Estudo de A Sentinela, semana de 15 a 21 de maio de 2023, Vamos conhecer melhor a Jeová observando a criação, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 15-21 de maio de 2023, Vamos conhecer melhor a Jeová observando a criação, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta direta.
Amarelo Escuro: Resposta Adicional.
Azul Claro: Pontos Adicionais.
"Suas qualidades invisíveis [...] foram claramente vistas desde a criação do mundo, pois são percebidas pelas coisas criadas" (Rm 1:20).
1. O que ajudou Jó a conhecer melhor a Jeová?
DE TODAS as conversas que Jó teve em sua vida, com certeza a que mais o impactou foi aquela que teve com Jeová. Jeová disse a ele para observar algumas coisas impressionantes na criação. Isso o ajudaria a saber como Jeová é sábio e a confiar que ele pode cuidar de seus servos. Por exemplo, Jó foi capaz de ver que se Deus dá aos animais o que eles precisam para viver, ele também pode fazer o mesmo por ele (Jó 38:39-41; 39:1, 5, 13-16). Ao pensar nesses exemplos de criação, Jó aprendeu muito sobre as qualidades de Deus.
2. Por que nem sempre é fácil observar a criação?
2 Nós também podemos aprender mais sobre Deus observando a criação. Mas nem sempre é fácil fazê-lo. Se moramos na cidade, podemos não ter muito contato com a natureza em nosso dia a dia. Mesmo morando em uma área rural, pode parecer que não temos tempo para focar na criação. Então vamos ver por que vale a pena reservar um tempo para observar a criação. Também veremos como Jeová e Jesus o usaram para ensinar lições importantes e o que podemos fazer para continuar aprendendo com ele.
POR QUE DEVEMOS OBSERVAR A CRIAÇÃO?
3. Como sabemos que Jeová queria que Adão desfrutasse da criação?
3 Jeová queria que o primeiro ser humano desfrutasse da criação. É por isso que ele colocou Adão em um belo paraíso para explorar, cultivar e expandir (Gn 2:8, 9, 15). Imagine o que Adão sentiu ao observar as sementes germinarem e as plantas florescerem. Cuidar do Jardim do Éden foi um privilégio. Jeová também pediu a Adão que desse nomes aos animais (Gn 2:19, 20). Jeová poderia ter feito isso sozinho, mas deu essa tarefa a Adão. Certamente Adam observou cuidadosamente os animais e notou suas características e comportamento antes de decidir como chamá-los. Deve ter sido um trabalho muito agradável, dando-lhe a oportunidade de perceber a sabedoria, a criatividade e as proezas artísticas de seu Pai.
ILUSTRAÇÃO
Adam curiosamente observa um caracol que está em uma rocha. Jeová queria que Adão desfrutasse da criação e desse nome aos animais. (Ver parágrafo 3).
4. (a) Qual é um dos motivos pelos quais devemos observar a criação? b) Quais são as coisas da criação que você mais gosta?
4 a ). Uma das razões pelas quais devemos observar a criação é porque Jeová quer que o façamos. Ele nos diz: "Levante os olhos para o céu e veja." E então ele pergunta: “Quem criou essas coisas?” A resposta é clara (Is. 40:26). Jeová encheu não apenas os céus com criações fascinantes, mas também a terra e o mar, e podemos aprender muito com eles (Sl 104:24, 25). b). Além disso, pense em como Deus nos criou. Ele nos criou com a capacidade de apreciar a beleza da natureza. Ele também possibilitou que usufruíssemos a criação, dando-nos os cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
5. De acordo com Romanos 1:20, por que é bom olharmos para a criação?
5 A Bíblia nos dá outro motivo importante para olharmos para a criação: ela nos ajuda a entender melhor as qualidades de Jeová. — Leia Romanos 1:20. Por exemplo, o maravilhoso design da natureza reflete a sabedoria de Deus. E a grande variedade de alimentos que podemos experimentar mostra que ele nos ama. Perceber as qualidades de Deus nas coisas que ele fez nos ajuda a conhecê-lo melhor e nos encoraja a nos aproximarmos dele. Agora vamos ver como Jeová usou a criação para nos ensinar lições importantes.
DEUS USOU A CRIAÇÃO PARA ENSINAR COISAS SOBRE ELE
6. O que podemos aprender com as aves migratórias?
6 Jeová tem um cronograma. Todos os anos, entre o final de fevereiro e meados de maio, os israelitas viam cegonhas migrando para o norte. Jeová disse aos israelitas: “A cegonha no céu conhece as suas estações” (Jr 8:7). Assim como Jeová estabeleceu um tempo para essas aves, ele também estabeleceu um tempo para cumprir suas sentenças. Observar a migração dos pássaros nos lembra que Jeová tem um “tempo determinado” para acabar com este mundo iníquo, e podemos confiar que ele fará isso (Hab. 2:3).
7. O que aprendemos com o vôo dos pássaros? (Isaías 40:31).
7 Jeová dá força aos seus servos. Por meio de Isaías, Deus prometeu que quando seus servos se sentissem fracos ou desanimados, Ele lhes daria forças para “voar alto como asas de águia” (leia Isaías 40:31). Os israelitas estavam acostumados a ver as águias aproveitarem as correntes de ar para voar e voar sem muito esforço. Isso nos lembra que, assim como Jeová ajuda esses pássaros, ele também pode ajudar e fortalecer seus servos. Portanto, ao ver um pássaro voar tão alto que mal bate as asas, lembre-se de que Jeová pode lhe dar forças para superar seus problemas.
8. a) O que Jó aprendeu com a criação? b) O que aprendemos?
8 Jeová é confiável. Em sua conversa com Jó, Deus o ajudou a confiar mais nele (Jó 32:2; 40:6-8). Ele mencionou muitas coisas na criação, como estrelas, nuvens e relâmpagos. Ele também lhe contou sobre os animais, como o touro selvagem e o cavalo (Jó 38:32-35; 39:9, 19, 20). Todos esses exemplos ajudaram Jó a ver não apenas o enorme poder de Deus, mas também seu amor e grande sabedoria. Essa conversa fez Jó confiar em Jeová mais do que nunca. — Jó 42:1-6. Da mesma forma, quando estudamos a criação, somos lembrados de que Jeová é infinitamente mais sábio e poderoso do que nós. Além disso, ele pode e irá remover todos os nossos problemas. Pensar nisso nos ajuda a confiar mais nele.
JESUS USOU A CRIAÇÃO PARA ENSINAR COISAS SOBRE SEU PAI
9, 10. O que o sol e a chuva nos ensinam sobre Jeová?
9 Jesus conhecia muito bem a criação. Como um “trabalhador habilidoso”, ele teve o privilégio de ajudar seu Pai a criar o universo (Provérbios 8:30). Mais tarde, quando ele estava na Terra, ele usou a criação para ensinar a seus discípulos várias lições sobre seu Pai. Vamos ver alguns.
10 Jeová mostra seu amor a todos. No Sermão da Montanha, Jesus falou a seus discípulos sobre dois aspectos da criação que muitas pessoas consideram óbvios: a luz do sol e a chuva. Essas duas coisas são essenciais para a vida. Em vez de privar aqueles que não o servem desses elementos, Jeová, que é um Deus amoroso, permite que todos se beneficiem desses dons (Mt 5:43-45). Jesus usou esse exemplo para ensinar a seus discípulos que Jeová quer que mostremos amor a todas as pessoas. Quando vemos um pôr do sol espetacular ou desfrutamos de uma garoa refrescante, pensemos no amor e na justiça de Jeová. O exemplo deles pode nos motivar a mostrar esse tipo de amor por pregar ao mundo inteiro.
11. Como observar os pássaros no céu pode nos encorajar?
11 Jeová nos dá o que precisamos para viver. Jesus também disse no Sermão da Montanha: “Observai atentamente as aves do céu. Eles não semeiam, nem colhem, nem armazenam em celeiros, mas seu Pai celestial os alimenta”. Aqueles que ouviam Jesus podem ter visto alguns pássaros voando quando ele perguntou: “Você não vale mais do que eles?” (Mateus 6:26). Que maneira amorosa de nos lembrar que Jeová sempre nos dará o que precisamos para viver. — Mat. 6:31, 32. Esta lição da criação continua a encorajar os servos de Deus hoje. Uma jovem pioneira na Espanha estava desanimada porque não conseguia encontrar um lugar adequado para morar. Mas, ao ver uns passarinhos comendo sementes e frutas, sentiu-se melhor.Ela diz: “Isso me lembrou que, se Jeová cuida deles, ele também cuidaria de mim.” Pouco depois a irmã encontrou um lugar para morar.
12. De acordo com Mateus 10:29-31, o que os pardais nos ensinam sobre Jeová?
12 Jeová valoriza cada um de nós. Antes de enviar seus apóstolos para pregar, Jesus os ajudou a superar o medo da oposição (leia Mateus 10:29-31). Ele fez isso contando a eles sobre um dos pássaros mais comuns em Israel: o pardal. Naquela época, os pardais valiam muito pouco. Mas Jesus disse aos seus discípulos: "Nenhum deles cai por terra sem que seu Pai o saiba." E acrescentou: "Você vale mais do que muitos pardais." Assim, ele assegurou-lhes que Jeová valorizava cada um deles. E isso os ajudou a não temer a perseguição. Certamente os discípulos se lembravam dessas palavras de Jesus toda vez que viam pardais ao pregar nas cidades e aldeias.Da mesma forma, sempre que vir um passarinho, lembre-se de que Jeová o valoriza pessoalmente, pois você também vale “mais do que muitos pardais”. Com a ajuda de Deus, você pode enfrentar bravamente a oposição (Sl 118:6).
O QUE PODEMOS FAZER PARA CONTINUAR APRENDENDO SOBRE A CRIAÇÃO?
13. O que devemos fazer para continuar aprendendo com a criação?
13 Podemos continuar a aprender sobre Jeová observando a criação. Para isso temos que reservar um tempo para olhar o que nos rodeia e meditar sobre o que nos ensina sobre isso. Pode nem sempre ser fácil fazer isso. Uma irmã dos Camarões chamada Géraldine diz: “Como cresci na cidade, tive de me esforçar mais para observar a natureza.” Um ancião chamado Alfonso explica: “O que tem funcionado para mim é reservar um tempo na minha agenda para ficar sozinho, observar a criação e meditar no que ela me ensina sobre Jeová.”
14. O que Davi aprendeu ao meditar sobre a criação?
14 O rei Davi pensou muito sobre a criação. Ele disse a Jeová: “Quando vejo os teus céus, o trabalho dos teus dedos, a lua e as estrelas que formaste, o que é o homem mortal para que te lembres dele […]?” (Sl 8:3, 4). Davi não se limitou a contemplar a beleza imponente de uma noite estrelada, mas meditou sobre o que as estrelas lhe ensinavam sobre Deus. Ele percebeu o quão grande Jeová é. Em outras ocasiões, David refletiu sobre como seu corpo se desenvolveu no ventre de sua mãe. Ao pensar em um processo tão impressionante, sua admiração pela sabedoria de Jeová aumentou (Sl 139:14-17).
ILUSTRAÇÃO
David observa um céu estrelado enquanto cuida de suas ovelhas. Davi aprendeu muito sobre Jeová por meditar na criação. (Ver parágrafo 14).
15. Você percebeu as qualidades de Jeová ao observar a criação? Dê exemplos (Salmo 148:7-10).
15 Como no caso de Davi, você não precisa procurar muito para encontrar aspectos da criação sobre os quais meditar. Se você prestar atenção ao que está ao seu redor, poderá perceber muitas das qualidades de Jeová. Por exemplo, observe o poder de Jeová ao sentir o calor do sol em sua pele (Jr 31:35). Contemple a sabedoria de Deus quando vir um pássaro construindo um ninho. Pense no senso de humor de Jeová quando vir um cachorrinho correndo atrás do próprio rabo. E agradeça a Jeová por seu amor quando vir uma mãe brincando com seu bebê. Temos muitas oportunidades de aprender sobre nosso Pai observando a natureza, porque todas as suas criações – grandes ou pequenas, distantes ou próximas – o louvam (leia Salmos 148:7-10).
16. O que devemos almejar?
16 Não há ninguém mais inteligente, amoroso, criativo e poderoso do que o nosso Deus. Podemos ver essas qualidades e muitas outras na natureza; você apenas tem que procurá-los. Faça questão de tirar tempo para apreciar a criação e pensar no que ela nos ensina sobre Jeová. Se o fizermos, ficaremos cada vez mais próximos de nosso Criador (Tiago 4:8). No próximo artigo, veremos como os pais podem usar a criação para ajudar os filhos a se achegarem a Jeová.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que devemos tomar tempo para observar a criação?
Uma das razões pelas quais devemos observar a criação é porque Jeová quer que o façamos. Jeová não apenas encheu os céus com criações fascinantes, mas também a terra e o mar, e podemos aprender muito com eles.
Outro motivo pelo qual devemos olhar para a criação é porque ela nos ajuda a entender melhor as qualidades de Jeová. Por exemplo, o maravilhoso design da natureza reflete a sabedoria de Deus. E a grande variedade de alimentos que podemos experimentar mostra que ele nos ama.
Como Jeová e Jesus usaram a criação para ensinar lições importantes?
Jeová usou a criação para ensinar que tem um cronograma, que dá força aos seus servos e que é digno de confiança.
No caso de Jesus, ele usou a criação para mostrar que Jeová mostra seu amor a todos, para mostrar que Jeová nos dá o que precisamos para viver e que Jeová valoriza cada um de nós.
O que devemos fazer para continuar aprendendo com a criação?
Temos que tomar tempo para observar o que está ao nosso redor e meditar no que isso nos ensina sobre Jeová, e embora nem sempre seja fácil fazer isso, visto que moramos na cidade e os outros estão muito ocupados.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário