TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quarta-feira, 17 de maio de 2023, tomem seus lugares, fiquem quietos e vejam como Jeová os salva (2 Crônicas 20:17).
TEXTO DIÁRIO, Hoje, quarta-feira, 17 de maio, tomem seus lugares, fiquem quietos e vejam como Jeová os salva (2 Crônicas 20:17).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023
Quarta-feira, 17 de maio
Tomem seus lugares, fiquem quietos e vejam como Jeová os salva (2 Crônicas 20:17).
O rei Josafá se deparou com uma situação muito difícil. Ele, sua família e o povo foram ameaçados por um enorme exército de homens de Amon, Moabe e da região montanhosa de Seir (2 Crônicas 20:1, 2). O que Jeosafá fez? Ele pediu ajuda e força a Jeová. Sua humilde oração, encontrada em 2 Crônicas 20:5-12, revela o quanto ele confiava em seu amoroso Pai celestial. Jeová lhe respondeu por meio de um levita chamado Jaaziel, que lhe contou as palavras do texto de hoje. Confiando totalmente em seu Deus, Josafá obedeceu. Quando o rei e o povo saíram ao encontro de seus inimigos, ele colocou na linha de frente não seus melhores soldados, mas homens desarmados que iam cantando. Como Jeová havia prometido a Jeosafá, ele derrotou o exército inimigo (2 Crônicas 20:18-23). w21.11 15, 16 pars. 6, 7.
O que os maridos podem aprender com o exemplo de Josafá?
Maridos, o que vocês podem aprender com o exemplo de Josafá? Você é responsável pelo bem-estar de sua família, por isso se esforça para dar a ela o apoio e a proteção de que ela precisa. Então, quando os problemas surgem, você pode pensar que pode resolvê-los sozinho. Mas não se deixe levar pela tendência de confiar em sua própria força. Em vez disso, ore em particular a Jeová e peça sua ajuda. Ore também de coração com sua esposa. Busque a orientação de Jeová por estudar sua Palavra e as publicações que sua organização nos dá, e aplique os conselhos que encontrar. Algumas pessoas podem discordar de você tomar decisões com base na Bíblia e podem até dizer que é tolice fazer isso. Eles podem dizer que a melhor proteção para sua família é dinheiro e coisas materiais. Mas lembre-se do exemplo de Jeosafá, que confiou em Jeová e demonstrou isso com ações. Jeová não abandonou esse homem leal e nem vai abandonar você (Sl 37:28; Hb 13:5). E os casamentos? O que eles podem fazer para ter uma vida feliz?
O que se pode dizer do profeta Isaías e sua esposa?
Isaías e sua esposa concentravam a vida em servir a Jeová. Ele era um profeta e ela pode ter feito um trabalho semelhante, pois na Bíblia ela é chamada de "a profetisa" (Is. 8:1-4). Para esse casal, adorar a Jeová era o mais importante. Sem dúvida, Isaías e sua esposa são um excelente exemplo de casamento hoje.
Para fortalecer o desejo de fazer o melhor no serviço de Jeová, por que é bom que os casais estudem as profecias bíblicas?
Como os casados podem seguir o exemplo de Isaías e sua esposa? Fazendo todo o possível em seu serviço a Jeová. Para fortalecer sua fé em Deus, eles podem estudar juntos as profecias da Bíblia e ver como elas sempre se cumprem (Tito 1:2).c Eles podem meditar sobre como participar do cumprimento de algumas profecias bíblicas, como a que Jesus disse que as boas novas seriam pregadas em toda a terra antes que chegasse o fim (Mt 24:14). Quanto mais um casal estiver convencido de que as profecias bíblicas estão sendo cumpridas, mais determinados estarão a fazer o melhor no serviço de Jeová.
O que Priscila e Áquila conseguiram fazer, e por quê?
Casais jovens podem se beneficiar do exemplo de Priscila e Áquila, um casal judeu que morava na cidade de Roma. Eles ouviram as boas novas sobre Jesus e se tornaram cristãos. Certamente eles estavam felizes com a vida que levavam. Mas então tudo mudou inesperadamente quando o imperador Claudius ordenou que os judeus deixassem Roma. Vamos pensar no que isso significou para Áquila e Priscila. Eles tiveram que deixar o ambiente que conheciam, encontrar um novo lugar para morar e montar sua loja em outra cidade. Essa mudança em sua vida colocou os interesses do Reino em segundo plano? Com certeza sabemos a resposta. Já em Corinto, Priscila e Áquila se empenharam em ajudar a congregação e colaboraram com o apóstolo Paulo para fortalecer os irmãos. Com o tempo, eles se mudaram para outras cidades onde mais ajuda era necessária para pregar (Atos 18:18-21; Romanos 16:3-5). Que vida ocupada e feliz eles devem ter tido!
Por que os casados devem estabelecer alvos espirituais?
Os casais de nossos dias podem seguir o exemplo de Priscila e Áquila, colocando em primeiro lugar os interesses do Reino. O melhor momento para falar sobre objetivos de vida é durante o namoro. Quando um casal estabelece metas definidas em seu serviço a Jeová e se esforça para alcançá-las, eles têm mais oportunidades de ver o espírito santo em ação (Ecl. 4:9, 12). Vejamos o caso de Russell e Elizabeth. Russell diz: "Quando estávamos namorando, conversávamos especificamente sobre nossos objetivos espirituais". Elizabeth acrescenta: "Conversamos sobre isso para que, quando chegasse a hora de tomar certas decisões, elas não nos impedissem de atingir nossos objetivos". Suas circunstâncias permitiram que se mudassem para a Micronésia para servir onde precisavam de ajuda para pregar.
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário