ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 8-14-2023 de maio, 2 Crônicas de 20 a 21, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
2Cr 21:14, 15. Como aconteceu o que Elias disse a Jeorão? (it-2 33 parágrafos 5, 6).
Bem, cumpriu-se ao pé da letra como disse o profeta que era um canal, um legítimo profeta de Jeová, sim o rei falou literalmente em nome do criador, era a voz de Jeová. E permitiu que os inimigos árabes e filisteus invadissem a terra, levando cativas as mulheres de seus filhos, deixando apenas Jeoacaz, também chamado Acazias, ali. E isso foi apenas por causa do acordo ou aliança que ele havia feito com o rei Davi.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A doença intestinal também se tornou realidade e pode-se pensar que isso poderia ter sido curado se ele tivesse se arrependido, se tivesse humildemente buscado a Jeová. No entanto, seu orgulho era maior que sua doença, a perda de sua família, a queda de seu reino, seu orgulho era maior. É triste é a quantidade de pessoas más iníquas que existem hoje, seu orgulho é maior que suas calamidades. No final esse homem partiu sem ser desejado, sem ser amado, ninguém se importou e isso nos ensina que a palavra de Jeová sempre se cumpre.
Um fato importante é que quando Jeroham ficou incuravelmente doente com seus intestinos aos dois anos de idade, eles saíram e eventualmente ele morreu.E o detalhe é que ele foi enterrado na cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis. indica que para Jeová ele não era digno devido à sua desobediência.
As palavras de Elias dirigidas a este rei em uma carta mencionaram o que aconteceria com ele, visto que Jeová lhe assegurou que iria desferir um golpe contra ele e seu povo e seus bens. Ele também disse a ele que teria muitas doenças, com uma doença nos intestinos, tanto que os intestinos teriam que sair por causa da doença dia após dia.
Estas palavras proféticas de Elias cumpriram-se neste rei, antes de mais nada porque não seguiu os justos caminhos de Josafá, seu pai, devido, pelo menos em parte, à má influência de sua esposa Atalia. E ele não apenas assassinou seus seis irmãos, mas também alguns príncipes de Judá. Ele desviou todos de servir a Jeová e de adorar deuses falsos.
De acordo com nosso Insight Book, é dito que isso foi cumprido ao pé da letra, pois Jeová permitiu que os árabes e os filisteus levassem suas esposas cativas e apenas o filho mais novo escapou, mas isso porque ele queria manter sua palavra de que haveria um rei da descendência de David e também a outra parte da profecia, visto que se cumpriu quando ele adoeceu. Diz-se mesmo que a profecia se cumpriu ao pé da letra, até os seus intestinos saíram, visto que esta doença era incurável e devido a isso morreu.
O que Elias disse sobre Jeorão foi plenamente cumprido, como resultado de Jeorão se afastar de Deus e afastar seu povo Dele, para servir a falsos deuses, além de todas as coisas perversas que ele fez. Por fim, assim como indicava a profecia, árabes e filisteus invadiram suas terras e levaram tudo o que tinha até que finalmente morreu de uma terrível doença intestinal.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
2 Crônicas 20:16. Ele menciona que grupos inimigos vieram lutar contra Jeosafá, mas ele imediatamente buscou a Jeová em oração. Isso nos ensina que na vida teremos batalhas, lutas nas quais podemos olhar imediatamente para Jeová, em vez de confiar em nós mesmos, em nosso dinheiro ou riqueza ou em amigos poderosos.
2 Crônicas 20:15. Mostra como Jahaziel diz a todos por inspiração divina para não entrarem em pânico porque a batalha não é deles, mas de Deus. Isso me ensina que quando enfrentamos inimigos poderosos não devemos confiar em nós mesmos, nem em riquezas, influência, nem em amigos, somente em Jeová. Portanto, devemos buscá-lo imediatamente por meio da oração.
2 Crônicas 20:17. Este versículo nos mostra que, para ver a salvação de Jeová, devemos nos posicionar apoiando ativamente o reino de Deus. Isso me ensina que, em vez de querer consertar as coisas sozinho, devo ser ativo em mostrar minha absoluta confiança em Jeová.
2 Crônicas 21:1-20. Este versículo mostra que, sob a influência de sua esposa Atalia, Jeorão assassinou todos os seus irmãos para fortalecer sua posição como rei. Ele também fez isso com alguns príncipes. Ainda assim, tudo terminou em fracasso. Isso me ensina que o sucesso depende da fidelidade a Jeová.
2 Crônicas 20:3. Isso mostra que Josafá ficou com medo e resolveu buscar a Jeová e ordenou um jejum para todos. Isso me ensina que devemos estar sempre perto de Jeová, e não apenas quando estamos com medo, quando estamos em dificuldade ou quando precisamos de sua ajuda.
2 Crônicas 20:10-12. Esses versículos nos dão um modelo de oração, pois nos mostram que, quando oramos, devemos abrir o coração a Jeová e contar-lhe honestamente o que está acontecendo conosco de uma maneira específica. Também nos ensina que devemos mostrar a ele que confiamos nele e que estamos convencidos de que com sua ajuda podemos superar os maiores obstáculos e até sair vitoriosos das provas mais difíceis.
2 Crônicas 20:13. Este versículo mostra que em tempos difíceis e até mesmo nas menores coisas eles devem manifestar sua fé e confiança em Jeová.
2 Crônicas 20:4. Isso mostra que o povo de Judá se reuniu para consultar a Jeová. Hoje podemos consultar a Jeová por buscar sua orientação e direção na Bíblia. Mas devemos fazê-lo diariamente ou no dia-a-dia e não apenas nos momentos difíceis.
2 Crônicas 20:6. Isso nos lembra que Jeová é o Deus Todo-Poderoso. É ele quem tem domínio no céu e sobre todos os reinos das nações. Portanto, ninguém que está contra ele pode superá-lo. Isso me ensina que não devemos temer os governos deste mundo, nem seu sistema religioso, desde que permaneçamos leais a Jeová.
2 Crônicas 20:17. Mencione o que os israelitas tiveram que fazer para ver a vitória, eles tiveram que tomar seus lugares. Da mesma forma, no futuro, quando Deus trouxer seus julgamentos, nós também devemos assumir nossos lugares, isso significa colocar-nos do lado de Jeová e ser leais. Assim veremos como Jeová cuida de nós e mostra seu poder contra seus inimigos.
2 Crônicas 20:12. Vemos que os israelitas tinham um grande problema, e talvez não soubessem como sair daquela situação. Mas eles se voltaram para Jeová. Isso nos ensina que da mesma forma quando temos um problema não devemos confiar na compreensão humana, mas sim devemos confiar na sabedoria de Jeová e agir conforme ele nos diz em sua palavra a Bíblia. Assim podemos ter sucesso e Jeová estará pronto para ajude-nos.
2 Crônicas 20:1. Vemos como duas nações se uniram para ir contra o povo de Deus, mas vemos que não tiveram sucesso. Da mesma forma, no futuro, os seres humanos pensarão que formando uma Aliança entre todas as nações e indo contra o povo de Deus, eles terão sucesso. Mas vemos que o resultado se repetirá, Jeová terá sucesso e defenderá seu povo dos ataques de seus inimigos.
2 Crônicas 21:3. Este versículo mostra que Jeorão era o primogênito de Josafá e por isso se tornou rei. Porém, não aproveitou esse privilégio nem valorizou a mesada que tinha. Isso me ensina que quando temos atribuições ou privilégios na congregação devemos assumi-los com humildade e nobreza. Devemos também valorizá-los como presentes especiais de Jeová.
2 Crônicas 20:9. Esse texto nos ensina que através da oração podemos falar com Jeová se estivermos aflitos podemos desabafar com ele. Ele sabe como nos sentimos e devemos ter plena confiança de que nosso Deus Jeová não será ouvido.
2 Crônicas 20:20. Embora o povo de Israel tenha sido instruído a ficar quieto para ver a salvação de Jeová, mas eles não ficaram de braços cruzados, é dito que eles se levantaram muito cedo e saíram para o deserto, até Josafá começou a falar com eles para que eles não desanimaram. Isso nos ensina que a confiança não vem por si só, nós temos e fazemos isso compreendendo um estudo regular da Bíblia, participando de reuniões e pregando, todas essas coisas nos ajudarão a aumentar ainda mais nossa confiança em Jeová.
2 Crônicas 20:17. Os israelitas devem ter muita confiança em Jeová para ir contra seus inimigos, essa mesma confiança, nós também devemos ter hoje, pois muitos nos incentivam a buscar bens materiais, pois parece que isso é o mais importante e seguro de se viver, mas Confie em Jeová deve nos motivar a colocar o Reino de Deus em primeiro lugar, tendo em mente que ele nos dará o necessário.
2 Crônicas 20:6. Este texto me ensina que Jeová é o Deus Todo Poderoso e merece, Jeová usa sua força e poder para criar, proteger, restaurar e usa para poder fazer o que for preciso para cumprir seu propósito perfeito.
2 Crônicas 20:3. Este texto nos ensina que quando temos medo devemos nos voltar para Jeová e podemos ter certeza que Jeová cuidará de nós e nos protegerá quando passarmos por dificuldades.
2 Crônicas 21:1-7. Esses versículos mostram que, sob a influência de Atalia, Jeorão restabeleceu as práticas idólatras. Isso me ensina que devemos evitar a todo custo tudo que possa representar má companhia para nós, pois sua influência pode ser tão forte que nos distancia de Jeová até nos tornarmos idólatras ou apóstatas.
2 Crônicas 21:3. Jeorão era o primogênito de Josafá, por isso se tornou rei. No entanto, ele não aproveitou o privilégio que tinha, mas sim, não valorizou a designação que tinha. Às vezes podemos receber privilégios na congregação, mas infelizmente alguns não os valorizam como deveriam. Ou seja, com atitude humilde e nobre. Em vez disso, nunca devemos acreditar em nós mesmos mais do que nos outros, muito menos quando você tem privilégios.
2 Crônicas 20:35. Ele menciona que Josafá foi quem cometeu o erro de fazer uma aliança com Acazias, e diz que ele agiu mal, pelo que Jeová posteriormente o puniu destruindo o que eles haviam feito. Este texto nos ensina qual é a opinião de Jeová sobre as pessoas que agem mal, por isso devo escolher as pessoas com quem me relaciono bem, se quiser ter a aprovação de Jeová.
2 Crônicas 20:20. Vemos que o povo deveria ter confiança em Jeová, mas quem lhes deu o exemplo foi Josafá, que os estava encorajando. O que esse exemplo ensina aos irmãos que tomam a dianteira na congregação é que com seu exemplo eles poderão ajudar muitos irmãos a também serem fortes e permanecerem leais a Jeová.
2 Crônicas 20:14-17. Através do texto pudemos ver como Josafá e todo o Judá se uniram para buscar a orientação de Deus. Da mesma forma, devemos nos reunir regularmente com nossos irmãos na congregação, e se enfrentarmos problemas sérios e não soubermos o que fazer, sigamos o exemplo de Jeosafá e da nação de Judá, peçamos ajuda a Jeová e confiemos nEle. sem reservas.
2 Crônicas 20:32. Este texto me ensina que, como pais, devemos incutir bons princípios em nossos filhos, para que, quando crescerem, tomem boas decisões que agradem a Jeová.
2 Crônicas 20:27-28. Nos textos, podemos ver que Judá foi vitorioso na batalha e voltou para Jerusalém regozijando-se. Isso foi possível porque Jeosafá e seus súditos seguiram as instruções que Jeová lhes deu. Aprendemos com isso que hoje também devemos louvar a Jeová e seguir as instruções que ele nos dá por meio do canal que estabeleceu.
2 Crônicas 20:3. Este texto menciona que Josafá teve medo, e que não teria medo em seu lugar, mas a chave do seu sucesso é que ele não permitiu que o medo o paralisasse, mas sim, apesar do medo, ele buscou a Jeová, é um grande exemplo para cada um de nós, pois este texto nos ensina que apesar do medo podemos confiar em Jeová e não deixar dele um exemplo disso, é quando participamos da pregação apesar das pessoas não quererem nos ouvir ou nos ameaçar com pare de pregar
2 Crônicas 20:4. Ele menciona que eles se reuniam para consultar a Jeová, em nossos dias nos encontramos pessoalmente e virtualmente para continuar aprendendo com Jeová, e conseqüentemente redunda em bênção e edificação no sentido espiritual. Sem dúvida, aprender de Jeová é um dos melhores hábitos que podemos ter.
2 Crônicas 20:6. Este texto nos ensina que Jeová é o Deus Todo-Poderoso, e ninguém, nem governo, nem organização, nem grupos religiosos poderão com ele.
2 Crônicas 20:10,11. Ao orar a Jeová podemos abrir nossos corações, sem pressa, e expressar a ele o que sentimos, o que está acontecendo conosco, e o que nos ajudará é ser específico e honesto que só nós não podemos, mas Jeová pode e de várias maneiras que não podemos, imaginamos, isso nos ajudará a confiar em Jeová em todos os momentos.
2 Crônicas 20:10,11. A qualidade da modéstia, isto é, reconhecer nossas limitações, nos ajudará a reconhecer humildemente que não sabemos o que fazer, mas nossos olhos estão voltados para Jeová. Esse conceito contraria a sabedoria do mundo, onde dizem que somos deuses, que o poder está em nós, e que tudo podemos atrair, na verdade são falácias que o mundo inventou com o objetivo de nos afastar de nossos O Criador.
2 Crônicas 20:13. Jeová quer que as famílias sejam unidas, e todos, grandes e pequenos, o adoram em paz e união o tempo todo.
2 Crônicas 20:1-28. Este texto nos ensina que podemos ter certeza de que Jeová se deixará encontrar, se humildemente buscarmos sua orientação conforme mencionado em Provérbios 15:29.
2 Crônicas 20:1-28. Para ver a salvação de Jeová, temos de apoiar ativamente o Reino de Deus. Em vez de querer consertar as coisas sozinhos, temos de ficar parados, mostrando absoluta confiança em Jeová.
2 Crônicas 20:18. Ao ouvir as boas novas de que Jeová iria salvá-los, Josafá pôde ir descansar e beber vinho e esquecer tudo, mas ao invés disso ele caiu no chão e adorou a Jeová, é um bom exemplo que nos ensina que não devemos confiamos em nós mesmos e nos esquecemos de Jeová quando chegam as boas novas ou quando as coisas melhoram.
2 Crônicas 20:20. Este texto nos ensina que podemos literalmente perder tudo devido a desastres naturais, roubos, dívidas. Mas o que nunca devemos perder é nossa fé em Jeová.
2 Crônicas 20:21. Nós também, como os habitantes de Judá na época de Josafá, devemos louvar a Jeová porque seu amor leal dura para sempre, e podemos nos perguntar como podemos louvá-lo. Uma maneira é pregar o reino com fervor, demonstrando a mesma fé inabalável com que Jeová se prepara para intervir contra seus inimigos. Ainda que o caminho seja longo, decidamos perseverar, com fé ativa, como o vosso povo vitorioso está fazendo hoje nas conflituosas regiões da Terra.
2 Crônicas 20:26. No texto podemos ver isso após a vitória milagrosa sobre as forças combinadas de Amon, Moabe e Edom. Josafá reuniu o povo nesta baixada para abençoar a Jeová, daí o nome baixada de Beraca, que significa "Bênção".
2 Crônicas 20:30. Jeová deu paz a Jeosafá por todos os lados e, de maneira mais notável, deu-lhe paz com seus inimigos. Isso nos ensina que só Jeová pode nos dar a paz que tanto precisamos, uma paz que muitos buscam por meio das drogas, do álcool, da imoralidade, entre tantas coisas que realmente são as únicas que lhes dão alegria temporária.
2 Crônicas 20:37. Vemos como por ter uma má associação, uma má amizade do rei perdeu as bênçãos. Nós também, por termos más associações, más amizades, podemos acabar perdendo muitas bênçãos. Então o recado é claro: cuidem das nossas amizades no trabalho na escola até dentro da congregação.
2 Crônicas 21:20. Jeorão, rei de Judá, fez um nome ruim para si mesmo. Ele desviou seus súditos da adoração de Jeová e até mesmo mandou matar seus seis irmãos e alguns príncipes da nação. Por fim, Jeová causou-lhe uma doença dolorosa que acabou com sua vida. A Bíblia diz que Jeorão partiu sem ser desejado, ou como lemos na Bíblia ele morreu sem que ninguém se arrependesse. Isso nos ensina que podemos fazer um nome ruim ou um bom nome diante de Deus. A decisão será tomada por cada um de nós.
2 Crônicas 20:37. Josafá, tinha o favor de Deus até que fez uma aliança com alguém que agia mal aos olhos de Jeová. Isso nos ensina que na vida temos que ter cuidado com as pessoas com quem nos relacionamos e com os ambientes que frequentamos para não perdermos o favor de Deus e podermos fazer coisas contrárias ao que ele nos manda para que percamos o favor de Deus.
2 Crônicas 20:22. Canções de louvor a Jeová os emboscaram e eles se mataram. Isso nos ensina e aprendemos com a força e a energia que as canções a Jeová nos proporcionam na reunião e em qualquer outro contexto, por isso temos que cantar sempre com alegria para poder captar e interiorizar essa força que Jeová nos dá. com cada canção de louvor.
2 Crônicas 20:15. Com este versículo aprendemos a lançar nosso fardo para Jeová, porque muitas dificuldades e problemas são na verdade batalha de Deus enquanto o que temos que fazer é permanecer firmes e retos aos olhos de Jeová e ele nos ajudará nas tribulações deste sistema.
2 Crônicas 20:12. Nesse versículo podemos observar um aspecto importante, que é que eles reconheceram que eles mesmos não poderiam lutar contra aquela multidão. Isso nos ensina que para que Jeová nos ajude primeiro, temos que ser honestos conosco mesmos e estar cientes de que precisamos da ajuda de Deus e dos mais velhos, uma vez cientes disso, pedimos essa ajuda e Jeová sempre nos ajudará. ajude-nos de uma forma ou de outra ou através da sua organização.
2 Crônicas 20:9. Podemos observar e aprender que nossos locais de reunião, salões do reino e assembléias, ou no ministério com nossos irmãos é o melhor lugar de proteção que podemos estar neste sistema. Jeová nos protege e também a sua irmandade, por isso devemos sempre nos abrigar no povo de Deus.
2 Crônicas 20:6. Muitas vezes, nossa força pode faltar ou falhar, porque lutamos por muito tempo com a mesma coisa ou por causa de nossa imperfeição. Mas vamos lembrar da segunda parte desse versículo, nas mãos de Jeová há força e poder, e ninguém pode contra você. Portanto, temos que colocar nossos assuntos nas mãos de Jeová para que ninguém possa derrubar.
2 Crônicas 20:4. Todo o povo, o povo de Judá, se reuniu para consultar a Jeová. Muitas vezes em nossas vidas, temos problemas que são individuais e outros que afetam toda a família. Rezamos a Deus juntos e perguntamos a ele como resolver esta situação? Assim como Judá, se um problema afeta nossa família, precisamos envolvê-la, mesmo como chefe da família, e orar juntos a Jeová em nossa adoração familiar.
2 Crônicas 20:3. Este versículo nos lembra que em qualquer situação que sentimos medo ou medo pelo que pode acontecer ou não sabemos como resolver uma situação, a primeira coisa que temos que fazer é resolver buscar a Deus porque ele, em sua imensa sabedoria, tem sim resposta e a saída para o que devemos fazer.
Comentários
Postar um comentário