Estudo de A Sentinela, Use a Criação para Ensinar Seus Filhos, Semana de 22 a 28 de maio de 2023, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo de A Sentinela, Use a Criação para Ensinar Seus Filhos, 22-28-2023 de maio, Comentários e Respostas.
"Quem criou essas coisas?" (Is. 40:26).
1. O que os pais cristãos desejam?
Os pais cristãos certamente desejam ajudar seus filhos a conhecer e amar a Jeová, por isso devem ajudá-los a se achegar a ele.
Bons pais cristãos querem ajudar seus filhos a conhecer e amar a Jeová e diz-se que bons pais cristãos, porque há pais que abandonam seus filhos, que não os amam, preferem deixar o fardo ou o trabalho para outra pessoa ou terceiros . É por isso que dizem bons pais, pais responsáveis que querem ajudar os filhos.
Como pais cristãos, desejamos de todo o coração que nossos filhos conheçam a Jeová, e não apenas isso, mas que o vejam como um verdadeiro Deus, que se acheguem a ele e, o mais importante de tudo, que o amem de todo o coração.
2. Como os pais podem ensinar os filhos sobre Jeová e suas qualidades?
Eles podem ajudá-los, por exemplo, analisando a Bíblia juntos, e outra maneira é nos encorajar a não dar valor à criação, mas a ver nela as qualidades que ela reflete de Jeová.
Sim, é muito interessante e eu acho que os pais devem entender uma coisa, filhos, filhos são muito lógicos, ou seja, se eles não veem Jeová, se eles não veem, eles têm que dar muitos argumentos para que eles cheguem a pense que ele existe, e o argumento que temos em mãos é a criação. Então aquela criação tem que ser muito bem aproveitada para uma criança que usa muita lógica para ver Jeová como alguém real.
Proverbios 3:19-21, contiene Instrucción paternal de parte de Jehová y nos anima a observar la Tierra, los cielos y las aguas profundas, a no perder de vista estas cosas, porque en ellas podemos extraer muchas cualidades que posee en conocer más de sua personalidade.
Notamos de forma importante que é: Estudar a Bíblia juntos, isso é muito importante, como diz Segunda Timóteo 3:14-17. ali é mencionado que Timóteo foi persuadido a acreditar desde a infância. E isso é muito importante porque deu a ele uma base para sua fé.
Outra maneira de os jovens aprenderem mais sobre Jeová é em outro livro, que é o livro da criação. O livro de Provérbios menciona um pai conversando com seu filho e aparentemente incentivando-o a não perder de vista as qualidades de Jeová que são vistas na criação. Notamos isso em Provérbios 3:19 a 21 e ali fala sobre como Deus lançou os fundamentos e a terra com sabedoria, os céus com discernimento e conhecimento nas águas profundas no orvalho. Por exemplo, e ele diz para não perder de vista essas coisas, ele fala sobre a sabedoria prática e a capacidade de pensar.
COMO VOCÊ PODE USAR A CRIAÇÃO PARA ENSINAR SEUS FILHOS
3. Que ajuda os pais devem dar aos filhos?
Eles devem ajudá-los a ver a relação entre a criação e as belas qualidades de nosso Deus, e para isso podem aproveitar as ocasiões em que desfrutam do ar livre com seus filhos.
Os pais devem aproveitar os momentos que passamos com nossos filhos ao ar livre, para ajudá-los a ver a relação que existe entre as coisas criadas e as maravilhosas qualidades de Jeová. Conforme salientou o apóstolo Paulo, em Romanos 1:20, as qualidades invisíveis de Jeová também se manifestam em sua criação, por isso devemos ensinar nossos filhos a pensar e refletir sobre elas.
E a expressão que eles percebem isso implica que você tem que meditar e escrutinar, claro que essa é uma tarefa que cabe aos pais porque os filhos não podem fazer e é a ajuda que eles precisam.
Em Romanos 1:20 ele menciona que devemos ajudá-los a ver a relação que existe entre a criação ou as coisas criadas e as maravilhosas qualidades de Jeová, esse é o objetivo que um pai cristão deve ter, em vez de assumir que ela é e que existe nada importante, é normal, por assim dizer que é assim e dá como certo. Por isso o texto nos estimula a mostrar a relação das qualidades invisíveis, com as visíveis, referindo-se à criação.
4. Como Jesus usou a criação para ensinar seus discípulos? (Lucas 12:24, 27-30).
Jesus usou a criação para ensinar seus discípulos sobre a bondade e o cuidado de Deus. Em Lucas 12:24, Jesus diz a seus discípulos para considerarem os corvos, que nem semeiam nem colhem, mas Deus os alimenta. Nos versículos 27-30, Jesus conta a eles como Deus veste as flores do campo e diz a seus discípulos que não se preocupem com suas necessidades materiais, mas que confiem em Deus. Em suma, Jesus usou a criação para ensinar seus discípulos sobre a generosidade e o cuidado de Deus na vida cotidiana.
Ele sabia escolher muito, muito bem porque por exemplo os corvos eram uma ave impura, então o argumento de Jesus tinha ainda mais força, se Deus alimenta os corvos que são impuros, então mais ainda os seus servos fiéis que confiam nele.
Por exemplo, o Evangelho de Lucas diz que Jesus mencionou especificamente as criações de Jeová, corvos e lírios, um pássaro e uma flor que seus discípulos conheciam muito bem. Ao falar deles, Jesus queria ensiná-los sobre a generosidade e a bondade de seu pai celestial. Ele queria deixar claro para eles que: Jeová alimentará e vestirá seus servos fiéis assim como faz com os corvos e as flores do campo.
Jesus ensinou verdades profundas com simplicidade, usando coisas que eles conheciam, com o objetivo de ensinar-lhes lições poderosas sobre as qualidades maravilhosas de Jeová. Esse exemplo nos ensina que na obra de pregação e também com nossos alunos podemos usar exemplos simples da criação para ajudar as pessoas a conhecer as belas qualidades de Jeová, para que possam amá-lo, conhecê-lo e ser seus servos.
5. Que exemplos da criação os pais podem usar para ensinar seus filhos sobre Jeová?
Os pais podem usar muitos exemplos de criação para ensinar seus filhos sobre Jeová, eles podem começar falando sobre seu animal ou planta favorito e contar o que isso nos ensina sobre Deus, eles também podem perguntar qual animal ou planta eles mais gostam e assim por diante, gradualmente ganhando interesse.
Além disso, quando recebem tarefas de casa é mais uma oportunidade de ensiná-los sobre Jeová, uma delas é quando pedem que façam um desenho ou modelo dos planetas, aí podemos dizer que o universo está sempre em movimento, mas não é um movimento errado ou imprevisível, ao contrário, os planetas, as estrelas e as galáxias se movem pelo espaço seguindo leis físicas precisas, e é porque Jeová, o Deus da ordem, ditou as leis que o regem. Assim, dessa maneira simples, mas profunda, ajudamos nossos filhos a refletir sobre nosso criador, Jeová.
Bom A ideia é imitar Jesus, usando exemplos conhecidos, os Pais podem falar sobre algum aspecto da criação que gostem. Por exemplo, sua planta favorita, seu animal favorito e explique o que isso nos diz sobre Jeová. Então você pode perguntar a seu filho ou filha, qual animal ou planta você mais gosta? Se falarmos sobre Jeová usando coisas que chamam sua atenção é provável que eles nos ouçam e demonstrem interesse.
6. O que aprendemos com a mãe de Christopher?
Podemos aprender que para falar sobre a criação é necessário investigar muito um determinado animal ou planta, pois às vezes não é necessária uma explicação detalhada, mas sim comentários muito simples que nos fazem pensar em como a mãe do irmão mencionado em o parágrafo fez exatamente , pois se ela estivesse perto das montanhas, ela diria a eles como eles eram grandes e bonitos, o que os fazia ver o quão maravilhoso é Jeová, ou se eles estivessem no mar, ela mencionaria o quão poderoso Deus é.
E aqui vemos, como ele menciona no parágrafo, ele diz que Jesus não se complicou dando uma explicação detalhada sobre os hábitos alimentares dos corvos ou a composição celular dos lírios, Jesus, como vimos no discurso, era um trabalhador especializado, então ele poderia ter feito isso, mas não o fez, então aprendemos muito com ele.
Aprendemos que não devemos complicar as coisas, devemos falar simplesmente como Jesus falava, a mãe de Cristóvão não complicava o assunto da criação com conversas intermináveis e intermináveis, ela simplesmente dizia que as montanhas são tão grandes e lindas, é verdade que Jeová é Maravilhoso quando iam para o mar ela dizia Olha que onda forte, Deus deve ser poderoso, muito poderoso, e com aquelas ideias simples fazia ela pensar muito. Existem verdades profundas com simplicidade, não verdades profundas com complexidade.
A experiência de nosso irmão Christopher nos ensina que não devemos nos complicar nem procurar explicações tão detalhadas para ensinar algo sobre Jeová a nossos filhos. Em vez disso, mostra-nos que, às vezes, basta fazer um simples comentário ou pergunta para ensinar-lhes algo profundo sobre Jeová.
7. O que você pode fazer para ensinar seus filhos a meditar na criação?
Por exemplo, eles podem perguntar especificamente sobre seus filhos: O que isso ensina a você sobre Jeová? ou O que te faz pensar na sabedoria de Jeová? Assim aprenderão a meditar na criação.
Essas perguntas os farão pensar e podem até nos surpreender quando nos derem suas respostas.
E isso pode ser feito, porque conversando com eles sobre algo específico da natureza e depois perguntando o que Jeová ensina a você e, como Jesus disse, os pais também podem ficar muito surpresos ao ver como os filhos louvam a Jeová.
Os israelitas tinham que ensiná-los sobre Jeová, e as estradas rurais eram emprestadas para isso, pois havia uma grande variedade de animais e flores, então os pais tinham que aproveitar essas oportunidades para despertar a curiosidade de seus filhos sobre a criação.
QUANDO VOCÊ PODE USAR A CRIAÇÃO PARA ENSINAR SEUS FILHOS
8. O que os israelitas poderiam fazer quando estivessem “na estrada” com seus filhos?
Os israelitas tinham que ensiná-los sobre Jeová, e as estradas rurais se prestavam a isso, pois havia grande variedade de animais e flores, então os pais tinham que aproveitar essas oportunidades para despertar a curiosidade dos filhos sobre a criação.
Eles poderiam ensinar a eles os mandamentos de Jeová, na verdade isso não era algo opcional, era um mandamento direto do criador que está em Deuteronômio 6:6,7 para falar com eles no caminho quando ele se levantar, quando ele se deitar , em todos os momentos. Jeová queria que seus filhos sempre se concentrassem em seus mandamentos.
Como é bonito Jeová querer que seus filhos sejam ensinados, mas também há a responsabilidade, como ele deu ao povo de Israel, dos pais de ensinar seus filhos, porque todos nós que já tivemos filhos sabemos que os filhos fazem muitas perguntas. Portanto, como é importante sabermos a pergunta das crianças e sabermos relacioná-la com a criação de Jeová, porque é isso que fará com que raciocinem sobre o que Jeová lhes ensina e o que os pais ensinam aos filhos.
9. O que você aprendeu com Punitha e Katya?
Com Punitha e Katya aprendemos que é importante que os pais ensinem os filhos a meditar na criação e a apreciar as qualidades de Jeová refletidas nela. Aprendemos também que os pais podem encontrar oportunidades para ensinar seus filhos sobre a criação e as qualidades de Jeová, mesmo que não possam ir ao campo com frequência, e aproveitar essas oportunidades que têm.
No caso da nossa Irmã Punitha que mora na Índia, sabemos como as cidades da Índia estão com o trânsito congestionado, nesses lugares não é fácil conseguir dialogar com nossos filhos e ensinar a eles o que Jeová criou, por isso não existe É Temos que aproveitar qualquer oportunidade que surja para poder ficar tranquilos e poder conversar e dialogar com eles e fazê-los ver a importância de valorizar a criação de Jeová.
As duas irmãs se lembram de como seus pais as levaram para passear no campo, onde puderam observar a maravilhosa criação de Jeová e meditar sobre suas qualidades. Então isso nos ensina que lugares distantes do caos de uma cidade são propícios para que nossos filhos guardem uma boa memória e principalmente ensinem sobre a criação de Jeová.
Aprendemos a aproveitar todas as oportunidades para ensinar nossos filhos sobre Jeová.
Aprendemos também que morar na cidade pode ser um obstáculo para focar na criação, mas com a ajuda de Jeová não é impossível fazer isso.
Além disso, também aprendemos que o tempo passa rápido e está em nossas mãos que tipo de lembranças deixaremos para nossos filhos.
10. O que os pais podem fazer se for difícil para eles deixar a cidade? (Veja o quadro “Ajudas para os pais”).
Se os pais acharem difícil sair da cidade, podem observar a criação e falar sobre as qualidades de Jeová num parque ou varanda. Eles também podem encontrar aspectos da criação que podem mostrar a seus filhos, como pássaros, insetos, plantas e muito mais. Além disso, podem usar os muitos vídeos e publicações sobre a criação produzidos pela organização de Jeová. Resumindo, os pais podem ajudar seus filhos a ver o que Deus fez, mesmo que não possam ir ao campo.
Bem, embora seja verdade que na cidade não temos um ambiente natural, mas temos outros lugares como parques ou talvez nossa própria casa, temos plantas ou animais de estimação, são criações de Jeová nas quais também podemos ver suas qualidades e ensiná-las aos nossos filhos.
É verdade que Satanás em seus esforços para nos distanciar de Jeová fez da terra um lugar um tanto feio cheio de pedras de asfalto, difícil de ver a criação, mas mesmo assim, o Salmo 124 nos lembra de uma verdade, diz quantas são as tuas obras, Ó Jeová, com sabedoria você os fez Na verdade, toda a terra está cheia, então se a terra está cheia de suas criações, temos que procurá-las porque elas ainda estão lá, Satanás não vai nos pegar para não encontrar qualquer.
Se é difícil para nós sair da cidade, o que podemos fazer é levar nossos filhos ao parque, é possível que vejamos alguns pássaros, insetos ou plantas, devemos dizer a eles que essas criações nos ensinam muito sobre Jeová. Também podemos usar os muitos vídeos e publicações sobre a criação produzidos pela organização de Jeová. Então, o importante é que nós, pais, prestemos atenção ao nosso ambiente e procuremos algum aspecto da criação que possamos mostrar aos nossos filhos e assim ensiná-los sobre Jeová.
Uma irmã chamada Karina, da Alemanha, explica que sua mãe adora flores. Então, quando ela era pequena e ia nadar, ela apontava as lindas flores pelo caminho, e isso é um grande exemplo para nós que somos pais, podemos usar belos aspectos da criação para ajudar nossos filhos .amar a Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Na imagem vemos que mesmo em uma cidade existem aspectos da criação que os pais podem usar para ensinar seus filhos sobre Jeová, existe a mãe ensinando sua filhinha sobre Jeová e isso é muito importante ensinar a eles que existe um criador e ensinem-lhes o respeito que devemos ter pela natureza, pela criação de Jeová, pelos animais e pela bela variedade de flores.
Jeová está nos educando para sabermos que existe um criador que se interessa por nós, mas também por sua criação, e Jeová espera de seus servos o respeito à natureza e aos animais, mesmo que sejam pequenos, mesmo que sejam formigas, que são borboletas, são criação de Jeová e merecem que as respeitemos, claro que muitas pessoas não compartilham dessa opinião, muito pelo contrário, é por isso que Mateus 7:12 nos encoraja a fazer ou gostaríamos que fizessem conosco.
Uma mãe diz a sua filhinha para observar uma borboleta passar voando por eles. Eles estão em uma cidade, em uma sacada do prédio em que moram. Mesmo numa cidade, há aspectos da criação que você pode usar para ensinar seus filhos sobre Jeová. (Ver parágrafo 10).
Auxílio aos pais
Eles podem aproveitar as seguintes informações, disponíveis em jw.org:
Os artigos e vídeos na seção “Alguém projetou isso?”
O livreto A Vida é Obra de um Criador?
Vídeo Maravilhas da Criação Revelam a Glória de Deus
Os vídeos da seção "Opiniões sobre a origem da vida"
AS QUALIDADES INVISÍVEIS DE JEOVÁ “SÃO CLARAMENTE VISTAS”
11. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a perceber o amor de Jeová?
Por exemplo: podemos falar da ternura com que muitos animais cuidam de seus filhotes. Diga-lhes que, da mesma forma, Jeová é um Deus amoroso e cuida de nós com ternura.
Bem, como este parágrafo indica, já que eles podem falar com ternura, a ternura que muitos animais expressam ao criar seus filhotes, Jesus menciona Mateus 23:37, neste caso, a galinha quando junta seus pintinhos sob as asas, sem dúvida para proteger eles, nos animais, você pode ver isso tanto nos filhotes quanto nos gatos quando são pequenos, pois a mãe cuida deles com muito carinho.
Os pais podem ajudar os filhos a perceber o amor de Jeová falando sobre a ternura com que muitos animais cuidam de seus filhotes, mencionando a extraordinária variedade da criação e incentivando os filhos a parar e observar a variedade, o padrão e as cores das flores. , e explicar como a beleza deles reflete o amor de Jeová, para que os pais possam ajudar seus filhos a perceber o amor de Jeová falando sobre a ternura e a variedade da criação .
Por exemplo, conforme conta Karina, quando ela saía para passear com a mãe, ela a incentivava a parar e observar que cada flor é diferente e como sua beleza reflete o amor de Jeová. Este ensinamento marcou-a porque ao longo do tempo continua a prestar atenção à variedade, desenho e cores das flores. Tudo isso nos lembra o quanto Jeová nos ama. Portanto, devemos ensinar nossos filhos como as diferentes criações de Jeová refletem seu grande amor.
12. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a ver a sabedoria de Jeová? (Salmo 139:14; veja também as imagens.)
Os pais podem ajudar seus filhos a ver a sabedoria de Jeová falando sobre o incrível design do corpo humano e como Jeová criou nossas células com a capacidade de se repararem. Também pode explicar como a água se transforma em nuvens e flutua no ar para chegar facilmente a outros lugares. Os pais podem usar exemplos simples e cotidianos para ajudar os filhos a entender a sabedoria de Jeová e como ela é superior à nossa.
Bom, aí vem uma ilustração que todos nós já sofremos quando crianças e bem, são as quedas, os acidentes, as pancadas e como o corpo realmente se regenera, é uma forma muito sábia de mostrar às crianças como Jeová nos fez de tal forma maneira que nós até podemos nos recuperar ao contrário do que o ser humano acredita que precisa de ajuda adicional para se recuperar, o corpo humano se regenera e isso mostra a sabedoria que é feito por Jeová.
Por exemplo, podemos dizer o quão sábio Jeová é ao criar o ciclo da água, nosso criador faz a água condensar nas nuvens e depois cai como chuva em regiões específicas, o que nos mostra a sabedoria infinita superior que Jeová tem.
E vemos que este irmão usou uma explicação simples para atingir o coração da criança porque ele diz aqui com esta explicação nosso filho conseguiu entender a sabedoria de Jeová, então não temos que complicar muito com explicações simples, as crianças podem entender .
También como vemos en la imagen, un padre le explica a su hijo como una herida sanó porque Jehová diseñó el cuerpo humano con células que tienen la capacidad de regenerarse, le menciona que, en el caso de un automóvil, no puede repararse solo después de um acidente. Essa comparação faz o filho entender que a sabedoria de Jeová é muito superior à de qualquer ser humano.
ILUSTRAÇÃO
Temos aqui um exemplo: a criança se machucou na bicicleta, se arranhou talvez por causa de uma queda, mas ali o pai aproveitou para ajudá-lo, curá-lo e ao mesmo tempo falar com ele sobre Jeová, explico a ele que quando ele caiu e depois de alguns dias aquela ferida cicatrizou. Ele e sua esposa explicaram a ele que Jeová criou nosso corpo, como diz o Salmo de uma forma maravilhosa e impressionante, nossas células são capazes de reparar essas feridas e também disseram a ele que isso é algo que quem fabrica carros não tem, por exemplo, como um carro bate ou mesmo faz um leve arranhão, ele não consegue se consertar sozinho como acontece com o nosso corpo, e com essa explicação nosso irmão conseguiu fazer seu filho entender que a sabedoria de Jeová é impressionante.
Na fotografia ele nos mostra como com algo tão simples os pais podem ensinar seus filhos, por exemplo, esta criança tem uma ferida, então a ferida começa a cicatrizar, então o pai ensina como com sua grande sabedoria Deus projetou nosso corpo para que nosso as células se regeneram.
Um pai está conversando com seu filho enquanto segura um band-aid. A visão ampliada do joelho do menino mostra que foi arranhado. Para ensinar seus filhos sobre a sabedoria de Deus, você pode falar sobre o incrível design de nossos corpos. (Ver parágrafo 12).
13. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a pensar no poder de Jeová? (Isaías 40:26).
Os pais podem incentivar os filhos a olhar para o céu e pensar em como o poder de Jeová mantém todas as estrelas em seus devidos lugares. E como diz a irmã citada no parágrafo, pensar nisso pode ajudá-la a ver que o mesmo poder com que Jeová criou todas as coisas pode nos ajudar a torná-lo fiel.
Se, ao final pensando, por exemplo, no quão poderoso um homem pode ser, a forma que você pode saber é levantando um peso ou algo grande que ele tenha feito, então você sabe o poder que ele tem ou pela riqueza, no mesmo nossa maneira de pensar o que Jeová me fez realmente poderoso, a mãe percebeu que as estrelas tinham uma quantidade incrível de poder para poder fazê-las e a filha também entendeu dessa forma e isso a ajudou a pensar porque isso sendo tão poderoso eu Isso vai me ajudar, então vamos nos concentrar muito em comparações fáceis que fornecem lições vitais sobre o poder de Jeová.
Os pais podem ensinar nossos filhos a aceitar o convite de Jeová encontrado em Isaías 40:26, de olhar para o céu e pensar em como seu poder extraordinário mantém todas as estrelas em seus lugares. Nossos filhos logo reconhecerão o tremendo poder que Jeová usou para criar todas essas estrelas e os lembrarão de que ele também pode usar esse poder para ajudá-los a serem fiéis.
No parágrafo podemos ver a experiência de uma irmã que conta que fez uma viagem com sua mãe e viram um céu claro e cheio de estrelas. Naquela época, ele estava sendo pressionado pelos colegas de escola e preocupado com a possibilidade de falhar com Jeová. Sua mãe a incentivou a pensar no poder que Jeová usou para criar todas as estrelas e a lembrar que ele também poderia usar esse poder para ajudá-la a ser fiel. Depois de observar a criação naquela viagem, ela queria conhecer melhor a Jeová e servi-lo de qualquer maneira.
Isso nos lembra o que Jeová fez com Abraão, a Bíblia diz que Abraão é o pai de todos aqueles que têm fé. O que o criador fez com ele, quando lhe mostrou as estrelas e lhe disse que assim seria sua descendência. Portanto, não é o mesmo dizer a alguém para pensar nas estrelas do que mostrar-lhe as estrelas.
14. Como os pais podem usar a criação para ajudar os filhos a ver que Jeová é um Deus feliz?
Os pais podem usar a criação para que seus filhos vejam que Jeová é um Deus feliz ensinando-os sobre a variedade e beleza da criação, e muito provavelmente a maioria de nós aqui tem um bichinho de estimação em casa, e muitas vezes nos divertimos muito assistindo os cachorrinhos brincam ou têm suas ocorrências, ou também os gatinhos como seguem os objetos, então podemos aproveitar essas situações para lembrar que servimos a um Deus feliz.
Por exemplo, se temos um animal de estimação como um cachorro ou um gato, e rimos quando um deles brinca ou faz alguma travessura, podemos dizer a eles que a criação animal nos lembra que servimos a um Deus feliz. Devemos enfatizar a eles que Jeová os criou assim porque ele é um Deus alegre e tem senso de humor.
Bem, se temos animais domésticos, por exemplo, no caso dos cachorros, vemos como eles são engraçados, como brincam como no rabinho sempre que lhes mandas passear, depois observá-los e prestar atenção aos seus ações nos fazem perceber que Jeová Ele é um Deus feliz.
Os cientistas observaram que a maioria dos animais brincam, incluindo pássaros e peixes, às vezes pode-se desfrutar desse tipo de ação e é provável que nossos filhos tenham visto, por exemplo, um gatinho perseguindo uma bola de lã brincando, ou cachorrinhos brincando uns com os outros e se eles riram ao assistir a cena. Da próxima vez que seus filhos se divertirem com as coisas engraçadas que um animal faz, vamos lembrá-los de que servimos a um Deus feliz, e que é importante promover o senso de humor, promover o riso, conforme mencionado na Bíblia, tudo tem um tempo e Jeová Ele é um Deus feliz e quer que sejamos felizes também, então há um tempo para rir podemos aproveitar esse tempo com nossos entes queridos com nossos irmãos.
APROVEITE A CRIAÇÃO DE JEOVÁ COM SUA FAMÍLIA
15. O que pode ajudar os pais a descobrir o que os filhos estão pensando? (Provérbios 20:5; veja também a imagem.)
Para ajudar os pais a descobrir o que seus filhos estão pensando, é importante que sejam pacientes e estejam dispostos a ouvir. Eles também podem encontrar momentos tranquilos e sem distrações para conversar com seus filhos, como quando estão curtindo a natureza juntos. Ao fazer isso, as crianças podem se sentir mais confortáveis e abertas para compartilhar seus pensamentos e sentimentos com seus pais.
Provérbios 20:5 diz que é necessário discernimento para que uma pessoa expresse os pensamentos e sentimentos mais profundos de seu coração, então o que pode ajudar os pais a conversar com seus filhos é fazê-lo em um ambiente calmo como a natureza. Sabemos que uma montanha, um lago ou a praia são lugares onde podemos estar relaxados, o que permite conversar com nossos filhos e eles expressarem o que sentem e nos contarem sobre seus problemas.
E a recomendação que o parágrafo nos dá para encontrar um local adequado para conversar com nossos filhos é muito interessante, pois um motivo importante é que há menos distrações tanto para os filhos quanto para os pais, pois é um momento em que todos estão relaxados e mais atenção pode ser dada à maravilhosa criação de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Sim, como pode ser visto na imagem, a mãe tem buscado um momento tranquilo e um momento adequado para poder conversar com a filha para que ela desabafe com ela, até mesmo conte coisas que ela não pode contar em casa e assim ficar capaz de conhecer bem as preocupações daquele filho ou filha que as tem e que procurou um momento adequado para poder contar-lhe.
Na imagem vemos como uma mãe está com sua filha, possivelmente em um parque ou floresta, onde a filha se sente confortável e expressa com segurança o que sente. Então, isso nos mostra que conversar com nossos filhos curtindo a natureza faz bem.
Uma jovem conta à mãe como se sente. Eles estão sentados em um banco de parque. Enquanto vocês estão curtindo a natureza juntos, seus filhos podem ficar mais relaxados e querer contar o que estão sentindo. (Ver parágrafo 15).
16. Como as famílias podem desfrutar da criação de Jeová?
As famílias podem desfrutar a criação de Jeová de muitas maneiras. Eles podem passar o tempo em uma reserva natural, no campo, nas montanhas ou na praia. Algumas crianças gostam de correr e brincar em um parque, observando os animais ou talvez um rio, lago ou mar. E Jeová criou lugares lindos onde podemos fazer coisas que amamos, então, ao curtir a natureza juntos, as famílias podem relaxar, se divertir e fortalecer seus laços.
Existem muitas formas de aproveitar a natureza e tudo o que Jeová criou, podemos ir a uma reserva natural, ao campo, à serra ou à praia. Esses lugares nos dão a oportunidade de relaxar e nos divertir, estar unidos com nossas famílias e desfrutar e observar as diferentes faunas e floras que Jeová criou.
Algumas crianças gostam de correr brincando em um parque observando os animais, nadando em um rio, lago ou mar. Sem dúvida existem muitas formas de curtir a natureza, mas o importante é fazer e aproveitar tudo o que Jeová criou.
17. Por que os pais devem ajudar os filhos a desfrutar a criação de Jeová?
Porque isso vai aproximá-los de Jeová e também é um antegozo do que vamos viver no novo mundo.
Os pais devem ajudar seus filhos a desfrutar da criação porque isso permite que eles, como o rei Davi, apreciem a sabedoria e o amor de Deus, porque observando a natureza, eles poderão ver a beleza e a complexidade da criação de Deus. , o que os ajudará entenda que ele é um Deus poderoso e amoroso.
Porque a criação nos ensina muitas das qualidades de Jeová. O rei Davi reconheceu que não há ninguém como Jeová ou suas obras, então a partir de agora podemos ajudar nossos filhos a observar a criação e aprender sobre Jeová por meio dela.
É importante que os pais não esperem até o novo mundo para ajudar seus filhos a observar e aprender com a criação. Se a partir de agora eles usarem a criação para ensinar seus filhos sobre Jeová, certamente eles se sentirão como o rei Davi e poderão fazer suas essas palavras, que encontramos no Salmo 86:8. "Não há ninguém como tu, ó Senhor, nem há obras como as tuas"
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que aprendemos com a maneira como Jesus usou a criação para ensinar?
Jesus falou a seus discípulos sobre duas das criações de Jeová, os corvos e os lírios. Ao falar deles, ele queria ensiná-los sobre a generosidade e a bondade de seu pai celestial. Ele queria deixar claro para eles: Jeová alimentará e vestirá seus servos fiéis assim como faz com os corvos e as flores do campo. Imitando a Jesus, nós pais aprendemos que podemos conversar com nossos filhos sobre uma planta ou animal que eles gostem, devemos explicar a eles e destacar alguma qualidade de Jeová que vemos em uma dessas criações.
Sim, então aprendemos que ir de maneira simples pode ajudar ou ensinar as crianças a apreciar as boas qualidades de Jeová apenas com os animais que olham para um animal ou flor que eles gostam ou uma paisagem como Jesus fez, pode levá-los a apreciar sua generosidade, sua sabedoria, seu poder e também seu humor, e isso os fará querer se aproximar mais de Jeová.
Quando e onde os pais podem ensinar os filhos sobre Jeová?
Os pais podem imitar os israelitas, quando andavam pelas estradas aproveitavam para despertar a curiosidade dos filhos sobre a criação de Jeová. Da mesma forma, quer moremos na cidade, quer no campo, devemos observar cuidadosamente e procurar ao nosso redor muitos aspectos da criação que possam mostrar aos nossos filhos alguma qualidade de Jeová. Além disso, podemos usar os muitos vídeos e publicações sobre a criação produzidos pela organização de Jeová.
Um dos versículos que foram dados como referência diz quando você anda na estrada quando está sentado em sua casa quando se levanta e quando vai para a cama significa que ao longo do dia pode haver ocasiões para ajudar as crianças a ver como Jeová deu-nos abençoados com boa comida, talvez com um pedaço da natureza perto de casa, onde as crianças podem aprender que tudo isso reflete a sabedoria e o amor de Jeová.
Por que é bom para as famílias passar o tempo curtindo a natureza?
Bem, porque vimos que isso une as famílias, as aproxima de Jeová e também é um prelúdio de como será a vida no paraíso.
Visto que Jeová é um Deus feliz, ele criou belos lugares para nós. Por isso, ele quer que nos divirtamos, estejamos unidos e aprendamos a observar sua criação, pois através dela aprendemos muito sobre ele e suas qualidades.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário