ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 22 a 28 de maio de 2023, 2 Crônicas de 25 a 27, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:: 22-28-2023 de maio, 2 Crônicas de 25 a 27, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

2Cr 26:4, 5. Conforme mostra o exemplo de Uzias, por que é valioso ter um “mentor espiritual”, um irmão maduro que nos orienta e aconselha? (w07 15/12 10 ¶1-2)

Ter um mentor espiritual nos ajuda a crescer na fé, no temor de Jeová, neste contexto vemos que o mentor era Zacarias, ele exerceu uma grande influência positiva no jovem monarca, pois é indicado que o instruiu no temor do Deus verdadeiro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, neste caso ter um mentor espiritual ajudou Uzias o jovem Uzias a progredir, no nosso caso também nos ajuda a progredir para crescer na fé, crescer ou temer a Deus. Nesse contexto vemos que o mentor foi Zacarias que exerceu uma influência positiva sobre Uzias, pois é indicado que o instruiu no temor do verdadeiro deus. Portanto, é importante termos um conselheiro e mentor espiritual.

Porque isso pode exercer uma influência positiva sobre nós, visto que irmãos maduros podem contribuir com sua vasta experiência e conhecimento espiritual. Isso nos ajudará a permanecer no caminho de Jeová e a tomar boas decisões.

Ter um mentor espiritual ou irmão Maduro que nos oriente e aconselhe é muito valioso, pois não importa se somos jovens ou velhos, homens ou mulheres, todos nós precisamos de conselhos baseados na Bíblia, o que nos ajuda a ser pessoas tementes a Deus e merecedor de suas bênçãos.

Zacarias que em seu papel como mentor espiritual de Uzias, ele me instruiu no temor de Deus e o encorajou a continuar em seus caminhos. Portanto, o fato de shusiah ter recebido muitas bênçãos de Jeová enquanto permanecia um homem medroso, prova quão valioso é ter a orientação e o conselho de um irmão maduro, instruído na Bíblia, com experiência espiritual, capacidade de transmitir seu conhecimento e qualidades como sabedoria e piedade.

Os bons conselhos são sempre seguidos e ainda mais quando vêm de pessoas que se interessam pelos outros e foi o que aconteceu com UZías. Deixou-se influenciar por pessoas que lhe deram bons conselhos que o ajudaram a ficar bem com Jeová, da mesma forma na Congregação temos irmãos maduros qualificados que podemos pedir ajuda e conselhos para ficar bem com Jeová.

Lemos que Zacarias conduziu usiah no caminho certo, o que nos faz ver que é importante nos cercarmos de irmãos maduros como mentores espirituais, pois serão influências muito positivas em nossas vidas, pois possuem muito conhecimento e experiência, o que, sem dúvida, nos ajudará a continuar no caminho da verdade sem nos desviarmos.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

2 Crônicas 25:7. Nesse texto vemos que Jeová disse ao rei de Judá que não estaria com ele porque havia se juntado ao exército de Israel, que estava fazendo o que era mau aos olhos de Jeová. Isso nos ensina que a mesma coisa pode acontecer conosco se não escolhermos bem nossas empresas ou preferirmos empresas que não servem a Jeová.

2 Crônicas 26:16. O texto menciona que assim que o rei de Judá se tornou forte, seu coração se tornou orgulhoso. Isso nos ensina que mesmo uma pessoa cujo coração foi humilde em seu serviço a Deus pode se tornar arrogante por obter riqueza ou poder, por isso devemos sempre fazer um auto-exame para ver em quem estamos confiando, se é em Jeová ou em riquezas e o poder que este mundo oferece.

2 Crônicas 25:4. Também diz que os pais não devem morrer por causa dos filhos, nem os filhos por causa dos pais, o que nos faz pensar que os outros não devem pagar pela culpa dos outros, por exemplo quando um pai é expulso da congregação. , não devemos começar a tratar sua família com indiferença ou crítica.

2 Crônicas 27:6. Mostra que Jotão foi um bom filho e servo de Jeová, não repetiu os erros de seus antepassados, foi fiel até o fim. Isso nos ensina que é bom nos esforçarmos para não repetir padrões de comportamento e nos justificar dizendo que somos assim, ou que já é nossa família então, sem dúvida, com a ajuda de Jeová podemos ser diferentes e dar glória a ele com nosso comportamento.

2 Crônicas 26:16. Isso nos faz ver que mesmo uma pessoa cujo coração foi humilde em seu serviço a Deus, pode se tornar arrogante por obter riqueza ou poder, e foi o que aconteceu com o rei Uzias. Isso nos ensina que quando recebemos algum privilégio dentro da congregação, devemos trabalhar muito com nossa humildade para não nos tornarmos como esse rei.

2 Crônicas 26:5. Faz-nos meditar que na congregação também existem irmãos e irmãs maduros como Zacarías, com sua experiência e exemplo são como colunas na congregação, e são generosos ao ajudar quem quer ser ajudado, por isso é importante que aproveite para ter irmãos fiéis na congregação.

2 Crônicas 25:14. Ele diz que um dos erros de Amazias foi começar a adorar outros deuses, o que nos ensina que devemos adorar apenas o único Deus verdadeiro, Jeová.

2 Crônicas 25:16. Vemos que Amazías reagiu mal ao conselho, isso nos faz pensar em nossa reação quando damos um passo em falso e precisamos de alguém para nos ajudar com conselhos, talvez nossos pais ou outro cristão tenham a coragem de se aproximar de nós e nos fazer ver nosso erro , pense como reagimos é muito importante. 

2 Crônicas 25:5 . Isso nos faz pensar que ter uma lança e um escudo não faz de ninguém um bom guerreiro. Mas é preciso saber usar cada peça. Da mesma forma, o fato de alguém ter uma Bíblia em casa não significa que a entenda, muito menos que seja cristão, isso nos lembra da importância de estudar, meditar e praticar o que aprendemos.

2 Crônicas 25:2. Ele diz que Amazias não serviu a Jeová de todo o coração, o que o levou a cometer muitos erros, no nosso caso queremos ser o contrário, pois devemos servir ao nosso Deus de todo o coração, ou seja, devemos amá-lo com todas as nossas forças e cumprir seus propósitos e padrões em cada passo que damos.

2 Crônicas 25:4. Diz claramente que cada um deve morrer pelo seu próprio pecado, o que sem dúvida nos ensina que cada pessoa individualmente prestará contas a Jeová, nem mesmo os pais poderão salvar seus filhos ou vice-versa, mas a partir de hoje cada um deve ir festejar um homem diante de Jeová.

2 Crônicas 25:6. O rei de Judá começou a confiar na riqueza e pensou que isso lhe daria a proteção de que precisava ao contratar homens para a guerra. Isso nos ensina que hoje no mundo as pessoas pensam que a riqueza é o que vai nos dar segurança, então devemos estar atentos para não cair no mesmo pensamento, pois é Jeová quem é a nossa segurança.

2 Crônicas 25:11. Essa leitura nos ensina que quando temos problemas podemos pedir a Jeová que nos dê coragem para enfrentar as dificuldades, assim como Amazias fez.

2 Crônicas 27:6. Assim como Jotan, que demonstrou um coração completo para com Jeová e teve sua aprovação. Nós também podemos ter um relacionamento completo com Jeová e ser abençoados se formos leais o tempo todo.

2 Crônicas 26:16. Podemos ver como você continua por um tempo tudo vai bem, mas depois seu coração ficou orgulhoso e isso lhe custou caro, fazendo coisas que só os padres tinham que fazer. Percebemos que o orgulho pode mudar as pessoas como fez Uzias, por isso precisamos cultivar a humildade. 

2 Crônicas 25:2. Esta leitura me ensina que devemos prestar adoração completa a Jeová, não pela metade, a fim de contar com sua bênção e proteção.

2 Crônicas 25:4. Este texto me ensina que cada pessoa é responsável por seus atos, ninguém pode arcar com as consequências dos outros, ou seja, seremos responsáveis ​​individualmente perante os olhos de Jeová.

2 Crônicas 25:9. Mostra como Amazias pergunta ao homem do verdadeiro deus “E os 100 talentos que dei aos soldados de Israel?”. Ao que o homem do verdadeiro deus respondeu: "Jeová pode te dar muito mais do que isso." Isso me ensina que não importa quanto nos custe a obediência a Jeová, pois sempre será muito mais barato do que a desobediência.

2 Crônicas 27:9. Mostra que Jotão descansou com seus antepassados ​​e foi sepultado na cidade de Davi. Isso é notável porque a história de três reis antes dele mostra que eles começaram bem, mas terminaram mal. Aprendemos aqui que devemos levar uma vida de retidão e fidelidade perante Jeová, para gozarmos de boa reputação e para que ele nos tenha em sua memória como uma lembrança agradável e uma pessoa digna de usufruir sua promessa de ressurreição.

2 Crônicas 26:17-21. Uzias conhecia a lei. Portanto, entrar no santuário do templo para queimar incenso no altar era uma forma de se rebelar contra Jeová. Aparentemente, ele queria adicionar funções sacerdotais ao seu poder real. Por esta razão, o padre Azarias e outros 80 padres o censuraram com muita coragem. Isso nos ensina que dentro da congregação devemos respeitar as funções e responsabilidades que cada um tem, pois usurpar de alguma forma pode ser muito perigoso para nós.

2 Crônicas 26:16-21. Mostra também que Uzias obteve muito sucesso com a ajuda de Jeová, mas essa prosperidade aparentemente o tornou arrogante e se afastou dele. Isso me ensina que sucesso, reconhecimento e prosperidade econômica podem fazer com que uma pessoa enfraqueça espiritualmente e acabe se afastando de Jeová. Por isso, é tão importante que sejamos equilibrados em todos os assuntos.

2 Crônicas 26:16-21. Isso mostra que Uzias se esqueceu de que o principal motivo de seu sucesso era a ajuda de Jeová. Esquecimento Foi com base nisso que ele começou a desenvolver a arrogância que o levou a violar as leis de Jeová queimando incenso no santuário do templo. A partir daí sofreu como castigo, até o dia de sua morte. Isso me ensina que nunca devo esquecer que tudo de bom nos vem de Jeová, pelo que devemos ser humildes e muito gratos.

2 Crônicas 27:6 . Isso mostra que Jotão estava ficando mais forte porque preparou seu caminho perante Jeová. isso ele fez, levando-o em consideração antes de tomar suas decisões. Isso me ensina que uma forma de me fortalecer espiritualmente é consultando a Jeová antes de tomar decisões, e posso fazer isso pesquisando a Bíblia e nossas publicações cristãs, consultando os irmãos maduros da congregação e também por meio da oração e meditação nos ensinamentos bíblicos.

2 Crônicas 27:6. Mostra que Jotão se fortaleceu porque preparou seus caminhos perante Jeová. Quando lemos o contexto, notamos que a maioria das pessoas continuou a ser infiel. Assim, Jotão tornou-se forte não por realizar uma reforma nacional durante seu reinado, mas por permanecer em união permanente com Jeová. Isso é instrutivo porque mostra que, embora hoje não possamos mudar as coisas deste mundo, podemos ser mais fortes se permanecermos Unidos a Jeová.

2 Crônicas 25:11,12. Mostra que, visto que o coração de Amazias não era íntegro para com Jeová, ele cometeu muitos erros, como punir 10.000 homens de Seir com a pena de morte, embora esse tipo de execução não fosse estipulado na lei. Aprendemos com isso que, embora Jeová não tenha nos dado leis específicas para tudo, devemos aprender a perceber Sua vontade por meio da análise dos princípios bíblicos e, então, devemos nos esforçar para nos colocar em prática.

2 Crônicas 26:5. Isso mostra que, embora Uzias buscasse a orientação de Jeová, Ele a concedeu e o abençoou com prosperidade. Isso me ensina que devo buscar a orientação de Jeová se quiser prosperar espiritualmente e contar com suas bênçãos. e posso fazer isso reservando tempo para orar, estudar a Bíblia e meditar em seus ensinamentos.

2 Crônicas 27:3-6. Mostra que Jotão se fortaleceu porque preparou seus caminhos perante Jeová. E embora a maioria do povo continuasse infiel, eles se beneficiaram da bênção de Jeová, que ele concedeu ao rei por sua fidelidade. Isso me ensina que, embora neste mundo iníquo a maioria das pessoas não seja infiel a Jeová, por meio da pregação elas se beneficiam da luz espiritual que Jeová concede a seus servos fiéis.

2 Crônicas 25:14. Vemos que Amazías reagiu mal ao conselho, isso nos faz pensar em nossa reação quando damos um passo em falso e precisamos de alguém para nos ajudar com conselhos, talvez nossos pais ou outro cristão tenha a coragem de se aproximar de nós e nos fazer ver nosso erro , pense como reagimos é importante.

2 Crônicas 25:1,2. Isso nos faz ver que frequentar as reuniões e participar regularmente do Ministério e de outros deveres teocráticos é bom, mas servir a Deus de coração pleno implica mais, porque se no fundo o cristão continuar amando as coisas que fazem parte do modo de vida do mundo vida, você corre o risco de perder a aprovação de Jeová.

2 Crônicas 25:16. Há casos em que alguém endurece seu coração e sua consciência a tal ponto que sua consciência não funciona mais, e ele não se importa com os pecados graves que está cometendo, a reação comum é explodir contra todos os conselhos e não há maneira de argumentar com ele ou ela.

2 Crônicas 26:5. É importante pensarmos que se existe um cristão maduro a quem se pode considerar seu instrutor, ou mentor, que nos encoraja a buscar a Deus, independentemente de ser jovem ou velho, homem ou mulher, devemos valorizar tal conselheiro. O que ele ou ela nos diz pode nos ajudar a continuar andando nos caminhos de Jeová. Vamos ouvir atentamente a lei e levar em consideração seus conselhos. Jamais rejeitemos as sábias palavras deste instrutor que pode nos guiar no temor do verdadeiro Deus.

2 Crônicas 26:23. O texto diz que Uzias jazia com seus ancestrais, então ele foi enterrado com seus ancestrais, mas no cemitério, isso implica que seu corpo foi enterrado no chão, ao invés de ser depositado em uma tumba escavada na rocha. . Como podemos ver, devido às suas ações, ele não teve um bom enterro, e não queremos ter o mesmo fim. É por isso que devemos sempre vigiar nossas ações para ter um bom nome diante de Deus.

2 Crônicas 26:5. Existem irmãos e irmãs maduros como Zacarías, com sua experiência e exemplo são como colunas na congregação, e são generosos em ajudar os que querem ser ajudados. É importante que aproveitemos ter irmãos com bom senso de a palavra fiel na congregação, visto que não estarão conosco para sempre.

2 Crônicas 26:16. Mesmo uma pessoa cujo coração foi humilde em seu serviço a Deus pode se tornar arrogante por causa de riqueza ou poder, ou por causa de sua beleza, sucesso, sabedoria ou aclamação de outros. Assim foi o rei Uzias de Judá. Embora por muitos anos ele tivesse governado bem e usufruído as bênçãos de Jeová, a Bíblia diz a respeito dele: No entanto, assim que ele se fortaleceu, seu coração se ensoberbeceu a ponto de causar a ruína.

2 Crônicas 26:17-18. Neste texto lemos que 80 sacerdotes se voltaram contra o Rei quando ele quis oferecer incenso, mostrando assim sua lealdade a Jeová, apesar de estarem colocando suas vidas em perigo, e também observamos que Jeová estava ciente da situação e acabou punindo o rei. Isso nos ensina que Jeová também está atento a seus servos quando mostramos lealdade e nossa vida está em perigo.

2 Crônicas 26:19. Há casos em que Jeová intervém imediatamente, como quando o rei Uzias, em um gesto de arrogância, usurpou os poderes sacerdotais, tentando oferecer incenso no templo de Jeová sobre o altar de incenso, seu pecado foi imediatamente manifestado pelo murchamento de Jeová. julgamento, que o marcou com lepra na testa.

2 Crônicas 27:6. Jotão foi um bom filho e servo de Jeová, não repetiu os erros de seus antepassados, foi fiel até o fim, é bom que nos esforcemos para não repetir padrões de comportamento e nos justifiquemos dizendo que somos como que, ou que nossa família já é assim Sem dúvida, com a ajuda de Jeová podemos ser diferentes e dar glória a ele com nossa conduta.

2 Crônicas 26:16. Também podemos aplicar este texto respeitando a ordem estabelecida, pois neste texto vemos como Uzias se exaltou e tentou assumir funções sacerdotais, apesar de Deus ter privado expressamente os reis de Israel deste privilégio. O que nos ensina que devemos respeitar a ordem estabelecida que Jeová colocou aqui na terra. Por exemplo, obedecendo às orientações que nos são dadas pelo escravo fiel e prudente e obedecendo aos irmãos que atuam nas congregações, assim permaneceremos unidos e obedeceremos a Jeová.

2 Crônicas 27:6. O exemplo de Jotão nos ensina que Jeová abençoa os que ouvem e obedecem.

2 Crônicas 26:16. Também podemos aplicar este texto à soberba de Uzias, visto que este rei o fez arruinar e agiu de forma infiel contra Jeová, seu Deus. Hoje temos um privilégio na congregação do qual devemos nos lembrar, que é que Jeová nos usa para servir nossos irmãos e não para nos acharmos superiores a eles.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários