Estudo de A Sentinela, «Artigo 13», Semana de 22 a 28 de maio de 2023, Use a criação para ensinar seus filhos, Respostas.
Estudo de A Sentinela, «Artigo 13», 22-28-maio-2023, Use a criação para ensinar seus filhos, Respostas.
"Quem criou essas coisas?" (Is. 40:26).
1. O que os pais cristãos desejam?
Eles querem ajudar seus filhos a conhecer e amar a Jeová. Dessa forma, eles verão Jeová como o verdadeiro e serão motivados a se aproximar dele, e Jeová também se aproximará deles conforme indicado em Tiago 4:8.
Claro, visto que Jeová é um Deus invisível, eles não podem vê-lo e, portanto, o que os pais podem fazer para que eles o vejam como alguém real, bem, vamos vê-lo no parágrafo 2.
2. Como os pais podem ensinar os filhos sobre Jeová e suas qualidades?
2 Timóteo 3:14-17. Mostra que uma maneira é estudar a Bíblia juntos. De sua parte, Provérbios 3:19-21 mostra que os pais podem usar a criação para ensinar os filhos sobre Jeová e sua personalidade.
E os pais não devem esperar até que os filhos fiquem mais velhos para começar a falar com eles sobre Jeová, porque, quando Paulo escreveu a Timóteo, ele o lembrou de que desde que ele nasceu já havia aprendido os escritos sagrados. E agora a escrava tem feito muito bem para os pais em JW. Há muitos vídeos e lousas animadas que ajudam os pequenos a se aproximarem de Jeová.
Provérbios 3:19-21 destaca que a sabedoria de Jeová é claramente vista em tudo o que ele criou na Terra. Da mesma forma, a criação reflete o poder, o amor, a personalidade de Jeová e como nós, pais, vamos ver, podemos usá-la para que nossos filhos conheçam a Jeová e se aproximem dele.
COMO VOCÊ PODE USAR A CRIAÇÃO PARA ENSINAR SEUS FILHOS
3. Que ajuda os pais devem dar aos filhos?
Os pais devem aproveitar as oportunidades para ajudar os filhos a ver a relação entre as coisas criadas e as maravilhosas qualidades de Jeová.
Em Romanos 1:20 diz que as qualidades invisíveis de Jeová, seu poder e divindade, são vistas desde a criação e são percebidas pelas coisas criadas. Então, o que os pais podem fazer é passar um tempo com seus filhos ao ar livre para que eles possam ver isso.
Sim, então os pais devem ter essas oportunidades de ajudar seus filhos a ver a relação que existe, entre o que Jeová criou e suas qualidades maravilhosas, que eles têm uma relação e podem apreciar cada vez mais essas qualidades.
4. Como Jesus usou a criação para ensinar seus discípulos? (Lucas 12:24, 27-30).
Os textos citados do capítulo 12 de Lucas mostram que a primeira coisa que Jesus fez foi pedir a seus discípulos que observassem os corvos e os lírios, dois elementos da natureza que eles conheciam muito bem. Depois disso, ele os usou para ensinar-lhes uma lição sobre a generosidade e a bondade de Jeová, que pode alimentar e vestir seus servos fiéis assim como faz com os corvos e as flores do campo.
Jesus fez questão de que os discípulos aprendessem a lição, isso nos ensina que Jesus meditava muito, ele não viu a primeira flor que encontrou e disse olha, com as flores a gente aprende, ele tinha meditado muito nisso. E ensina a nós pais que também devemos meditar de antemão sobre o que a criação nos ensina sobre Jeová e depois transmitir isso aos nossos filhos.
E certamente havia muitos outros animais ou plantas que ele poderia ter mencionado como exemplos, mas ele escolheu algo que os discípulos conheciam muito bem para que fosse mais fácil fazê-los entender a lição.
5. Que exemplos da criação os pais podem usar para ensinar seus filhos sobre Jeová?
Os pais podem imitar a Jesus por falar aos filhos sobre algum aspecto da natureza de que gostam e usar isso para explicar o que isso lhes ensina sobre Jeová. Você também pode perguntar quais plantas e animais eles mais gostam e usar esses elementos comuns para chamar sua atenção e interesse no ensino que se pretende dar.
Bem, não temos que recorrer a pesquisas ou buscar comentários muito elaborados, mas sim, devemos fazer comentários simples sobre o que o cercava no dia-a-dia, talvez comentar como impressionam algumas montanhas ou as ondas do mar são. Isso demonstra o poder de Jeová.
6. O que aprendemos com a mãe de Christopher?
Aprendemos que devemos fazer com que nossos filhos vejam qual é a relação entre o que eles veem na criação e o amor que Jeová tem por nós.
Aprendemos que os pais podem usar comentários simples sobre as coisas ao seu redor para ensinar seus filhos a valorizar a criação. Por exemplo, quando Christopher e sua mãe estavam perto das montanhas, ela aproveitava para falar sobre aquelas belas montanhas e perguntar: Ele achava incrível? E ela aproveitava para falar sobre Jeová e o poder que ele tinha. tem. Com essas frases simples, ela incentivou o filho a meditar no que a criação poderia ensinar a ele sobre Jeová.
Podemos tirar muitas lições de toda a criação de Jeová. Assisti recentemente um pôr do sol com meus filhos, ficamos muito felizes em ver a variedade de cores que não se põe em um pôr do sol, violeta laranja são cores maravilhosas e depois conversando com ela falamos sobre o grande amor que Jeová tem, porque só olhar para essa faceta da criação nos deixa muito felizes e podemos destacar muitas qualidades de Jeová.
7. O que você pode fazer para ensinar seus filhos a meditar na criação?
Os pais podem mencionar algo específico e depois perguntar aos filhos o que isso lhes ensina sobre Jeová. Assim, eles crescerão aprendendo a meditar nas lições que a criação lhes ensina sobre a personalidade de Jeová.
Parece que a meta dos pais deveria ser que em determinado momento sejam eles que digam que Jeová nos ensina isso como uma meta ou fim, mas a meta deveria ser que com o tempo sejam os filhos que aprendam a dizer que ele me ensina isso de Jeová, porque os pais não vão estar lá e sempre e nem um pai dizendo a ele aos 30 anos que ele ensina a ele que é Jeová.
E a surpresa que se pode ter é que nossos filhos nos ensinam lições de pais, e isso seria algo muito comovente, e se acontecer é porque temos seguido ao pé da letra o que Jeová nos ensina aos pais cristãos.
QUANDO VOCÊ PODE USAR A CRIAÇÃO PARA ENSINAR SEUS FILHOS
8. O que os israelitas poderiam fazer quando estivessem “na estrada” com seus filhos?
Os israelitas podiam aproveitar as estradas rurais repletas de uma grande variedade de animais e plantas para obedecer à instrução de Jeová registrada em Deuteronômio 11:19. Dessa forma, eles atraíram a atenção e o interesse de seus filhos e, com exemplos simples, puderam ensinar-lhes os mandamentos de Jeová.
Assim como para os israelitas caminhar com seus filhos era uma oportunidade de ouro para ensiná-los, deveria ser para nós também. Já que quando você é adulto perde esse sentido porque temos muito estresse, praticamente viajar às vezes é avassalador e gera muita tensão. No entanto, para uma criança é algo muito especial e muitas vezes quando a viagem é longa, exige que os pais pensem com antecedência no que podem ensinar e aproveitem a ocasião.
Bem, você tem que reservar um tempo para estar junto e aproveitar qualquer oportunidade para estabelecer esse relacionamento do que Jeová fez e suas qualidades.
9. O que você aprendeu com Punitha e Katya?
De Punitha aprendemos que quando você mora em uma cidade você deve aproveitar as vistas que podem ser feitas do campo, para ensinar a seus filhos algumas coisas sobre a maravilhosa criação de Jeová, pois assim fica muito mais fácil para as crianças entenderem o que que a criação pode ensiná-los.
Com Katya aprendemos que os pais devem ensinar seus filhos desde muito cedo a meditar sobre a criação, e o que ela lhes ensina sobre Jeová, pois assim, as lembranças ficarão com eles, assim como as lições que aprenderam e nunca esquecerão mesmo que se tornem adultos.
E também aprendemos com estes exemplos que o esforço vale a pena, que os pais levam esse tempo, sabendo que hoje em dia é tão difícil separá-los, porque não estamos habituados a soltá-los aqui nestas zonas, porque nessas experiências, vimos que eles ainda quando eram mais velhos, já se lembravam daqueles belos momentos em que estavam com seus pais. E sobretudo meditar para parar e conhecer melhor a Jeová.
10. O que os pais podem fazer se for difícil para eles deixar a cidade? (Veja o quadro “Ajudas para os pais”).
Os pais nessas circunstâncias podem observar a criação e falar sobre as qualidades de Jeová num parque ou varanda, pois podem ver pássaros, insetos, plantas e muitas outras coisas que podem usar nesse sentido. Karina, mencionada no parágrafo, lembra que sua mãe lhe ensinou as lindas flores que viam pelo caminho.
Outra coisa que os pais podem usar, se for difícil para eles sair da cidade para observar a criação, é usar os vídeos e publicações que eles produziram na organização de Jeová, que são ótimos para falar com as crianças sobre a criação.
E sem dúvida, os pais agora têm muita ajuda que a organização oferece. A parte de JW tem muitos vídeos, apenas esses dias saiu um dos vídeos de fotossíntese que os pais podem usar para aumentar o amor de seus filhos pelo Senhor de Jeová criação.
Além disso, a caixa contém uma lista de vídeos e publicações disponíveis no jw.org para esse fim. Há os vídeos: As maravilhas da criação revelam a glória de Deus e os vídeos da seção "Opiniões sobre a origem da vida". Também artigos e vídeos na seção “Alguém projetou isso?” e O livreto A vida é obra de um criador?
O parágrafo comenta a experiência da Karina da Alemanha que já explica que sua mãe adorava flores, então quando ela era pequena e eles iam passear ela apontava as lindas flores que viam pelo caminho, aí eu fiquei pensando que em nesta primavera aqui em nosso entorno tem campos de papoulas que embelezam muito os campos, então uma boa oportunidade que os pais podem aproveitar para ensinar seus filhos sobre a criação de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Bem, é uma imagem muito bonita e delicada. Você pode ver uma mãe com sua filhinha. Vemos que ela mora na cidade porque você pode ver os prédios atrás, mas ela está aproveitando o pátio comunitário ou um pequeno terraço que ela tem e eles estão observando a borboleta e ela está contando coisas sobre eles para a filha e não espera que a menina seja mais velha, desde pequena ela está contando lições que com certeza ela vai lembrar.
Uma mãe diz a sua filhinha para observar uma borboleta passar voando por eles. Eles estão em uma cidade, em uma sacada do prédio em que moram. Mesmo numa cidade, há aspectos da criação que você pode usar para ensinar seus filhos sobre Jeová. (Ver parágrafo 10).
Auxílio aos pais
Eles podem aproveitar as seguintes informações, disponíveis em jw.org:
Os artigos e vídeos na seção “Alguém projetou isso?”
O livreto A Vida é Obra de um Criador?
Vídeo Maravilhas da Criação Revelam a Glória de Deus
Os vídeos da seção "Opiniões sobre a origem da vida"
AS QUALIDADES INVISÍVEIS DE JEOVÁ “SÃO CLARAMENTE VISTAS”
11. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a perceber o amor de Jeová?
Eles podem exemplificar o amor de Jeová pelo uso e ternura com que muitos animais cuidam de seus filhotes. Podem também chamar a atenção para a extraordinária variedade da criação, ambas as quais refletem o amor de Jeová.
E a experiência da irmã ressalta o que vimos em um parágrafo anterior de parar e dedicar tempo para dedicar tempo a isso e então a irmã disse que quando ela era mais velha a mãe fazia isso e então ela também parou e olhou de perto, então em uma época em que estamos sempre muito estressados, mas nunca será perda de tempo parar e recriar em uma criação de Jeová.
Karina, já mencionada, conta que quando era criança e ia passear com a mãe, ela a incentivava a observar as diferenças das flores e como a beleza daquelas flores refletia o amor de Jeová. Isso fez com que Karina, já adulta, continuasse olhando para as flores e meditando no quanto Jeová nos ama.
E depois pense também nas lições que essas ilustrações nos ensinam, por exemplo, a mãe o encorajou a perceber que cada flor é diferente, Jeová poderia ter criado o mesmo tipo de flor mas mesmo assim criou tipos diferentes de flores com cheiros e sabores diferentes cores e isso mostra muito o amor que Jeová tem por nós que quer que aproveitemos a vida.
12. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a ver a sabedoria de Jeová? (Salmo 139:14; veja também as imagens.)
Eles podem usar exemplos da natureza para mostrar aos filhos a sabedoria de Jeová. Por exemplo, você pode explicar que a água se transforma em nuvens e que as nuvens flutuam no ar para transportar facilmente a água para outros lugares.
Eles também podem usar exemplos do desenho do corpo humano para mostrar aos filhos a sabedoria de Jeová. O pai que vemos na Ilustração aproveitou a ocasião em que seu filho caiu da bicicleta e se machucou, para mostrar a ele que se a ferida cicatrizou sozinha e em poucos dias, é porque Jeová nos criou com o capacidade de regeneração celular, demonstrando sua infinita sabedoria.
Acho que o importante é que o pai não esqueceu o acidente, mas que dias depois, como a criança está com outra roupa e o joelho não está mais assim, aproveitou para contar a sabedoria de Jeová que faz sua joelho mais ou menos saudável e a moto tá aí, não sabemos se a moto também sofreu mas é um contraste falar pra ele olha, isso foi feito por Jeová e mesmo assim se a gente não consertar a moto ela não vai consertar em si, então é claro que teve que ter o pai em mente para aproveitar esta ocasião dias depois.
Além disso, você pode explicar a seus filhos o contraste que existe entre a sabedoria humana e a sabedoria infinitamente superior de Jeová. Se o carro feito pelo homem estiver danificado, ele não poderá se consertar sozinho. Mas se uma unha quebra, ela volta a crescer, se a pele sofre arranhões e arranhões, ela se regenera. E a mesma coisa acontece em animais como o lagarto, por exemplo, quando ele perde o rabo nasce um novo rabo. Acontece também que quando as plantas são podadas voltam a crescer ainda mais fortes e bonitas. Com esses tipos de exemplos, as crianças podem ser levadas a meditar profundamente na sabedoria de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Um pai está conversando com seu filho enquanto segura um band-aid. A visão ampliada do joelho do menino mostra que foi arranhado. Para ensinar seus filhos sobre a sabedoria de Deus, você pode falar sobre o incrível design de nossos corpos. (Ver parágrafo 12).
13. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a pensar no poder de Jeová? (Isaías 40:26).
Eles podem seguir o exemplo de Isaías 40:26. E assim convidamos nossos filhos a observar o céu para que vejam como as maravilhosas estrelas ficam em seu lugar. A mesma coisa que aconteceu com a irmã Tingting poderia acontecer com você. Pensar que o poder foi usado para criar todas aquelas estrelas e mantê-las em seus respectivos lugares, você também pode usá-lo para ajudar todos os seus servos fiéis a ficarem de pé e enfrentar diferentes dificuldades da vida. Essa é uma excelente motivação para os filhos quererem conhecer melhor a Jeová e servi-lo aconteça o que acontecer.
Bem, o versículo que acabamos de ler é um convite de Jeová para olhar para o céu e ver as estrelas, e aqui está a experiência de uma irmã que, quando era pequena, conta que quando sua mãe foi para o campo à noite e ela viu um céu claro cheio de estrelas e comenta que não era um bom momento para ela porque ela tinha pressão na escola, ela pensou que isso poderia dificultar sua fidelidade a Jeová e sua mãe sabiamente usou as estrelas para conte a ela o poder que Jeová teve ao criá-los e como Jeová poderia usar esse mesmo poder para lhe dar forças para permanecer fiel, pois ela diz que essa viagem a ajudou a conhecer a Jeová e a motivou a continuar sendo fiel a ele, portanto todo o esforço que ela faz de seus pais nunca será em vão em benefício de seus filhos.
Vemos que a mãe foi muito perspicaz, pois a levou ao campo, um local onde não há poluição luminosa para que sua filha pudesse apreciar a grandiosidade da criação de Jeová.
14. Como os pais podem usar a criação para ajudar os filhos a ver que Jeová é um Deus feliz?
Podem dar o exemplo de animais como o gato que gosta de brincar com objetos, e os cachorros que brincam uns com os outros e às vezes até com o próprio rabo, pois isso mostra que Jeová é alegre e tem senso de humor. São exemplos muito simples, mas muito práticos, que nos ajudarão a ensinar nossos filhos que toda a criação reflete as qualidades e a personalidade de Jeová.
Com esses exemplos, os pais podem ensinar aos filhos que assim como os animais refletem que Jeová é um Deus feliz, criativo e bem-humorado, nós, seus servos, também devemos fazê-lo. Portanto, não devemos permitir que os problemas e preocupações desse sistema nos impede de refletir a felicidade de Jeová.
E tem um comentário aqui de um cientista, eles observaram que a maioria dos animais brincam, incluindo pássaros e peixes, e isso é muito interessante. Isaías 40:20 diz que a comida deles é produzida pelas montanhas onde todos os animais selvagens brincam, que é, os animais os deixaram felizes em brincar.
APROVEITE A CRIAÇÃO DE JEOVÁ COM SUA FAMÍLIA
15. O que pode ajudar os pais a descobrir o que os filhos estão pensando? (Provérbios 20:5; veja também a imagem.)
Alguns pais acham útil conversar com seus filhos enquanto desfrutam da natureza, porque há menos distrações para todos e porque eles ficam mais relaxados. Isso torna mais fácil conduzir a conversa e descobrir o que seus filhos estão pensando e sentindo. Temos o exemplo de Katya. Ela diz que sua mãe a levou a um parque muito legal para conversar com ela sobre como foi a escola.
Também esta história de Masahiko, que levava seus filhos para passear nas montanhas ou na praia, porque assim era mais fácil para ele conversar com eles. Provérbios 20:5 mostra que é preciso discernimento para descobrir o que está no coração. Então Masahiko demonstrou discernimento ao criar um bom ambiente e depois escolher o momento certo para conversar com seus filhos e descobrir o que eles estavam sentindo ou pensando.
Bom, realmente está comprovado que quando as pessoas, os seres humanos, saem daquele espaço artificial das grandes cidades e se aproximam da natureza, que é criação de Jeová, não há dúvida de que as pessoas relaxam mais, ficam mais relaxadas, estamos em nosso habitat e que para as crianças os tornam mais abertos e receptivos para conversar com seus pais e assim abrir seus corações.
ILUSTRAÇÃO
E continuando com os detalhes, me chamou a atenção que a mochila da menina é muito grande, mas a da mãe não, então isso me faz pensar que eles não estão em uma excursão e que a mochila é tão grande que talvez ela tenha ido para Pick acordaram na escola e, em vez de irem logo para casa, foram dar um passeio no parque.
Uma jovem conta à mãe como se sente. Eles estão sentados em um banco de parque. Enquanto vocês estão curtindo a natureza juntos, seus filhos podem ficar mais relaxados e querer contar o que estão sentindo. (Ver parágrafo 15).
16. Como as famílias podem desfrutar da criação de Jeová?
Eclesiastes: 3:1,4 diz que há tempo de rir e tempo de pular. Assim, as famílias podem aproveitar os belos lugares que Jeová criou, como praias, montanhas e campos, para atividades recreativas e para observar a natureza. Desfrutar da criação juntos permitirá que você aprenda e medite mais, relaxe e converse, também se divirta e se relacione mais como uma família.
Existem muitas formas de curtir a natureza dependendo do que cada família gosta, como já mencionado aqui, uns vão para o campo, outros vão para a serra, outros vão para a praia, então curtindo a natureza e a criação que Jeová nos deu. nos deu a oportunidade de fazê-lo porque permite que as famílias relaxem porque há tempo para rir e pular como diz a Bíblia e isso significa que a longo prazo as famílias também podem estar mais unidas nisso.
17. Por que os pais devem ajudar os filhos a desfrutar a criação de Jeová?
E como indica o parágrafo no final, agora é a hora de ensiná-los a ver a natureza, a qualidade de Jeová, a não esperar pelo novo mundo.
Devem fazer isso para ensiná-los sobre Jeová e para que sintam o mesmo que o rei Davi sentiu, que não há ninguém como Jeová e não há obras como as dele.
Devem fazê-lo também para que seus filhos estejam preparados a partir de agora para desfrutar plenamente da criação no novo mundo, onde não haverá motivo para temer os animais ou qualquer outro elemento da natureza, pois ali teremos a eternidade para viver. que Jeová fez.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que aprendemos com a maneira como Jesus usou a criação para ensinar?
Aprendemos que podemos ensinar verdades profundas de maneira simples, não complicar as coisas. Jesus usou exemplos que eram conhecidos de seu público, ele não falava muito, mas suas palavras os faziam pensar, e Jesus fazia perguntas, pedindo que observassem, podemos fazer o mesmo com nossos filhos fazendo perguntas e fazendo com carinho, isso para Desligue o celular por um momento e veja o que vamos mostrar a você.
Quando e onde os pais podem ensinar os filhos sobre Jeová?
Há irmãos que moram em áreas cercadas pela natureza e outros nas cidades, mas seja como for, todos são incentivados a aproveitar o tempo e ajudar a incutir em seus filhos as qualidades de Jeová que vemos na criação e um respeito para a natureza e os animais.
Por que é bom para as famílias passar o tempo curtindo a natureza?
Porque o tempo passa rápido, e quando percebem que os filhos já são adultos, e não estão mais em casa, a tecnologia também aprisiona o tempo e procura nos distanciar de nossa família e do criador, não é bom pensar que até o novo mundo vamos ensiná-los, pois agora é a hora de fazê-lo.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário