TEXTO DIÁRIO, Sábado de hoje, 13 de maio de 2023, ó Senhor, meu coração não é arrogante nem aspiro a coisas grandes demais (Sl 131:1).
TEXTO DIÁRIO, sábado, 13 de maio de 2023, Ó Senhor, meu coração não é arrogante nem aspiro a coisas grandes demais (Sl 131:1).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023
sábado 13 de maio
Oh, Jeová, meu coração não é arrogante nem aspiro a coisas grandes demais (Sl 131:1).
Os pais não devem comparar um filho com outro ou pedir mais do que podem dar. Comparações negativas e exigências irracionais podem causar muita frustração a uma criança (Efésios 6:4). Uma irmã chamada Sachiko disse: “Minha mãe queria que minhas notas fossem perfeitas, mas isso era impossível. Embora eu tenha terminado a escola anos atrás, às vezes penso que não importa o quanto eu faça, parecerá pouco para Jeová.” O rei Davi disse: "Não aspiro a coisas grandes demais ou que estão além do meu alcance." Graças à sua humildade e modéstia, ele se sentia “tranquilo e tranquilo” (Sl 131:2). Isso ensina aos pais que eles podem ser humildes e modestos não apenas no que esperam de si mesmos, mas também no que esperam de seus filhos. Eles devem levar em consideração seus pontos fortes e fracos ao estabelecer metas para que seus filhos se sintam bem consigo mesmos. w21.07 21 pars. 5, 6.
Como o marido pode honrar sua esposa?
Maridos cristãos devem honrar suas esposas (1 Pedro 3:7). Isso significa que eles devem dar atenção especial a ela e tratá-la com respeito. Como eles podem fazer isso? Mostrando a ela que a valorizam, não pedindo mais do que ela pode dar e, claro, não a comparando com outras mulheres. Que efeito essas comparações podem ter? Vejamos o caso de uma irmã chamada Rosa. Seu marido, que não é Testemunha de Jeová, costuma compará-la a outras mulheres. Com suas palavras cruéis, ela não apenas destruiu a autoestima de Rosa, mas também a fez duvidar se alguém realmente a ama. Ela diz: “Preciso ser constantemente lembrada de que Jeová me valoriza.” Em vez disso, os maridos cristãos honram a esposa, sabendo que é assim que eles cuidam de seu relacionamento com ela e com Jeová.c
Maridos que honram suas esposas falam bem dela, dizem que a amam e a parabenizam (Provérbios 31:28). Foi o que o marido de Katerina, mencionado no artigo anterior, fez para ajudá-la a melhorar sua auto-estima. Quando Katerina era pequena, sua mãe a desprezava e frequentemente a comparava a outras meninas, incluindo suas amigas. Então Katerina começou a se comparar com os outros, mesmo depois de saber a verdade. Mas seu marido a ajudou a combater essa tendência e a ter uma opinião mais razoável sobre si mesma. Ela diz: “Meu marido me ama, me elogia pelas coisas boas que faço e ora por mim. Também me lembra das belas qualidades de Jeová e me ajuda a corrigir meus pensamentos negativos.”
Como os anciãos ajudaram uma irmã que tendia a se comparar com os outros?
Como os idosos podem ajudar aqueles que tendem a se comparar com os outros? Vejamos a experiência de uma irmã chamada Hanuni, que em sua infância quase nunca ouvia que havia feito algo certo. Ela diz: “Eu era tímida e achava que as outras crianças eram melhores do que eu. Desde que me lembro, sempre me comparei com outras pessoas." Mesmo depois de se tornar Testemunha de Jeová, Hanuni continuou a se comparar com os outros, e isso a fez sentir que contribuía pouco para a congregação. Mas agora ela é uma pioneira feliz. O que te ajudou a mudar?
Hanuni conta que recebeu a ajuda e o carinho dos mais velhos. Eles garantiram a ela que confiavam nela e a parabenizaram por seu bom exemplo. Hanuni conta: “Às vezes, os élderes me pediam para encorajar algumas irmãs que precisavam de ajuda. Isso me fez sentir que a congregação precisava de mim. Lembro-me dos anciãos me agradecendo carinhosamente por encorajar algumas irmãs mais novas, e depois leram para mim 1 Tessalonicenses 1:2, 3. Aquilo tocou meu coração. Graças em grande parte a esses excelentes pastores, agora sei que tenho um lugar valioso na organização de Jeová.”
Como podemos ajudar “os esmagados” mencionados em Isaías 57:15?
(Leia Isaías 57:15.) Jeová se preocupa muito com “os esmagados”. Todos nós, não apenas os idosos, podemos encorajar nossos queridos irmãos e irmãs que se sentem assim. Uma maneira de fazer isso é mostrar interesse sincero por eles. Jeová quer que mostremos a eles o quanto ele ama suas ovelhas (Provérbios 19:17). Outra maneira de ajudá-los é ser humilde e modesto. Não chamamos atenção para nós mesmos porque não queremos despertar inveja. Preferimos usar nossas habilidades e conhecimento para encorajar uns aos outros (1 Pe 4:10, 11).
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário