Estudo do Livro da congregação, Semana de 22 a 28 de maio de 2023, Por que se dedicar e ser batizado?, Lição: 46 ponto 4, resumo, revisão e "Resolva isso", Respostas.
Estudo do Livro da congregação, 22-28-maio-2023, Lição: 46 ponto 4, resumo, revisão e "Resolva isso"., Respostas.
Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 46.
1. O que nos motiva a nos dedicarmos a Jeová?
O que nos motiva a nos dedicar a Jeová é o amor que sentimos por ele, pois assim como decidimos nos casar, o amor que temos a Deus nos motiva a ser batizados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ideal ou apropriadamente, a pessoa é motivada a dedicar-se a Deus porque o ama, não porque está sendo pressionada por aquele que lhe dá um estudo bíblico ou porque os anciãos a pressionam. Se não, alguém decide voluntariamente ser batizado, não seria aconselhável perguntar: E quando você vai ser batizado? já que não é a forma correta.
E em 1 João 4:19 diz que amamos a Jeová porque ele nos amou primeiro, portanto, esse grande amor que ele nos mostra, queremos retribuir um pouco dedicando nossas vidas a ele, é uma forma de mostrar a ele que nós também o amamos e agradecemos tudo o que você faz por nós.
A Bíblia em Marcos 12:30 nos diz que devemos amar o criador de toda a nossa alma com suas dívidas e forças. E isso é evidente, infelizmente alguns foram batizados por pressão de outros, não estamos dizendo que esse batismo é inválido, mas a pressão de outros ou agradar a outros não deve ser o motivo pelo qual uma pessoa se dedica e é batizada. o exemplo de um casamento é dado aqui, sabemos que o ideal é que se casem por amor, mas não por força ou interesse. Portanto, Jeová deseja que demos esse passo, por assim dizer, por genuíno amor e gratidão a ele, não à força ou por interesse.
2. Que bênçãos Jeová concede a suas Testemunhas batizadas?
Por exemplo, a bênção de fazer parte de uma grande família global de irmãos, também a bênção de sermos chamados seus filhos, porque ao sermos batizados nos tornamos parte de sua propriedade especial. Assim estaremos ainda mais próximos dele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, antes de tudo, a pessoa se torna um filho de Jeová, ele é nosso pai celestial, a Bíblia e Jesus Cristo o ensinaram quando ele estava na terra. E isso é o mais importante, agora depois disso nos tornamos parte da família de Jeová e sentimos o amor de Deus de diferentes maneiras como ele menciona e em Malaquias 3:16, pois se temermos a Jeová, nosso nome estará escrito em seu livro e nos tornaremos sua propriedade especial.
Pois bem, passamos a fazer parte da família de Jeová, uma família mundial de irmãos que também amam a Jeová e também são muito felizes, assim como nós, também sentimos o amor de Deus de diversas formas e ficamos ainda mais próximos dele porque ele tem compaixão de nós. .
Além disso, por assim dizer, Jeová nos dá uma irmandade mundial de irmãos que também foram batizados, servem a Deus e aqui se cumprem as palavras de Marcos 10:29 a 30, por assim dizer, uma família espiritual.
Bem, já vimos alguns benefícios aqui, e ele diz que também teremos a oportunidade de viver para sempre no longo prazo. O batismo está salvando você, diz 1 Pedro 3:21.
VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO
Vejamos por que é importante que você se dedique a Jeová e seja batizado.
3. Todos nós devemos decidir a quem serviremos
Que decisão os israelitas tiveram que tomar?
Estes adoravam a Jeová e a um deus falso. É por isso que Elias lhes disse que isso não poderia ser, eles tinham que escolher entre adorar o verdadeiro Deus Jeová ou Baal, mas não ambos.
Eles tiveram que decidir se serviriam a Jeová ou a Baal, eles tiveram que tomar uma decisão.
Assim como os israelitas, nós também temos que escolher a quem serviremos. Leia Lucas 16:13 e discuta o seguinte:
Por que não podemos adorar a Jeová e a outra pessoa ou coisa ao mesmo tempo?
Porque como o texto diz claramente, vamos amar um e odiar o outro, ou seremos mais leais a um do que ao outro, então isso não pode ser.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Portanto, não podemos servir a Jeová e a outra pessoa ao mesmo tempo.
E lembremo-nos que Jeová, sendo nosso criador, tem o direito de que lhe prestemos nossa adoração, ele também é um Deus que exige devoção exclusiva e para nos dedicarmos a ele temos que servi-lo com lealdade.
O que podemos fazer para mostrar a Jeová que já decidimos adorá-lo?
Nos colocamos do seu lado de forma clara e pública, e só fazemos isso se não dedicarmos e batizarmos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pois bem, apesar de já termos tomado a decisão de sermos batizados e também feito nossa dedicação, temos que ver as mudanças em nós.
Aqui é proposto que Jeová veja algo, não ouça algo talvez, existem maneiras de transmitir uma mensagem de forma inaudível, então podemos dizer a Jeová que eu já me dediquei a você, mas ter uma vida dupla não seria consistente, então temos que provar com atos talvez muito pontuais, deixar algum traço da velha personalidade, identificá-la, dizer a Jeová para nos ajudar, ter bons hábitos como a leitura, ser bons editores, meditar na palavra de Deus e isso é algo que Jeová estará vendo, então nós vemos. Não haverá mais dúvidas assim que tivermos alguma dúvida, mas simplesmente que possamos continuar fortalecendo nossa fé e que uma dedicação e posterior batismo acontecerá naturalmente.
4. Pense no quanto Jeová ama você
Imagens de um homem pensando em tudo o que Jeová lhe deu: 1. Amor, representado pelo carinho de uma mãe para com seu bebê. 2. Alimentos deliciosos, representados por uma variedade de frutas e vegetais. 3. A Bíblia. 4. O sacrifício de Jesus.
Jeová nos deu muitos presentes valiosos. E o que podemos dar a ele? Assista o vídeo.
VÍDEO: O que podemos dar a Deus (3:04)
Quais são algumas das maneiras pelas quais Jeová demonstrou seu amor por você? Leia Salmos 104:14, 15 e 1 João 4:9, 10 e discuta o seguinte:
De todos os presentes que Jeová nos deu, por qual você é mais grato?
Bem, sou grato por você ter nos dado o maravilhoso presente da vida, e também a Bíblia, porque ela nos orienta para que sigamos no caminho certo e assim sejamos felizes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, podemos até ver na imagem que ele nos dá a vida, ele nos dá o que é necessário para viver, ele nos dá sua palavra ou mesmo nos deu o sacrifício de seu filho Jesus Cristo para que possamos ter uma amizade com ele.
Se for um desses, agradeço a Jeová por poder conhecê-lo e continuo a servi-lo de todo o coração.
Sim, a maravilhosa oportunidade que ele nos dá de sermos seus amigos à parte, também sou muito grato por nos libertar de falsos ensinamentos que nos causam angústia, mas nos dá a verdade e podemos ter uma consciência tranquila e limpa e paz espiritual .
Sou muito grata pelo resgate porque Jesus nos devolveu a esperança de viver novamente para sempre e foi um presente que Jeová nos deu imerecidamente.
Pensando nesses presentes, como você se sente sobre ele?
Sinto muita gratidão, e amor pelo nosso pai celestial, pois em todos os presentes que ele nos deu, está refletido o amor que ele sente pela humanidade.
Bem, pensar que aqueles presentes foram preparados e dados a mim muito antes de eu nascer ou conhecê-lo é muito comovente, sinto que ele ainda não conheceu bem a largura, o comprimento e a altura e a profundidade de seu amor, mas pensar nisso me motiva a aprofundar meu amor por ele e me motiva a dar a ele ainda mais.
Quando alguém nos dá um presente que amamos, queremos que saibam que somos muito gratos. Leia Deuteronômio 16:17 e discuta o seguinte:
Quando você para para pensar em tudo o que Jeová lhe deu, sente vontade de dar algo a ele? O que eu daria a ele?
Claro, porque Jeová nos deu tudo, e a Bíblia diz que nosso presente para Deus deve ser proporcional ao que ele nos dá, e ele nos deu mais do que podemos pagar a ele, é por isso que o irmão no vídeo ele diz que a única coisa que podemos dar a eles é nossa vida e nos dedicar a seu serviço.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, como Jeová é muito bom para todos nós, ele sempre nos deu tudo o que precisamos e não deu a eles mais do que podemos pagar a ele, pois vimos no vídeo que era como se o irmão dissesse que a única coisa que ele poderia dar a ele é a vida nossa vida e dedicar nosso tempo para servi-lo, dessa forma, já que imitamos esse exemplo, eu daria minha vida para servi-lo.
Tiago 1:17 diz que toda boa dádiva vem de Deus Jeová é o dono de tudo, ele é o criador, então ele não precisa de nada de nós, o que podemos dar a ele é nossa obediência e nossa lealdade.
5. A dedicação abre as portas para muitas bênçãos
Muitas pessoas acreditam que fama, uma boa carreira ou dinheiro lhes trarão felicidade. Mas isso é verdade? Assista ao VÍDEO e fale sobre:
VÍDEO: Futebol era minha vida (5:45)
Imagens do vídeo 'Football was my life': 1. Andrey retomando seu estudo bíblico. 2. Andrey pregando com sua filha.
Embora o atleta do vídeo fosse apaixonado por futebol, por que ele abandonou a carreira?
Por ter conseguido perceber de primeira mão que a fama e o dinheiro são passageiros, é algo que acaba mais cedo ou mais tarde, e que a única coisa que poderia dar sentido à sua vida era servir a Jeová, ele ainda diz que quando foi batizado sentiu grande felicidade e contentamento, e nenhuma medalha ou troféu jamais o fizera se sentir assim.
Ele adquiriu um conhecimento pessoal e direto de que a fama e o dinheiro são efêmeros, algo que mais cedo ou mais tarde acaba. Ela percebeu que a única coisa que poderia realmente dar propósito à sua vida era servir a Jeová. De fato, ele menciona que, ao ser batizado, experimentou uma profunda alegria e satisfação, superando qualquer emoção que teria experimentado ao receber medalhas ou troféus.
Ele decidiu dedicar sua vida a Jeová e não ao futebol. Você acha que tomou a decisão certa? Porque?
Claro, porque é a melhor coisa que podemos fazer com nossas vidas, porque tudo o que este mundo oferece é temporário e com uma miragem, ao contrário, servir a Jeová é a única coisa que nos dará a verdadeira felicidade.
Claro, ele tomou uma decisão muito boa de se afastar da carreira esportiva que tinha, percebeu que em si, bem, nada do que esse mundo oferece era real, nem ia durar, em algum momento talvez sua estabilidade econômica tinha possibilidades econômicas, mas não ajudou a longo prazo, então ele decide dedicar sua vida a Jeová e ver que Jeová realmente apreciou todos os seus esforços para dar-lhe devoção a Jeová.
Antes de se tornar cristão, o apóstolo Paulo teve uma carreira promissora. Na verdade, ele havia estudado com um conhecido professor da lei judaica. Mas largou tudo para ser cristão. Você se arrependeu depois? Leia Filipenses 3:8 e discuta o seguinte:
Por que Paulo disse que o que ele havia feito antes de se tornar cristão era “um monte de lixo”?
Paulo reconheceu que ser bem-sucedido no sistema judaico de coisas não tinha valor aos olhos de Deus e, portanto, não tinha futuro.
Porque tudo o que ele conquistou no mundo não foi nada, Comparado com a oportunidade de ser escravo de Deus e de Cristo. Assim como ninguém anseia por um saco de lixo que jogou na lixeira, Pablo nunca se arrependeu de ter descartado o que o mundo oferecia, porque para ele já não tinha valor.
O que ele ganhou em troca do que deixou para trás?
Ele ganhou muito mais porque serviu a Deus Todo-Poderoso, que na verdade é o que vai nos levar à verdadeira felicidade e no futuro.
Ele obteve benefícios muito maiores por servir ao Deus Todo-poderoso, pois é isso que realmente nos levará à verdadeira felicidade, tanto agora como no futuro.
Você acha que sua vida vai melhorar se decidir servir a Jeová? Porque você acha isso?
Claro que sim, porque é a única coisa que pode nos fazer realmente felizes, e nos fazer sentir completos e penso assim porque como todas as coisas que foram criadas pelo homem tem um propósito, Jeová nos criou para sermos felizes, e para ser, devemos obedecer aos seus mandamentos e dedicar nossa vida somente para servi-lo.
Exatamente, servir a Jeová é a única coisa que pode nos trazer verdadeira felicidade e sensação de realização. Acredito muito nisso porque assim como todas as coisas criadas pelo homem tem um propósito, Jeová nos criou com o propósito de sermos felizes. Para alcançar essa felicidade, devemos obedecer aos seus mandamentos e dedicar nossa vida a servi-lo exclusivamente.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Saulo, mais tarde chamado de Paulo, quando era um orgulhoso fariseu. 2. O fiel apóstolo Paulo escrevendo uma carta a seus companheiros cristãos. Quando Paulo se tornou cristão, ele ganhou muito mais do que perdeu.
O QUE ALGUNS DIZEM: "Não faz sentido dedicar toda a sua vida a Deus."
Você acha que faz sentido dedicar sua vida a Jeová? Porque?
Faz sentido, porque foi ele quem nos deu o maravilhoso dom da vida e tudo o que temos. Portanto, a única maneira de retribuir é dedicando nossas vidas ao seu serviço.
Dedicar-se a Jeová é apenas parte do processo para se tornar um amigo de Jeová, nesse caso não devemos ficar em um conhecimento básico que não nos permite visualizar as coisas de Deus, para se tornar um amigo de Jeová temos que continuar preparando-nos depois dedicando-se vem o batismo e depois continua lendo a palavra de Deus para continuar progredindo e nesse sentido vamos encontrar o amor de Jeová.
RESUMO
Nosso amor a Jeová nos compele a nos dedicar a ele e a ser batizados.
Análise
Por que Jeová merece nosso amor e adoração de todo o coração?
Porque ele nos amou primeiro e nos deu muitos dons, como nossa própria vida, comida, o sacrifício de seu filho Jesus Cristo.
Bem, temos que adorar a Jeová pelo amor que ele teve por nós ou tem por nós porque deu seu único filho que teve e não podemos encontrar esse amor em lugar nenhum, nem mesmo nas riquezas.
Que presente Jeová dá às suas Testemunhas batizadas?
Por exemplo, a bênção de fazer parte de uma grande família mundial de irmãos, também a bênção de sermos chamados de seus filhos, porque ao sermos batizados passamos a fazer parte de sua propriedade especial, assim estaremos ainda mais próximos dele.
Ele nos deu o presente maravilhoso de fazer parte de sua família junto com nossos irmãos, também de ter Jeová como pai e ter uma grande irmandade mundial.
Você gostaria de se dedicar a Jeová?
Naturalmente, eu adoraria mostrar meu amor ao nosso Deus Jeová e, dessa forma, agradecer a ele por todas as bênçãos que ele nos dá imerecidamente.
Estou disposto a expressar minha devoção ao nosso amado Deus Jeová, como forma de demonstrar gratidão por todas as bênçãos que ele generosamente nos dá sem o nosso merecimento.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário