Estudo da Sentinela, Jeová vai te ajudar a enfrentar problemas inesperados, Semana de 19 a 25 de junho de 2023, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo da Sentinela, Jeová o ajudará a enfrentar problemas inesperados, 19 a 25 de junho de 2023, Comentários e respostas.
"Muitas são as dificuldades do justo, mas Jeová o livra de todas" (Salmos 34:19).
1. Do que estamos convencidos?
Estamos convencidos de que obedecer aos princípios bíblicos sempre nos beneficia.
Estamos convencidos de que Jeová nos ama e quer o melhor para nós. Da mesma forma, estamos convencidos de que obedecer aos princípios bíblicos sempre nos beneficia.
Também estamos convencidos, como menciona Romanos 8:35 e 39, de que qualquer dificuldade, angústia, perseguição, fome, perigo em que nos encontramos, o amor de Cristo supera todas essas dificuldades, por isso também nos beneficia quando colocamos os princípios bíblicos em prática.
2. Que problemas podemos ter e sobre o que podemos nos questionar?
Como Servos de Jeová não escapamos de ter problemas, podemos passar por problemas de saúde que limitam nosso serviço a Jeová, ou podemos sofrer as consequências devastadoras de um desastre natural, passamos por decepções familiares ou perseguições por causa de nossas crenças.
Essas situações podem nos levar a nos perguntar: por que isso acontece conosco? Fizemos algo errado? Ou talvez sim. Isso significa que Jeová não está nos abençoando? Podemos nos fazer muitas outras perguntas semelhantes, porque Satanás é muito astuto e brinca com nossas mentes, especialmente em momentos delicados.
3. O que o Salmo 34:19 nos ensina?
Primeiro, o justo passa por dificuldades e segundo, Jeová o livra delas, nos ensina que o justo também passa por dificuldades, mas Jeová o livra delas. E uma maneira de fazer isso é ajudá-los a ter uma visão realista da vida neste sistema.
Esse salmo também nos ensina que quando Jeová promete que seremos felizes se o servirmos, isso não significa que não teremos problemas agora. Em vez disso, significa que Jeová pode nos ajudar a focar no futuro eterno que nos espera, dando-nos vigor para realizar nossas atividades diárias até que chegue o cumprimento de suas promessas do Reino.
Pois bem, uma das coisas que Jeová faz para livrá-los das provações e nos ajudar a ter um conceito realista da vida está neste sistema, como diz 2 Coríntios 4:18 enquanto mantemos os olhos fixos nas coisas que não se veem e não nas coisas que se veem porque as coisas que se veem são temporárias mas as coisas que se não veem são eternas, Deus quer que nos concentremos no futuro eterno que nos espera, essa é a vida que ele quer para nós.
Sim, e Jeová quer que nos concentremos no futuro, mas, enquanto isso, ele também nos ajuda a seguir em frente dia após dia porque, como menciona Lamentações 3:22, as demonstrações de misericórdia de Jeová nunca terminam e se renovam a cada manhã.
4. O que vamos analisar neste artigo?
Analisaremos alguns exemplos de servos fiéis de Jeová, tanto dos tempos bíblicos como de hoje. Isso nos permitirá ver que, quando surgirem problemas inesperados, podemos continuar a confiar que Jeová nos apoiará. Essa análise também nos permitirá meditar sobre o que teríamos feito se estivéssemos em situações semelhantes à deles e como essas histórias podem nos ajudar a tirar lições práticas para confirmar em Jeová.
Vamos analisar exemplos de fiéis servos de Jeová tanto dos tempos bíblicos quanto dos dias atuais que com certeza também passaram por problemas inesperados e confiaram em Jeová e seria importante nos perguntarmos o que fizemos naquele caso e como esses exemplos ajudam confiarmos mais em Jeová e nas lições que eles podem nos deixar como aprendizado.
EXEMPLOS DE TEMPOS BÍBLICOS
5. Que problemas Labão causou a Jacó? (Veja o desenho da capa.)
Labão enganou Jacó e se aproveitou dele também. Primeiro ele concordou em dar sua filha Raquel em casamento em troca de 7 anos de trabalho, mas quando chegou o dia de desistir de Raquel, ele enganou Jacó abrindo mão de sua filha mais velha Lia. Uma semana depois, ele concorda em entregar Raquel, mas em troca de mais 7 anos de trabalho de Jacob. Além disso, Jacó também teve que trabalhar mais 6 anos para o rebanho e como se isso não bastasse, Labão alterou seu salário em até 10 vezes.
Sim, certamente quando Jacob foi para PadanHaram ele não esperava que fosse enganado por Nabal porque desde que ele estava sendo obediente, seu pai disse a ele, lembre-se da promessa que foi feita ao seu avô, Jeová disse a ele que ele iria ser uma pessoa que Ele ia ter muitos descendentes, então Jacó disse, bem, eu vou procurar um casal lá onde eles servem a Jeová, mas quando ele chega é mais como se Labão lhe desse outra esposa, então ele sofre muitas injustiças de uma pessoa que ele adorava. a Jeová.
De fato, está registrado em Gênesis que o próprio Jacó diz a Labão que trabalho para você em sua casa há 20 anos, 14 para suas filhas e seis para seu rebanho. Se Jeová não tivesse visto por mim, você me enviaria com nada além de Jeová foi justo comigo, mas você não o reivindicou.
ILUSTRAÇÃO
Jacó está com sua família e seus servos. Dão água a um grande rebanho de ovelhas e cabras. Jacó trabalhou 20 anos para Labão, que se aproveitou dele. Durante esse tempo, Jeová abençoou Jacó. (Ver parágrafo 5).
6. Que outros problemas Jacó teve?
Jacó teve que lidar com uma família numerosa e com o fato de seus filhos não se darem bem, pois faziam coisas más aos olhos de Jeová. Por exemplo, venderam José como escravo, Simeão e Levi desonraram a família e o nome de Jeová. Sua esposa Rachel morreu ao dar à luz seu filho Benjamin e por causa de um longo período de fome, ele teve que ir morar no Egito quando já era muito velho.
Como sua família era muito grande, havia muitos membros, havia muitos problemas familiares, seus filhos nem sempre se davam bem, eles odiavam José, até o venderam, Simeão e Levi também fizeram uma grande matança e desonraram o nome da família , sua esposa a quem amava Morre, fica viúvo e também passou por uma fase e um período de fome que teve que mudar de residência mesmo já estando muito velho.
7. Como Jeová mostrou a Jacó que estava satisfeito com ele?
Jeová demonstrou isso por fazer com que Jacó passasse a ter muitos bens materiais, apesar dos enganos de Labão. Ele também mostrou a ela quando ela possibilitou que ela se reencontrasse com seu filho José depois de muitos anos. Além disso, concedeu-lhe a sua amizade e ajudou-o a suportar todas as provações que teve de passar durante a sua vida.
Sim, Jeová deixou claro para ele que estava feliz com ele porque vemos aqui que apesar das constantes decepções de Labão ele chegou a ter muitos bens materiais e tudo isso graças a Jeová, também depois de tantos anos ele se reuniu com seu filho José em que ele acreditava estar morto, então Jacó foi capaz de suportar todos aqueles jogos porque ele tinha uma fé forte e uma grande amizade com Jeová.
Se o próprio Jacó em Gênesis 32:10, podemos ver as palavras que ele expressou sobre a bondade de Jeová, disse que ele falou sobre o quão fiel ele tinha sido a Jacó e o amor leal que ele demonstrou a Jacó, então ele poderia realmente sentir e ver a mão de Jeová para com ele.
Da mesma forma, nós também podemos seguir o exemplo de Jacó e lidar com problemas inesperados se tivermos uma forte amizade com Jeová.
8. O que o rei Davi queria fazer?
O rei Davi queria de coração construir um templo para seu Deus.
1 Crônicas 17:1 menciona que Davi percebeu que enquanto vivia na luxuosa casa na Arca da Aliança de Jeová, ele estava reduzido a simples tendas de pano, então ele desejava sinceramente construir um templo para Jeová.
O rei Davi queria muito construir um templo para Jeová. Tanto que ele disse ao profeta Natã e ele lhe disse para fazer o que seu coração ditasse, porque o verdadeiro Deus estava com ele. Então podemos imaginar que ele imediatamente começou a planejar esse enorme projeto.
Foi interessante que Davi havia feito muitas coisas para a adoração de Jeová, ele havia colocado isso no alto e mesmo assim percebeu que em seu coração estava o grande desejo de que Jeová tivesse um lugar de adoração para que seu povo pudesse adorá-lo e quando ele Ele compartilhou com Natán Natán consentiu e o fez ver que poderia tornar isso verdade, porém, a decisão de Jeová seria diferente.
9. Como Davi reagiu quando suas expectativas não foram atendidas?
O parágrafo nos ajuda a entender o que mudou seus planos e na primeira crônicas 29 versículo 2 lá diz que ele não poupou esforços em fazer os preparativos para a casa de seu Deus.
Natan voltou com más notícias para David. Jeová havia dito a ele naquela mesma noite que seria um dos filhos de Davi quem construiria o templo. Mas David não desistiu, pelo contrário, continuou a trabalhar, apenas com uma mudança nos planos. Agora ele começou a levantar dinheiro e materiais para ajudar seu filho Salomão a realizar a construção do templo.
Davi aceitou de bom grado o que Jeová havia decidido. Você não vai construir o templo, mas seu filho vai construí-lo. Ele não se incomodou com aquela decisão de Jeová, mas não desistiu dos planos que tinha que fazer. ou, e como o registro já foi discutido, das crônicas no capítulo 29 1 a 5 mostra que ele deu dinheiro, mas também o versículo número 5 diz que ele convidou ou motivou outros a doar para a criação ou construção do templo de Jeová.
10. Como Jeová abençoou Davi?
Logo depois de lhe dizer que não seria ele quem construiria um templo para ele, Jeová o abençoou por fazer um pacto. Ele prometeu que um de seus descendentes reinaria para sempre. Então, quando Davi ressuscitar no novo mundo, ele ficará feliz em saber que seu descendente é Jesus, aquele Rei do reino milenar de Deus. Isso nos ensina que, embora nem sempre possamos fazer tudo o que gostaríamos para Jeová, nosso Deus pode nos dar bênçãos inesperadas.
Embora Davi não tenha construído o templo, Jeová o abençoou e fez um convênio com ele de que um de seus descendentes reinaria para sempre na Terra.
Como é bom pensar que esta benção de Jeová, aquele pacto que com certeza deixou a vida muito feliz ao ouvi-lo, se tornará uma grande alegria no milênio quando ele perceber que nosso Senhor Jesus Cristo Rei foi seu descendente, então como diz lá no o final do parágrafo que vai ser uma bênção inesperada para ele.
Também começo a pensar, por exemplo, em irmãos que muitas vezes colocam candidaturas, por exemplo, para betel ou para a escola de evangelizadores e simplesmente não as dão e pode ser como criar um conflito porque se pode dizer bem, mas se é algo bom que eu quero fazer para Jeová porque não foi aprovado, mas Davi é um bom exemplo de como podemos modificar nossos objetivos, permanecer espiritualmente ativos apesar disso e Jeová sempre nos abençoa.
Podemos aprender com esta história do rei Davi que diz aqui que mesmo que não possamos dar a Jeová tudo o que queremos, o que podemos ter certeza é que, visto que ele vê nosso esforço, ele sabe que queremos colocar em primeiro lugar o reino Jeová leva em conta de acordo com nossas circunstâncias, mas nós o damos de coração.
11. Que bênçãos os cristãos do primeiro século receberam, embora o Reino não viesse quando eles esperavam? (Atos 6:7).
Os cristãos do primeiro século enfrentaram muitas dificuldades inesperadas. E embora desejassem muito que o Reino chegasse, não sabiam quando isso aconteceria, por isso continuaram muito ativos na pregação. Jeová os abençoou por isso, a ponto de todos perceberem como as boas novas do Reino chegavam. mais e mais lugares. Atos 6:7 mostra que os discípulos continuaram a aumentar em Jerusalém e até mesmo um grande grupo de sacerdotes começou a aceitar a fé.
Como sabemos, no mesmo fato, registram-se as perseguições que tiveram as dificuldades e todos os contratempos que lhes foram apresentados justamente por causa da pregação e eles, com o anseio da vinda do reino como vemos, se fazem a pergunta quando virá esse reino? os que os perseguiam, então as bênçãos de Jeová se tornaram plenas diante de seu trabalho eles se sentiram satisfeitos e continuaram trabalhando com muito zelo como sabemos que está registrado na palavra de Deus.
12. O que os cristãos do primeiro século faziam durante uma época de fome?
Apesar de esta fome afetar toda a terra habitada e de os pais cristãos estarem preocupados porque não sabiam se conseguiriam sustentar a família e os jovens se perguntassem se deveriam adiar os planos de expandir seu ministério, no final tudo adaptaram-se e continuaram fazendo o melhor que podiam na pregação e compartilhando voluntariamente o que tinham com seus irmãos da Judéia.
Eles provavelmente estavam ansiosos para sustentar suas famílias ou para outros objetivos que pudessem ter. Eles não se concentraram no problema, mas agora se envolveram em fazer todo o possível para continuar pregando o máximo que pudessem e compartilhar o que tinham com os irmãos que estavam mais necessitados, tudo isso também nos ensina se temos uma expectativa sobre algo, esperamos o fim por muitos anos ou de repente vem uma situação econômica difícil, ao invés de lamentar a situação podemos tomar o exemplo desses cristãos concentrados na pregação e ajudando os outros irmãos e os problemas que vão nos ajudar a lidar com eles.
Se continuassem fazendo todo o possível na pregação e o que tinham repartiam segundo suas possibilidades.
Eles se ajustaram a essa situação e voluntariamente serviram a Jeová.
13. Que bênçãos os cristãos receberam durante o período de fome?
Durante o período de fome, os cristãos que receberam ajuda material puderam ver com seus próprios olhos que Jeová estava cuidando deles, o que fortaleceu sua fé e confiança nele. Além disso, aqueles que participaram de doações ou esforços humanitários ficaram felizes em poder ajudar seus irmãos necessitados.
Jeová nos garante que está ciente das necessidades que temos e se colocarmos a rainha em primeiro lugar as receberemos, neste caso não foi exceção pois esses irmãos sentiram o apoio de receber ajuda material e também se sentirem mais unidos aos irmãos, adaptaram-se também a estas novas circunstâncias que os tornaram mais felizes.
Sim, então tudo realmente beneficiou tanto aqueles que receberam a ajuda quanto aqueles que forneceram a ajuda de fato fatos 20:35 diz que há mais felicidade em dar do que receber e é isso que alguns desses cristãos receberam a bênção de Jeová e a satisfação de saber que eles estavam fazendo a coisa certa porque diz que aqueles que eram nações ou participavam de algum trabalho humanitário se sentiam muito felizes.
14. O que aconteceu com Barnabé e o apóstolo Paulo, e qual foi o resultado? (Atos 14:21, 22).
Eles estavam pregando em Listra. A princípio o povo o acolheu e o ouviu, mas depois alguns inimigos viraram o povo contra ele, então alguns apedrejaram Paulo a ponto de deixá-lo para morrer. No entanto, o resultado de tudo isso foi que Paulo e Barnabé foram para outro lugar para continuar pregando. Eles não apenas fizeram um bom número de discípulos, mas também fortaleceram seus irmãos com suas palavras e ações. Sem dúvida, isso foi uma bênção de Jeová por não ter desistido diante da perseguição.
Hoje, muitos de nós também sofremos com sua posição e perseguição. Portanto, essa história nos ensina que, se em vez de desistir nos adaptarmos às novas situações, Jeová nos abençoará por continuarmos a fazer tudo o que pudermos na obra que ele nos confiou.
Quando eles pregaram na região de Listra, a princípio o povo os recebeu bem e os ouviu, mas depois alguns inimigos viraram o povo contra eles a ponto de apedrejarem o apóstolo Paulo e o deixarem para morrer, apesar disso. eles não desistiram apesar da perseguição o que eles fizeram foi ir para outro lugar e continuar pregando e viram a benção de Jeová porque a Bíblia diz que eles fizeram um grande número de discípulos e fortaleceram os irmãos com suas palavras e seu exemplo.
Sim, devemos ter em mente que não foi uma situação difícil porque aqui diz que eles os apedrejaram e até os deixaram para morrer, então com certeza aquela situação poderia ter desanimado tanto Pablo quanto Barnabé, eles poderiam até ter você por suas vidas , mas isso não os impediu e as bênçãos não foram apenas para eles, mas também para os irmãos do primeiro século.
E podemos ver outro lembrete de que devemos nos adaptar às circunstâncias e não esperar que as circunstâncias sejam ideais para darmos o melhor a Jeová no caso de Barnabé e Paulo, eles realmente não sentaram e esperaram que tudo se acalmasse. para baixo, mas eles não desistiram e se agirmos da mesma forma, Jeová nos abençoará.
APRESENTAR EXEMPLOS
15. O que você aprendeu com o exemplo do irmão Alexander Macmillan?
Aprendo a não apressar ou adivinhar a data final deste sistema, para não ficar desapontado por não chegar logo. Como o irmão Macmillan, o que devo fazer é continuar a pregar com entusiasmo, encorajar meus irmãos, assistir às reuniões e aproveitar bem o tempo que resta.
A história do irmão Macmillan é um excelente exemplo, especialmente para os irmãos mais velhos ou para aqueles que esperam o fim deste sistema há muitos anos, porque eles podem ver que é benéfico para eles se envolverem intensamente nas coisas espirituais, em vez de pensarem angustiados que o fim não. não venha logo. O importante agora é fazer de tudo para manter forte a nossa fé e ajudar outras pessoas da mesma forma, enquanto continuamos esperando o Reino.
Se eu aprender a não desanimar, mesmo já suportando esse sistema de coisas há alguns anos, prefiro aproveitar ao máximo o meu tempo. Por exemplo, ele mencionou que o que o ajudou é pregar com entusiasmo , incentivando outros irmãos a não saírem de sua rotina cristã, e é exatamente isso que todos devemos fazer para não desanimar e assim aproveitar o tempo adorando a Jeová.
Além disso, a lição que me deixa é que devo lembrar que estou trabalhando de acordo com os tempos de Jeová, não no meu próprio tempo. Então, ao contrário, se eu quiser fazer algo, espere o tempo indicado que Jeová sabe o que é certo e, enquanto isso, mantenha-se ativo e feliz.
Além disso, posso aprender que enquanto chega a recompensa que Jeová prometeu a todos nós, devemos aumentar mais nossa fé nele, além de meu relacionamento pessoal com Jeová, porque senão, se o tempo passar e as expectativas não forem atendidas, posso desanimar, mas se minha fé for forte se ficar nesse estado porque sem dúvida chegarei ao fim dos tempos.
16. Que problema inesperado o irmão Jennings e sua esposa enfrentaram? (Tiago 4:14).
Ele e sua esposa estavam muito felizes em ser missionários, mas algum tempo depois ele foi diagnosticado com uma doença mental, o irmão descreveu aquela situação como uma manhã que ele não esperava.
O irmão Jennings enfrentou um inesperado problema de saúde enquanto servia alegremente com sua esposa como missionário em Gana. Eles o diagnosticaram com uma doença mental, para a qual tiveram que retornar ao Canadá para receber tratamento médico. Mesmo nessas circunstâncias difíceis, Jeová ajudou a nós dois para que pudéssemos continuar a servi-lo.
Essa experiência nos mostra que os servos fiéis de Jeová não estão isentos de sofrer as calamidades deste sistema. No caso, foi uma doença repentina que mudou rapidamente essas coisas ao longo da vida desses irmãos. Por isso, Tiago 4:14 diz: eles não sabem como será sua vida amanhã.Como vemos, uma mudança drástica pode acontecer a qualquer momento. Mas esta história também nos mostra como é importante a nossa forma de reagir para não cair na frustração e no desânimo.
17. Como o exemplo do irmão Jennings ajudou outros cristãos?
Uma irmã conta que ler a biografia do irmão Jennings e como ele teve que abrir mão de seu privilégio para cuidar de sua saúde a levou a abordar sua situação de maneira mais equilibrada. Enquanto outro irmão conta que, depois de servir por mais de 10 anos como ancião da congregação, foi forçado a renunciar devido a uma doença mental. Ele diz que se sentiu tão malsucedido que foi deprimente ler as biografias, a perseverança do irmão o fortaleceu.
Aprendemos com o exemplo do irmão Jennings que, se suportarmos os problemas que surgem inesperadamente, podemos nos tornar um exemplo de fé e perseverança para os outros. Por outro lado, esta experiência ensina-nos que se devido a uma mudança de circunstâncias já não podemos fazer muito no serviço, não devemos sentir-nos inúteis ou frustrados. Assim como Davi quando foi informado de que não seria ele quem construiria o templo, nós apenas temos que mudar de planos e continuar a servir a Jeová com entusiasmo conforme nossas novas circunstâncias nos permitirem.
Aqui no parágrafo eles nos dão dois exemplos: o primeiro é o da irmã que ficou tão comovida que a ajudou a enfrentar sua situação de maneira mais equilibrada e o outro é um irmão que serviu como ancião em quem sua experiência fortaleceu ele, diz. Chegou um momento em que ler aquelas biografias o deprimia, mas a do irmão Jennings o fortaleceu.
Esses dois exemplos e muitos mais que vimos devem nos motivar a perseverar porque os problemas podem nos surpreender. Não sabemos bem o que pode acontecer, como disse Santiago, então se não podemos ter a vida que queremos, podemos também, com nosso exemplo, seja para outros que também exercem fé e perseverança enquanto vemos o fim deste sistema.
Em todos os exemplos que vimos, os irmãos sempre focam em continuar trabalhando e em ser fiéis, então aqui aprendemos que não é nossa vulnerabilidade que ajuda os outros, mas nossa fidelidade.
18. O que podemos aprender do exemplo de uma irmã viúva na Nigéria? (Veja as fotos que encenam esta experiência).
Aprendemos que devemos confiar em Jeová e que devemos transmitir essa confiança aos que estão ao nosso redor para fortalecê-los na fé e para que também aprendam a confiar em Jeová. Outra lição que aprendemos é meditar nas histórias da Bíblia que descrevem problemas ou circunstâncias semelhantes pelas quais estamos passando e ver como Jeová ajudou esses personagens a nos fortalecer e nos ajudar a perseverar e ter a convicção de que Jeová intervirá para nos ajudar.
Aprendemos que quem confia em Jeová não fica desapontado. Essa irmã ensinou à filha que deveriam imitar o exemplo da viúva de Sarepta e confiar em Jeová. Então vemos como Jeová reagiu a essa confiança imediatamente por meio dos irmãos que lhes trouxeram um pacote de suprimentos da Relief com alimentos para mais de duas semanas. Agora esta irmã e sua filha se sentem mais próximas de Jeová.
Bem, aprendemos um grande testemunho de fé e confiança em Jeová, como é o caso da irmã que só tinha uma xícara de arroz para aquele dia de provisões após a pandemia e as situações que ela teve que viver, então a menina perguntou ela O que vamos comer depois disso, mãe, bem, ela diz que vamos esperar em Jeová, eles não terminaram de pensar nisso tudo, chegamos irmãos com um suprimento que era para mais de duas semanas, que me ensina que Jeová está sempre cuidando de nós, cuidando de nós porque ele é nosso pai amoroso.
Sim, irmão, a história dos primeiros reis 17:8 a 16, isso nos faz pensar como a irmã foi fortalecida naquele episódio do passado onde a viúva de sarepta também não tinha o que comer e como Jeová abençoou sua lealdade, como com a irmã deste exemplo.
Foi nesse momento que eles, principalmente ela, a mãe, perceberam que Jeová havia ouvido suas orações porque, justamente como a primeira de Pedro diz, este cinco, seis e sete em 7 principalmente diz que enquanto lançavam sobre ele todas as suas preocupações, então Com certeza ela estava muito preocupada com a situação difícil pela qual passava, mas problemas inesperados, como ela disse, podem fazer com que nos sintamos mais próximos de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Imagens de uma mãe e sua filha, que enfrentam problemas econômicos: 1. Uma mãe e sua filha comem a pouca comida que têm sentadas do lado de fora de sua humilde casa. 2. Eles ficam muito felizes quando recebem um pacote de suprimentos de emergência. Se confiarmos em Jeová, problemas inesperados podem fazer com que nos sintamos mais próximos dele. (Ver parágrafo 18).
19. Com o que Alexei Yershov teve que lidar?
O irmão teve que enfrentar perseguição na Rússia. Em 2020, agentes invadiram sua casa, revistaram e confiscaram muitos de seus pertences. Como se não bastasse, meses depois foram feitas acusações criminais contra ele, com base em vídeos gravados por uma pessoa que por mais de um ano fingiu ter interesse em estudar a Bíblia.
Sim, em 2020 invadiram a casa de seu irmão, revistaram-no e confiscaram muitos de seus pertences, depois as autoridades abriram processo criminal contra ele e o pior foi que ele sofreu uma tremenda traição de uma pessoa que por um ano fingiu ser interessado em estudar a Bíblia e foi ele quem deu os vídeos para serem acusados.
20. O que o irmão Yershov fez para fortalecer sua amizade com Jeová?
Ele começou a orar com mais frequência. Ele e sua esposa também começaram a meditar nos exemplos da Bíblia e a estudar a Bíblia para vencer o desânimo, ter mais experiência e a confiança de que Jeová pode ajudá-lo.
O irmão e sua esposa costumam orar juntos. Ele sabe que sem a ajuda de Jeová seria difícil lidar com essa situação. Estude também a Bíblia para combater o desânimo e medite no exemplo de servos fiéis do passado. Além disso, ele permanece calmo e confia em Jeová.
21. O que aprendemos neste artigo?
Aprendemos que, embora a vida neste sistema possa ser imprevisível, se confiarmos em Jeová, Ele sempre estará pronto para nos ajudar, como diz o Salmo 34:19. Portanto, não devemos nos concentrar nos problemas, mas no poder de Jeová para nos sustentar apenas como fez o apóstolo Paulo, de acordo com Filipenses 4:13.
Sim, embora a vida neste sistema possa ser essencial se confiarmos em Jeová, ele sempre estará pronto para nos ajudar, como você menciona em Salmos 34:19, onde ele diz que há muitas dificuldades para o justo, mas Jeová libertou todos deles.
Por outro lado, fomos ajudados a não focar nas dificuldades, mas a pensar e perceber o poder que Jeová tem de nos sustentar e aqui cabe bem as palavras do apóstolo Paulo. eu poder.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como Jeová nos ajuda a ter um conceito realista sobre a vida neste sistema?
Jeová nos ajuda a ter um ponto de vista realista por nos lembrar que, embora possamos encontrar felicidade em servi-lo, isso não significa que estaremos livres de problemas. Ele nos encoraja a focar no futuro eterno que nos espera, ao invés de esperar por uma vida perfeita aqui e agora. Jeová nos apóia dia após dia, mostrando-nos que sua misericórdia se renova a cada manhã e que podemos confiar nele para prover o que precisamos.
Também nos dá exemplos de servos fiéis, tanto do passado como do presente, que enfrentaram dificuldades e provações, mas encontraram consolo e esperança por confiar em Jeová em meio à adversidade.
Sim, como vimos como servos de Jeová não estamos isentos de passar por dificuldades no Salmo 34:19 vimos que o justo passa por dificuldades mas Jeová nos livra delas Jeová nos ajuda a ter um ponto de vista realista da vida neste sistema, mas ele quer que nos concentremos no futuro eterno que nos espera e nos ajuda a seguir em frente a cada dia.
O que Jeová fez para apoiar seus servos fiéis nos tempos bíblicos?
Vimos o exemplo de Jacó porque, apesar das mudanças nas circunstâncias, ele nunca perdeu a fé em Jeová ou em suas promessas e a prova disso é que Jeová o estava abençoando durante toda a sua vida.
Jeová apoiou seus servos fiéis nos tempos bíblicos de várias maneiras. Por exemplo, ele concedeu bênçãos materiais a Jacó, apesar das dificuldades que enfrentou. Ele também intercedeu em situações difíceis, como a recuperação de José para Jacó. Jeová encorajou Davi por prometer um reinado eterno para um de seus descendentes.
Além disso, abençoou a obra dos primeiros cristãos, fortalecendo-os na fé e recompensando-os pela fidelidade. Em cada caso, Jeová demonstrou seu amor, cuidado e apoio a seus servos fiéis, ajudando-os assim a manter a fé e a esperança em meio à adversidade.
Sim, a do rei Davi, pois ele queria construir um templo para Jeová, porém, Jeová através do profeta Natã disse a ele que não seria verdade que ele realizaria aquela obra, mas isso não significa que ele com isso removeu A bênção de Davi, mas quem lhe assegurou que seria por meio de sua descendência que isso aconteceria. Sim, o exemplo de Paulo e Barnabé também foi um exemplo de como Jeová transformou algo triste em algo muito bonito porque, embora fossem apedrejados e maltratados por outras pessoas, outras pessoas sinceras notaram seu exemplo e foram atraídas para servir a Jeová. fidelidade então Jeová fez tudo isso.
Como Jeová tem ajudado seus servos em nossos dias?
Jeová tem ajudado seus servos em nossos dias de muitas maneiras. No artigo mencionado acima, são apresentados vários exemplos de irmãos que enfrentaram dificuldades inesperadas, como doenças graves, perda de emprego e problemas familiares, mas que encontraram consolo e esperança em meio à adversidade por confiar em Jeová.
Se for o caso do irmão MacMilan, que é aproveitar o tempo enquanto esperamos, todos queremos que chegue o reino mas vamos cuidar de fortalecer a nossa fé e fortalecer a fé dos outros, esperando com paciência porque os tempos de Jeová não são o mesmo que o nosso, então vamos aproveitar o tempo que temos.
Aquele da nossa irmã da Nigéria em que gostei muito de como podemos transformar problemas inesperados naquelas ferramentas que nos aproximam de Jeová.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário