Estudo de Livro de Congregação, Semana de 26 de junho a 2 de julho de 2023, Lição 49, Pontos 1-5, Como você pode ter uma família feliz (parte 1), Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 26 de junho-2 de julho de 2023, Lição 49, Pontos 1-5, Como você pode ter uma família feliz (parte 1), Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 49 pontos 1-5.

1. Que conselho a Bíblia dá ao marido?

A Bíblia nos dá muitos conselhos, e aos maridos também. Uma delas se encontra na conhecida Efésios 5:25, eles devem amar suas esposas em todos os momentos, pois é assim que tomarão boas decisões, tendo sempre em mente o bem-estar da família em primeiro lugar, embora às vezes possam ser decisões complicadas ou até controversas.

A Bíblia delega ao marido a responsabilidade de ser o chefe da família, mas isso não significa que agora ele pode fazer o que quiser, mas sim que ele deve zelar pela felicidade e bem-estar de sua família, e um das coisas que devem fazer é levar em conta seus pensamentos, opiniões e até decisões, embora possam ter que tomar decisões difíceis ou complicadas ao contrário do que pensa o resto da família porque é a coisa certa aos olhos de Jeová e para o bem-estar da família.

Uma das maneiras pelas quais o marido ama sua esposa, conforme indicado por Efésios, é ouvi-la, orar com ela e por ela, compartilhar tempo de qualidade em harmonia com os princípios bíblicos e o estudo da Bíblia, bem como atender às necessidades espirituais e espirituais. Na medida do possível, materiais familiares se você for a única pessoa que trabalha na unidade familiar.

2. Que conselho a Bíblia dá à esposa?

Efésios também dá conselhos às esposas, e é que elas devem respeitar a Jeová e seus maridos. Assim como sabemos que o chefe da família é o marido, a esposa tem que respeitar esse princípio bíblico e isso implica obedecer ao marido nas decisões ou circunstâncias que ele pode achar que não é certo ou quer fazer exatamente o contrário , sempre e quando não for uma relação autoritária contrária ao que a Bíblia ensina.

Embora seja verdade que o marido cuida na medida do possível do bem-estar e das necessidades espirituais e materiais, a esposa respeita o marido, valorizando esse trabalho a ser feito para toda a família, facilitando-lhe, agradecendo e não egoísta, valorizando tudo o que o marido faz, seu esforço para manter a união e a paz na família.

Esses princípios também se aplicam quando há cônjuge fora da verdade, ou seja, desde que a fé não seja posta em jogo ou sejam pecados aos olhos de Jeová, devemos respeitar a soberania e as regras que Deus estipula dentro da união. sagrado do casamento, mesmo que não compartilhem as mesmas crenças.

3. Como um casal pode fortalecer seu casamento?

Mateus 19:5 nos diz que temos que ser uma só carne, esse é o caminho para fortalecer nosso casamento. Isso não quer dizer que cada cônjuge perca a vida para viver junto, cada um tem a sua vida com o seu livre arbítrio e liberdade de pensamento. Mas se tivermos em mente que somos uma só carne, isso nos impedirá de tomar decisões, agir ou ter comportamentos que prejudiquem nosso cônjuge, porque não faremos nada que não gostemos de nós mesmos e, portanto, de nosso cônjuge, porque pensamos como uma carne.

VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO

Vamos ver quais princípios bíblicos podem fortalecer seu casamento.

4. Marido, ame e cuide de sua esposa

A Bíblia diz que “os maridos devem amar suas mulheres como a seus próprios corpos” (Efésios 5:28, 29). O que isso implica? Assista ao VÍDEO e fale sobre:

VÍDEO: Marido, ame sua esposa como a si mesmo (9:53)

De que maneiras o marido pode mostrar amor e consideração pela esposa?

Como o irmão começa dizendo no discurso, ame nossa esposa como a nós mesmos, porque se assim o fizermos, nunca faremos nada que nos prejudique e, portanto, nunca faremos nada que nossa esposa não goste ou a incomode, ou prejudique você.

Um aspecto que o marido deve fazer é alimentar sua esposa e sua família, mas não estamos falando apenas materialmente, mas também espiritualmente, com o conhecimento bíblico que nossa esposa precisa para satisfazer suas necessidades espirituais.

Uma segunda forma é tratar com ternura, Efésios 5:29, indicar acariciar, ou seja, tratar nossa esposa com amor e ternura para que nunca a machuquemos, nem com nossas palavras, ações ou gestos. As carícias não são apenas físicas, mas carícias de fala, palavras, ações, consideração, comportamento, etc., todas são formas de tratar nossas esposas com amor e carinho.

Outro aspecto muito importante é perdoar e não dar muita importância aos erros, mas sanar as diferenças que possamos ter. Assim como perdoamos a nós mesmos ou não damos muita importância às nossas imperfeições ou erros, da mesma forma temos que lidar com as possíveis imperfeições de nossa esposa e em outros casos, estaremos com nossa esposa ajudando-a e curando-a das problemas que podem ter.

Leia Colossenses 3:12 e discuta o seguinte:

Como o marido pode refletir essas qualidades em seu casamento?

Lemos em Colossenses "terna compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência". Son cualidades que un esposo demuestra hacia su esposa si la quiere y ama como haría consigo mismo y en todo momento y situación como vemos en los dibujos, en los buenos momentos, en los malos momentos y ayudando y compartiendo las tareas del hogar y de la rotina diária.

5. Esposa, ame e respeite seu marido

A Bíblia aconselha a esposa a respeitar o marido, quer ele sirva a Jeová, quer não. Leia 1 Pedro 3:1, 2 e discuta o seguinte:

Se seu marido não adora a Jeová, certamente você deseja que ele o faça. O que lhe daria melhores resultados: pregar para ele o tempo todo ou conquistá-lo com sua conduta e respeito? Porque você acha isso?

Sem dúvida, demonstrar as qualidades de Deus no dia a dia é fruto do espírito da Palavra viva de Jeová que ele nos dá através da Bíblia e é assim que uma pessoa que não está entre o povo de Deus pode ver que ele realmente é verdade e que Jeová está por trás desta cidade e é por isso que é a melhor maneira de tratar um cônjuge não cristão, porque como muitos de nós teremos, se tivéssemos uma vida, é difícil deixá-la de repente e servir a Deus, temos que ser um apoio e não uma pressão.

Como Jeová se sente quando sua esposa mostra que respeita o marido?

Como acabamos de ler, Jeová vê essas mulheres como de grande valor aos seus olhos porque elas continuam a servir a Deus em circunstâncias muito difíceis, colocando Deus antes de sua família, sujeitando-se sempre ao princípio de soberania que Jeová estabeleceu mesmo com um cônjuge que suas decisões podem não ser as mais corretas por não terem em mente os princípios bíblicos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários