ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 15-21-2023 de maio, 2 Crônicas de 22 a 24, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
2Cr 24:22. Como se cumpriram as últimas palavras do profeta Zacarias? (it-2 1221).
Antes de ser apedrejado até a morte pelo povo no pátio do templo, o profeta Zacarias pronunciou a frase Jeová o veja e o reivindique como suas últimas palavras. Jeová concedeu a Zacarias este pedido profético, e ele se cumpriu quando a Síria causou grande dano a Judá e o Rei Jeoás foi morto por dois de seus servos por causa do sangue dos filhos do sacerdote Jeoiada.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bueno se cumplieron sin falta al pie de la letra, ya que tiempo después Siria causó gran daño a Judá, y dice que a Jehová eliminaron a dos de sus siervos, fue víctima de traición a causa de lo que le hizo a los hijos de Jehoiada o sacerdote. Isso nos ensina que existem pessoas ao longo da história da humanidade milhões de atos de injustiça como o que vemos aqui, alguém vai pensar que está esquecido, mas aí está o ponto Jeová vê e pede contas. Então isso nos ensina o quão perigoso é ferir os outros, os inocentes que não podem se defender, e pior ainda, ferir um servo fiel do Altíssimo, ninguém que fizer esse tipo de ação ficará impune.
Jeoás tornou-se rei graças à ação corajosa do sumo sacerdote Joiada e sua esposa Jeosabate, que era sua tia, que o esconderam à custa de sua própria vida por 6 anos, sendo ele o único herdeiro do trono da linhagem de Davi, que foi deixado vivo. Porém, enquanto Jeoiada viveu, Jeoás silvio Jeová, depois disso ele se curvou diante de falsos deuses e por isso tratou Zacarias, que era filho de Joiada, com crueldade.
Zacarias, por sua vez, era primo de Jeoás. Vendo sua conduta desleal para com Jeová, ele o censurou severamente, bem como as pessoas que estavam copiando o procedimento do Rei. E foi por isso que mandou matá-lo. As palavras do profeta Zacarias se cumpriram quando a Síria causou grande dano a Judá e Jeoás também foi morto por dois de seus servos.
Jeová concedeu um cumprimento antecipado ao pedido profético contido nas últimas palavras do profeta Zacarias, colocando o poderoso exército de Judá nas mãos de uma pequena força síria, que devastou os príncipes de Judá e levou seu despojo. Além disso, os sírios executaram atos de julgamento em Jeoás e o deixaram muito doente, após o que seus servos o assassinaram.
Vemos que tudo isso foi consequência de o Rei Jeová se afastar da adoração pura. Ele começou a dar ouvidos a maus conselhos em vez de seguir os profetas de Jeová. Por isso, não suportou a severa admoestação de Zacarias e, em vez de se arrepender, ordenou que fosse apedrejado no pátio do templo. Ele não se importava que Zacarias fosse seu primo e profeta de Jeová. Isso nos ensina até onde alguém pode ir quando abandona o caminho de Jeová.
O profeta Zacarias pronunciou a frase "Jeová o vê e o reivindica" como suas últimas palavras antes de ser apedrejado até a morte pelo povo no pátio do templo. Sua Súplica profética foi concedida por Jeová quando a Síria infligiu grande dano a Judas e o Rei Jeoás foi morto por dois de seus servos em vingança pelo sangue dos filhos do sacerdote Joiada.
Jeová concedeu um cumprimento imediato ao pedido profético contido nas últimas palavras de Zacarias, permitindo que uma pequena força síria assumisse o controle do poderoso exército de Judá, arruinando seus príncipes e saqueando suas riquezas. os sírios também infligiram punição a Jeoás, deixando-o gravemente doente e finalmente sendo morto por seus próprios servos.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
2 Crônicas 24:10. Isso mostra que todo o povo e todos os príncipes ficaram felizes em derramar suas contribuições no baú até que estivesse cheio. Isso me ensina que quando fazemos nossas doações para a obra do Reino, assim como para as despesas da congregação, devemos fazê-lo de coração. Além disso, isso deve ser motivo de alegria e júbilo para nós, independentemente de a contribuição ser pequena ou grande.
2 Crônicas 22:3. Isso nos mostra que os pais podem influenciar muito a vida de seus filhos e as decisões que eles tomam, daí a importância de os pais se esforçarem para ser um bom exemplo para seus filhos e também orientá-los desde pequenos no caminho certo.
2 Crônicas 22:7. Isso nos mostra que a morte do rio cosias veio de Jeová e que Jeú atuou como carrasco. Esta foi a consequência da associação de Acazias com a casa condenada de Acabe. Esse versículo nos adverte sobre as consequências que podem sobrevir se nos associarmos com pessoas que praticam coisas que Jeová odeia.
2 Crônicas 22:10,11. Isso nos faz ver que Atalia acreditava exterminar toda a linhagem da casa de Judá. No entanto, este não foi o caso, pois Jeoseba secretamente levou Jeoás embora para protegê-lo. Isso mostra que mesmo que os bandidos lutem com tudo, ele nunca consegue, porque não permite. Tampouco permitirá que alguém trunque seus propósitos.
2 Crônicas 22:4. Ensina-nos que devemos ter muito cuidado com os conselhos de quem ouvimos porque, no caso de Acazias, ouvir quem o aconselhou levou à ruína. Portanto, devemos nos certificar de buscar conselhos daqueles que são espiritualmente maduros e servem lealmente a Jeová.
2 Crônicas 22:12, 24:18. Observamos como Jeoás permaneceu na casa de Jeová por 6 anos, mas no capítulo 24:18 observamos como este Rei esqueceu a gratidão, e todos poderiam ter sido diferentes se Jeoás tivesse continuado a ser servo de Jeová e demonstrado respeito e apreço.
2 Crônicas 24:10,11. Este texto narra como Atalia tentou exterminar a linhagem real, mas Jeoseba escondeu Jeoás para protegê-lo. Isso mostra que os inimigos de Deus jamais conseguirão exterminar seu povo, nem truncar seus propósitos.
2 Crônicas 24:17-19. Relata como, após a morte de Joiada, os príncipes de Judá abandonaram a casa de Jeová para servir aos ídolos, o que provocou a ira de Deus. Essa idolatria ainda hoje é uma tentação, disfarçada de ganância ou nacionalismo. É por isso que devemos ter cuidado para não cair nessa armadilha de Satanás.
2 Crônicas 22:10. Este texto indica que o povo e os príncipes ficaram felizes em contribuir com o baú para a obra do reino, o que nos ensina que devemos dar nossas doações com sinceridade e alegria, independentemente de seu tamanho, incluindo também as despesas da congregação.
2 Crônicas 22:20. Menciona-se que Joás reinou em Judá por 40 anos e que fez o que era reto aos olhos de Jeová. Isso resultou em uma bênção para ele e para o povo de Judá, pois experimentaram paz e prosperidade durante seu reinado. Isso nos ensina que a obediência a Deus traz bênçãos e que, como resultado, podemos experimentar paz e prosperidade em nossas vidas.
2 Crônicas 23:14. Este texto indica que Atalia e seus seguidores foram executados, ensinando-nos a não seguir líderes humanos, mesmo dentro da congregação. Menos ainda devemos seguir personagens mundanos, visto que isso não nos desviaria da devoção exclusiva que Jeová exige.
2 Crônicas 22:7. Ele explica que a morte do rei Acazias foi uma punição divina por sua associação com a casa de Acabe. Este versículo nos adverte sobre as consequências de se associar com aqueles que praticam o que Deus odeia.
2 Crônicas 22:5-9. Mostra que Atalia, por não se separar de Jeoás, expôs-se ao próprio castigo que Jeová havia anunciado contra a casa de Acabe. Isso nos ensina que devemos nos separar do mundo e das pessoas que praticam as coisas que Jeová odeia, mesmo que sejam nossos pais, avós ou outros familiares próximos e queridos.
2 Crônicas 22:17. Vemos que depois que Joás foi coroado rei, os altares de baal foram destruídos e a verdadeira duração foi estabelecida no templo de Jeová. Isso nos lembra da importância de adorar verdadeiramente a Deus e eliminar qualquer forma de idolatria ou falsa adoração em nossas vidas.
2 Crônicas 22:5-9. Mostra que Acazias, por não se separar de Jeorão, expôs-se a sofrer o mesmo castigo que Jeová havia anunciado contra a casa de Acabe. Isso me ensina que devemos nos separar do mundo e das pessoas que praticam as coisas que Jeová odeia. Mesmo assim, se fossem nossos pais, avós ou outros parentes muito próximos e queridos.
2 Crônicas 23:14. Vemos que Atalia e aqueles que a seguiram deveriam ser mortos, o que nos ensina que os verdadeiros cristãos não devem ser seguidores de homens. Nem mesmo daqueles que são considerados Pilares dentro da congregação. Muito menos seguir pessoas famosas neste mundo, pois isso poderia nos trazer o olhar reprovador de Jeová.
2 Crônicas 22:3. Esse versículo nos lembra que há muitos irmãos e irmãs que não se divertem na verdade porque têm parentes que não aceitam suas crenças e podem exercer pressão. Às vezes, a maior pedra de tropeço para fazer coisas ruins aos olhos de Jeová pode vir da mesma família e devemos nos manter firmes nessas situações, obedecendo a Jeová.
2 Crônicas 22:9. Embora a punição tenha sido cumprida e ele tenha morrido, eles o sepultaram para a memória de Josafá, que servia a Deus. Isso nos dá uma lição sobre a misericórdia de Jeová e como Ele nunca se esquecerá de nenhum detalhe e ato de fé que mostramos a Ele e levará em consideração quando chegar a hora e o dia prometidos de nosso serviço completo a Deus.
2 Crônicas 23:10. Neste verso de natureza bélica, podemos perceber que cada pessoa tinha uma arma, um lugar e uma missão. A título de comparação, hoje cada um de nós tem seu lugar no povo de Deus e serve de uma forma ou de outra, mas estamos sempre prontos para fazer o melhor em nossa missão, seja ela qual for.
2 Crônicas 23:12. Todo servo de Deus encontrará uma Atalia em nossas vidas, porque seríamos perseguidos apenas por levar o nome dela. Jesus já nos alertou sobre isso, mas temos que estar atentos que quando menos esperarmos vamos encontrar aquela pessoa que quer nos ver tropeçar e falhar com Deus, por isso nunca podemos baixar a guarda.
2 Crônicas 24:16. Este texto nos mostra que nossa fé e coragem são fortalecidas quando vemos que Jeová apóia aqueles que colocam a vontade de Deus e o bem-estar dos outros acima das conveniências pessoais. Como é o exemplo do sumo sacerdote Jeoiadá.
2 Crônicas 22:3. É mencionado que o jovem rei Joás foi influenciado por sua mãe, Atalia, a seguir os maus caminhos da casa de Acabe. Isso nos ensina que os pais têm grande influência na vida de seus filhos e que devemos ter cuidado com o exemplo que lhes damos.
2 Crônicas 24:25. No texto notamos como Jeoás, embora sobrevivesse, ficou doente e debilitado e logo depois alguns de seus próprios servos conspiraram contra ele e o assassinaram. Isso nos ensina que se nos afastarmos de Jeová teremos más consequências, por isso devemos obedecer a sua palavra.
2 Crônicas 22:10. No texto podemos perceber que Jeoiáda, o sumo sacerdote, foi um líder sábio e estratégico, pois planejou e executou um golpe pacífico para tirar Atalía do trono e colocar Joás em seu lugar. Isso nos ensina a importância de ter líderes sábios e estratégicos na congregação, que possam guiar e proteger o povo de Deus de forma eficaz.
2 Crônicas 22:9. Menciona que Josaba, filha do rei Jorão, escondeu o jovem Joás da ira de Atalia. Josaba era esposa do sumo sacerdote Joiada e havia sido fiel à sua família e à sua fé, o que a levou a arriscar a própria vida para proteger o legítimo herdeiro do trono. Isso nos lembra da importância de sermos fiéis aos nossos princípios e à nossa fé, mesmo em situações difíceis.
2 Crônicas 24:22. No texto pudemos ver como Jehoás se esquece do amor que havia recebido de Jeoiadá e ordenou que seu filho fosse apedrejado até a morte, podemos ver como Jehoás se tornou um homem sem coração e desobediente e tudo porque sucumbiu à influência de más companhias. Com isso aprendemos que devemos estar alertas porque Satanás quer arruinar nossa espiritualidade, ele quer que percamos o favor de Jeová e a perspectiva de Vida Eterna. É por isso que se quisermos ficar perto de Deus devemos aceitar as instruções que recebemos por meio de sua palavra e de sua organização, se assim o fizermos, teremos sua proteção e cuidado.
2 Crônicas 24:2-4. No texto notamos como Jeoás desejava renovar a casa de Jeová. Isso indica que Joiada conseguiu incutir no jovem o desejo de estudar e obedecer à lei de Deus. Isso nos ensina que com a nossa boa conduta damos um bom testemunho aos nossos familiares e amigos, pois se eles perceberem que mantemos uma conduta limpa, isso pode incentivá-los a estudar a Bíblia, talvez para serem servos do nosso grande Deus Jeová.
2 Crônicas 22:12, 24:18. Observamos como Jeoás permaneceu na casa de Jeová por 6 anos, mas no capítulo 24:18 observamos como este Rei esqueceu a gratidão, e todos poderiam ter sido diferentes se Jeoás tivesse continuado a ser servo de Jeová e demonstrado respeito e apreço. No nosso caso, ensina-nos que a vida também pode ser diferente se continuarmos a mostrar apreço pelos requisitos justos de Deus. Um espírito de ingratidão só pode nos arruinar, como aconteceu com Jehoás. Portanto, devemos nos esforçar para continuar a apreciar profundamente a orientação divina.
2 Crônicas 24:10. No texto notamos a ação de Atalia, revela que ela estava enlouquecida de poder, Ela tinha raízes profundas na idolatria. O fato de Atalia ter assassinado seus netos para assegurar o poder revela até onde pode ir a idolatria. O caso de Atalia enfatiza o perigo de se envolver em idolatria.
2 Crônicas 22:10,11. Em nossos dias existe um objetivo global através da mídia como a televisão e a internet, que busca deixar os filhos de Deus, e mantê-los adormecidos no sentido espiritual, pais responsáveis devem tomar medidas específicas para proteger seus filhos, e neste maneira de nos separar desse perigo, se não cuidarem deles ou os educarem, este sistema, seu governante e seus agentes o farão por ele.
2 Crônicas 24:22. Às vezes pensamos que se dissermos a verdade e fizermos tudo certo, os outros vão nos amar por isso e teremos a simpatia de todos, mas na realidade é o contrário, alguns perderam a vida por dizer a verdade, neste caso foi um profeta legítimo comissionado diretamente por Jeová, no nosso caso devemos ter prudência e bom senso em cada passo que damos.
2 Crônicas 23:6,7. A obediência às instruções de segurança é e tem sido de vital importância, portanto, cultivar hábitos como a pontualidade e obedecer às instruções que recebemos nas reuniões pode significar uma grande bênção e proteção para todos.
2 Crônicas 23:14-15. Embora saibamos que seremos perseguidos por sermos servos de Deus, esses versículos também nos ensinam que temos um povo mundial unido que sempre nos protegerá e estará disposto a lutar por nós e conosco, além do fato de que Jeová através de seu espírito santo nunca desistirá, principalmente quando tivermos dificuldades em fazer sua obra.
2 Crônicas 23:21. Podemos ter plena certeza de que os inimigos de Deus e aqueles que atacam seu povo, mais cedo ou mais tarde, terão seu tempo, a justiça divina de Jeová, de uma forma ou de outra, como aconteceu com Atalia depois de todo o estrago que ele fez. Essa redenção ou justiça pertence a Jeová, como seus servos fiéis devemos permanecer leais e suportar as tribulações para as quais contaremos com a ajuda de Deus como oração.
2 Crônicas 24:13,14. Assim como reforçaram e devolveram a casa de Jeová à normalidade. Nos relatórios do Corpo Governante sobre o andamento das obras e construções sagradas para o serviço de Jeová, nos sentimos extremamente felizes, felizes e regozijados porque nossas contribuições monetárias ou em espécie tornam possível promover a Obra de Deus em todo o mundo .
2 Crônicas 24:10. Esse versículo é um exemplo de como tem que ser nossas contribuições e contribuições para a obra de Deus, sempre com alegria. Não devemos nos sentir mal se não pudermos contribuir mais, toda contribuição é extremamente valiosa aos olhos de Jeová e estamos ajudando a cumprir sua obra, que muito agrada ao coração de Deus.
2 Crônicas 24:10. Embora o dízimo não seja exigido na congregação, todos nós podemos contribuir com alegria para a caixa de contribuições local da congregação e para a obra mundial, e também é muito importante ensinar aos nossos filhos que doar é um grande e inesquecível ensinamento que eles levarão para sempre. .em seu coração.
2 Crônicas 24:22. Este texto foi destacado em uma Radiodifusão onde foi dito que às vezes esquecemos o bem que os outros fizeram por nós, e nos tornamos ingratos, mas ao invés disso temos uma boa memória para as faltas dos outros, o que nos ajuda a meditar muito bem para fique atento às qualidades de nossos irmãos e esqueça as ofensas que eles fazem contra nós.
2 Crônicas 24:5. Ao realizar as tarefas da vida podemos fazê-las com diligência e responsabilidade, fazê-lo como para Jeová, por outro lado, se não as fizermos ou as fizermos no último momento, estaremos afetando a nós mesmos.
2 Crônicas 23:9,10. Vemos que certas armas foram distribuídas para proteção de defesa e é verdade que não carregamos armas físicas. Geralmente neste versículo eles vinham com armas físicas, mas vamos pensar no seguinte: nós carregamos armas espirituais, por isso quando um cristão deixa de orar, não lê a Bíblia, nem a ouve, deixando-a esquecida em casa, ele é como um guerreiro desarmado. Um guerreiro que vai para a guerra e não carrega sua espada, nem seu escudo, nem seu elmo, é literalmente um homem caído, um soldado morto. Estamos em uma guerra espiritual, por isso devemos cuidar de nossa armadura espiritual.
2 Crônicas 24:22. Jeová está ciente de cada um dos atos de injustiça que ocorreram neste sistema, muitos dos quais ficaram impunes, mas ninguém zomba dele, e cada um pagará e terá que prestar contas de suas ações. Isso nos motiva a nos comportar bem, a não prejudicar os outros, pois na realidade é conveniente para nós nos comportarmos com cuidado na vida.
2 Crônicas 23:18. Em vez de louvar Jeová pela força, podemos fazê-lo com alegria e cânticos, ao fazer isso estamos realizando atos de devoção a Deus, é como se estivéssemos dando presentes a Jeová. Ele gosta que lhe demos presentes porque queremos, não porque somos forçados a isso.
2 Crônicas 22:10,11. Diante da ameaça de extermínio, vemos que Jehosabeat cuidou de Jeová e o salvou secretamente. Isso nos ensina que como pais temos que cuidar dos nossos filhos, em todos os momentos e em todos os lugares, pois temos que ter cuidado em quem confiamos, e ter muito cuidado em ensinar a eles que estaremos sempre presentes para o que eles precisarem .
2 Crônicas 24:22. Zacarias era primo de Jeoás e, no entanto, ele teve a coragem de dar conselhos ao rei e admoestá-lo severamente, ele poderia ter deixado para lá, ele poderia ter deixado para lá por um assunto de família, ele poderia ter escovado o tapete entre eles, por assim dizer , e deixá-lo ir.so.í Mas ele deu o conselho ao povo, ele não se vendeu, ele não era uma pessoa negligente com relação a seus erros. Porém, em vez de se arrependerem, eles o apedrejaram no pátio do templo.
2 Crônicas 24:22. Vemos que Zacarías foi morto por dar conselhos, sem dúvida, dar conselhos aos outros é uma tarefa muito difícil, pois requer valor de tato e ter as palavras certas ao dar conselhos, e às vezes podemos nos resignar a perder o afeto ou a simpatia de outros que podem reagir mal ao conselho.
2 Crônicas 22:3. Ensina-nos que os pais exercem uma influência significativa sobre os filhos, neste caso a mãe de Acazias lhe deu maus conselhos e ele os seguiu, hoje em dia há pais que dão maus conselhos aos seus filhos e filhas, mesmo iniciando-os em práticas imorais. Isso nos faz valorizar a educação bíblica que Jeová nos dá, que nos ajuda a nos formar da melhor forma.
2 Crônicas 24:17-19. Mostra que após a morte de Joiada, os príncipes de Judá se curvaram ao rei e deixaram a casa de Jeová e começaram a servir aos postes e ídolos sagrados, provocando assim a ira de Jeová. Essa idolatria enlaçou Jeoás, seu filho Amazias e o povo de Judá. Continua a ser tão cativante hoje como era naquela época, especialmente quando assume a forma sutil de ganância ou nacionalismo. Portanto, devemos estar muito alertas para não cair nessa armadilha de Satanás.
2 Crônicas 22:4. Receber conselhos de pessoas erradas tem levado muitos a, alguns optam por ouvir conselhos de jovens rebeldes, colegas de classe, outros de adultos que negam a existência de Deus. Portanto, devemos ter muito cuidado neste campo.
2 Crônicas 24:10,11. Isso mostra que Atalia pensou que estava exterminando toda a linhagem real da casa de Judá. Porém, não foi assim, Jeoseba secretamente levou Jeoás para protegê-lo. Isso mostra que mesmo que os bandidos lutem com todas as suas armas, jamais conseguirão exterminar o povo de Jeová, pois ele não permitirá. Tampouco permitirá que alguém trunque seus propósitos.
2 Crônicas 23:14. Isso mostra que Atalia e seus seguidores leais seriam mortos. Isso nos ensina que os verdadeiros cristãos não devem ser seguidores de homens. Nem mesmo daqueles que são considerados pilares dentro da congregação. Muito menos, seguidores de personagens deste mundo. Fazer algo semelhante nos colocaria em situação desvantajosa aos olhos de Jeová, que, como sabemos, é um Deus que exige devoção exclusiva.
2 Crônicas 22:7. Mostra que a morte do Rei Acazias veio de Jeová e que Jeú atuou como executor. Esta foi a consequência da associação de Acazias com a casa condenada de Acabe. Esse versículo nos adverte sobre as consequências que podem sobrevir se nos associarmos com pessoas que praticam coisas que Jeová odeia. Vemos que Zacarías foi morto por dar conselhos, sem dúvida, dar conselhos aos outros é uma tarefa muito difícil, pois requer valor de tato e ter as palavras certas ao dar conselhos, e às vezes podemos nos resignar a perder o afeto ou a simpatia de outros que podem reagir mal ao conselho.
2 Crônicas 22:5-9. Mostra que por não se separar de Jeoás, Cosías se expôs a sofrer o mesmo castigo que Jeová havia anunciado contra a casa de Acabe. Isso me ensina que devemos nos separar do mundo e das pessoas que praticam as coisas que Jeová odeia. Mesmo que fossem nossos pais, avós ou outros parentes muito próximos e queridos.
2 Crônicas 22:11,12. Este texto mostra que Jeoseba teve um papel importante no plano de Jeová, onde demonstrou engenhosidade e acima de tudo coragem para preservar a linhagem real de Davi. Isso nos ensina que Jeová pode usar qualquer meio para realizar seus propósitos. Também nos ensina que a coragem é uma qualidade que devemos cultivar para levar adiante a obra do Reino, e até mesmo para salvar nossas próprias vidas ou a vida de nossos irmãos espirituais. Sobretudo nos lugares onde somos perseguidos ou onde a obra do Reino é prescrita.
2 Crônicas 23:14,15. Isso mostra que Joiada mandou matar Atalia, mas como sacerdote ele estava preocupado com a santidade do templo. Então, no lugar onde os cavalos entraram, eles a mataram ali. Isso nos ensina que a santidade da casa de Jeová deve ser preservada a todo custo. Portanto, não devemos sujá-lo fisicamente, mas tampouco com nossas palavras, más atitudes ou motivações incorretas.
2 Crônicas 23:16,17. Isso mostra que Joiada fez uma aliança entre ele, o povo e o rei, na qual eles prometeram ser o povo de Jeová. Depois disso derrubaram os altares do templo de Baal e mataram seu sacerdote Matan.Isso nos lembra a exigência da palavra de Jeová registrada em Deuteronômio 13:5-10, dirigida contra aqueles que levam outros à falsa religião. Hoje, podemos considerar isso não apenas uma lição, mas também um alerta.
2 Crônicas 24:15,16. Mostra que Jeoiada envelheceu e morreu aos 130 anos de idade e foi sepultado na cidade de Davi com os Reis, porque tinha feito bem a Israel e a Jeová e seu templo. Vemos claramente que Jeová o abençoou com vida longa e uma sepultura decente. Isso nos ensina que Jeová pode nos abençoar de muitas maneiras e até o momento de nossa morte, desde que mostremos obediência e fidelidade. Bênçãos que não continuarão a ser concedidas nem mesmo no Novo Mundo.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário