Estudo da Sentinela, Conheçamos melhor a Jeová observando a criação, Semana de 15 a 21 de maio de 2023, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo da Sentinela, Vamos conhecer melhor a Jeová observando a criação, 15-21-maio-2023, Comentários e Respostas.
"Suas qualidades invisíveis [...] foram claramente vistas desde a criação do mundo, pois são percebidas pelas coisas criadas" (Rm 1:20).
1. O que ajudou Jó a conhecer melhor a Jeová?
O que ajudou Jó a conhecer Jeová foi seguir o conselho de observar a criação, pois ele descobriria algumas qualidades de Jeová. Por exemplo, ao ver a criação, você perceberia que Jeová cuida dela, inclusive dos seres humanos.
Jó ver e observar as obras da criação o ajudou muito a conhecer Jeová, e é interessante que Jó teve uma conversa com Jeová na qual ele lhe disse para direcionar sua atenção para a criação e isso o fez aprender e entender as qualidades sobre Deus. Isso nos ensina que nós também podemos conversar com Jeová por meio de sua palavra e oração, porque se prestarmos atenção e observarmos tudo o que Jeová criou, isso nos ajudará a apreciar mais e aprender mais sobre suas belas qualidades, e assim poderemos imitá-lo. .
2. Por que nem sempre é fácil observar a criação?
Pode ser difícil por causa de onde estamos. Por exemplo, se moramos na cidade, podemos não ter muito contato com a natureza ou pode ser que passemos muito tempo ocupados com os afazeres do dia a dia e nos esqueçamos de prestar atenção na criação que nos cerca.
Agora, hoje vivemos em um mundo moderno, onde eles fizeram muitos edifícios e excluíram a natureza dos animais, e é por isso que é difícil para nós observar a natureza que Jeová criou, pois estamos cercados por veículos, edifícios de pessoas. , mas não árvores. E outra razão é que podemos viver em uma área rural, mas não podemos ter tempo para contemplar a beleza da criação.
POR QUE DEVEMOS OBSERVAR A CRIAÇÃO?
3. Como sabemos que Jeová queria que Adão desfrutasse da criação?
Sabemos disso porque Jeová colocou Adão em um lugar cercado de árvores e animais, era um lindo jardim. Ele também lhe deu um trabalho relacionado a isso, para cuidar e estudar os animais para que, de acordo com suas características, pudesse dar-lhes nomes.
Sabemos que Deus colocou Adão em um lindo jardim ou paraíso ou também chamado de Éden, que significa “Lugar de prazer” e isso foi para Adão explorá-lo, cultivá-lo, ampliá-lo, claro, cuidar dele. Jeová também pediu a Adão que nomeasse os animais, claro que esses nomes não estavam em espanhol, mas nele provavelmente em hebraico. Jeová poderia ter feito isso sozinho, o criador poderia ter feito perfeitamente sozinho, mas ele decidiu delegar ou confiar em Adão e deu a ele essa tarefa. Certamente Adão observou cuidadosamente os animais e notou suas características e comportamento antes de decidir como chamá-los e isso lhe deu a oportunidade de perceber a sabedoria, criatividade e destreza artística de seu pai Jeová.
ILUSTRAÇÃO
E aí vemos, para qual animal Adão está olhando? Nessa imagem podemos vê-lo, um pequeno caracol. Jeová queria que Adão desfrutasse da criação e desse nome aos animais e sem dúvida também cuidasse deles e não os maltratasse como infelizmente acontece hoje.
Adam curiosamente observa um caracol que está em uma rocha. Jeová queria que Adão desfrutasse da criação e desse nome aos animais. (Ver parágrafo 3).
4. (a) Qual é um dos motivos pelos quais devemos observar a criação?
Um dos motivos é que se encontra no texto de Isaías 40:26 onde o próprio Jeová nos pede para erguermos os olhos ao alto e observarmos sua fascinante criação, tanto os céus quanto a terra, pois ela pode nos ensinar muito sobre sua personalidade e sua natureza. qualidades.
Outro motivo é que Jeová nos deu o necessário para apreciar o que está ao nosso redor. Por exemplo, temos cinco sentidos do corpo, como visão, paladar, olfato e tato, que nos dão a capacidade de aprender com a criação.
4. b) De que coisas na criação você mais gosta?
Gosto de observar o universo, uma noite estrelada, a impressão de ver que ele é bem grande, comparado ao ser humano, já que somos bem pequeninos. Então, como disse um servo de Deus, nos sentimos pequeninos, mas ao mesmo tempo sentimos o grande amor de Jeová que ele mostra a cada um dos seres humanos, apesar de toda essa grande criação.
Alguns irmãos gostam, são atraídos pela ideia de caminhar entre a natureza, outros gostam de água, outros de terra e fogo, por exemplo, outros gostam de explorar certas falésias, certos vulcões, também há quem goste de observar pássaros, outros pescam, outros gostam de animais domésticos, outros se surpreendem com a complexidade da máquina mestra que é o corpo humano. Como é que Deus nos dotou com os cinco sentidos que funcionam perfeitamente? E estes nos permitem desfrutar da criação. Então não é por acaso que o corpo também é maravilhoso, é uma máquina perfeita de certa forma, o jeito que ela funciona não é por acaso, não é fruto do acaso ou simplesmente houve uma explosão e tudo apareceu. Então o importante é apreciar a criação e assim conhecer mais sobre as qualidades do Criador.
5. De acordo com Romanos 1:20, por que é bom olharmos para a criação?
Porque por meio deles podemos ver as qualidades invisíveis de Jeová. Por exemplo, quando observamos a natureza, observamos a sabedoria de Jeová ao saborear a grande variedade de alimentos, e podemos ver o amor com que o ser humano foi criado e tudo isso nos aproxima do nosso criador.
Perceber as qualidades de Deus nas coisas que ele fez nos ajuda a conhecê-lo melhor e nos aproxima dele. Poderíamos passar horas e horas conversando ou aprendendo horas e horas e dias sobre cada uma das criações de Deus e que tudo o que ele criou é incontável e como isso nos ensina uma verdade sobre ele e suas qualidades.
DEUS USOU A CRIAÇÃO PARA ENSINAR COISAS SOBRE ELE
6. O que podemos aprender com as aves migratórias?
Essas aves migratórias, como as cegonhas, têm tempo para migrar para o norte, porque Jeová estabeleceu um cronograma para elas. Da mesma forma, Jeová tem um plano para trazer o julgamento e o fim deste mundo iníquo. É por isso que ao observar as cegonhas elas nos lembram que muito em breve Jeová acabará com toda a injustiça e dor que este mundo mau causa a cada um de seus servos.
E isso é importante comentar, irmãos, pois vimos como o ser humano alterou o ciclo natural das aves, por exemplo, que elas não sabem mais para onde ir, para o norte ou para o sul. Esse foi um fenômeno observado por causa de toda essa radiação e toda essa mudança climática. Mas diferentemente dos pássaros podemos dizer que não importa o que o ser humano faça, nada pode atrasar ou adiantar o dia de Jeová, ele não está condicionado pela alteração do homem ao planeta Terra.
7. O que aprendemos com o vôo dos pássaros? (Isaías 40:31).
As águias sabem aproveitar a corrente de ar para voar alto sem muito esforço. Jeová usou esse exemplo para mostrar aos seus servos que com o poder que ele nos dá podemos enfrentar problemas, pois o texto diz que eles não vão nos exaurir nem cansar.
Isso nos lembra que, assim como Jeová ajuda esses pássaros, ele também pode ajudar a fortalecer seus servos. Então quando vemos um pássaro voando bem alto sem quase mexer as asas, lembremos que Jeová também pode nos dar forças para subir bem alto, acima dos nossos problemas, é uma linda lição que o assunto dos pássaros nos ensina. , que é muito importante para quando nos sentimos fracos.
8. a) O que Jó aprendeu com a criação?
Ver as estrelas, as nuvens, os relâmpagos, o touro selvagem. aprendeu a ver que o poder de Jeová é imenso, mas a criação também lhe ensinou o amor e a sabedoria que Jeová possui.
Ele aprendeu que Jeová é confiável, Deus mencionou muitas coisas sobre a criação, como as estrelas, nuvens, relâmpagos, também falou com ele sobre animais como o touro selvagem e o cavalo, e todos esses exemplos o ajudaram a ver não apenas o enorme poder de Deus, mas também seu amor sabedoria grande sabedoria. Essa conversa fez Jó confiar em Jeová mais do que nunca.
8. b) O que aprendemos?
Bem, aprendemos que Jeová tem sabedoria abundante e é infinitamente poderoso e que usará seu poder para limpar os problemas da humanidade.
Aprendemos que Jeová é infinitamente mais sábio, poderoso e onipotente do que qualquer um de nós e qualquer ser humano. Além disso, ele pode eliminar todos os nossos problemas e o fará, assim como ajudou Jó quando este havia perdido parte do que perdeu, devolverá a você de forma plena e perfeita o que seus servos perderam neste sistema, pensando em nos ajuda a confiar mais em Jeová, já tivemos que passar por situações parecidas com a que ele viveu, e a leitura do livro, disse ele, pode nos fortalecer significativamente, pode nos fortalecer para lembrar que depois da escuridão de uma noite muito escura há um amanhecer. E, com a ajuda de Jeová, podemos descobrir uma saída para nossas situações complicadas, como Jó passou.
JESUS USOU A CRIAÇÃO PARA ENSINAR COISAS SOBRE SEU PAI
9, 10. O que o sol e a chuva nos ensinam sobre Jeová?
Aprendo que Jeová não faz parcialidade com as pessoas, porque sabemos que a chuva e o sol são essenciais para a vida, e Jeová nos dá todas essas coisas para desfrutar e se beneficiar, mesmo para pessoas que agem mal sem fazer distinção se a pessoa é boa ou ruim.
Esse exemplo de como Jeová é também deve nos motivar a mostrar amor a todas as pessoas e levar-lhes a mensagem de vida e as coisas boas que Jeová deseja dar sob seu Reino aos justos.
Aqui vemos como a imparcialidade de Jeová porque a luz e a chuva são essenciais para a vida. E Deus poderia dizer algo assim eu só vou dar luz e vida para quem me serve, quem não me serve, quem não acredita em mim, não me respeita, não me teme, não vou dê a eles. Porém, na Bíblia Jesus disse, não, que ele faz o sol nascer sem que a chuva caia sobre bons e maus. Existe o amor de Jeová pelo mundo inteiro. Isso nos ensina que ele é um Deus imparcial, um Deus amoroso que permite que todos se beneficiem.
Sol e chuva são dádivas de Jeová Jesus usou este exemplo para ensinar a seus discípulos que Jeová quer que demonstremos amor a todas as pessoas, até mesmo amigos, em vez de odiá-los, desejar-lhes mal ou vingar-se deles, ele nos diz para orar e nós devem abençoar mesmo que tenham nos machucado. Quando virmos um pôr do sol espetacular ou uma garoa refrescante, pensemos no amor e na justiça de Jeová e isso nos motivará a pregar ao mundo inteiro.
11. Como observar os pássaros no céu pode nos encorajar?
Isso nos encoraja porque ao observar que esta criação, que é pequena em comparação com outras criações, Jeová se preocupa em alimentá-la e cuidar dela. E esse exemplo tem ajudado muito os irmãos que estão passando por situações difíceis, porque sabem que Jeová está ciente do que está acontecendo com eles e que cuida deles e os protege.
Já discutimos algo sobre isso, mas agora estamos analisando de outra perspectiva, vamos ver aqui que Jesus disse observe os pássaros do céu, eles não semeiam nem colhem, não armazenam em celeiros, mas o pai é interessante que Jesus disse que os pássaros, eles não trazem comida para o ninho, os pássaros devem sair procurando, e é verdade que Jeová cuida de nós, mas também devemos fazer a nossa parte.
É dado o exemplo de uma pioneira. Ela não conseguiu encontrar um lugar para morar, mas quando viu alguns passarinhos comendo sementes e frutas, ela se sentiu melhor. Isso a lembrou de que, se Jeová cuida dela, ele também cuidará dela. Pouco tempo depois, a irmã arrumou um lugar para morar, então é isso, ela foi procurar, mexeu, digamos assim, fez a parte dela e achou. Portanto, é importante que esta seja mais uma lição que nos ensina que devemos nos mover, devemos começar a trabalhar, nem todos nós vamos dar, por assim dizer, na boca, se não tivermos que agir, comece a trabalhar.
12. De acordo com Mateus 10:29-31, o que os pardais nos ensinam sobre Jeová?
Ela nos ensina que, assim como Jeová valoriza esses passarinhos, ele nos lembra que Jeová não nos vê em grupo, mas leva em consideração cada um de seus servos e nos ajuda a enfrentar bravamente a oposição.
Nos ensina que Jeová está atento a sua criação, cada bichinho, que perece, que cai por terra. Deus está ciente de todos os animais que caem. Jesus disse que nenhum deles cai no chão, sem que seu pai saiba, referindo-se aos pardais. Embora para as pessoas em geral seja apenas um animal ou não importa. No entanto, para Jeová, os animais importam e entender isso é um dom que poucos conseguiram entender. Ora, se para Deus a vida de um animal tem valor, para o mundo, para as pessoas ela é insignificante.
Jesus destacou: "Você vale mais do que muitos pardais", isso pode nos encorajar, porque há pessoas que podem nos fazer sentir desanimados em algum momento. Talvez Alguém tenha tido problemas de baixa autoestima e isso é compreensível, mas aqui Jesus nos garante que Jeová valoriza cada um de seus servos, inclusive todos nós, isso nos ajuda a não ter medo, assim como ajudou os discípulos. Ajudou-os a não ter medo das perseguições, com certeza os discípulos se lembravam dessas palavras toda vez que viam pardais, quando iam pregar, pois segundo o parágrafo era uma ave muito comum em Israel, em Jerusalém. Então toda vez que virmos um passarinho vamos nos lembrar dessa lição, que Jeová valoriza seus servos individualmente e pessoalmente, para ele não somos apenas mais um passarinho, mais um passarinho, mais um ser humano na lista.
É claro que não vamos fingir, esperar ou ter falsas expectativas de que outros seres humanos nos valorizam da mesma forma que Jeová. No entanto, Jeová sim, nosso Senhor Jesus Cristo nos declara, valemos mais do que muitos pardais. Assim com a ajuda de Deus conseguiremos enfrentar a oposição e não só a oposição, mas também os pensamentos negativos que podem nos fazer duvidar do amor de Deus e ter baixa autoestima. É por isso que o Salmo 118:6 diz que o Senhor está do meu lado, não terei medo do que o homem pode fazer comigo.
O QUE PODEMOS FAZER PARA CONTINUAR APRENDENDO SOBRE A CRIAÇÃO?
13. O que devemos fazer para continuar aprendendo com a criação?
Temos que nos esforçar para reservar um tempo para meditar sobre a criação e pensar sobre o que podemos aprender com nosso criador.
O que temos a fazer é reservar um tempo para olhar o que nos rodeia e meditar no que isso nos ensina sobre o criador. Uma irmã de Camarões diz: Como cresci na cidade, tive que me esforçar mais para observar a natureza. Outro irmão diz: o que me ajudou ou resultou em mim é reservar um tempo na minha agenda para ficar sozinho e observar a criação e meditar no que ela me ensina sobre Jeová. Então vemos aí que reservar um tempo é o que somos encorajados a fazer.
14. O que Davi aprendeu ao meditar sobre a criação?
Ele aprendeu a conhecer a Jeová e suas qualidades. Por exemplo, ao observar a natureza, ele aprendeu como Jeová é grande e, ao pensar no processo de desenvolvimento de uma criança desde o ventre de sua mãe, passou a admirar sua sabedoria.
Algo importante é o que o Salmo 8:3,4 diz. Quando vejo as obras de seus dedos, a lua, as estrelas que você formou, o que é o homem mortal para você ter em mente? Quem somos realmente? não somos nada. E o rei Davi disse a Deus em seu Salmo que ele escreveu. Davi não se limitou simplesmente a contemplar as Estrelas, mas meditou sobre o que as estrelas lhe ensinaram sobre Deus, percebeu o quão grande é Jeová. Em outras ocasiões ele refletiu, isto é, David, sobre como o corpo humano se desenvolve no ventre de sua mãe e isso foi algo que a Bíblia descreve como um milagre, o milagre da vida.
ILUSTRAÇÃO
E aqui vemos o rei Davi, Claro, nesta época antes de se tornar rei, ele era um pastor e Jeová o exaltou a uma posição mais elevada, mas primeiro ele o instruiu, ajudou-o a apreciar a criação, a vida, ele aprendeu muito com Jeová Meditando sobre a criação, ele não apenas disse a ele que você vai fazer do rei o povo de Israel, então tudo fácil, mas o educou para aprender sobre a criação, para valorizar a vida como a vemos com as ovelhas.
David observa um céu estrelado enquanto cuida de suas ovelhas. Davi aprendeu muito sobre Jeová por meditar na criação. (Ver parágrafo 14).
15. Você percebeu as qualidades de Jeová ao observar a criação? Dê exemplos (Salmo 148:7-10).
No meu caso, vi a sabedoria de Jeová nos animais que nos cercam. Por exemplo, como cuidam de seus filhotes e nas aves, como se esforçam para encontrar comida para nos fornecer seus filhotes e como com engenho criam estruturas sólidas e robustas para fornecer abrigo e proteção.
Assim, teremos muitas oportunidades de aprender sobre Jeová e imitar suas preciosas qualidades. Por exemplo com os nossos filhos ou com a nossa família, com o nosso cônjuge, com o nosso vizinho, com os nossos irmãos, porque todas as criações de Deus, grandes e pequenas, o louvam. É por isso que a Bíblia diz no último Salmo diz: tudo que respira louva a Jeová, quando um ser humano e vive de acordo com esse propósito de dar a Jeová está cumprindo esse propósito de louvar para o que fomos feitos, não para louvar a nós mesmos ou elogiar ou endeusar outras pessoas ou celebridades.
16. O que devemos almejar?
Devemos nos propor a reservar um tempo para observar a criação e meditar no que nosso magnífico criador nos ensina, isso nos aproximará e nos sentiremos impelidos, como o rei Davi, a louvar a Jeová.
Devemos nos propor a tirar um tempo frequentemente para apreciar a criação e pensar no que ela nos ensina sobre Jeová, se o fizermos nos aproximaremos do criador como diz Tiago 4:8, é um texto bem conhecido, mas é importante: «Aproximem-se de Deus e ele se aproximará de vocês e purificará seus corações indecisos» e fazer isso é algo que não se consegue uma só vez, é um processo contínuo, não podemos ver Deus. Pensemos no seguinte exemplo: existem casais que moram juntos fisicamente no mesmo lugar, mas emocionalmente estão muito distantes, muito distantes um do outro, fisicamente estão próximos, mas emocionalmente estão distantes. Bem, então com o criador espiritualmente podemos estar perto dele e esse é o objetivo de nos aproximarmos do criador.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que devemos tomar tempo para observar a criação?
Um dos motivos é aquele que se encontra no texto de Isaías 40:26, onde o próprio Jeová pede que levantemos os olhos para o alto e observemos como é fascinante a criação, tanto dos céus quanto da Terra, pois eles podem nos ensinar muito. nosso criador.
Outro motivo é que Jeová nos deu o necessário para apreciar o que está ao nosso redor. Por exemplo: temos cinco sentidos do corpo humano como visão, paladar, olfato e tato que nos dão a capacidade de aprender com a criação.
Como Jeová e Jesus usaram a criação para ensinar lições importantes?
Com as aves migratórias nos ensinou que tem um tempo determinado para julgar os ímpios, e com o vôo da águia nos ensinou que com o poder que nos dá podemos superar os problemas, ele também usou o raio e as nuvens e a selva touro para nos mostrar o seu poder.
Jesus nos ensinou que Deus não é parcial, mas mostra amor a toda a humanidade dando-nos o sol e a chuva, também que Jeová nos dá o que precisamos para viver, mostrando-nos os pássaros do céu e que Jeová nos valoriza muito tendo em mente na vida dos pardais.
O que devemos fazer para continuar aprendendo com a criação?
Devemos nos esforçar para reservar um tempo para observar a criação e meditar sobre o que nosso magnífico criador nos ensina. Isso nos aproximará e nos sentiremos motivados como o Rei Davi a louvar a Jeová.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário