TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quinta-feira, 25 de maio de 2023, Deus nunca comete injustiça (Deut. 32:4).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quinta-feira, 25 de maio de 2023,  Deus nunca comete injustiça (Deut. 32:4).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

quinta-feira, 25 de maio

Deus nunca comete injustiça (Deuteronômio 32:4).

Visto que Deus nos fez à sua imagem, não gostamos da injustiça (Gn 1:26). Mas, por sermos imperfeitos, podemos errar ao julgar, mesmo quando pensamos ter todas as informações. Lembremos, por exemplo, o que aconteceu com Jonas. Ele ficou muito irado quando Jeová decidiu mostrar misericórdia ao povo de Nínive (Jn 3:10-4:1). No entanto, graças à decisão de Jeová, mais de 120.000 ninivitas foram salvos. No final, foi Jonas quem estava errado, não Jeová. Deus não deve explicações aos seres humanos. É verdade que no passado Jeová permitia que alguns de seus servos opinassem nas decisões que ele havia tomado ou iria tomar (Gên. 18:25; Jn. 4:2, 3). E às vezes explicava por que havia tomado determinada decisão (Jon. 4:10, 11). Mas ele não precisa de nós para dar-lhe sinal verde para fazer qualquer coisa, nem antes nem depois de fazê-lo (Is. 40:13, 14; 55:9). w22.02 3, 4 pars. 5, 6.

CONFIAMOS EM JEOVÁ QUANDO RECEBEMOS INSTRUÇÕES

Em quem podemos achar difícil confiar, e por quê?

Certamente estamos convencidos de que Jeová sempre faz a coisa certa. Mas podemos ter dificuldade em confiar em seus representantes aqui na Terra. Podemos nos perguntar se eles estão fazendo as coisas do jeito de Jeová ou do jeito deles. Isso pode ter acontecido com algumas pessoas nos tempos bíblicos. Considere os exemplos do parágrafo 3. Um membro da família do homem que quebrou a lei do sábado deve ter se perguntado se Moisés consultou a Jeová antes de a sentença ser pronunciada. Algo semelhante poderia ter acontecido com um amigo de Urias, o heteu. Davi havia cometido adultério com a esposa de Urias, e esse amigo pode ter se perguntado se Davi havia se aproveitado de sua posição como rei para escapar do castigo que merecia. A realidade é esta: não podemos dizer que confiamos em Jeová se não confiarmos em seus representantes na terra,

Que semelhança há entre o que é mencionado em Atos 16:4, 5 e o modo de funcionamento da congregação hoje?

Hoje, Jeová usa o “escravo fiel e prudente” para dirigir a parte terrena de sua organização (Mt 24:45). Assim como o corpo governante do primeiro século, esse escravo dirige a obra mundial e dá instruções aos anciãos das congregações. — Leia Atos 16:4, 5. E os anciãos cuidam de que essas instruções sejam seguidas nas congregações. Por seguirmos as instruções da organização e dos anciãos, mostramos que confiamos no jeito de Jeová fazer as coisas.

Em que caso podemos achar difícil apoiar as decisões dos anciãos, e por quê?

Às vezes, podemos achar difícil apoiar as decisões dos anciãos. Por exemplo, nos últimos anos, muitas congregações e circuitos foram reorganizados. Em alguns casos, para aproveitar melhor o espaço do Salão do Reino, os anciãos pediram a alguns publicadores que mudassem de congregação. Se isso acontecesse conosco, seria difícil para nós deixar nossa família e amigos. Jeová diz aos anciãos para onde cada publicador deve ir? Não. E talvez por isso seja difícil para nós seguir as instruções que eles nos dão. Mas Jeová confia em suas decisões, e nós também devemos.

De acordo com Hebreus 13:17, por que devemos sustentar os idosos?

Por que devemos apoiar as decisões dos mais velhos mesmo quando não gostamos deles? Porque quando o fazemos, mantemos a unidade do povo de Deus (Ef 4:2, 3). Além disso, a congregação se beneficia quando todos somos humildes e aceitamos as decisões dos anciãos (ver Hebreus 13:17). Mais importante, porque é assim que mostramos a Jeová que confiamos nele, pois ele designou os anciãos para cuidar de nós (Atos 20:28).

O que pode nos ajudar a confiar mais na orientação dos anciãos?

O que pode nos ajudar a confiar mais na orientação dos anciãos? Lembre-se de que eles pedem espírito santo a Jeová quando vão tomar decisões relacionadas à congregação. Eles também levam em consideração os princípios bíblicos e as instruções da organização. Eles desejam sinceramente agradar a Jeová e dar o melhor cuidado possível aos irmãos. Esses homens fiéis sabem que Deus os responsabilizará pela maneira como fazem seu trabalho (1 Pedro 5:2, 3). Considere o seguinte: em um mundo dividido por racismo, religião e política, permanecemos juntos servindo ao único Deus verdadeiro. Esta é uma prova clara de que Jeová abençoa sua organização

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários