FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: Semana de 15 a 21 de maio de 2023, Discurso, O Espírito de Jeová o ajudará a ser corajoso, Lição 8, Tarefa Preparada.

FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: 15-21-2023 de maio, Discurso, Lição 8, Tarefa Preparada. 

Discurso (5 min.): w10 15/2 6-7 pars. 6-10. Título: O espírito de Jeová o ajudará a ser corajoso (Lec. 8).

O que significa para você ser uma pessoa corajosa? Talvez mais de um de nós, neste momento, sem pensar muito, diria que uma pessoa é capaz de enfrentar uma situação muito complicada.

Na verdade, esta é uma definição de ser corajoso. Mas bravura é uma palavra mais complexa que envolve muitos detalhes que o ser humano tem que juntar.

Por exemplo, Davi, quando lutou contra Golias, diríamos que ele era uma pessoa corajosa? Davi não era arrogante ou imprudente, claro que tinha medo, sabia contra quem estava enfrentando, mas também tinha fé, fé em Deus que essa seria a sua vontade.

Portanto, vemos que ser corajoso envolve muitos detalhes como a fé em Deus, porque Jeová nos ajuda com seu espírito santo a ser pessoas corajosas.

Outro exemplo que encontramos na Bíblia é o do jovem Jeremias, que com cerca de 17 anos de idade Jeová lhe confiou uma grande tarefa, vamos ler se você me acompanhar em Jeremias 1:4-6, aí está diz:

VAMOS LER JEREMIAS 1:4-6

“Recebi as palavras de Jeová. Ele me disse: “Antes de te formar no ventre, eu já te conhecia; e, antes de você nascer, eu o santifiquei. Eu fiz de você um profeta para as nações”. Mas eu disse: “Oh, Soberano Senhor Jeová! Eu não sei falar. Eu sou apenas um garoto."

O menino agora seria um profeta em sua terra para as nações mais poderosas da época. Jeremias nasceu corajoso ou Davi?

Claro que não. Notamos que no versículo diz que Jeová já o conhecia e o santificou.

Se continuarmos com a definição desta palavra: coragem, temos que dizer que é uma escolha voluntária, cada um de nós decide ser corajoso diante de uma dificuldade, problema ou medo; impulsividade é outra coisa.

O que precisamos para cultivar essa qualidade de coragem?

Vamos voltar por um momento ao nosso cotidiano, quando éramos jovens... se tivéssemos que passar em um exame muito difícil, poderíamos ter medo, certo? Mas, quanto mais horas dedicamos a estudar aquela matéria, mais fácil vimos aquele mesmo exame?

No campo de trabalho, nos primeiros dias podemos ficar nervosos, mas a experiência que vamos adquirindo, o conhecimento do dia a dia, nos faz enfrentar e até aceitar trabalhos que antes não ousávamos fazer, ganhamos coragem ?Não?

E é que ser uma pessoa corajosa é uma decisão voluntária que vem do interior de cada um de nós, da vontade de David e Jeremias, porque tinham conhecimento de Deus, porque confiavam n'Ele.

Assim como as pessoas deste sistema de coisas, em muitas ocasiões, confiam em suas qualidades, os servos de Deus também devem fazê-lo.

Claro, é essencial para isso nos conhecermos muito bem, quais são nossos medos, nossas qualidades, nossas forças, nossas fraquezas? Você trabalha nos aspectos fracos e melhora os bons?

Irmãos, somos todos valentes porque somos povo de Deus e enfrentamos e enfrentaremos muitas dificuldades. Mesmo assim, em certos momentos podemos sentir que não é assim, o que nos ajudará? Dois aspectos, o primeiro: o conhecimento que adquirimos das Escrituras, pois assim diz Hebreus 4:12, em sua primeira parte, podemos ler ali:

"Porque a palavra de Deus é viva e opera com poder."

E o segundo aspecto, como o espírito santo vivo de Jeová que acabamos de ler nos ajudará? Bem, olhando para 1 Tessalonicenses 5:17 e sempre tendo isso em mente:

Lá diz: "Ore constantemente".

Sim, irmãos e irmãs, ser corajoso em todas as áreas de nossa vida secular e teocrática é uma decisão voluntária que vem de dentro de nós, de nossos corações graças ao conhecimento bíblico, confiança e fé de que Jeová age com poder através de nós ajudando-nos a ser corajosos pessoas por meio de seu espírito santo quando pedimos a ele com firmeza e consistência.

Servants of Jah Online Store com a melhor seleção de itens apropriados para reuniões, ministério teocrático, assembléias e comemorações. Assim como o dia a dia com roupas femininas e masculinas modestas e prudentes.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários