas famílias. E os jovens que pensam em expandir seu ministério podem se perguntar se devem adiar seus planos. Em todo caso, os cristãos se adaptaram. Eles continuaram a fazer o melhor na obra de pregação e de bom grado compartilharam o que tinham com seus irmãos na Judéia (Atos 11:29, 30).
13. Que bênçãos os cristãos receberam durante o período de fome?
13 Que bênçãos os cristãos receberam durante esse período difícil? Aqueles que receberam ajuda material viram com seus próprios olhos que Jeová estava cuidando deles (Mt 6:31-33). E certamente se sentiram mais próximos dos irmãos que ofereceram seu apoio. Por outro lado, aqueles que fizeram doações ou de alguma forma participaram de esforços de socorro ficaram muito felizes (Atos 20:35). Jeová abençoou a todos porque se adaptaram às mudanças.
14. O que aconteceu com Barnabé e o apóstolo Paulo, e qual foi o resultado? (Atos 14:21, 22).
14 Os cristãos do primeiro século sofreram perseguição em muitas ocasiões, às vezes quando menos esperavam. Vejamos o que aconteceu com Barnabé e o apóstolo Paulo enquanto pregavam na região de Listra. A princípio, o povo os acolheu e os ouviu. Mas inimigos posteriores viraram o povo contra ele, e algumas dessas mesmas pessoas apedrejaram Paulo e o deixaram como morto (Atos 14:19). Mas Barnabé e Paulo foram para outro lugar e continuaram pregando. Qual foi o resultado? Fizeram “um bom número de discípulos” e fortaleceram seus irmãos com suas palavras e exemplo (ver Atos 14:21, 22). Barnabé e Pablo não desistiram apesar da perseguição, e isso beneficiou muita gente.Da mesma forma, se não desistirmos e continuarmos fazendo a obra que Jeová nos confiou, receberemos muitas bênçãos.
APRESENTAR EXEMPLOS
15. O que você aprendeu com o exemplo do irmão Alexander Macmillan?
15 Nos anos anteriores a 1914, os servos de Jeová tinham grandes expectativas. Um deles era o irmão Alexander Macmillan. Como muitos naquela época, ele pensou que logo receberia sua recompensa celestial. Em um discurso que fez em setembro de 1914, ele disse: "Esta provavelmente será a última palestra pública que farei." Mas não foi assim. Mais tarde, ele escreveu: "Alguns de nós podem ter pensado que iríamos para o céu imediatamente." E acrescentou: “O que tínhamos que fazer era nos manter ocupados no serviço do Senhor”. E foi isso que ele fez. Ele pregou com entusiasmo, encorajou muitos irmãos que foram presos por sua neutralidade e não parou de ir às reuniões mesmo quando já era bem idoso. Ele aproveitou bem o tempo enquanto esperava sua recompensa. Como isso o beneficiou? Ele escreveu o seguinte em 1966, pouco antes de morrer: "Minha fé é tão forte hoje como sempre foi." Sem dúvida, ele nos deixou um bom exemplo para todos nós, especialmente para aqueles de nós que estamos neste sistema por mais tempo do que esperávamos (Hb 13:7).
16. Que problema inesperado o irmão Jennings e sua esposa enfrentaram? (Tiago 4:14).
16 Muitos servos de Jeová enfrentam problemas de saúde inesperados. Por exemplo, o irmão Herbert Jennings explicou em sua biografia que ele e sua esposa eram muito felizes como missionários em Gana. Mas algum tempo depois ele foi diagnosticado com uma doença mental. O irmão Jennings descreveu aquela situação como “um 'amanhã' que não esperávamos”, referindo-se às palavras de Tiago 4:14 (leia). Ele escreveu: “Enfrentamos a realidade e nos preparamos para dizer adeus a Gana e a muitos amigos próximos e retornar ao Canadá [para tratamento médico]”. Jeová ajudou o irmão Jennings e sua esposa a continuar a servi-lo fielmente nessas circunstâncias difíceis.
17. Como o exemplo do irmão Jennings ajudou outros cristãos?
17 As palavras sinceras do irmão Jennings em sua biografia tiveram um profundo impacto sobre as pessoas. Uma irmã escreveu: “Nunca fiquei tão comovida com um artigo […]. Ver que o irmão Jennings teve de abrir mão de seu privilégio para cuidar de sua saúde me levou a encarar minha situação de modo mais equilibrado.” Outro irmão escreveu: “Depois de servir como ancião congregacional por mais de dez anos, fui forçado a pedir demissão devido a uma doença mental. Senti um fracasso tão grande que foi muito deprimente para mim ler as biografias [...]. Mas a perseverança do irmão Jennings me fortaleceu."Isso nos lembra que podemos encorajar os outros quando enfrentamos os problemas que surgem em nosso caminho. Assim, mesmo que não tenhamos a vida que esperávamos, podemos ser um exemplo de fé e perseverança para os outros (1 Pe 5:9).
18. O que podemos aprender do exemplo de uma irmã viúva na Nigéria? (Veja as fotos que encenam esta experiência).
18 Situações como a pandemia de COVID-19 afetaram muitos servos de Jeová. Por exemplo, uma irmã viúva na Nigéria tinha muito pouca comida e dinheiro. Certa manhã, quando ela tinha apenas uma xícara de arroz sobrando, sua filha perguntou o que eles iriam comer a seguir. Nossa irmã respondeu que não tinham mais comida nem dinheiro, mas que deveriam imitar a viúva de Sarepta. Eles preparariam sua última refeição e confiariam em Jeová (1 Reis 17:8-16). Antes mesmo de pensar no almoço daquele dia, os irmãos entregaram a eles um pacote de suprimentos de emergência. A embalagem continha comida para mais de duas semanas! Foi então que a irmã percebeu que Jeová havia escutado com muita atenção o que ela disse a sua filhinha.É claro que, se confiarmos em Jeová, problemas inesperados podem fazer com que nos sintamos mais próximos dele (1 Ped. 5:6, 7).
ILUSTRAÇÃO
Imagens de uma mãe e sua filha, que enfrentam problemas econômicos: 1. Uma mãe e sua filha comem a pouca comida que têm sentadas do lado de fora de sua humilde casa. 2. Eles ficam muito felizes quando recebem um pacote de suprimentos de emergência. Se confiarmos em Jeová, problemas inesperados podem fazer com que nos sintamos mais próximos dele. (Ver parágrafo 18).
19. Com o que Alexei Yershov teve que lidar?
19 Nos últimos anos, muitos irmãos enfrentaram uma situação que talvez não esperassem: a perseguição. Vejamos o caso de um irmão da Rússia, Alexei Yershov. Quando ele foi batizado em 1994, as Testemunhas de Jeová da região tinham certa liberdade para participar de atividades cristãs. Mas depois as coisas mudaram muito na Rússia. Em 2020, policiais invadiram a casa do irmão Yershov, revistaram-na e confiscaram muitos de seus pertences. Meses depois, as autoridades apresentaram acusações criminais contra ele. E, como se não bastasse, as acusações foram baseadas em vídeos gravados por uma pessoa que por mais de um ano fingiu ter interesse em estudar a Bíblia. Traição traiçoeira!
20. O que o irmão Yershov fez para fortalecer sua amizade com Jeová?
20 O irmão Yershov tirou algo de bom dessa experiência ruim? Sim. Sua amizade com Jeová agora é mais forte. Ele diz: “Minha esposa e eu oramos juntos com mais frequência. Sei que não conseguiria lidar com essa situação sem a ajuda de Jeová.” Ele acrescenta: “Estudar a Bíblia me ajuda a combater o desânimo. Medito no exemplo dos servos fiéis do passado. Há muitas histórias na Bíblia que mostram como é importante manter a calma e confiar em Jeová.”
21. O que aprendemos neste artigo?
21 O que aprendemos neste artigo? Que embora a vida neste sistema possa ser imprevisível, se confiarmos em Jeová, ele sempre estará pronto para nos ajudar. Como diz o texto temático, “muitas são as dificuldades do justo, mas Jeová o livra de todas elas” (Sl. 34:19). Portanto, não vamos nos concentrar nas dificuldades, mas no poder de Jeová para nos sustentar. Assim, podemos dizer o mesmo que o apóstolo Paulo: “Para tudo tenho força, graças àquele que me dá poder” (Fp 4:13).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como Jeová nos ajuda a ter um conceito realista sobre a vida neste sistema?
Jeová nos ajuda a ter um conceito realista da vida neste sistema por nos lembrar que, embora ele nos prometa que seremos felizes se o servirmos, isso não significa que teremos uma vida sem problemas agora, porque ele nos quer focar no futuro eterno que nos espera, essa é a vida que ele quer para nós.
Além disso, ele nos ajuda a seguir em frente dia a dia, lembrando-nos que sua misericórdia se renova a cada dia e que podemos confiar nele para prover o que precisamos. Ele também nos dá exemplos de servos fiéis do passado e do presente que enfrentaram dificuldades e provações, mas confiaram nele e encontraram consolo e esperança em meio à adversidade.
O que Jeová fez para apoiar seus servos fiéis nos tempos bíblicos?
Jeová apoiou seus servos fiéis nos tempos bíblicos de várias maneiras. Por exemplo, Jacó tinha muitas posses materiais apesar do engano de seu sogro, pois conseguiu recuperar seu filho José, ele também encorajou Davi prometendo que um de seus descendentes reinaria para sempre e abençoou a grande obra que o cristãos do primeiro século. Em cada caso, Jeová demonstrou seu amor e cuidado por seus servos fiéis, ajudando-os a manter a fé e a esperança em face da adversidade e recompensando-os por sua fidelidade.
Como Jeová tem ajudado seus servos em nossos dias?
Jeová tem ajudado seus servos em nossos dias de muitas maneiras. Neste artigo citado, serão apresentados vários exemplos de irmãos que enfrentaram dificuldades inesperadas como doenças graves, perda de emprego e problemas familiares, mas que encontraram consolo e esperança em meio à adversidade confiando em Jeová.
Além disso, Jeová tem dado consolo e força por meio da oração e do estudo da Bíblia, e tem dado apoio e companheirismo por meio de irmãos na fé. Resumindo, Jeová está sempre pronto para ajudar seus servos fiéis em qualquer situação, e podemos confiar nele para prover o que precisamos.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário