TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 29 de maio a 4 de junho de 2023, "Você pode ser leal a Jeová mesmo que seus pais não o sejam", Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 29 de maio a 4 de junho de 2023, "Você pode ser leal a Jeová mesmo que seus pais não o sejam", Discurso Preparado.
“Você pode ser leal a Jeová mesmo que seus pais não o sejam” (10 min)
A grande maioria de nós já ouviu a expressão tal pai, tal filho, e quase sempre a aplicação que se faz é, assim como é um pai ou uma mãe, assim serão os filhos.
Prova disso é que, quando se é pequeno, não é verdade que os nossos pais penteiam os nossos cabelos de acordo com o modo como são penteados, vestem-nos de acordo com os seus gostos, nunca nos pedem a nossa opinião, se gostamos da cor ou não. porque nós somos muito pequeninos, eles tomam as decisões e quando ficamos mais velhos, você já não ouviu a expressão: Ande igual a sua mãe ou fale igual ao seu pai, faça os mesmos gestos que ele.
No entanto, à medida que o filho ou a filha cresce em idade e maturidade física e mental, eles tomam suas próprias decisões. E começam a mudar os gostos pela moda, pela música ou talvez até pela profissão. E também vamos aplicar isso no campo espiritual.
Portanto, nesta seção de tesouros da Bíblia temos o tema: "Você pode ser leal, mesmo que seus pais não o sejam." E vejamos um dos muitos exemplos bíblicos de jovens ou crianças que não fizeram o mesmo que seus pais. Vamos falar aqui, o que seria o bastão. E Ezequias isso seria a lasca. E vamos tentar dar-lhe a aplicação para os nossos dias. Vamos ver como era aquele pai ou aquela vara chamada Acaz. Se olharmos em duas crônicas 28:1, diz assim:.
VAMOS LER 2 CRÔNICAS 28:1.
Acaz tinha 20 anos quando se tornou rei e reinou 16 anos em Jerusalém. Ele não fez o que era reto aos olhos de Jeová, como havia feito seu antepassado Davi.
Então podemos dizer que um jovem criou um filho. Agora algo interessante é que Ezequias já era nascido quando Acaz se tornou rei, Ezequias tinha possivelmente 8 anos. Ou seja, ele concebeu aqui quando tinha aproximadamente 12 anos. Então era uma criança criando outra criança.
Estamos pensando que os costumes, características ou modelo era muito apegado porque normalmente um menino de 12 anos criaria seu irmão recém nascido, ele passa automaticamente todas as suas características e costumes, pois o menino imita o mais velho. Assim, a vara, por assim dizer, de Acaz, foi muito forte em termos do exemplo que ele deu a Ezequias. Mas o mesmo versículo 28 diz que Acaz não fez o que era certo aos olhos de Jeová.
Este jovem rei Acaz era tão depravado que promoveu a adoração de falsos deuses em todo o seu povo a quem ele liderava. Chegou mesmo a queimar vivo um dos seus filhos para nos oferecer a um deus pagão. Mentalmente eu estava errado e espiritualmente para não falar.
Você pode imaginar Ezequias, com um pai desses?Com um pau desses, ele pode ser um chip ruim. Mas que personalidade tinha Ezequias quando se tornou rei? Vejamos, por favor, em 2 Crônicas 29:1-3.
VAMOS LER 2 CRÔNICAS 29:1-3.
Ezequias tornou-se rei aos 25 anos de idade e reinou 29 anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Abias, filha de Zacarias. 2 Ele fez o que era certo aos olhos de Jeová, assim como seu antepassado Davi havia feito. 3 No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do Senhor e as reparou.
Vemos aqui, uma lasca que não tinha nada a ver com o bastão. Um oposto polar, Ezequias de 25 anos, quando começou a governar e seu pai morreu com aproximadamente 36 anos de idade. Então eram mesmo dois jovens que viviam quase ao mesmo tempo e tinham muito para absorver. Mas quão diferente no versículo 2 diz: Ele fez o que estava vendo aos olhos de Jeová. Bem diferente de uma casa que não fazia as coisas que Jeová mandava ao seu povo, e ainda mais ao rei.
Parece que Ezequias preferiu o conselho de pessoas maduras espiritualmente fortes, como Isaías, Micah e Osseous que viveram naquela época e que o acompanharam durante grande parte de seu reinado, e aceitaram o conselho desses fiéis servos de Jeová. É por isso que no primeiro ano de seu reinado ele abriu as portas da casa de Deus e imediatamente a separou. A primeira coisa foi a adoração pura de Jeová, colocando-a em seu devido lugar.
Mas não só ele queria fazer as coisas direito. Ele queria que toda a cidade fizesse isso. Por isso encontramos em 2 Crônicas 29:4-6, a exortação que ele faz ao povo. Diz assim:
VAMOS LER 2 CRÔNICAS 29:4-6.
Então ele trouxe os sacerdotes e os levitas, e os reuniu na praça que fica ao leste. 5 Ele lhes disse: “Escutem-me, levitas. Agora, santifiquem-se e santifiquem a casa de Jeová, o Deus de seus antepassados, e removam do santuário o que é impuro. 6 Porque nossos pais foram infiéis e fizeram o que era mau aos olhos de Jeová, nosso Deus. Eles o abandonaram, afastaram-se do tabernáculo de Jeová e viraram as costas para ele.
Essas palavras eram cheias de humildade, mas também de grande coragem, porque ele estava dizendo aos levitas que deveriam manter a adoração pura de Jeová em seu devido lugar. Ele os estava corrigindo, dizendo que eles primeiro tinham que se santificar e também ajudar a tornar aquele lugar santo e puro. E no versículo 6 ele reconhece que seus pais foram infiéis e fizeram o que era errado aos olhos de Jeová.
Assim, Ezequias decidiu seguir a Jeová e fazer o que era certo, apesar da influência negativa de seu pai. Este exemplo nos lembra que a lealdade a Jeová é uma decisão pessoal, a ser tomada por cada um por si. E às vezes na congregação há muitos jovens que também poderíamos ajudar a dar um bom exemplo dentro da congregação, embora seus pais não sirvam a Jeová.
Você pode ver as fotos aqui em nosso guia de atividades um jovem pode ter 12 13 14 anos sua família está se preparando para uma atividade religiosa mas ele está se dedicando a preparar A Sentinela porque quer ir à reunião Então ele está servindo a Jeová sozinho e quando está no salão do reino Bem, ele está participando Ele está desfrutando de um relacionamento pessoal com Jeová, embora não tenha o apoio de sua família e Como os outros ao seu redor se sentem bem vendo aquele exemplo de lealdade, mesmo estando sozinho é um lasca muito diferente de vara
E embaixo das fotos está escrito Como posso ajudar os jovens que estão sozinhos na verdade? Para responder a essa pergunta, podemos citar um exemplo que apareceu em A Sentinela de 1º de outubro de 2002, páginas 9 a 11, de um jovem irmão chamado Noé. Ele disse: “Nunca me senti sozinho porque Jeová sempre esteve ao meu lado ." Tive o apoio de muitos irmãos e irmãs amorosos que se tornaram meus pais, mães e irmãos espirituais.
Assim, cada um de nós na congregação pode ser uma boa influência para que aquele dissidente sirva fielmente a Jeová. Portanto, não vamos permitir que as decisões de nossos pais nos definam.
É uma decisão pessoal de lealdade a Jeová, e cada um de nós pode contribuir para que esses jovens que tiveram um mau golpe, ou digamos, um mau exemplo nos pais, sejam um excelente estilhaço, que poderá continue louvando a Jeová sempre com o apoio de cada um de nós.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário