Estudo do Livro da congregação, Semana de 15 a 21 de maio de 2023, O que significa ser neutro?, Lição: 45 ponto 4, resumo, revisão e "Propor isso", Respostas.
Estudo do Livro da congregação, 15-21-maio-2023, Lição: 45 ponto 4, resumo, revisão e "Resolva isso"., Respostas.
Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 45 ponto 4, resumo, revisão e “Apontar para isso”.
4. Seja neutro em sua forma de pensar e agir
Leia 1 João 5:21. Então assista ao VÍDEO e fale sobre o seguinte:
VÍDEO: Por que os verdadeiros cristãos precisam ser corajosos: permanecer neutros (2:49)
Por que Ayenge decidiu não se filiar ao partido político ou participar de cerimônias patrióticas como a saudação à bandeira?
Porque ele queria preservar sua neutralidade e para ele o mais importante era obedecer a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ayenge sabia que participar da política ia contra o que Deus ensina e ele nunca quis se afastar ou deixar de lado a verdade. Por isso, embora fosse difícil porque para trabalhar precisava apoiar o partido político da região, ele se arriscou porque o mais importante para ele é servir a Deus.
Sim, e lembrando o que consideramos esta noite nos tesouros da Bíblia, exigiu muita coragem dele, lá estavam todos fora de seu trabalho saudando a bandeira e ele sozinho em seu escritório, mandaram chamá-lo para defender sua posição lá mas sim. Em outras palavras, ele realmente queria ser leal a Jeová, neutro, não desrespeitou a bandeira nem seus companheiros, mas manteve-se neutro.
Também algo que ele disse que via como uma forma de apoiar o reino de Deus para ser neutro.
Ele sofreu muita pressão no trabalho, tanto de seus colegas quanto de seus chefes, que também o rebaixaram de posto, o que fez com que ganhasse menos do que mal dava para sustentar a família.
Você acha que tomou uma boa decisão?
Como pudemos ver no vídeo, esta é uma situação difícil, pois não só a sua vida está em jogo, mas também a existência da sua família. Mesmo assim, ele continuou forte e firme, então foi uma boa decisão não ceder às pressões, mesmo sendo difícil para ele, mas Jeová estava com ele e tanto Ayenge quanto sua família não perderam a alegria de servir a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em uma situação como essa, muitas coisas podem passar pela nossa cabeça, como se vou ser morto, preso ou não ter um emprego para sustentar minha família. Tudo isso passou para o irmão, e não foi fácil para ele, no final não o prenderam, mas ele sofreu muito com seus companheiros, com uma posição inferior em que sofreu grandes dificuldades econômicas, mas Jeová o providenciou com tudo o que precisavam.
Ele mesmo diz no vídeo que não há nada melhor do que pregar e levar a mensagem de Deus aos outros, eles passaram dificuldades e não conseguiram nem suprir suas necessidades básicas, mas nunca perderam a alegria de servir a Jeová, porque Deus estava em tudo momento com esta família, dando-lhes força, felicidade e tudo o que precisavam para seguir em frente.
E ele tomou uma decisão muito boa, que apesar de terem sofrido financeiramente, ele diz que seus filhos nem entraram na escola por um ano e mal tinham dinheiro suficiente, mas sua decisão permitiu que ele se mantivesse firme, fosse leal, participasse das reuniões ele estava se preparando ele estava com sua família, então ele serviu fielmente a Jeová mesmo em todas as circunstâncias que ele teve.
Na parte final, gostei muito porque a decisão dele também implicou em sacrifícios para a família, mas o que ele raciocinou pode ter sido raiva do governo, ele disse que não, viu como uma oportunidade de ver os motivos que Jeová permite para o porquê essas coisas acontecem, coisas, aí ele tirou uma boa conclusão e ele incentiva muito isso.
Sim, porque como ele disse no final, estou feliz porque ele realmente se sentiu feliz.Ele e sua família foram neutros e fiéis a Jeová apesar de tudo o que sofreram.
Que outras situações poderiam testar nossa neutralidade? Assista ao VÍDEO e fale sobre:
VÍDEO: Lições de “A Sentinela”: Seja neutro neste mundo dividido (5:16)
Como podemos mostrar que somos neutros quando acontecem eventos esportivos internacionais?
E tanto este irmãozinho quanto os outros tiveram sua neutralidade testada porque cada um em sua mente e coração tinha uma inclinação para um lado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E no vídeo foi mencionado um ponto interessante que a meditação focava em dizer eu relaciono com as ações que eu faço mas não era necessariamente assim mas tinha a ver com emoções, e muitas vezes a gente pode tomar partido justamente por causa dessas emoções que sentimos e é aí que começa o orgulho ou pode-se cair na armadilha.
Aqueles de nós que gostam de esportes querem que nosso time vença e não há nada de errado nisso. O problema surge quando essa vontade de vencer nos converte e muda nossa forma de pensar e agir, a ponto de darmos tudo ou até nos irritarmos. Por isso somos neutros, controlando nossos impulsos e não deixando que o calor do momento nos controle.
Algo que ajudou esse jovem irmão a perceber que estava agindo errado, pois embora não estivesse fazendo a barra mas em seu coração queria que ele vencesse, mas quando estudou a Bíblia entendeu que Deus não é parcial que somos todos iguais aos olhos de Deus não há superioridade de uma raça sobre a outra e ele entendeu isso e isso o ajudou a corrigir esse ponto.
É muito difícil quando o país a que pertencemos está jogando, às vezes ficamos tão empolgados e queremos que aquele país vença porque sentimos que estamos conectados a este país, mas ser verdadeiramente neutro é tomar a decisão de não favorecer este país ou não os outros países sejam iguais.
Como podemos ser neutros mesmo quando as decisões dos políticos nos afetam pessoalmente para o bem ou para o mal?
Vimos que a irmã do vídeo tomou a decisão de parar de assistir aos noticiários e não se informar sobre as políticas setoriais da região. Dessa forma, ao não ser informada, ela não teria o que falar sobre o assunto e não estaria entrando na política. Claro que é bom estar informado do que está acontecendo ao nosso redor, como povo de Deus, temos que estar atentos ao nosso entorno, mas somos neutros evitando fazer parte do debate se é uma boa decisão do político ou um mau.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos que cuidar dos nossos sentimentos e dos nossos pensamentos, aqui a irmã pensou que a neutralidade só se prova com ações, se não vai nas manifestações se não vai opinar sobre determinado partido, bom a gente evita isso, mas o que ele falou aqui é interessante A Sentinela demonstra que temos que ser puros até com nossos pensamentos, não queremos apoiar nenhuma ideologia política, sabemos que o reino de Deus é a única solução e que devemos nos esforçar porque as vezes em nossos corações estamos contentes que um determinado partido se levante ou que apoie o que queremos ter, então isso é algo que temos que controlar.
Também foi recomendado não assistir tanto ao noticiário porque lá também se fala de política e ser neutro, disse, na forma de pensar, na forma de agir, influencia os sentimentos.
Em geral, quando os políticos tomam decisões que afetam as pessoas, as pessoas fazem greve ou marcha ou estão fazendo bloqueios, nós não fazemos parte disso, embora também possam nos afetar, mas não vamos fazer passeatas ou bloqueios e coisas assim. assim.
Então, talvez com nossas ações estejamos sendo neutros, mas e quanto ao que desejamos em nossos corações, talvez desejemos que este ou aquele outro lado vença.
Que efeito a mídia ou as pessoas ao nosso redor podem ter sobre nossa neutralidade?
O efeito que pode ter é que acabamos refletindo sobre suas ideias e até mesmo inclinados a pensar que o que eles dizem é verdade. Isso é um erro, porque como servos de Deus, sabemos que a única verdade é o que a Bíblia nos ensina.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Houve uma experiência de uma irmã que comentou que gostava de assistir ao noticiário com muita frequência. Ela estava assistindo a todos os tipos de notícias na televisão, mas isso a afetava, então ela percebeu que sua neutralidade estava em jogo, então ela parou de assistir. notícias completamente desde que ela percebeu que no trabalho, por exemplo, eles perguntaram a ela ei você viu essa notícia o que você acha disso o que você acha do outro em que banda você está, mas desde que ela parou de ver as notícias eu não não ver nenhuma notícia, de modo que o ajudou a não cair na corrente dos outros colegas de trabalho,Isso então nos ensina que às vezes nos noticiários você pode falar sobre haver conflitos sociais ou injustiças, às vezes a mídia pode se inclinar para um lado e se você estiver constantemente assistindo a essas notícias você pode perder a neutralidade e apoiar um lado social político e agir contra o que Jeová nos ensina.
O problema é que quando você olha as notícias, principalmente questões políticas como essa, é impossível não pensar no mínimo que bom que lançaram aquela lei de uma vez, nós já estamos apoiando um governo, então temos que estar cuidado com a influência que tem sobre nós.Sim, devemos saber o que está acontecendo ao nosso redor, mas não caiamos no erro desta irmã de estar ciente de todas as novidades.
Em que situações o cristão demonstra que é neutro em seu modo de pensar e agir?
IMAGEM
Como vemos na ilustração, demonstramos ser cristãos, pertencer ao povo de Deus quando não participamos de manifestações humanas, não somos adeptos de esportes e outros eventos, somos neutros em termos de patriotismo e não votamos em governantes humanos, nosso voto é para Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vemos diferentes ações como apoiar um protesto até na escola, crianças cantando o hino nacional até colocando a mão no coração, fazendo serviço militar ou indo às urnas e apoiando um determinado partido político, então são diferentes situações em que temos para evitar, por exemplo, como foi mostrado no caso do irmãozinho, de não apoiar um partido político apesar das consequências, temos de ser neutros e Jeová abençoará nossos esforços.
Sim irmão, na sociedade em que vivemos atualmente vemos que existem certos preconceitos na política e até protestos em que também vemos e em nossa cidade isso aconteceu e isso devemos cuidar muito de nossos corações e nossas bocas e até nossos pensamentos, porque como disse a Irmã do exemplo um colega me perguntou se eu tinha visto tal notícia eu disse que não e pronto, então é algo muito importante que devemos nos cuidar para demonstrar nossa neutralidade.
Por exemplo, quando ele ganha tem uma partida numa partida muito comum, ele senta e assiste e começa como a gente tá mostrando aí, gritando e saindo pra rua quando ele ganha, tantas vezes a gente fica tentado a sentir o mesmo e devemos pensar que este não é o caso.Tudo bem se eu não fosse neutro.
Quando há eleições para escolher um governante da cidade ou do país, como cidadãos somos obrigados a comparecer às urnas e votar, mas não a escolher, então nossa lealdade a Jeová também é vista ali.
O QUE ALGUNS PERGUNTAM: "Por que você não sauda a bandeira ou canta o hino nacional?"
O que você responderia?
Poderíamos responder que nosso voto é para um governo bem diferente, um governo que trará a solução para todos os problemas atuais, onde nenhum governante ou político humano poderá resolver. Isso nos dará a oportunidade de falar sobre o Reino Celestial de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bom, sim, tive que responder várias vezes a essas perguntas, indo até defender a posição que nossos filhos tomaram de não cantar o hino nacional, não segurar a bandeira, então tive que ir explicar e dizer a eles que é uma questão de consciência. e por respeito ao Deus que adoramos, então eles consideram a bandeira, o estandarte, a cocar, o hino como atos de adoração que nós só prestamos a Deus, então e pedem que por favor respeitem o nosso posição, que não é que não respeitemos o país ou aos emblemas simplesmente não o servimos, não
Porque não fazemos parte do mundo e não cantamos porque não honramos um símbolo se não estamos em nome de Jeová em nome do reino.
Porque na realidade é um ato de adoração que caminhamos até a bandeira e Jeová não pode aceitar e nem nós.
RESUMO
Os cristãos se esforçam ao máximo para serem neutros em questões políticas, e isso se reflete na maneira como pensam, falam e agem.
Análise
Qual é o nosso dever para com os governos humanos?
A Bíblia nos diz que devemos obedecer a Lei de César, desde que não vá contra o que a Bíblia nos ensina. Portanto, esta é nossa obrigação neste sistema, ser pessoas modelo como a Bíblia nos ensina e apoiar perante todo o Governo de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Respeitamos e nossa obediência às autoridades superiores não é total porque assim que um de seus mandamentos for contra o de Deus, neste caso obedeceremos a Jeová.
Bem, é nosso dever obedecer a todas as leis estabelecidas pelos governos, mas não aquelas que vão contra as regras de Jeová, então devemos respeitar sua autoridade, pois foi Jeová quem deu a eles seu lugar na terra e até Jesus foi quem disse isso devemos pagar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, então, se fizermos isso, não apenas teremos uma boa reputação e um bom homem como cristãos perante as autoridades, mas também faremos Jeová feliz.
Por que somos neutros em questões políticas?
Nosso voto não é direcionado a nenhuma pessoa humana imperfeita, não elogiamos homens nem temos ídolos ou referências humanas. Nosso único voto é para Jeová e seu governo eterno.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque nós, assim como disse Jesus, meu reino não é deste mundo e não fazemos parte deste mundo, adoramos ou apoiamos o reino de Deus, embora saibamos como foi dito, vivemos em um país onde existem leis, mas nós os obedecemos, desde que eles não violem as leis de Deus, então quando vemos que, como disse Pedro, obedecemos a Deus e não aos homens.
Como cristãos sabemos que a única solução para os problemas deste mundo é o reino de Deus, então nossa lealdade e fidelidade é para com Jeová e seu reino.
Que situações podem testar nossa neutralidade?
São muitas situações, inclusive algumas bem sutis e desde muito cedo como a saudação à bandeira nas escolas de nossos filhos. Outras, como comentar o que achamos do que aquela pessoa falou, ou até mesmo curtir uma partida de futebol podem nos tornar torcedores e nos contagiar com o espírito desse sistema.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em nosso ambiente nos últimos anos tem havido muito vai e vem em assuntos políticos, protestos todos contra todos, então é fácil para qualquer um emitir uma opinião e é aí que temos que lembrar que nem a favor nem contra, apenas apoiamos o reino de Deus.
Pessoalmente, tem sido muito difícil para mim não ser afetado pelas informações porque é fácil cair na armadilha, bem, eu disse que tenho que assistir ao noticiário porque tenho que saber o que falar quando vou pregar qual é o problema para que Ajuda ver como a Bíblia dá a solução, mas é uma armadilha porque hoje em dia a internet está constantemente divulgando muita informação política, mais do que qualquer outra coisa, e é difícil não dar uma opinião ou talvez nós não falamos sobre isso, mas pensamos sobre isso, então gostei muito desse artigo porque aquele que a irmã mencionou porque ajuda a tomar medidas drásticas, então limite o máximo possível as informações que chegam até nós.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário