TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, terça-feira, 23 de maio de 2023, Se temos comida e roupa, contentemo-nos com isso (1 Timóteo 6:8).
TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, terça-feira, 23 de maio de 2023, Se temos comida e roupa, contentemo-nos com isso (1 Timóteo 6:8).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023
terça-feira, 23 de maio
Se temos comida e roupa, contentemo-nos com isso (1 Tm 6:8).
O que Paulo quis dizer com essas palavras é que devemos nos contentar com o que temos no sentido material (Fp 4:12). O bem mais valioso que temos é nossa amizade com Deus, não as coisas materiais (Hab. 3:17, 18). Vejamos o que Moisés disse aos israelitas depois de terem passado 40 anos no deserto: “O Senhor, seu Deus, os abençoou em tudo o que vocês fizeram. […] Durante estes 40 anos Jeová, seu Deus, esteve com você e nada lhe faltou” (Dt 2:7). Durante esses 40 anos, Jeová deu-lhes o maná como alimento. E suas vestes, as mesmas com que haviam saído do Egito, nunca se desgastaram (Dt 8:3, 4). Jeová ficará feliz se aprendermos a nos contentar com o que temos, ou seja, se dermos valor até às menores coisas que ele nos dá, encarando-as como uma bênção e agradecendo-as. w22.01 5 parágrafos 10,
TENHAMOS CERTEZA DE QUE JEOVÁ CUIDARÁ DE NÓS
Como sabemos que Davi confiava em Jeová e não em si mesmo?
Davi sabia que Jeová é leal e se importa muito com aqueles que o amam. Embora sua vida estivesse em perigo quando ele compôs o Salmo 34, sua fé era tão forte que ele sentiu como se o anjo de Jeová estivesse acampando ao seu redor (Sl 34:7). Aparentemente, Davi comparou o anjo de Jeová a um soldado que estava acampado, muito alerta caso o inimigo aparecesse. Embora Davi fosse um poderoso guerreiro e Jeová tivesse prometido a ele que se tornaria rei, ele não confiava em sua habilidade de atirar uma pedra ou usar uma espada para derrotar seus inimigos (1 Sam. 16:13; 24:12). Em vez disso, ele confiou em Deus e que seu anjo resgata aqueles que o temem. Claro, não esperamos que hoje seremos protegidos de forma milagrosa. Mas o que sabemos é que nenhum servo de Deus que confia nele sofrerá dano permanente.
Quando Gog de Magog lançar seu ataque, por que parecerá que somos alvos fáceis, mas por que não teremos medo?
No futuro próximo, nossa confiança na capacidade de Jeová de nos proteger será testada. Quando Gog de Magog, uma coalizão ou grupo de nações, nos ataca, podemos pensar que isso acabará com nossas vidas. Então teremos de estar convencidos de que Jeová pode e vai nos livrar. Para as nações seremos como ovelhas indefesas que não têm quem as proteja (Ezequiel 38:10-12). Eles vão pensar que somos um alvo fácil, porque não temos armas ou treinamento para a guerra. Eles não verão o que veremos com os olhos da fé: um exército de anjos acampados ao redor do povo de Deus prontos para nos defender. Como as nações poderiam ver isso, se não tivessem fé em Jeová? Que surpresa eles terão quando os exércitos do céu vierem em socorro! (Ap. 19:11, 14, 15).
O que devemos fazer agora para nos prepararmos para o futuro?
O que podemos fazer agora para nos prepararmos para o futuro? Primeiro, devemos ter o bom senso sobre as coisas materiais e lembrar que um dia teremos que deixar tudo para trás. Além disso, devemos nos contentar com o necessário e nos sentir muito felizes por sermos amigos de Jeová. Quanto melhor conhecermos nosso Deus, mais convencidos estaremos de que ele pode nos proteger quando Gog de Magog nos atacar.
Que experiências passadas ensinaram a Davi que Jeová nunca o decepcionaria?
Vamos ver o que mais ajudou David a lidar com as provações. Ele disse: “Provem e vejam que Jeová é bom; feliz é o homem que nele se refugia” (Salmos 34:8). Essas palavras nos revelam por que Davi sabia que podia contar com o apoio de Jeová. Ele sempre se apoiou em seu Deus e nunca falhou com ele. Quando jovem, Davi confrontou um gigante guerreiro filisteu chamado Golias e lhe disse: “Hoje mesmo o Senhor o entregará em minhas mãos” (1 Sam. 17:46). Mais tarde, quando estava a serviço do rei Saul, tentou várias vezes matá-lo, mas “o Senhor era com Davi” (1 Sam. 18:12). Tendo visto a mão de Jeová no passado, ele sabia que continuaria a ajudá-lo agora. Isso por si só pode nos ajudar a nos preparar para os testes.
De que maneiras podemos provar que Jeová é bom?
Quanto mais buscarmos a orientação de Jeová agora, mais confiantes ficaremos de que ele nos ajudará no futuro. Por exemplo, devemos ter fé e confiança em Jeová para pedir ao nosso patrão que nos dê tempo livre para ir a uma assembléia ou pedir que ele faça mudanças em nossa programação para que possamos ir a todas as reuniões e pregar mais. Vamos imaginar que nosso pedido seja negado e perdemos o emprego. Temos fé que Jeová nunca nos deixará e nunca nos abandonará e que sempre nos dará as coisas de que precisamos? (Hb 13:5). Muitos irmãos no serviço de tempo integral podem contar como Jeová os ajudou quando mais precisaram. Jeová é fiel.
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário