O estudo A Sentinela, "Artigo 12", Semana de 15 a 21 de maio de 2023, Vamos conhecer melhor a Jeová observando a criação, Respostas.
O estudo A Sentinela, "Artigo 12", 15-21-2023 de maio, Vamos conhecer melhor a Jeová observando a criação, Respostas.
"Suas qualidades invisíveis [...] foram claramente vistas desde a criação do mundo, pois são percebidas pelas coisas criadas" (Rm 1:20).
1. O que ajudou Jó a conhecer melhor a Jeová?
Algo que ajudou Jó a conhecer melhor a Jeová foi observar as coisas impressionantes da criação, pois por meio delas ele percebia as qualidades de Jeová. Por exemplo, ele pôde perceber sua sabedoria e também o amor com que cuidava dos animais. Isso o levou a confiar em Jeová e que o mesmo cuidado amoroso também poderia ser dado a ele.
2. Por que nem sempre é fácil observar a criação?
Nem sempre é fácil para quem mora em cidades. Mesmo que possamos viver cercados pela natureza, às vezes pode ser difícil observar a criação, porque provavelmente não temos tempo suficiente para isso ou talvez não valha a pena. a hora de fazer.
POR QUE DEVEMOS OBSERVAR A CRIAÇÃO?
3. Como sabemos que Jeová queria que Adão desfrutasse da criação?
Sabemos disso porque a Bíblia mostra isso claramente. Jeová colocou Adão em um lindo paraíso para explorar, cultivar e expandir. Dessa forma, Adam pôde observar a germinação das sementes e o florescimento das plantas. Eu também tive que nomear os animais. Na Ilustração podemos ver que para isso ele primeiro teve que observar muito bem suas características e comportamento. Este trabalho poderia ter sido feito por Jeová. No entanto, ele o concedeu a Adão, porque era uma coisa agradável de se fazer e porque ele teria prazer nisso.
ILUSTRAÇÃO
Adam curiosamente observa um caracol que está em uma rocha. Jeová queria que Adão desfrutasse da criação e desse nome aos animais. (Ver parágrafo 3).
4. (a) Qual é um dos motivos pelos quais devemos observar a criação?
Um dos motivos é que Jeová quer que observemos a criação. Isaías 4026: diz: "Levante os olhos para o céu e veja." E então ele pergunta: Quem criou essas coisas? Isso mostra que Jeová quer que olhemos para as coisas impressionantes da criação e meditemos em como ele as fez. Ele também quer que cultivemos a um preço por eles e os desfrutemos com os maravilhosos sentidos que ele nos deu.
4. b) De que coisas na criação você mais gosta?
Uma das coisas que eu pessoalmente mais gosto são os pores do sol coloridos em tijolos. Aquela paleta de cores que pode ir dos violetas aos azuis, passando pelos vermelhos, amarelos e laranjas, é maravilhosa. Esses belos pores do sol mostram a criatividade, sabedoria, poder, justiça e amor de Jeová, porque podemos não apenas observá-los, mas também apreciá-los.
Outra coisa que adoro na criação são as flores, com aquela grande diversidade de cores, texturas, formas e aromas. Observá-los é ver a sabedoria e o amor de Jeová refletidos neles. São lindos presentes de vocês para todos nós.
5. De acordo com Romanos 1:20, por que é bom olharmos para a criação?
É bom porque nos ajuda a conhecer melhor as qualidades de Jeová. Romanos 120 diz que as qualidades de Jeová são invisíveis, mas podem ser percebidas sem remorso ao olhar para a criação. Isso é muito verdade. Por exemplo, se olharmos para o maravilhoso design da natureza, veremos a sabedoria de Jeová refletida. Ao comer o alimento que a natureza produz, percebemos seu amor. Além disso, ele não apenas nos deu uma grande diversidade de alimentos ricos, mas também os sentidos para que possamos apreciá-los.
DEUS USOU A CRIAÇÃO PARA ENSINAR COISAS SOBRE ELE
6. O que podemos aprender com as aves migratórias?
Aprendemos com as aves migratórias que Jeová tem um cronograma. Por exemplo: Jeremias 8:7 mostra que Jeová estabeleceu um cronograma para as aves migratórias de acordo com as estações do ano, para que saibam quando migrar e quando se preparar para isso. E assim como Ele estabeleceu um cronograma para esses pássaros, Ele também estabeleceu um tempo para trazer o fim deste mundo perverso, como mostra Hebreus 2:3. Portanto, assim como esses pássaros se preparam para sua migração, devemos nos preparar para quando chegar o dia do fim.
7. O que aprendemos com o vôo dos pássaros? (Isaías 40:31).
Quando observamos o vôo das águias, vemos que Jeová as ajuda dando-lhes sabedoria instintiva para que aproveitem as correntes de ar, voem e possam planar sem esforço e quase sem mover as asas. Isso nos ensina que, assim como as águias, Jeová também pode nos ajudar, desde que confiemos Nele. Isaías 4.031 confirma que aqueles que colocam sua esperança em Jeová podem recuperar suas forças, voar como se tivessem asas de águia, correr sem se cansar e caminhar sem se cansar.
8. a) O que Jó aprendeu com a criação?
Em sua conversa com Jó, Jeová mencionou muitas coisas sobre a criação, como nuvens e relâmpagos. Ele também contou a ela sobre animais como o touro selvagem e o cavalo. Esses exemplos ensinaram o tremendo poder, amor e sabedoria de Deus a Jó, o que o ajudou a confiar mais em Jeová.
8. b) O que aprendemos?
Aprendemos que estudar a criação nos ajuda a lembrar que Jeová é infinitamente mais sábio e poderoso do que nós. Portanto, pode eliminar todos os nossos problemas e o fará. Meditar nessas coisas, como Jó, nos ajudará a confiar ainda mais em Jeová.
JESUS USOU A CRIAÇÃO PARA ENSINAR COISAS SOBRE SEU PAI
9, 10. O que o sol e a chuva nos ensinam sobre Jeová?
Quando Jesus estava na Terra, ele ensinou que Jeová ama todas as pessoas com imparcialidade e é por isso que ele permite que todos nós nos beneficiemos da luz do Sol e da chuva. Ele também ensinou que deseja que mostremos esse mesmo tipo de amor para com os outros. Portanto, meditar nisso nos motiva a pregar a todas as pessoas com justiça e amor, para que tenham oportunidades iguais de se beneficiar das promessas do Reino.
11. Como observar os pássaros no céu pode nos encorajar?
Observar as aves do céu é animador porque elas não semeiam nem colhem e, no entanto, sempre têm comida, pois Jeová é o encarregado de supri-las. Por sua vez, Mateus 6:26 diz que valemos mais do que essas aves, então Jeová também pode nos dar tudo o que precisamos para viver. E Mateus 6:31, 32 nos lembra que, visto que Jeová sabe do que precisamos, não devemos nos preocupar.
De fato, observar os pássaros no céu ajudou uma pioneira na Espanha. Ela conta que ficou desanimada porque não conseguiram encontrar um lugar adequado para morar. Mas ver os passarinhos comendo sementes e frutas a fez se sentir melhor porque a lembrou de que Jeová cuida dos pássaros, então ele poderia cuidar dela também. E sua confiança em Jeová não foi desapontada.Em pouco tempo, ele encontrou um lugar adequado para morar.
12. De acordo com Mateus 10:29-31, o que os pardais nos ensinam sobre Jeová?
Na época em que os Pardais eram usados como exemplo na Bíblia, eles valiam muito pouco. No entanto, Jesus disse que nenhum deles cai na Terra sem que seu pai saiba. Com este exemplo, Jesus ensinou aos seus discípulos que se Jeová valoriza os pardais individualmente com muito mais razão, o fez com cada um deles, por isso não devem ter medo de perseguições. Isso não mudou, hoje Jeová continua valorizando e ajudando seus servos individualmente para que possam enfrentar bravamente todos os tipos de cargos como mostra o Salmo 118:6.
O QUE PODEMOS FAZER PARA CONTINUAR APRENDENDO SOBRE A CRIAÇÃO?
13. O que devemos fazer para continuar aprendendo com a criação?
O que podemos fazer é continuar observando tudo ao nosso redor e meditando no que eles nos ensinam sobre Jeová. Podemos também seguir o exemplo da irmã Geraldine que, embora more na cidade, se esforça para observar a natureza, e também o exemplo do irmão Alfonso, que reserva seu tempo livre para ficar sozinho e observar a criação para meditar sobre o que ela dá a ele, ensina sobre Jeová.
14. O que Davi aprendeu ao meditar sobre a criação?
Salmos 8:3,4. Isso mostra que Davi não se limitou a simplesmente contemplar a beleza da criação, mas meditou no que ela ensina sobre Jeová. Por isso, ao observar as estrelas no céu, pôde perceber sua grandeza. E em outra ocasião, refletindo sobre como seu corpo se desenvolveu no ventre de sua mãe, o processo pareceu tão impressionante que sua admiração pela sabedoria de Jeová aumentou.
ILUSTRAÇÃO
Na ilustração, David é visto em Soledad, observando um maravilhoso céu estrelado. Apesar de seu conhecimento limitado dos corpos celestes, David entendeu que ele era insignificante comparado ao criador deste universo. Dessa forma, a criação lhe ensinou uma lição sobre humildade e quão grande é Jeová.
David observa um céu estrelado enquanto cuida de suas ovelhas. Davi aprendeu muito sobre Jeová por meditar na criação. (Ver parágrafo 14).
15. Você percebeu as qualidades de Jeová ao observar a criação? Dê exemplos (Salmo 148:7-10).
Sim. Quando olhamos para o sol, sentimos o seu calor e vemos como ele ilumina o dia, ou olhamos a lua e as estrelas à noite, ou ouvimos o rugido forte das ondas do imenso mar, vemos o o poder de Jeová de maneira contundente. Por outro lado, observar um passarinho construir seu ninho reflete a sabedoria de Deus. E se quisermos saber se Jeová está de bom humor, basta observar como um cachorro corre atrás do próprio rabo.
Outro exemplo é o da mãe que cuida e brinca com seu bebê, visto que ali se reflete o amor de Jeová. No Salmo 148:7-10. São-nos mostrados muitos exemplos: grandes animais marinhos, raios, granizo, vento, fortes tempestades, animais domésticos e selvagens, árvores frutíferas, entre tantos outros milhões de exemplos que poderíamos citar e que mostram de forma bem clara as diferentes qualidades de Jeová . Por isso, não podemos deixar de elogiá-lo e continuar aprendendo dele observando sua criação.
16. O que devemos almejar?
Devemos nos propor a procurar as diferentes qualidades de Jeová na criação, reservar um tempo para apreciá-la, meditar nas coisas que ela pode nos ensinar sobre Jeová e aproveitar esse meio para nos aproximarmos muito mais dele.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que devemos tomar tempo para observar a criação?
Uma das razões pelas quais devemos observar a criação é porque Jeová quer que o façamos. Jeová não apenas encheu os céus com criações fascinantes, mas também a terra e o mar, e podemos aprender muito com eles.
Outro motivo pelo qual devemos olhar para a criação é porque ela nos ajuda a entender melhor as qualidades de Jeová. Por exemplo, o maravilhoso design da natureza reflete a sabedoria de Deus. E a grande variedade de alimentos que podemos experimentar mostra que ele nos ama.
Como Jeová e Jesus usaram a criação para ensinar lições importantes?
Jeová usou a criação para ensinar que tem um cronograma, que dá força aos seus servos e que é digno de confiança.
No caso de Jesus, ele usou a criação para mostrar que Jeová mostra seu amor a todos, para mostrar que Jeová nos dá o que precisamos para viver e que Jeová valoriza cada um de nós.
O que devemos fazer para continuar aprendendo com a criação?
Temos que tomar tempo para observar o que está ao nosso redor e meditar no que isso nos ensina sobre Jeová, e embora nem sempre seja fácil fazer isso, visto que moramos na cidade e os outros estão muito ocupados.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário